Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Coisas irrelevantes ou inuteis que aprendemos na Escola

+13
Merlin
Kamui
NagatoX
Horak
ArTic
Saitama
TrickzZz
hyuuga.clan
Minato
Boss
Stuart
Paul
Inton
17 participantes

descriptionCoisas irrelevantes ou inuteis que aprendemos na Escola - Página 2 EmptyRe: Coisas irrelevantes ou inuteis que aprendemos na Escola

more_horiz
Sociologia não é inútil, trata sobre problemas sociais, papel do Estado e essas coisas, Isso auxilia você a pensar mais criticamente e se tornar um cidadão melhor. Tá certo que aquelas teorias de Max Weber, Emile etc são chatinhas mas.

Eu acho Filosofia uma matéria com coisas mais desnecessárias que outras, aquele negócio de conhecimento empírico e tal, claro a matéria não é totalmente inútil, mas muito profunda para adolescentes.
Algumas fórmulas de Matemática são desnecessárias se você escolher um curso nas áreas de humanas ou biológicas, até mesmo se escolher exatas algumas são inúteis.
Analise Morfológica, dividir a oração e dizer quem é verbo intransitivo, objeto direto e tal é uma coisa que eu acho que sem noção em Português.

Matérias que eu acho essencial de aprender é História(quanto mais melhor), Português(interpretação de texto, escrita correta), Geografia(politica e economia) e Matemática(pelo menos o básico).

descriptionCoisas irrelevantes ou inuteis que aprendemos na Escola - Página 2 EmptyRe: Coisas irrelevantes ou inuteis que aprendemos na Escola

more_horiz
Nunca teve nenhuma disciplina que não tenha se tornado útil na minha vida, talvez algum tópico ou outro, mas considero todo conhecimento de extrema utilidade.
Artes não é apenas pelo sentido prático, mas pra agregar conhecimento cultural BÁSICO, bem como Filosofia, Sociologia. Toda disciplina tem uma função, afinal, foram essas disciplinas que encaminharam o mundo e a sociedade para ser o que é hoje.

Discordo de um modelo que você aprenda coisas relacionadas à profissão, descartando outras, desde cedo, é difícil pra um adolescente decidir sua carreira assim, eu mesma mudei de ideia muitas vezes. Acho que sim, deveria haver mais disciplinas específicas, uma pessoa que gosta de ciência, poder colocar mais ciência na grade, bem como matemática, computação, artes, música, ajudaria muito no processo de decidir sua profissão e encontrar uma vocação, mas descartar as básicas (sim, pra mim todas são básicas) é algo perigoso, principalmente gramática e matemática. Por isso defendo a escola em tempo integral.

Tudo o que se aprende na escola é a base pra qualquer coisa que você queira fazer lá pra frente, não importa qual carreira, você precisa da matemática, da física, da filosofia, pra entender o mínimo do mundo em que você vive.

Pena que nos cursinhos e em muitas escolas você é treinado pra decorar e passar no vestibular.

P.S.: Você acha que nunca usará Bhaskara até entrar nas engenharias da vida.

more_horiz
Kamui escreveu:
Nunca teve nenhuma disciplina que não tenha se tornado útil na minha vida, talvez algum tópico ou outro, mas considero todo conhecimento de extrema utilidade.
Artes não é apenas pelo sentido prático, mas pra agregar conhecimento cultural BÁSICO, bem como Filosofia, Sociologia. Toda disciplina tem uma função, afinal, foram essas disciplinas que encaminharam o mundo e a sociedade para ser o que é hoje.

Discordo de um modelo que você aprenda coisas relacionadas à profissão, descartando outras, desde cedo, é difícil pra um adolescente decidir sua carreira assim, eu mesma mudei de ideia muitas vezes. Acho que sim, deveria haver mais disciplinas específicas, uma pessoa que gosta de ciência, poder colocar mais ciência na grade, bem como matemática, computação, artes, música, ajudaria muito no processo de decidir sua profissão e encontrar uma vocação, mas descartar as básicas (sim, pra mim todas são básicas) é algo perigoso, principalmente gramática e matemática. Por isso defendo a escola em tempo integral.

Tudo o que se aprende na escola é a base pra qualquer coisa que você queira fazer lá pra frente, não importa qual carreira, você precisa da matemática, da física, da filosofia, pra entender o mínimo do mundo em que você vive.

Pena que nos cursinhos e em muitas escolas você é treinado pra decorar e passar no vestibular.

P.S.: Você acha que nunca usará Bhaskara até entrar nas engenharias da vida.

Qpena né @Kamui pq eu quero Direito, tb sou favoravel a escola em tempo integral

@Topic

Artes cenicas
matematica ( apartir do 2 ano)
educ. fisica

ps: se a pessoa gosta problema da pessoa se ela n gosta tb problema da pessoa.

more_horiz
Eu não acho que nada que aprendemos na escola seja inútil, mas irrelevante, talvez.

Matérias como Química Orgânica, Conceitos de Filosofia de Platão, é totalmente irrelevante alguém saber disso, até porque em momento nenhum da vida a menos que exercemos uma profissão relacionada a isso vamos utilizar a Formula Estrutural do Carbono ou os diálogos platônicos.

Acho que a escola devia ser algo que realmente te prepara para a vida, e não algo que te ensina várias coisas irrelevantes. Por exemplo, eu não faço a menor ideia de como se troca a resistência de um chuveiro, mas sei como a família real portuguesa veio parar no brasil. Entende? Não sei como se faz um arroz mas sei que em 1945 acabou a Segunda Guerra Mundial.

Acho que seria mais interessante a escola ensinar coisas que vão te ajudar no futuro, mas não desprezando qualquer outra matéria já que eu gosto de aprender.

more_horiz
Bom, o que pode ser irrelevante para mim, pode ser extremamente útil para alguém.

Começando pelo óbvio que está bem na cara da gente: Artes não é uma matéria inútil, o professor de Artes é pago para lecionar Artes. É o "ganha-pão" de muitos. E Artes é só um exemplo, o mesmo vale para TODOS os professores de TODAS as matérias. E claro, os cursos das universidades também são o mesmo caso.

Então acho que só com isso já posso garantir que NENHUMA matéria é inútil em nossas vidas de forma geral (falando da população, não de mim, Sasuke).

Outra coisa é não gostar de uma matéria e colocá-la como irrelevante, mas você na verdade a usa o tempo todo. Matemática por exemplo, quando você faz compras, orçamentos em geral, recebe o seu salário e etc, o que você usa? Matemática. Onde aprendemos a diferenciar as cores, desenhar, pintar, música, teatro e etc? Artes (claro que existem escolas de músicas, teatros, etc, mas isso são nada mais nada menos do que tipos de arte ;). Como você sabe que se jogar um objeto pra cima, ele vai cair? Ou ainda: se um objeto em alta velocidade te acertar, vai te machucar? Que se enfiar um garfo na tomada, levará um choque? Física. Como sabe que comer comida estraga faz mal? Biologia. Como sabe que se colocar a água no freezer, transformará ela em gelo? Química. Como você aprendeu a ler e a escrever? Português. Como você sabe o que é um mapa, como se usa, o que é norte, sul, leste, oeste, onde fica sua cidade, o que é litoral, etc? Geografia. Então o que eu quero dizer é que podem parecer detalhes pequenos, mas muito importantes e presentes no dia-a-dia de 99% da população; a maioria das disciplinas estão presentes em todos esses detalhes.

Enfim.

A julgar pelo que uso no meu dia-a-dia, creio que Filosofia seja a menos útil. É presente sim, mas comparando com Matemática, Artes, Português, etc, fica atrás.

more_horiz
tem muitas coisas,que eu aprendi lá,que nunca usei e provavelmente nunca irei usar,mais nao digo que é inutil,pq é conhecimento para mim,tipo os filosofos,o que eles pensavam,até as porcarias do dukaiman (sei la como escreve)em sociologia,artes com os pintores

more_horiz
Filosofia, Sociologia e Artes...foram as coisas mais inúteis que achei durante todo o tempo que fiquei na escola...não entendia quase nada, tirava nota baixa e muito menos prestava atenção nas aulas que os professores faziam durante horas...

more_horiz
Na minha opinião a profundidade das matérias exatas pra mim não servem pra nada na nossa vida, sério,  na minha opinião so a parte teórica cairia super bem, e cálculo so  o básico e suas operações. O resto eu acho todas úteis.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos