Nunca teve nenhuma disciplina que não tenha se tornado útil na minha vida, talvez algum tópico ou outro, mas considero todo conhecimento de extrema utilidade.
Artes não é apenas pelo sentido prático, mas pra agregar conhecimento cultural BÁSICO, bem como Filosofia, Sociologia. Toda disciplina tem uma função, afinal, foram essas disciplinas que encaminharam o mundo e a sociedade para ser o que é hoje.
Discordo de um modelo que você aprenda coisas relacionadas à profissão, descartando outras, desde cedo, é difícil pra um adolescente decidir sua carreira assim, eu mesma mudei de ideia muitas vezes. Acho que sim, deveria haver mais disciplinas específicas, uma pessoa que gosta de ciência, poder colocar mais ciência na grade, bem como matemática, computação, artes, música, ajudaria muito no processo de decidir sua profissão e encontrar uma vocação, mas descartar as básicas (sim, pra mim todas são básicas) é algo perigoso, principalmente gramática e matemática. Por isso defendo a escola em tempo integral.
Tudo o que se aprende na escola é a base pra qualquer coisa que você queira fazer lá pra frente, não importa qual carreira, você precisa da matemática, da física, da filosofia, pra entender o mínimo do mundo em que você vive.
Pena que nos cursinhos e em muitas escolas você é treinado pra decorar e passar no vestibular.
P.S.: Você acha que nunca usará Bhaskara até entrar nas engenharias da vida.