Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Clonagem Humana - Alma e Consciência?

+8
Angel Of Death
Rinko
Math
gui 14
Daniel Hidan
Paul
Sasuke
Boss
12 participantes

descriptionClonagem Humana - Alma e Consciência? - Página 2 EmptyRe: Clonagem Humana - Alma e Consciência?

more_horiz
@Daniel Hidan O que você define como ter alma?

Ao invés de alma você deveria usar o termo consciência porque é universal, independente de religião.
Bom se a clonagem acontece de maneira natural in vito, então vai gerar um ser humano igual ao original, mas a longo do tempo essa pessoa pode se diferir do original pelas suas experiências, pode ficar gordo, magro, careca, pintar o cabelo, pensar diferente etc...

descriptionClonagem Humana - Alma e Consciência? - Página 2 EmptyRe: Clonagem Humana - Alma e Consciência?

more_horiz
S2ara escreveu:
Eu acredito que Consciência e Alma não passam de termos com o mesmo significado, mas que são utilizados para ideais divergentes...

...   De um Lado, Ciência (consciência)
...   Do outro, Religião (alma)

Na ciência, há instrumentos que provam a existência de consciência no ser (clone)...
Na religião, apenas a Fé determina a presença ou não de Alma...

Só lembrando que a clonagem é um processo NATURAL (Ex: Gêmeos Univitelinos) que o Homem foi capaz de reproduzir "in vitro".

Eu não ia postar no tópico, mas eu vi seu post e mudei totalmente de ideia sobre não postar. Sou espírita, estudo teologia, e o assunto começou a ir totalmente pra essa área. Fora que você fez uma afirmação errada sobre a alma segundo a... "religião" (?).

Não, não são a mesma coisa. Na verdade sua comparação de Ciência de um lado e Religião de outro, foi um tanto desconexa com o conceito de alma.

Pra começar, temos o tradicional erro categórico de as opor. Religião e Ciência estão do mesmo lado, elas tem uma linha tênue que as diferem como algo focado em Deus e seus ensinamentos, e no que ele criou, respectivamente. Provavelmente alguém vai me quotar citando isso, isso e aquilo na história, vai falar que a igreja queimou Galileu Galilei (haushauh, é que esse é o erro mais legal que eu vejo cometerem por aí), aí eu vou fazer questão de trazer história aqui, e isso vai virar um puta debate sobre história (:zeca:), mas vamos lá, de qualquer jeito.

Para começo de conversa, você cita Religião como algo único e superficial. Eu sou espírita praticante e na minha religião a presença de alma não se dá apenas pela fé.

Segundo, a alma na Bíblia é a tradução dada a palavra Hebraica néfesh, e a palavra grega psykhé (só para assegurar que você saiba, os textos canônicos da Bíblia vem de 3 idiomas, hebraico, aramaico e grego). As traduções são respectivamente algo como "criatura que respira" e "um ser vivente".

Eu poderia encerrar meu post por aqui, porque já mostrei que sua comparação da alma à consciência não é válida. (Edit nessa parte: NA VERDADE ATÉ É, mas nunca do jeito que você pôs. Digamos que a alma contém sua consciência, mas não se limita a ser apenas isso.)

Mas vou me estender um pouco aqui. Se você fizer uma leitura de Levíticos, Romanos e Deuteronômio, vai descobrir que a Bíblia diz que a alma pode sentir fome, comer e "trabalhar". Isso não é algo que se prove, não dá pra chamar um espírito aqui no tópico pra falar isso, e mesmo assim isso seria no mínimo o cúmulo do ridículo da minha parte, então vou me limitar a afirmar como espírita praticante que é verdade, essa interpretação da Bíblia sobre a fome está correta.

Em gênesis podemos ligar diretamente a alma, à vida da pessoa. Podemos também concluir que a alma tem propriedades totalmente diferentes do corpo, e que permanece viva após a morte física. 

Então não, alma não é só a consciência.

Só que agora pensando melhor, como espírita, e me baseando nas experiências que tenho na prática, a ligação que você fez entre alma e consciência não está completamente errada. Está PARCIALMENTE certa, a alma não é só a consciência, mas ela CARREGA o que nós chamamos de consciência. 

Eu queria poder falar muito mais sobre o assunto e porque eu pensei melhor e concordei parcialmente com a comparação, embora dizer que são a mesma coisa em "religião" e "ciência" foi bem louco... mas não posso, infelizmente. É o assunto "curioso" que eu mais conheço, e o que MENOS posso falar. Eu nem ia falar o lance da alma poder sentir fome, mas aí lembrei que está escrito na Bíblia. De qualquer forma, não gosto de falar me baseando em experiências próprias, já que pra quem lê não passam de afirmações minhas.

Anyway, você não deixa de ter errado, a alma não é a mesma coisa que a consciência, ela carrega a consciência, que inclusive pode ser até estudada, embora não descoberta por completo. Muito menos é um contraposto entre religião e ciência.

Sobre a clonagem humana, acho que daria errado. Até onde sei, o clone não ia ficar vivo de jeito nenhum, mas na boa mesmo? Eu não tenho certeza, talvez ficasse. 

Talvez se fosse algo meio androide, meio programado, artificial... e nesse caso, não acho que teria alma, muito menos uma consciência efetiva espiritual. Seria como um robô, sem ser um robô exatamente... 

Foi uma boa pergunta btw :think:

EDIt; Isso tudo considerando a alma como um equivalente ao espírito, se quisermos separar, tipo, considerar o espírito um corpo desencarnado que contém a alma que é a consciência, seria outra coisa... mas não é comparável a ciência.

more_horiz
Inton dentro do meu ponto de vista ter alma é ter um corpo de materia sutil que dentre outras faculdades , possibilita o homem  continuar existindo apos a morte do seu corpo fisico . Outra coisa , eu não sou uma pessoa reliosa , digamos que eu sou apenas espiritualista . Pelo que eu percebi existem três tipos de pessoas  nessa terra .

Numero 1 : Pessoas que ja nasceram com alma

Numero 2 : Pessoas que tem a possibilidade de cristalizar um corpo sutil que permitira a existencia dessa pessoa apos a deteriozação do seu corpo .

Numero 3 : Pessoas que não tem alma e não tem nenhuma possibilidade de forjar uma .

more_horiz
Bom, as pessoas já nascem com almas sim. Mas creio que se ela fosse clonada e o clone se mantivesse vivo, ele não teria alma a não ser que a alma também fosse clonada junto.
Bom, sobre a alma ser a mesma coisa que consciência. acredito que sim, embora talvez seja ou talvez não, não posso afirmar isso. Como também não posso afirmar que um clone não teria alma ou morreria.

A alma é a coisa mais importante em nós, pois quando morremos precisamos de uma alma para ficar "vivo" em outro plano. :neves:

Fiquei pensando agora e tive uma teoria, se clonassem uma pessoa e a alma ou a consciência não fosse clonada junto a o corpo. Poderiam inventar um transferidor de consciência e alma para o clone que estava inicialmente em estado de coma.
Exemplo: o cara ta morrendo, que seria o corpo original, mas o clone está em coma, era só transferir a alma e a consciência que seria GG. Mas como fazer isso? Não faço a mínima, talvez nunca seja possível ou talvez seja.

Bom pessoal é só isso mesmo. :horak:

more_horiz
Pra começar, temos o tradicional erro categórico de as opor. Religião e Ciência estão do mesmo lado, elas tem uma linha tênue que as diferem como algo focado em Deus e seus ensinamentos, e no que ele criou, respectivamente. Provavelmente alguém vai me quotar citando isso, isso e aquilo na história, vai falar que a igreja queimou Galileu Galilei (haushauh, é que esse é o erro mais legal que eu vejo cometerem por aí), aí eu vou fazer questão de trazer história aqui, e isso vai virar um puta debate sobre história (:zeca:), mas vamos lá, de qualquer jeito.

Estou tratando as duas EXATAMENTE como são: divergentes, diferentes.
Tratar as duas entidades como "Mãe e Filha", isso sim é um Erro catastrófico. É querer ignorar toda a realidade, todo o curso histórico.

Para começo de conversa, você cita Religião como algo único e superficial. Eu sou espírita praticante e na minha religião a presença de alma não se dá apenas pela fé.

Mas vou me estender um pouco aqui. Se você fizer uma leitura de Levíticos, Romanos e Deuteronômio, vai descobrir que a Bíblia diz que a alma pode sentir fome, comer e "trabalhar". Isso não é algo que se prove, não dá pra chamar um espírito aqui no tópico pra falar isso, e mesmo assim isso seria no mínimo o cúmulo do ridículo da minha parte, então vou me limitar a afirmar como espírita praticante que é verdade, essa interpretação da Bíblia sobre a fome está correta.

A consciência pode ser mensurada pela ciência. Qualquer pessoa pode determinar quando alguém está inconsciente ou não.
Eu posso provar que existe o estado de consciência e inconsciência...

Quanto à Alma, você pode apontar o dedo para aqueles que a possuem?
Você pode provar que Alma existe?
Não... não pode (Just Like U Said).
Apenas a tua crença determinará aquilo em que você acredita... esteja ele na Bíblia ou Não.

Segundo, a alma na Bíblia é a tradução dada a palavra Hebraica néfesh, e a palavra grega psykhé (só para assegurar que você saiba, os textos canônicos da Bíblia vem de 3 idiomas, hebraico, aramaico e grego). As traduções são respectivamente algo como "criatura que respira" e "um ser vivente".

E aqui está a ratificação daquilo em que acredito:
..... "Palavras com significados iguais, mas utilizadas por ideais divergentes" .....
Assim como a consciência determina se o ser está "Vivo" ou Não (Para a ciência)... A Alma determina se o ser é uma criatura que respira/ser vivente (Para a "Religião").
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos