Finalmente..
Vou começar rebatendo o post mais difícil, que é o do River. O do Sasukebestuchiha traz afirmações bem comuns por aí, e como é muito mais simples vou deixar pro tempinho que tenho antes de dormir.
Vamos lá.
River escreveu: Assim, como eu tenho amigos evangélicos, eu já fui varias vezes para igreja, embora eu não seja de nenhuma religião cristã, eu vendo o amor e a fé que eles tem me faz acreditar na fé deles também (eles não são dessas igrejas fervorosas que critica todo mundo).
Porém, eu jamais vou acreditar no que a Bíblia diz. Porque primeiro de tudo, qualquer um pode ter escrito aquilo. Segundo, a Bíblia original foi se perdendo ao longo dos anos, varias fatos e eventos da bíblia foram modificados ao longo do tempo. Como por exemplo, o que eu citei no chat aquele dia sobre a verdadeira Eva. A Eva original era uma mulher feita do mesmo barro que Adão, ela era uma mulher forte e independente, assim como Adão. E vocês acham que os homens daquela época iriam quer uma mulher assim? Óbvio que não, eles reinventaram toda a historia para criar uma Eva submissa ao homem, como eles queriam que as mulheres fossem. E a Eva verdeira foi transformada em demônio e uma das concubinas favoritas de satanás, Lilith, ela é a verdadeira mãe da mulheres da Bíblia, uma mulher forte e independente.
E sobre o Criacionismo, obviamente eu não acredito. Primeiro de tudo, quem criou Deus? Por que ele criou a vida aqui? Foi ele que criou os dinossauros?
são essas perguntas sem respostas que me fazem desacreditar na Bíblia, além dos fatos que citei acima.
Antes de tudo, pelo que vi, você acredita em Deus. Então espero que não apareçam Ateus rebatendo essa parte do post como se eu estivesse argumentando a favor da existência de Deus nela, pois esse não é o foco agora, estou falando como Teísta para Teísta. Depois eu faço um post rebatendo o Sasukebestuchiha e podemos debater isso.
Caro
@River, está tudo atrelado a Jesus Cristo. Se você acredita nele, provavelmente vai entender que a Bíblia é verdadeira. Permita-me te refutar...
Primeiramente, não foi qualquer um que escreveu aquilo... é
fato histórico a existência de Jesus, de seus seguidores, da sua morte... Mantenha isso em mente. Essa parte não se limita a Bíblia, é história, ele não só existiu como foi um revolucionário de influência extrema. É o homem mais famoso da história, se você quer saber. Jesus Cristo EXISTIU, isso eu posso falar com convicção nessa discussão, pois é FATO.
A Bíblia não é um livro em si, é um cânon de vários livros, considerados sagrados. Se fossem livros quaisquer, eles não estariam incluídos no cânon. Quando você diz que a Bíblia pode ter sido escrita por qualquer um, você falha categoricamente, mais especificamente ignorando o cânon Bíblico.
E falha também, subestimando nossos antepassados, achando que as pessoas por milhares de anos acreditaram em algo que chegou um qualquer por aí e escreveu
O Cânon Bíblico não foi algo como "Ah, vamos pegar uns livros quaisquer por aí e chamar de sagrado". Vamos por partes, vou te explicar. Primeiramente, o Antigo Testamento já estavam todos canonizados pelo Judaísmo.
"Ah Lobs, mas como então vou acreditar que o Antigo Testamento é válido?"
Jesus era revolucionário, e trazia interpretações PERFEITAS sobre as escrituras, tão perfeitas que quebravam os protótipos que as interpretações e práticas errôneas da palavra, na época. Mas, ainda assim, Jesus Cristo era JUDEU. Ele não só era Judeu, como era praticante. Ele fazia parte do Judaísmo, e ensinava ele.
Um dos exemplos disso, é que supostamente, as escrituras mandavam apedrejar a mulher que praticou o Adultério. Qualquer outro Judeu, a teria apedrejado. Mas Jesus Cristo, do alto de seu perdão e amor, mandou quem nunca pecou atirar a primeira pedra. Ele era o único que não havia pecado, e então deixou a mulher ir, pedindo a ela para que não pecasse mais.
Isso mostra muitas coisas, uma delas, é que o próprio Antigo Testamento passa ensinamentos válidos e corretos. Ele foram interpretados de maneira correta e sua mensagem foi perfeitamente entendida por Jesus... e ao contrário dos que as interpretavam superficialmente, ele era uma pessoa que perdoava e amava, e não uma pessoa vingativa. Não só isso, como afirmava que esse era o certo, e realçava que Deus era misericordioso, embora o justo juiz.
Há gente que diga que o Antigo Testamento prega a vingança e o ódio, bem, tudo que eu te digo é que essas pessoas estão acreditando que são mais aptas para interpretar o Antigo Testamento que o próprio Jesus Cristo, ou estão afirmando que Jesus Cristo o interpretou errado. E isso além de surreal, seria uma coisa no mínimo engraçada, é o cúmulo da prepotência. De qualquer forma, são livros mais difíceis, subjetivos e misteriosos que o Novo Testamento, de fato. Não é atoa que Jesus Cristo veio a terra, se estivesse tudo claro, ele nem precisaria ter vindo. Ele veio, e revolucionou o que estava sendo interpretado de uma maneira bem péssima pelos homens.
Então, veja bem. A parte do Antigo Testamento terminamos por aqui. Ele era canônico no Judaísmo e foi praticado por Jesus Cristo. Para quem ainda duvida que Jesus existiu, ou que era Judeu, peço HUMILDEMENTE que se aprofunde mais em história no que diz respeito aos acontecimentos daquela época.
Mas se você não tem tempo pra isso, posso te adiantar uma parte bem simples: A páscoa é uma comemoração judaica. Veja na bíblia quantas vezes Jesus participou da ceia da páscoa.
Agora, vou falar sobre o Novo Testamento.
Está escrito na Bíblia, que somente DEUS pode autenticar sua obra (Mt 5:18). Dizer que "qualquer um" escreveu a Bíblia, ou que uma igreja ou um líder religioso escreveu ela, é simplesmente uma falha histórica e teológica da sua parte... e para te mostrar isso, vamos falar de Canon Bíblico em torno do Novo Testamento, já que o Antigo Testamento consideramos, uma vez autenticados por Jesus Cristo na prática.
Mas antes, mesmo sendo algo que era pra ser extremamente simples, gostaria de ressaltar que os textos não foram escritos pelo cânon, eles já existiam. Os cristãos apenas reconheceram a obra do espírito santo sobre aqueles textos, declarando eles canônicos. Esses livros, como obra de Deus, são inspirados em si mesmos, não foi a igreja que fez assim, ela apenas reconheceu que Deus já havia feito.
"Mas feito como Lobs, um velho barbudo desceu na terra e escreveu? Os escritores foram possuídos?"
Não, querido. Porque você acha que Jesus Cristo voltou? Vai entender melhor a relação disso quando eu citar os critérios do Canon. A obra do espírito santo é reconhecida naqueles textos, apenas isso. São sagrados, abençoados, e chegaram a nós por meio de uma cadeia de acontecimentos, que envolveram justamente a vinda de Jesus Cristo e seus ensinamentos. Não poderia ser diferente.
Por incrível que pareça, voltaremos ao mesmo conceito aqui. O novo testamento também é autenticado por Jesus Cristo. A diferença é que são livros muito mais claros, não é pra menos, são os que sucedem a vinda de Jesus. Eles além de terem de estar DIRETAMENTE atrelados a Jesus Cristo, tem que seguir perfeitamente o que foi dito, validado, praticado, espalhado e principalmente ENSINADO pelo mesmo. Você acha que o nome "Cristianismo" vem de onde? e.e
Se você quer saber, é justamente o contrário. O Canon foi extremamente criterioso... pra começo de conversa, o autor tinha que OBRIGATORIAMENTE ser um apóstolo ou estar completamente ligado e próximo a um deles. O livro deveria ser aceito pela
TOTALIDADE do corpo de Cristo e não por apenas alguma congregações... o ensino apresentado no livro deveria estar de acordo com a verdadeira doutrina Cristã (isso numa época que Jesus era RECENTE), e por fim, o livro tinha de conter ensinos espirituais e morais que evidenciam a obra do Espírito Santo nele. E não era só cumprir UM desses critérios, não. O livro tinha que cumprir TODOS, se faltasse sequer UM, o mínimo que fosse, era desconsiderado.
Então mil perdões,
@River, mas eu posso afirmar com bom nível de segurança que o que você disse sobre qualquer um ter "escrito a Bíblia", está no mínimo muito equivocado.
Sobre terem reinventado Eva, não reescreveram a história, muito menos reescreveram o texto Bíblico que abordava isso. Isso é meio que um mito, não deixa de estar certo de um ponto de vista, PORÉM, é algo contextual e não uma alteração nos textos originais. Eu irei estudar isso DE NOVO para me recordar de algo que eu tenha talvez esquecido, mas eu já posso te afirmar isso desde já. Depois volto aqui e te falo com exatidão o que se passou. Mas basta pegarmos os textos originais do Antigo Testamento, e interpretarmos. De qualquer forma, o que eu quero que você entenda, é que são textos de MILHARES DE ANOS atrás! Então sim, eles passaram por traduções e traduções, e é por isso que a Teologia diz que você não deve se ater a Bíblia como um livro de regras ou a interpretar ao pé da letra.
Porque o ponto aqui, é que embora as traduções tenham modificado uma palavra aqui ou ali, o ensinamento e seu potencial permanecem os mesmos, jamais irão se perder. A revelação, envolve a vida, e ela nos ajuda a entender o ensinamento com exatidão. Se não, seria muito fácil, a Bíblia seria algo frio e mais como um livro de regras para robotizar alguém, e isso não está certo. Nós mesmos, captamos o ENSINAMENTO, o que a Bíblia ENSINA pra gente, e temos nossa própria revelação. Isso se mantém.
Depois, você citou o Criacionismo, e mais 3 perguntas. Primeiramente, não são perguntas sem respostas.
Não é como se o Evolucionismo pudesse estar errado, mas ele tem vários contratempos, e eu posso afirmar com todas as letras aqui que é justamente ao contrário. O Evolucionismo PROVA a existência de Deus. O Criacionismo pode estar certo, o Evolucionismo também, podem até ambos estarem certos, um pouco de cada. Eles não se anulam. (
Algo pode ser criado e evoluir, por exemplo). Ambos evidenciam e existência de Deus, como se já não bastasse as demais evidências. Vou me aprofundar nisso mais tarde no tópico, mas o Criacionismo exige 1 milagre, o Evolucionismo exige inúmeros. Então prefiro acreditar no Evolucionismo como parte do Criacionismo.Quanto as suas perguntas, acho importante você entender que as chances do seu, do meu, ou de qualquer cérebro humano COMPREENDEREM Deus, é a mesma chance de um gato compreenderem álgebra. Não adianta, nosso cérebro tem um limite, e Deus está muito além desse limite. Nós não conseguimos reproduzir na nossa mente o infinito, ou sequer nada que saia do que nós consideramos como imaginável.Primeiramente, Deus não tem que ser criado por ninguém, simplesmente porque ele sempre existiu (viu como nosso cérebro não consegue violar nem o conceito de tempo? Você já está aí impondo a Deus a lógica humana de que tudo tem que ser criado por algo no passado). Deus é o criador, um ser supremo e que está acima de tudo, sempre existiu, é onipotente, onisciente e onipresente. Ele está presente em todos os tempos, absolutamente, o que já impossibilita ele de ter um antecessor. Ele está acima do próprio tempo, então ele não tem que ter sido criado por nada, ele sempre existiu. Inclusive, foi ele que criou o tempo, a realidade e todas as leis dela. Não é eles que está submetido as leis da realidade que criou, são elas que estão submetidas e ele, e podem ser suspensas inclusive pelo mesmo, é o que chamamos de milagre.Na segunda pergunta, você simplesmente pergunta o sentido da vida. Eu não sei, oras, pode ser várias coisas. Isso só Deus sabe, não sei de onde exatamente você tirou que ele é obrigado a contar isso na Bíblia. Talvez esse mesmo seja o grande mistério, o grande sentido. Talvez dependa de cada um de nós.Na terceira, eu não sei também. Quem sabe? Por exemplo, a chance do genoma ter sido gerado naturalmente é praticamente 0. E quando falo praticamente zero, é algo realmente próximo do 0 absoluto, eu iria ter que segurar o 0 no teclado por uns segundos pra conseguir reproduzir aqui o número. Ele pode ter criado diretamente, indiretamente, os dinossauros podem ser apenas uma consequência ou parte da história. E quer saber? Isso é irrelevante e vazio pro assunto.Agora vou jantar, depois volto aqui.________________________________________________Uma longa trajetória nas competições de argumentação de Naruto, desde 2012...
→ Juiz da 11ª, 12ª, 13ª, 14ª, TDP, 15ª, 16ª e 17ª Temporada de JutsusVERSUS
→ Juiz da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 9ª Temporada de NarutoVERSUS
→ Campeão da 13ª temporada de JutsusVERSUS (Suna), Vice-campeão da 5ª temporada de JutsusVERSUS (Uchiha), Vice-campeão da 14ª temporada de JutsusVERSUS (Jinchuuriki)
→ Campeão da 3ª temporada de NarutoVERSUS (Samehada)