Vou falar de todos porquê to com tempo KKKK
Tobirama
Um dos maiores gênios do mangá, criador de Jutsus que ferraram e salvaram o mundo ninja. Para mim só errou como Hokage, pela arrogância.
Itachi
Vejo ele como um gênio em batalha, mas não vejo essa genialidade contando em todas áreas.
Shikaku/Shikamaru
Gênios em estrategia, mas não tem poder para executar.
Kakashi
Muito esperto em batalha.
Madara
Pra mim Madara foi um gênio, pensou muito a frente e sobreviveu mesmo morto.
Minato
Gênio em batalha, mas não vejo tanto assim. Em vista que Hiraishin tirou base do Tobirama/Rasengan da Bijuu Dama/Selamentos da mãe da Kushina.
Ele realmente criou algo? Ele não revolucionou o mundo shinobi em nada.
Sasuke
Assim como Kakashi muito esperto em batalha.
Hiruzen
Gênio em combate, conhecido por dominar todos jutsus de Konoha, mas para mim pecou como Hokage. A única coisa que ele fez para mim de bom, foi acreditar na nova geração.
Obito
tanso, burro, manipulado, nem sei porque ta aqui.
Hashirama
Muitos julgam Hashirama burro, mas eu acho ele um gênio só pelo fato dele ter concordado em apaziguar com os Uchihas e ter mantido a ideia de paz. Hashirama foi o pioneiro do sistema de vilas, que de certo modo evoluiu todo mundo ninja, causando enorme impacto.
Orochimaru
Gênio/Gênio/Gênio/Gênio/Gênio/Gênio/Gênio
Orochimaru é incrível, seu conhecimento, tudo.
Ele é pau para toda obra. Uma pena sua genialidade não contribuir para o mundo ninja.
Nagato
Não o acho genial, ele é esperto em batalha, mas é manipulável e tem mente fraca.
Matou seu mestre, mas caiu na ladainha do Naruto.
Tsunade
Considero Tsunade um dos maiores gênios de toda história.
Fora sua inteligencia em combate que já foi provada.
Ela é capaz de criar um diagnosticar o Orochimaru em milésimos de segundo e olha que não era uma ferida comum e sim um selamento. Fora que segundo Orochimaru ela seria capaz de curar seus braços selados, como eu não sei. Mas se ele diz.
Como se isso não bastasse, Tsunade é criadora da maioria dos ninjutsus médicos. Segundo o databook ainda nova ela já usava um ninjutsu sem precedentes.
Sem contar sua contribuição para o mundo ninja que foi enorme. Seu sistema médico que se espalhou pelo mundo deve ter salvado inúmeras vidas.
Tsunade indiretamente foi a ninja que mais salvou vidas. E a única Hokage que não teve que entrar em guerras internas ou entre vilas. Fora ter criado laços com vilas.
Gaara
?
Porque ele está aqui? KKKKKKKK
Esperto em combate.
Kakuzu
Esperto em combate
Sasori
Vejo ele genial com a criação das marionetes, mas fora isso...
Kisame
não vejo ele muito inteligente, para mim ele é mais poderoso, ele se torna um hulk.
Quem e o Shinobi mais inteligente de todos os tempos
Eu realmente fico em dúvida entre, Tobirama/Hashirama/Tsunade/Orochimaru
Mas em contribuição para o mundo ninja, Tsunade e Hashirama se destacam.
Mas colocar Hashirama só pelo fato dele ter o coração bom e pensamento a frente ao seu tempo não seria justo.
Tsunade ralou muito para seus ninjutsus médicos que se demonstram alto nível de uso.
Tobirama também deve ter ralado muito para seus ninjutsus incomparáveis.
Mas em questão de contribuir para o mundo ninja, e comando hokage, Tsunade se mostrou superior.