Pra mim isso aqui deixou de ser uma comparação no momento que ignoraram todo um conjunto de superioridade da Sakura (ninjutsu, taijutsu, genjutsu, força, agilidade ,chakra e resistência) e passaram a priorizar a
única coisa que o Shikamaru é superior a Sakura, que no caso é inteligência, e se basear que ele vence apenas com esse 1 quesito superior é absurdo.
O Shikamaru possui sim chances de vencer, mas para isso, além de preparação ele precisa de todo um enredo trabalhando ao lado dele.
Contra a Temari ele já havia assistido a luta dela contra a Tenten e por isso tinha conhecimento de suas habilidades, e né, sempre o mesmo " ritual de estratégia ":
Agora, quem me garante que a Sakura vai ficar paradinha enquanto o Shikamaru faz seu " ritual " de todas as lutas ?
A Sakura é uma lutadora de taijutsu, então é óbvio que ela vai partir para cima e vai ficar em cima do Shikamaru a luta toda.
Contra a Tayuya:
Olha o Shikamaru aqui de novo, fazendo o seu ritual de sempre, ele conseguiu se
esconder e por isso conseguiu tempo para por suas estratégias em ação.
Mas quando vimos Shikamaru realizando uma de suas grandes estratégias enquanto troca golpes ou em meio a uma luta, em pleno movimento ?
Contra o Hidan não é preciso dizer muita coisa, em sua primeira análise ele teve todo um time cobrindo sua guarda enquanto ele
parado fazia o mesmo ritual de sempre.
E depois como todos sabemos, após ter conhecimento sobre as habilidades do Hidan Shikamaru o confrontou novamente, porém dessa vez com toda um estratégia armada.
Hidan não possui poder de fogo, ele apenas utiliza-se de um jutsu apelão que requer certos requisitos para ser colocados em prática.
Então pra mim é óbvio que em um campo aberto, contra uma usuária de Taijutsu mas ágil e mais veloz que o Shikamaru e com uma força absurda, o Shikamaru não possui vantagens aqui.
ele precisa de
preparoele precisa se
esconderele
não possui conhecimento das habilidades da Sakura e um Hit dela é KO
aqui o campo é
abertoele precisa de
espaço para colocar suas estratégias em campo
E eu sei que as capacidades das sombras do Shikamaru se ampliaram, mas a força da Sakura triplicou após ela despertar o byakugou e ela nem estava com o Yin aberto quando transformou dezenas de clones do Jubi em formigas, ela usou de seu chakra natural que aliás já deveria estar bem desgastado devido a ela estar curando desde o começo da guerra e ainda mandando chakra para o Yin, então na boa... não vejo as sombras do Shikamaru prendendo a Sakura.
Aqui ainda temos Katsuyu como possível recurso para a Sakura, o que irá acontecer com o Shikamaru, caso em vez de se esquivar ele tente bloquear um ataque da Sakura ? Isso é algo que pode acontecer uma vez que ele não possui conhecimento sobre as habilidades dela.
Enfim, vejo uma vitória clara da Sakura, Shikamaru possui chances de vencer, mas para isso ele precisa de requisitos a serem cumpridos e todo um enredo trabalhando em torno dele, os jutsus da Sakura não requerem preparo e nem requisitos, sem falar que em uma comparação querer ignorar a superioridade geral de um ninja pra defender um outro que basicamente só poderia vencer com uma boa estratégia que vai depender de vários casos hipotéticos... muita incoerência e isso já foge do que é uma comparação.
É mais fácil criar um tópico pra argumentar quais oponentes superiores ao Shikamaru ele poderia derrotar, e como seria esse " desenrolar " , se ele teria condições de armar uma de suas estratégias em combate ou se teria que vir com uma estratégia já calculada e etc.