Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Criacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão]

+10
Schiffer
Paul
Stuart
Sasukebestuchiha
River
Daniel Hidan
Angel Of Death
Uman
Inton
Wick
14 participantes

descriptionCriacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão] - Página 2 EmptyRe: Criacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão]

more_horiz
River escreveu:
Olha Lobs, eu não quis dizer que Deus ou Jesus não existe. E também quis passar a intensão de duvidar da autoria da Bíblia. Eu so queria passar a mensagem de que a Bíblia real, digamos assim, o verdadeiro livro sagrado, que é a junção dos vários livros, pode ter ser perdido. Ninguém que estava lá, está aqui no nosso século para confirmar que cada versículo está correto e era assim os livros canons. Hoje em dia tem diferenças até nas traduções, imagina a diferença que tem de 2000 anos atrás. Na período das trevas (que é chamado assim, pois as pessoas viviam na escuridão da ignorância) 95% da população era analfabeta e quem sabia ler eram alguns nobres, quem só sabia ler e escrever era os membros da Igreja, que tinha grande influência na Europa. Como eu já disse, não quis duvidar desse canons, eu so quis levantar a hipótese de que a Bíblia atual pode conter coisas que não tem na Bíblia sagrada e verdadeira. Pois a mesma Igreja que torturava, matava, queimavam as mulheres nas fogueiras acusando elas de bruxaria só porque não iam na missa... Essa mesma Igreja poderia ter modificado umas partes para ter mais poder. Era isso que eu queria dizer. Existe incontáveis hipóteses sobre esse assunto. Não acredito que a Bíblia atual seja a palavra de Deus, a palavra dele está no coração de seus fiéis. Não em papéis impressos.

E sobre o que você falou sobre que Deus sempre existiu, realmente eu consigo imaginar um força que sempre existiu, pelo menos para
mim é difícil, imaginar isso, algo que não foi criado ou que sempre esteve aqui. Para minha cabeça isso é impossível, não consigo pensar sobre isso. Realmente Deus é algo que vai além da compressão humana.

E a origem da vida também vai além da compressão humano. A Teoria da Evolução, não prova a inexistência de Deus, assim como a expansão métrica do espaço-tempo prova que ou Deus não existe ou a que a força Deus é infinita ao ponto de criar forma continuamente a bilhões de anos.

E eu citei os dinossauros, pois a Bíblia (olha ela aí de novo) nunca disse nada sobre ela

Assim eu sou budista ou no mínimo ou budista agnóstico digamos assim. E eu acredito nas três joias sagradas do budismo, o Karma, Sagma e Dharma. E pros budista a vida e a origem são inconcebíveis é uma outra parte do budismo acredita que a própria natureza criou a vida (perceba que essa parte do budismo é a mais próxima da ciência).

Lobs, eu quero que você me responda algo.Existe uma explicação para " Se Deus é perfeito, onisciente, onipresente e onipresente" Por que a tantas guerras, sofrimento e maldade no mundo. Já que originalmente não havia um conceito fixo de punição divina. O inferno foi criado no período medieval, para assustar as pessoas e força-lãs a ir para as Igreja e o judeus não acreditavam no inferno.

Espero que você não pense que eu estou te desafiando ou provocando. Só gosto do jeito que você expressa seus pontos de vista e argumentos. E queria saber sua opinião sobre a minha pergunta.

Como eu posso dizer... é um bom ponto levantado por você, as modificações na Bíblia. Já que você se interessa pelo assunto, vou citar uma coisa aqui que talvez se interesse. Há algo muito mais relevante que supostas modificações, e isso é o contexto histórico que os textos foram escritos. Há a obra do espírito santo neles, porém, isso muda A FORMA de que algumas coisas são passadas... hm... como posso dizer... muda o teor do texto, embora o ensinamento ainda perpetue.

Vou te citar duas curiosidades, uma é uma influência histórica, e outra é uma curiosidade mesmo.

O primeiro, uma curiosidade que talvez te ajude no futuro. Jesus recebeu 3 presentes, o Ouro, o Incenso, e Mirra. Jesus tinha que financiar de algum jeito as suas viagens. Normalmente, as pessoas pensam que o presente mais valioso era o Ouro. Só que não. O presente mais valioso era, DE LONGE, o Incenso. Para você ter uma ideia, 1kg de Incenso valia MUITO, mas MUUITO mais do que 1kg de Ouro na época. Provavelmente foi com isso que Jesus Cristo financiou suas primeiras viagens. :) (Essa eu devo ao meu pai, foi ele quem me ensinou sobre isso.)

O segundo, é sobre o relato de Rute. Se você não lembra, ela se deita aos pés do seu marido (VAI OUVINDO ESSA, TENHO CERTEZA QUE TU VAI GOSTAR), já que citou as mulheres), depois de tudo que acontece e tal. Alguns interpretam o ato de Rute como uma conotação sexual. Porém...

Está errado :k. Mesmo que fosse, não é só isso, nem de perto. Deitar aos pés do Marido, é um COSTUME ISRAELITA da época. E adivinha só? RUTE NÃO ERA ISRAELITA. Entendeu...? Isso mostra humildade, a se adaptar e respeitar o costume/caminho da pessoa que você ama, estar ao lado dela. Olha que ensinamento PERFEITO pra vida. Uma parte da Bíblia que muitas pessoas nem dão muita atenção, carregando um ensinamento fantástico e de peso.

Cara, a Bíblia é GENIAL. Muito, muito, muito genial. Quem fala que a Bíblia é ruim, é isso e aquilo, não sabe absolutamente nada sobre ela. Teve uma época que eu nem considerava a Bíblia na minha crença, até que comecei a estudar o assunto, e PQP, me apaixonei.

Mas enfim, voltando ao foco do assunto aqui. A Bíblia simplesmente não pode ser modificada. É que não pode MESMO, era pecado naquela época, por mais FDP's que algumas pessoas do clero fossem, elas acreditavam em Deus, e sempre esteve explícito na Bíblia que somente ele pode autenticar. Então mano, MUITO DIFICILMENTE vão ter alterações diretas NO ENSINAMENTO que a Bíblia passa. A jogada ali eram as interpretações que eles faziam, você mesmo pode concluir isso, tem conhecimento que 95% era analfabeto, naquela época somente o alto clero podia fazer interpretações sobre a Bíblia também. Na verdade, só eles sabiam ler aquilo, praticamente. Lutero (autor da reforma protestante) mesmo, era um dos que tinha acesso.

O ponto de 95% ser analfabeto, é que eles podiam interpretar da forma mais absurda que queriam, só pra manipular o povo. Só que modificar as escrituras sagradas, ao ponto de prejudicar o ensinamento que contém nelas, é meio impossível. Porque eles de fato não podiam fazer isso, não se esqueça que o cristianismo não morava somente em um reino, e sim em inúmeros. Modificar as escrituras seria simplesmente inútil, sem sentido, e a condenar a própria alma por algo imperdoável. Fora que não tinha a menor necessidade, já que, como você mesmo disse, 95% era analfabeto, existiam REIS analfabetos, e as interpretações deles das escrituras, era o que dominava. Eles eram tendenciosos mesmo, mas eles mesmos acreditavam nas coisas que falavam a interpretavam, modificar uma escritura seria um crime imperdoável, além de um pecado sem tamanho. Seria se condenar, ninguém queria isso, ainda mais quando sequer precisava disso. Então sim, dificilmente algo de relevância para os nossos tempos atuais foi alterado... algo que mude ou impeça o ensinamento? Impossível, sinceramente. Por isso não devemos nos ater a essas coisas, e sim procurar o ensinamento da Bíblia... ficar pensando sobre isso não vai salvar ninguém, o que faz a gente encontrar a luz é a prática, o amor, o bom coração... e isso tudo a Bíblia ensina. 

Isso falando em Idade Média, não tinha versões impressas. Te dando um exemplo histórico, antes que você pense que isso é uma falácia, se coisas do tipo fossem possíveis, Lutero jamais teria embasamento para fazer uma reforma. E mesmo que tivesse, ele iria citar as modificações que faziam. Ele nunca citou nenhuma MODIFICAÇÃO ESCRITA em um texto, e sim interpretações errôneas em cima deles. Até porque não era assim, né brother, era impossível modificar as escrituras, não era como um site acessado por todos, e sim era algo que estava espalhado pelo mundo, e modificar na sua própria área, já era se condenar a escuridão, além de desnecessário, MUITO arriscado, e difícil pra cacete.

fato random: É um fato arqueológico a veracidade dos textos canonizados. (ex: a autoria dos apostolos)

Traduções? Ok, podemos considerar. Mas pra você ter uma ideia, são textos sagrados, mano, eles sobrevivem durante o tempo. As escrituras originais (as escrituras, palavras, não o primeiro papel em que foi escrito) em hebraico, aramaico e grego, sobreviveram ao longo do tempo. Os textos bíblicos foram preservados por copistas muito meticulosos, e as cópias a mão começaram pouco depois da escrita dos originais. Isso era uma profissão em Israel, sabia? Eles sobreviveram durantes séculos e séculos, e até hoje temos acesso as versões hebraicas, aramaicas e gregas, no caso de qualquer duvida envolvendo traduções (exemplo: interpretação errônea dos protestantes sobre "vagas repetições" ser um termo que existe na bíblia e diz respeito a rezas), você pode consultar. Ali, você pode ter certeza que é no mínimo muito seguro, considere-se lendo exatamente o que foi escrito. Isso sempre foi feito por profissionais muito dedicados. Na verdade, eles reverenciavam profundamente as palavras que copiavam, sendo extremamente meticulosos. Bem sabiam que não podiam acrescentar ou retirar qualquer pontuação ou letra ao texto sagrado, porque isso seria a negação da sua própria vida dedicada. Fora que mesmo que UM resolvesse fazer, não ia adiantar nada. Tanto é que não há evidências históricas de nenhuma tentativa, até onde se sabe. Não tinha telefone para um ligar para o outro e falar: "Olha, parceiro, estou precisando modificar umas coisas aqui na Bíblia, e para minha atitude ter um impacto maior, quero que você e seus amigos façam tbm, blz?". Mesmo que isso fosse possível, pensa comigo, isso beira o ridículo, caso alguém percebesse esse cara seria no mínimo morto, e iria pro inferno logo depois. Hu3. Fora que não teria nenhum impacto relevante no que temos hoje em dia, o cristianismo é muito grande, está acima disso tudo.

Por esses motivos, meu amigo, não ME resta dúvidas que a Bíblia é sim a palavra de Deus e contém os ensinamentos que foram deixados pra gente. Mas respeito de alma e coração sua opinião de que a palavra dele está no nosso coração, não tenho duvidas que é um dos caminhos até a ele. Porém, considere as vezes extrair alguns dos ensinamentos de Jesus, te garanto que não vai encontrar nada que vai te prejudicar ou que você vá se arrepender depois.

Sobre dinossauros na Bíblia, quem disse que não encontramos? Depende da interpretação e do quão longe você foi teologicamente.

"“Contempla agora o beemote, que eu fiz contigo, que come erva como o boi.
Eis a sua força está nos seus lombos, e o seu poder, nos músculos do seu ventre.
Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos da suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.”"
Jó 40:41

As traduções citam o "beemote" como um hipopótamo. Só que na verdade, se você ler o livro inteiro, vai ver que as descrições se assemelham muito a animais pré-históricos. O que poucos sabem, é que "beemote" quer dizer animal de grande porte SAUHASUSAHUH; eu como pretendente teólogo, não considero isso como hipopótamos e sim um animal pré-histórico, como dinossauros. Também temos "Tanniyn" (Hebraico) que já foi traduzido como serpente, dragão e monstro do mar (repare, tudo escamoso). O correto mesmo, levando ao pé da letra friamente, seria "monstro". 

No Salmo 104:26 o Leviatã tem porte associado a um navio, não a um barco qualquer: "... Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar". Em algumas bíblias, este texto cita "monstro marinho". O porte destes dois animais era muito maior que os de um hipopótamo e um crocodilo. E bem, na pré-história existiam predadores marinhos gigantescos.

São só algumas evidências, você é um cara inteligente e eu já percebi isso, acho que gostaria bastante de estudar teologia. Já deve ter percebido que as traduções atrapalham várias coisas mesmo, como as evidências sobre dinossauros. Mas já é algo difícil, né, já que os autores dos textos sagrados nunca viram um dinossauro, seria no mínimo estranho pra eles e pra todos descreverem claramente e nomearem os dinossauros, isso porque é algo totalmente desnecessário se tratando de ensinamentos pra gente. O foco de Deus é nos ensinar a viver, ter bom coração, não antepassados dos repteis :fem:

Mas se você quer que eu aborde evidências Bíblias, posso fazer isso muito melhor falando sobre como a Bíblia já sabia que a terra era redonda MILHARES de anos antes de Galileu Galilei.

Sobre o Budismo, bate aí, sou espírita e minha religião também está diretamente ligada com as forças da Natureza, que é proveniente de Deus. É de um jeito totalmente diferente, nós buscamos a luz, e tem muuuitas outras diferenças entre as filosofias da minha religião e da sua, não vou mentir. PORÉM, temos isso em comum. o/

Sobre a sua pergunta sobre a onipotência, onipresença e onisciência de Deus, depois se você quiser eu prometo que volto aqui pra EU escrever sobre isso, mas se me permitir, deixe que eu deixe um vídeo que reflete muito bem o que penso sobre o assunto:

https://www.youtube.com/watch?v=BzLsZWr6uOM

Depois eu volto aqui e escrevo eu mesmo, pra marcar a MINHA opinião sobre isso (embora o vídeo reflita ela bastante). Mas agora eu estou muito cansado, muito mesmo, @River, como pode ver, já escrevi bagarai, e isso desgastou um pouco minha mente (eu penso antes de escrever). Então mesmo que eu escrevesse, não seria com o mesmo pique e dedicação... não ia ficar tão bacana como pode se eu voltar aqui amanhã e te responder. Mas veja o vídeo, é bem legal, e só fala verdades. Diz muito sobre o que penso. O Nando Moura (autor do vídeo) também estuda teologia.

@Paulo Victor Freire Foi mal, são 01:51 da manhã e agora eu to realmente cansado, e como eu disse acima, se eu não parar por aqui eu vou começar a perder a pegada e não vai sair uma explicação tão boa como pode ficar se eu fizer com dedicação e atenção depois.

Depois eu volto aqui, vai ser um prazer te responder sua pergunta sobre minha religião. Claro, tem coisas que eu não posso te falar (na verdade não sei se posso, mas na dúvida, não vou falar né kk), não é atoa que se encontra muito pouco sobre isso na internet. Maas, beleza, dá pra responder sua pergunta perfeitamente, amanhã eu passo aqui de novo. Então peço que espere um pouco, beleza?

Por hoje, é só.

descriptionCriacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão] - Página 2 EmptyRe: Criacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão]

more_horiz
Se eu não me engano, essas coisas ruins que acontecem - seguindo o raciocínio do cristianismo - é fruto das maldades humanas. O deus cristão deu o livre arbítrio para os seres humanos, entretanto, quando estes se afastaram de seus desígnios e pá.

Uns tempos atrás eu estava dando uma estudada no Antigo Testamento, e lá ele interferia mais nas ações dos seres humanos, principalmente dos hebreus.

Agora, analisando melhor, realmente está havendo o livre arbítrio "full" - na minha opinião..

Esperava mais postagens por aqui. Apesar de complexo, é daora demais bater um papo desses.

more_horiz
Sobre o livre arbítrio, ele não é unanimidade no cristianismo, tanto que esse conceito nem é citado na Bíblia (não com essas palavras, pelo menos). Além disso, existem várias passagens nas epístolas de Paulo em que uma visão mais intervencionista do Deus hebraico/cristão nas escolhas humanas é explorada. Caso alguém tenha curiosidade, leiam os dez primeiros capítulos de Romanos, onde o apóstolo afirma com todas as letras que existem pessoas preparadas para a salvação e outras para a perdição. A Graça Irresistível e a Eleição (doutrina Calvinista) também colaboram na formação dessa vertente mais fatalista da redenção humana, onde os salvos simplesmente são escolhidos por Deus e não podem resistir ao chamado, enquanto que os preteridos estariam fadados à condenação.

more_horiz
Existe diversas contradições, livre arbítrio não condiz com à onisciência de Deus, uma vez que se ele sabe de tudo, ele já cria as pessoas sabendo quais serão julgadas e quais serão salvas, não?

Uma divindade existir pra mim é totalmente plausível, algumas coisas que o design inteligente diz é até interessante, embora forcem um pouco a barra. Sobretudo sou bem cético a maioria das crenças, justamente pelo fato do humano intervir sempre, nunca Deus.

more_horiz
Schiffer escreveu:
Existe diversas contradições, livre arbítrio não condiz com à onisciência de Deus, uma vez que se ele sabe de tudo, ele já cria as pessoas sabendo quais serão julgadas e quais serão salvas, não?

Uma divindade existir pra mim é totalmente plausível, algumas coisas que o design inteligente diz é até interessante, embora forcem um pouco a barra. Sobretudo sou bem cético a maioria das crenças, justamente pelo fato do humano intervir sempre, nunca Deus.

Se você estiver se referindo ao Deus cristão especificamente, as passagens que eu citei no meu outro post ajudam a entender.

9 Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho.
10 E não somente esta, mas também Rebeca, quando concebeu de um, de Isaque, nosso pai;
11 Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama),
12 Foi-lhe dito a ela: O maior servirá ao menor.
13 Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
14 Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
15 Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
16 Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.
17 Porque diz a Escritura a Faraó: Para isto mesmo te levantei; para em ti mostrar o meu poder, e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.
18 Logo, pois, compadece-se de quem quer, e endurece a quem quer.
19 Dir-me-ás então: Por que se queixa ele ainda? Porquanto, quem tem resistido à sua vontade?
20 Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
21 Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
22 E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
23 Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou

Romanos 9:9-23

Resumindo: Deus elege os salvos e pretere os ímpios para manifestar sua glória.

more_horiz
Schiffer escreveu:

Não, meu amigo Leandrinho. Você se equivocou. O Livre Arbítrio foi nos concedido para que possamos fazer de nossas vidas o que bem entendermos.

O fato desta "consciência Divina" ser onisciente e onipresente em nada interfere em nossas escolhas. Essa é a "mágica" da coisa. Sabemos (ou deveríamos saber) o que é certo ou errado. A escolha de qual caminho seguir depende única e exclusivamente, da gente.

Cada centelha divina tem a sua individualidade. E esta individualidade não sofre interferência de nenhuma Divindade. Nossos atos são de nossa total responsabilidade. Existem exceções? Acredito que sim. Mas a regra é bem clara. Não gosto de usar frases feitas, mas eu posso dizer, nesse caso, que nós "colhemos o que plantamos" e semeamos...

Quanto ao Tópico, eu acredito que a Ciência e a Religião, que as Teorias Criacionistas e Evolutivas, podem e devem se encontrar em algum ponto.

Como seguidor da Doutrina Espírita e estudioso de assuntos espiritualistas, não consigo concordar que "todos nós viemos de um homem feito de barro e de sua costela". Mas, acredito que exista um simbolismo nessas e em várias informações bíblicas. Infelizmente, nós não temos (pelo menos eu não tenho) e dificilmente teremos acesso aos escritos originais. Mesmo porque, dificilmente eu teria condições de traduzir, pois os Escritos modernos foram traduzidos já de traduções bem parciais. Muito de sua essência já se perdeu.

more_horiz
Muitos podem ver com maus olhos como eu exercito minha crença, pois eu faço uma junção de ideais, uma junção de conceitos numa coisa só.

Eu amo o conceito budista de que somos parte de um todo, e que estamos aqui para ajudarmos uns aos outros. Amo também o fato de que o divino fica um pouco mais próximo do que em outras crenças, já que qualquer humano pode ascender ao divino com o tempo, sabedoria e "esforço" correto (via reencarnações).

Eu não me preocupo com algumas coisas. Simplesmente não me importo com o fato de haver ou não explicação, como esta questão de Reencarnações, propósito, ou mesmo "o que havia antes de Deus" se é que isto é explicável.

Mas vejam só o que um amigo meu que é Budista me disse certa vez sobre o conceito de reencarnações, que eu apesar de não acreditar, não desacredito:

"César, para tentar explicar como eu vejo Reencarnações, eu vou colocar de forma bem abstrata e simples.
Imagine a situação. Vamos supor que exista um GRANDE ASTRO no Universo, que conforme o tempo passava permitiu que incontáveis "partes" se desprendessem dele, que por sua vez desprendiam mais inúmeras outras partes, e estas outras desprendiam um numero ainda maior - assim sucessivamente.
O resultado final é como comparar o Sol com um Átomo. Sol é a representação da Divindade em sua forma mais pura, e os átomos, nós. E conforme os átomos vão se juntando, vão dando forma para outros compostos, outras formas, e também diferentes espécies vivas. À essa "junção" de átomos, dou o nome "reencarnação", onde em cada momento que renascemos, há a oportunidade de ascendermos, unindo-nos a outros conceitos, ajudando outras pessoas, agrupando-nos para juntos formarmos algo maior. Este processo acontecerá então um "sem número" de vezes, até que consigamos zerar o Karma, e finalmente nos libertarmos da grande roda do Dharma, para enfim, nos unir novamente ao grande Sol que fazíamos parte no inicio...
O porquê disto acontecer? Não faço ideia. E não acho que mude alguma coisa, se nós soubéssemos. Talvez seja para nos ensinar sobre humildade e nos treinar para sermos um com ele novamente. Talvez não seja este o motivo. Talvez nem haja um motivo real, simplesmente aconteceu ou era para acontecer, exatamente como eu imagino o Big Bang. Aliás, eu encaro o Big Bang como sendo este momento em que "a Divindade se partiu em inúmeras partes". Só sei que eu olho toda essa infinidade de coisas que me cerca e fico maravilhado, e agradecido por viver aqui e poder fazer parte disso..."

Eu penso como ele. É uma visão bonitinha das coisas? Sim. Por quê não seria? Já temos visões negativas demais sobre tudo, mesmo...

E falando do exemplo do Julio, que é o responsável sobre esta ideia, pra mim não importa se Deus é "homem", "mulher", ou mesmo um "ser ou criatura" senciente. Nada disso importa pra mim, porque eu sei que não vai ser neste momento que teremos esta resposta.

Falando sobre Livre Arbítrio:

Vou dar eu mesmo um exemplo prático agora de como eu enxergo. Eu não interpreto o Livre Arbítrio e a Onisciência Divina como "Deus saber de tudo o que vai acontecer, quais escolhas faremos e o que iremos fazer", mas sim uma forma mais "subjetiva" deste conceito.

Indo pra prática:

Imaginemos um grandioso Rio, que se divide em vários outros pequenos, formando uma grande "rede" deles, cada um seguindo para uma direção diferente.

Nós, seres humanos, estamos dentro de um barco e temos que, dia após dia, escolher em qual "braço" do rio vamos seguir. Direita, Esquerda, Continuar a frente - não importa. Todos estes caminhos vão levar para outros que vão apresentar mais caminhos para serem escolhidos.
Deus é então alguém de avião que está sobrevoando estes rios todos, e que conhece onde cada "braço" dele vai levar.

Na prática, Ele desconhece quais as escolha que faremos, isto é: Quais os caminhos que vamos tomar a cada dia que se passa. Porém, Ele conhece onde TODOS estes caminhos irão levar, no fim das contas.

Ele saberá se um braço do rio acabará no mar, se um braço acabará numa cachoeira por exemplo, ou simplesmente morrerá em algum ponto. Então, é como se Ele soubesse o que vai acontecer contigo dependendo das escolhas que você faz, porque Ele vê o próprio tempo como um grande rio onde não exista "passado e futuro", mas sim um grande fluxo que continua ininterruptamente, mas que ele consegue enxergar com um grande "todo".

Eu sei que parece viagem, e concordo com isso UHAEUAHEUH

Mas diante de tudo que já analisei e troquei de experiências com outras pessoas, é assim que eu sinto.

E para ilustrar, pegando emprestado a fala de Tiamut, que é um Celestial do Multiverso Marvel (um ser quase Onipotente que atingiu a própria onipotência após questionar-se sobre os propósitos da Existência), deixo esta imagem de brinde:

Criacionismo, Evolucionismo & Deus [Discussão] - Página 2 33dcimq

"There is no after nor before; There is only Energy existing in various states..."

Tô gostando bastante de ler as diferentes opiniões aqui no tópico. Como o Lobs disse, carecemos de um ambiente assim, descontraído e livre de imposições dogmáticas para compartilharmos experiências.

Continuemos assim  :garcismo:

That's All Folks :planta:

more_horiz
(Caso alguém tenha curiosidade, leiam os dez primeiros capítulos de Romanos, onde o apóstolo afirma com todas as letras que existem pessoas preparadas para a salvação e outras para a perdição. A Graça Irresistível e a Eleição (doutrina Calvinista) também colaboram na formação dessa vertente mais fatalista da redenção humana, onde os salvos simplesmente são escolhidos por Deus e não podem resistir ao chamado, enquanto que os preteridos estariam fadados à condenação.)

Essa é a mais pura verdade , algumas pessoas nascem pra salvação e outras não nascem . Isso primeiramente é um fato cientifico e não biblico . As pessoas que ocupam bons cargos e são ricas são assim por que sua genetica determinou isso ,  as pessoas que estão na cadeia estão la por que sua genetica determinou isso . Existem pessoas que nascem em familia pobre e no decorrer de suas vidas ficam ricas , por que sua genetica determinou isso . Concerteza no plano espiritual isso não seria diferente , o homem que tem uma genetica pura é capaz de alcançar realização espiritual , o homem que não tem genetica pura não . A vida realmente não é justa 
não existe salvação pra todos do mesmo jeito que não existe riqueza pra todos . Sobre a existencia do livre-arbitrio eu pude ter certeza que é uma mentira , primeiro devido a uma determinada experiencia que muitas pessoas no planeta ja passaram que se chama ´deja vu` , e segundo devido as novas descobertas  cientificas que tambem apontam pra isso , tudo que você faz na sua vida é devido a reação do seu cerebro a um fator externo no qual não tem nenhum controle . Quando você aceita que não tem realmente controle a vida se torna muito mais divertida . 

more_horiz
Bom Eu sou Evangélico, desde pequeno frequento a igreja com os meus pais, e sempre tive a convicção que tudo que existe foi criado por um Deus, porem a ciência em muita das vezes me fez ficar com duvidas a respeito de alguns assuntos relacionados a criação do mundo, mas com minha maneira de pensar e de interpretar as coisas eu acabei associando uma coisa com a outra, igual alguns registros que historiadores fazem sobre artigos históricos mencionados na bíblia, como a arca da aliança, templo de Salomão, entre outras coisas que comprovam que de fato existiram, eu agredido na evolução, mas para evoluirmos precisamos mudar nossos pensamentos, como assim ?, ser mas tolerantes a opiniões divergentes, tentar entender os motivos que levam a pessoa crer ou não crer em Deus, respeitar as crenças, culturas, religiões diferentes, e se importar menos consigo mesmo, e por fim amar o próximo, acredito que se tivéssemos um pouco mais de respeito, o mundo seria muito melhor do que é, essa é minha filosofia de vida, amar o próximo como a mim mesmo.

more_horiz

Nossa! O assunto deste tópico está encantador! Não consigo resistir! Terei que me manifestar!

A existência de Deus é uma hipótese insustentável porque viola o Princípio mais sagrado da Natureza: CAUSALIDADE.

Toda a realidade está alicerçada sobre este princípio, se sustenta sobre ele, porquanto tudo aquilo que tem existência obedece a uma lei causal. A Natureza, por ser um ente real; uma entidade de existência real, satisfaz e obedece a este princípio; a esta lei (regra).

Tudo o que há na natureza só pode existir ou se manifestar sob duas formas: Energia ou Matéria. Energia e Matéria são entes de realidade, possuem existência, posto que satisfazem e obedecem a uma cadeia ou relação causal, pois não surgem do nada; nem se geram do nada, tampouco se manifestam do nada, mas possuem uma causa, são efeitos de uma causa, possuem um princípio causador e gerador.

Na natureza, não se cria e nem se destrói energia ou matéria do nada, mas apenas se transforma energia em energia, energia em matéria, matéria em matéria, matéria em energia. Dessa forma, energia é gerada a partir de energia ou matéria, e matéria é gerada a partir de matéria ou energia. Assim é a natureza e, portanto, assim é a realidade.

As Leis mais fundamentais da Natureza são as Leis de Conservação, a saber, Conservação da Energia, Conservação da Matéria e Conservação do Movimento. A partir dessas três leis fundamentais, todas as demais se manifestam, e toda a Natureza se rege e se mantém.

As leis de Conservação são efeitos diretos do Princípio de Causalidade, ou ainda, são leis de causalidade.

Quando se fala em criador absoluto e primordial, se estar cometendo uma clara violação ao Princípio de Causalidade e, por efeito, também se estar violando as leis de conservação e a própria realidade. Dessa forma, quando "algo" viola o Princípio Causal, conclui-se que este "algo" não é matéria e nem energia. Assim, este "algo" não tem realidade; não é um ente real, logo não possui existência.

Uma coisa que é dita ser “criador absoluto e primordial” é aquilo que é “causa de si”, “causa primeira” e “causa geral”, que existe em si e por si, e foi gerado por si e em si, sendo autocausado, autoprodutor e autodeterminado. Tudo isto é uma evidente e inequívoca violação da Causalidade e das leis de conservação. Logo, não existe e nem pode existir na Natureza um “ser” ou “ente” com tais propriedades e potencialidades. Portanto, quando se diz que Deus surgiu do nada ou criou a si próprio, não tendo uma causa externa, se estar claramente violando o Princípio da Causalidade. Logo, Deus não existe e não pode existir, tampouco tem realidade.

Toda a Teoria da Relatividade de Einstein está alicerçada e construída sobre o Princípio da Constância da Velocidade da Luz no vácuo ou, como também é chamado, Princípio da Velocidade Limite. Este princípio estabelece que na Natureza existe uma Velocidade Limite; uma velocidade máxima. Ou seja, nada e nem ninguém pode ultrapassar esta velocidade; pode se movimentar com uma velocidade superior a esta. Tudo o que existe na Natureza, seja feito de matéria ou de energia, jamais poderá atingir uma velocidade que ultrapasse esta, mas apenas igualar-se a ela. Dessa forma, quando se diz que Deus é onipresente, se estar dizendo claramente que Ele é capaz de se movimentar pelo Universo com qualquer velocidade, inclusive velocidades superiores à da luz no vácuo. Para Deus ter a capacidade da onipresença, ele deve violar o Princípio da Velocidade Limite. Para violar este princípio fundamental, Deus teria que ser tudo, menos matéria ou energia. Mas como eu disse acima, na Natureza só há matéria e energia, logo se Deus não for nenhuma das duas, ele não possui existência real; Ele não é um ente de realidade. Portanto, pelo motivo de Deus violar o Princípio da Velocidade Limite, logo Ele não existe e nem pode existir.

Para “algo” ultrapassar a velocidade da luz no vácuo, teríamos que realizar um trabalho infinito sobre este “algo”, ou seja, teríamos que dar a este “algo” uma quantidade infinita de energia. Porém, esta quantidade de energia não existe no universo, pois bem sabe-se que a Energia do Universo é finita e limitada. Além do mais, uma ‘quantidade infinita de energia’ viola a Causalidade e as leis de conservação, logo não existe.

Toda a Mecânica Quântica está construída sobre o Princípio da Heisenberg ou, como é mais conhecido, Princípio da Incerteza. Este princípio estabelece que há sempre uma incerteza associada a medida de qualquer quantidade real, seja matéria ou energia. Dito de outra forma, não é possível conhecer tudo sobre algo. Dessa forma, a onisciência de Deus viola o Princípio da Incerteza de Heisenberg. Logo, Deus não existe e não pode existir.

A onisciência de Deus é uma clara e direta violação à Causalidade, pois é dito que Deus tem a capacidade de conhecer o futuro. Pelo Princípio de Causalidade, sabemos que o efeito sempre sucede a causa, ou seja, para que se tenha um efeito, é preciso que se tenha antes uma causa, pois assim se dá a cadeia causal dos eventos na Natureza. Quando se conhece o futuro, se conhece o efeito sem a causa. Quando se conhece o futuro, admite-se que o efeito se deu sem causa, que as causas não existem. É como se você voltasse ao passado e assassinasse seu pai antes de te gerar, e depois voltasse para o futuro. Mas se você voltou ao passado e matou aquele que te geraria, então como você está existindo agora? Ou seja, você anulou a sua causa e deletou toda a cadeia causal que conceberia a sua existência, porém você continua existindo. O futuro não existe, pois ainda não se deu, logo não se pode conhecer em sua totalidade algo que ainda não se deu; que ainda está por acontecer. Isto simplesmente não pode acontecer e não existe. Portanto, Deus não existe e não pode existir. É dito também que Deus é um ser autodeterminado e imutável no tempo e no espaço, de modo que é determinístico. Ora, isto viola totalmente o Princípio de Incerteza. Logo, Deus não existe e não pode existir.

É dito também que Deus existe fora do tempo e do espaço, é imune as transformações e ao devir do espaço-tempo. É dito também que Deus não é afetado pelas leis da Natureza, mas é imune as ações delas e ainda as controla. Ora, tudo o que existe na Natureza ou é matéria ou é energia, e como bem foi dito anteriormente, matéria e energia existem no tempo e no espaço e são afetadas por estas duas dimensões, além de obedecerem às leis da Natureza. Logo, Deus não existe e nem pode existir.

É dito também que Deus é onipotente. Ora, a onipotência de Deus viola as leis de conservação e a própria causalidade, como também viola os Princípios da Incerteza e da Velocidade Limite, pois faz menção aos infinitos poderes de Deus, sendo que a Natureza repudia e evita os infinitos. Na Natureza não há infinitos de matéria e energia. Não vou entrar nos detalhes da física, pois já me estendi demais nesta postagem. Mas isso é fácil de perceber e compreender.

Bem, existem vários outros argumentos filosóficos e científicos fortes que sustentam a insustentabilidade da existência de Deus, mas não os citarei aqui, pois os principais já foram aqui expostos.

Quanto a Bíblia, é apenas um livro escrito em um passado bastante remoto por homens iguais a quaisquer outros. A Bíblia possui apenas a versão de um povo de um tempo há muito acabado e vencido; de um passado há muito perdido e esquecido, e não possui  a verdade, pois é apenas uma versão dogmática, mitológica, reducionista e equivocada de um projeto de explicação de mundo, feita de forma puramente imaginativa e religiosa, e por isso não possui nenhum valor filosófico e científico, posto que é apenas senso comum e superstição com uma intensa dose de preconceito, conservadorismo, injustiça, genocídio, ignorância e egoísmo.

Deus é um projeto do pensamento humano e, por isso, só existe na imaginação, aonde tudo é possível, inclusive violar as leis da natureza. O ser humano imaginou Deus como forma de repudiar a sua mortalidade e transitoriedade, pois o ser humano abomina a morte e Deus é a única solução para resolver o problema da morte. Deus é a hipocrisia e o cinismo do ser humano em sua insignificância perante a Natureza. Deus é a hipocrisia e o cinismo do ser humano em sua fome por imortalidade e eternidade. Deus é a hipocrisia e o cinismo do ser humano em negar a sua mortalidade e transitoriedade. Deus é a hipocrisia e o cinismo do ser humano na tola esperança da vida eterna como forma de fugir ao esquecimento e ao encobrimento da morte.

Deus é o próprio ser humano em sua covardia perante o fato de que tudo o que existe um dia se desfaz e cai no esquecimento e no devir.

Em relação ao dilema CRIACIONISMOXEVOLUCIONISMO, eu fico do lado da Teoria da Evolução, pois o Evolucionismo não viola as leis da Natureza, ao passo que o Criacionismo sim. O Evolucionismo tem valor filosófico e científico, tem fundamentos teóricos fortes e constatações empíricas. Portanto, me alinho ao Evolucionismo.

Essa é a minha opinião a respeito desse tema tão polêmico!  :okai:  :ateaproxima:

more_horiz
(Tudo o que há na natureza só pode existir ou se manifestar sob duas formas: Energia ou Matéria. Energia e Matéria são entes de realidade, possuem existência, posto que satisfazem e obedecem a uma cadeia ou relação causal, pois não surgem do nada; nem se geram do nada, tampouco se manifestam do nada, mas possuem uma causa, são efeitos de uma causa, possuem um princípio causador e gerador.)

Então qual é o principio causador ? Você conheçe o principio causador ? Algum cientista do mundo ja conseguiu descobrir qual é o principio causador e gerador ?  Você por exemplo pode ter um sonho essa noite e sonhar com materia , nesse caso tambem materia é um real ?
(Na natureza, não se cria e nem se destrói energia ou matéria do nada, mas apenas se transforma energia em energia, energia em matéria, matéria em matéria, matéria em energia. Dessa forma, energia é gerada a partir de energia ou matéria, e matéria é gerada a partir de matéria ou energia. Assim é a natureza e, portanto, assim é a realidade.)
Dizer que na natureza nada se cria e nada destroi é a mesma coisa de dizer que a natureza sempre existiu , coisa que é cientificamente impossivel . Na natureza existe uma coisa que se chama ciclo bilógico da vida , ou seja , nascimento vida e  morte . Por exemplo qualquer uma dessas pessoas que agora estão morrendo no hospital , elas não estão se transformando em nada , elas estão apenas morrendo , depois que elas partirem  vão ser apenas um pequeno fragmento do que ja foram um dia , podemos dizer que elas correspondem a outra objeto e não ao mesmo objeto . A naruteza não pode fugir do ciclo biológico e negar essa afirmativa é o mesmo que dizer que a natureza sempre existiu , coisa que é cientificamente impossivel . 

(Toda a Teoria da Relatividade de Einstein está alicerçada e construída sobre o Princípio da Constância da Velocidade da Luz no vácuo ou, como também é chamado, Princípio da Velocidade Limite. Este princípio estabelece que na Natureza existe uma Velocidade Limite; uma velocidade máxima. Ou seja, nada e nem ninguém pode ultrapassar esta velocidade; pode se movimentar com uma velocidade superior a esta. Tudo o que existe na Natureza, seja feito de matéria ou de energia, jamais poderá atingir uma velocidade que ultrapasse esta, mas apenas igualar-se a ela. Dessa forma, quando se diz que Deus é onipresente, se estar dizendo claramente que Ele é capaz de se movimentar pelo Universo com qualquer velocidade, inclusive velocidades superiores à da luz no vácuo. Para Deus ter a capacidade da onipresença, ele deve violar o Princípio da Velocidade Limite. Para violar este princípio fundamental, Deus teria que ser tudo, menos matéria ou energia. Mas como eu disse acima, na Natureza só há matéria e energia, logo se Deus não for nenhuma das duas, ele não possui existência real; Ele não é um ente de realidade. Portanto, pelo motivo de Deus violar o Princípio da Velocidade Limite, logo Ele não existe e nem pode existir.)

Deus foi quem criou a dualidade materia e energia , sendo seu criador ele não poder igual a esses agentes . Olha ai sua contradição , como Deus pode ser materia-energia se ele ja existia antes da materia e da energia ? Materia e energia estão sujeitos tambem ao ciclo biologico da vida , nascimento e morte .

(É dito também que Deus existe fora do tempo e do espaço, é imune as transformações e ao devir do espaço-tempo. É dito também que Deus não é afetado pelas leis da Natureza, mas é imune as ações delas e ainda as controla. Ora, tudo o que existe na Natureza ou é matéria ou é energia, e como bem foi dito anteriormente, matéria e energia existem no tempo e no espaço e são afetadas por estas duas dimensões, além de obedecerem às leis da Natureza. Logo, Deus não existe e nem pode existir.)

Deus não tem controle , a vida é apenas como um conjunto de dominos caindo em sequencia . Apenas causa e efeito , você não pode controlar causa e efeito .  Por exemplo Marcos é um advogado rico e bem sucedido , por que é filho de Tulio , engenheiro bem sucedido que se casou com Joaquina que ficou prenha do material genetico Marcos . A realidade é que o material genetico Marcos , nunca teve controle da sua vida , ele apenas se tornou bem sucecido por que herdou esse bom material genetico do seu pai . È claro que você tambem tem o oposto disso , Ademir que é um assassino psicopata e esta na cadeia , ele é fiho de João , que é um bebado que espanca sua mulher ate não conseguir mais . A realidade é que Ademir tambem nunca escolheu o que iria fazer em sua vida , todas as suas ações foram determinadas pelo seu material genetico sujo . 

(Em relação ao dilema CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO, eu fico do lado da Teoria da Evolução, pois o Evolucionismo não viola as leis da Natureza, ao passo que o Criacionismo sim. O Evolucionismo tem valor filosófico e científico, tem fundamentos teóricos fortes e constatações empíricas. Portanto, me alinho ao Evolucionismo.)
Evolucionismo viola as leis da natureza mais do qualquer outra coisa , acreditar em evolucionismo é o mesmo que acreditar que tempo e espaço sempre existiram , uma hipotese ridicula , puro escapismo . A lei da natureza é a lei do clico biológico , nascimento , vida e morte . 

more_horiz
Daniel Hidan escreveu:
(Tudo o que há na natureza só pode existir ou se manifestar sob duas formas: Energia ou Matéria. Energia e Matéria são entes de realidade, possuem existência, posto que satisfazem e obedecem a uma cadeia ou relação causal, pois não surgem do nada; nem se geram do nada, tampouco se manifestam do nada, mas possuem uma causa, são efeitos de uma causa, possuem um princípio causador e gerador.)

Então qual é o principio causador ? Você conheçe o principio causador ? Algum cientista do mundo ja conseguiu descobrir qual é o principio causador e gerador ?  Você por exemplo pode ter um sonho essa noite e sonhar com materia , nesse caso tambem materia é um real ?
(Na natureza, não se cria e nem se destrói energia ou matéria do nada, mas apenas se transforma energia em energia, energia em matéria, matéria em matéria, matéria em energia. Dessa forma, energia é gerada a partir de energia ou matéria, e matéria é gerada a partir de matéria ou energia. Assim é a natureza e, portanto, assim é a realidade.)
Dizer que na natureza nada se cria e nada destroi é a mesma coisa de dizer que a natureza sempre existiu , coisa que é cientificamente impossivel . Na natureza existe uma coisa que se chama ciclo bilógico da vida , ou seja , nascimento vida e  morte . Por exemplo qualquer uma dessas pessoas que agora estão morrendo no hospital , elas não estão se transformando em nada , elas estão apenas morrendo , depois que elas partirem  vão ser apenas um pequeno fragmento do que ja foram um dia , podemos dizer que elas correspondem a outra objeto e não ao mesmo objeto . A naruteza não pode fugir do ciclo biológico e negar essa afirmativa é o mesmo que dizer que a natureza sempre existiu , coisa que é cientificamente impossivel . 

(Toda a Teoria da Relatividade de Einstein está alicerçada e construída sobre o Princípio da Constância da Velocidade da Luz no vácuo ou, como também é chamado, Princípio da Velocidade Limite. Este princípio estabelece que na Natureza existe uma Velocidade Limite; uma velocidade máxima. Ou seja, nada e nem ninguém pode ultrapassar esta velocidade; pode se movimentar com uma velocidade superior a esta. Tudo o que existe na Natureza, seja feito de matéria ou de energia, jamais poderá atingir uma velocidade que ultrapasse esta, mas apenas igualar-se a ela. Dessa forma, quando se diz que Deus é onipresente, se estar dizendo claramente que Ele é capaz de se movimentar pelo Universo com qualquer velocidade, inclusive velocidades superiores à da luz no vácuo. Para Deus ter a capacidade da onipresença, ele deve violar o Princípio da Velocidade Limite. Para violar este princípio fundamental, Deus teria que ser tudo, menos matéria ou energia. Mas como eu disse acima, na Natureza só há matéria e energia, logo se Deus não for nenhuma das duas, ele não possui existência real; Ele não é um ente de realidade. Portanto, pelo motivo de Deus violar o Princípio da Velocidade Limite, logo Ele não existe e nem pode existir.)

Deus foi quem criou a dualidade materia e energia , sendo seu criador ele não poder igual a esses agentes . Olha ai sua contradição , como Deus pode ser materia-energia se ele ja existia antes da materia e da energia ? Materia e energia estão sujeitos tambem ao ciclo biologico da vida , nascimento e morte .

(É dito também que Deus existe fora do tempo e do espaço, é imune as transformações e ao devir do espaço-tempo. É dito também que Deus não é afetado pelas leis da Natureza, mas é imune as ações delas e ainda as controla. Ora, tudo o que existe na Natureza ou é matéria ou é energia, e como bem foi dito anteriormente, matéria e energia existem no tempo e no espaço e são afetadas por estas duas dimensões, além de obedecerem às leis da Natureza. Logo, Deus não existe e nem pode existir.)

Deus não tem controle , a vida é apenas como um conjunto de dominos caindo em sequencia . Apenas causa e efeito , você não pode controlar causa e efeito .  Por exemplo Marcos é um advogado rico e bem sucedido , por que é filho de Tulio , engenheiro bem sucedido que se casou com Joaquina que ficou prenha do material genetico Marcos . A realidade é que o material genetico Marcos , nunca teve controle da sua vida , ele apenas se tornou bem sucecido por que herdou esse bom material genetico do seu pai . È claro que você tambem tem o oposto disso , Ademir que é um assassino psicopata e esta na cadeia , ele é fiho de João , que é um bebado que espanca sua mulher ate não conseguir mais . A realidade é que Ademir tambem nunca escolheu o que iria fazer em sua vida , todas as suas ações foram determinadas pelo seu material genetico sujo . 

(Em relação ao dilema CRIACIONISMO X EVOLUCIONISMO, eu fico do lado da Teoria da Evolução, pois o Evolucionismo não viola as leis da Natureza, ao passo que o Criacionismo sim. O Evolucionismo tem valor filosófico e científico, tem fundamentos teóricos fortes e constatações empíricas. Portanto, me alinho ao Evolucionismo.)
Evolucionismo viola as leis da natureza mais do qualquer outra coisa , acreditar em evolucionismo é o mesmo que acreditar que tempo e espaço sempre existiram , uma hipotese ridicula , puro escapismo . A lei da natureza é a lei do clico biológico , nascimento , vida e morte . 

Meu caro, me parece que você se equivocou demasiadamente.

Penso que talvez não tenha compreendido os pontos que levantei para negar a existência de Deus e demonstrar a sua total inexistência.

Esses pontos que levantei e abordei são puramente científicos (provados) e filosóficos (lógicos e racionais), logo são infalíveis, irrefutáveis e inegáveis.

Recomendo que procure se informar mais acerca deles, pois são questões complexas, profundas e avançadas, pois envolve mecânica quântica, relatividade, lógica e metafísica.

more_horiz
@phisikys

Para começar, sou Ateu, não acredito em Deus mas estudei as opiniões pois gosto desse assunto.

Eu achei muito bom seu post, de fato.

Mas tenho que discordar de você nesse último post onde diz tal coisas:
Esses pontos que levantei e abordei são puramente científicos (provados) e filosóficos (lógicos e racionais), logo são infalíveis, irrefutáveis e inegáveis.

Recomendo que procure se informar mais acerca deles, pois são questões complexas, profundas e avançadas, pois envolve mecânica quântica, relatividade, lógica e metafísica.

Você sabe melhor do que ninguém aqui (pelos seus posts que eu já vi e por terceiros que me falaram sobre você) que a filosofia não é um dogma e em momento algum há um argumento lógico que é "irrefutável". Houve uma época em que Aristóteles era visto como um filósofo que estava totalmente correto e seus questionamentos eram irrefutáveis, e isso foi um atraso imenso para a filosofia. Não há um pensamento sobre algum assunto sem um embasamento físico (e suas variáveis) que seja irrefutável. Todo mundo pode filosofar e questionar uma lógica, por mais sentido que ela faça.

A física é um belo meio de tentar provar a inexistência de Deus, mas eu não acho que seja um meio a se explorar a fundo. Como disse Descartes em seus textos "Meditações Metafísicas" e "Conversação com Burman", Deus seria algo muito além da nossa capacidade racional. Seria algo que nós, seres "inferiores", não poderíamos imaginar. Ele criou tudo e todos, sendo assim, as regras as quais ele criou simplesmente não caberiam a ele. Ele seria maior que tudo.

Achei uma parte muito interessante e gostaria de respondê-la particularmente, o resto eu citei um ponto de vista sobre o assunto com a opinião de Descartes.
A onisciência de Deus é uma clara e direta violação à Causalidade, pois é dito que Deus tem a capacidade de conhecer o futuro. Pelo Princípio de Causalidade, sabemos que o efeito sempre sucede a causa, ou seja, para que se tenha um efeito, é preciso que se tenha antes uma causa, pois assim se dá a cadeia causal dos eventos na Natureza.

Vi que você sabe bastante de física, então deve saber que vários cientistas, inclusive Einstein, dizem que os três tempos (passado, presente e futuro) ocorrem simultaneamente no espaço-tempo. No documentário do History Channel sobre a Relatividade de Einstein eles demonstram que o tempo seria como fatias de pães, cada parte do tempo são fatias diferentes. O que me leva a citar o filósofo Boécio, que em seu leito de morte fez um livro chamado "A consolação da filosofia" onde explica que Deus está além do tempo, ele não sabe o que faremos por uma previsão, mas sim por estar observando todas as fatias de tempo no lugar em que reside.

É isso. Não estou refutando seus argumentos dizendo que estão errados, apenas trouxe mais um ponto de vista em cima do que você colocou e que achei bem interessante :neves:

more_horiz
(Meu caro, me parece que você se equivocou demasiadamente.

Penso que talvez não tenha compreendido os pontos que levantei para negar a existência de Deus e demonstrar a sua total inexistência. 

Esses pontos que levantei e abordei são puramente científicos (provados) e filosóficos (lógicos e racionais), logo são infalíveis, irrefutáveis e inegáveis)

Como são irrefutàveis ? Eu refutei facilmente todos eles , os cientistas a cada dia que passa descobrem novas teorias que refutam as antigas  antigamente era um ponto irrefutável que a terra era plana , não foi a muito tempo atras que conseguiram descobrir que a terra era redonda . Por exemplo , existem cientistas do alto escalão da Nasa que acreditam na teoria que o mundo que vivemos é na verdade  apenas um holograma em três dimensões . Ja outros cientistas ao redor do mundo não acreditam nessa teoria . Alguns cientistas acreditam em teorias das cordas ,  o que é teoria das cordas ? Basicamente a teoria das cordas trata sobre viagem no tempo e planos paralelos , coisas que são simplesmente absurdas para grande parte dos cientistas . Isso significa que os propios cientistas e filosofos não estão de acordo entre si , portanto o que você posta aqui não tem absolutamente nada de incotestável , muito pelo contrario , lhe garanto que pessoas muito mais versadas nas ciencias do que você discordam totalmente da sua opinião , que é basicamente a opinião geral , é o que você aprendeu na escolinha com seu professor de fisica ou então você aprendeu na faculdade . Você se esquece que as informações dadas na faculdade e na escola são as informações escolhidas pelo poder que manda nesse mundo  , o mesmo poder que é o responsável por esse mundo ser um lugar de fome e destruição . A triste verdade é que a nossa ciência não tem capacidade nem mesmo de entender os fenómenos desse mundo , quanto mais capacidade pra provar a inexistencia de Deus . A ciencia não tem respostas pro fenòmeno da combustão humana espontânea , não tem resposta para as piramides e linhas de nazca , triângulo das bermudas e etc . A ciencia não consegue ter conhecimento nem sequer  dos fenòmenos do mundo , enquanto tem gente que acha que a ciencia tem conhecimento do que esta alem desse mundo . A verdade é que não existe grande diferença da pessoa que é guiada pelos ensinamentos da faculdade e a pessoa que é guiada pelos ensinamentos da igreja universal , são apenas polos opostos de um mesmo fenômeno .

more_horiz

Olá caríssimo @Maito :planta:

Eu me expressei de forma resumida e apressada e acabou gerando equívocos e dúvidas.

A Lógica é um dos ramos da filosofia, assim como a ética, por exemplo. Algumas lógicas são verdades em si e por si, que não carecem de deduções ou demonstrações, por isso são autoevidentes e indubitáveis. Outras lógicas para serem dotadas de certeza precisam ser deduzidas e demonstradas. Por exemplo, podemos citar a lógicas das ciências exatas, como é o caso da matemática. Eu sei que 1+1=2 é uma verdade lógica indubitável e autoevidente, e por isso eu não preciso prová-la ou demonstrá-la, porquanto é uma ideia que me aparece à mente clara e distinta, uma verdade verdadeira em si e por si, autodeterminada; autossuficiente e autodemonstrável. Agora se digo que a soma dos ângulos internos de um triângulo equivale a dois ângulos retos, tenho que demonstrá-la, pois não é evidente e demonstrável por si e em si mesma. A partir do momento que eu demonstro essa afirmação através das operações exatas e lógicas da matemática, ela se torna um teorema; uma verdade irrefutável e indubitável.

O outro tipo de lógica como verdade irrefutável e indubitável a que me refiro é acerca da afirmação mais firme da natureza: NADA VEM DO NADA. Este é conhecido como o GRANDE AXIOMA DA NATUREZA. O que ele diz é que nada pode ser causado ou gerado a partir do nada, nem tampouco pode ser causado ou gerado por si e em si mesmo. Esta é uma lógica natural e universal. Pois bem, a CAUSALIDADE é lógica e racional porque segue e obedece a este axioma sagrado, pois todo efeito tem uma causa, tudo aquilo que existe tem uma causa; todo e qualquer fenômeno, coisa ou manifestação tem uma causa. A causalidade é uma necessidade lógica.

Aristóteles, em sua metafísica e demais obras, viola este axioma da natureza, pois admite uma causa primeira e única, incausada e absoluta. Logo, sua lógica é falha, pois viola a própria lógica da natureza; uma exigência da natureza que precisa ser obedecida e cumprida obrigatoriamente por tudo e por todos, pois a própria realidade se assenta nisso.

Em relação ao tempo, te digo apenas que o tempo não é um ente de realidade, mas é tão somente um ente de razão, assim como o número 1. O número 1 é uma abstração de nossa mente e, por isso, um ente de razão. Diferente da matéria e da energia, que são entes de realidade, pois existem fora de nossa mente, independente do que pensemos deles. O tempo, na física, é apenas um parâmetro; uma medida matemática para a computação da variação e/ou duração das quantidades físicas no espaço. A quantidade Espaço-tempo não é nem tempo e nem espaço, mas é uma mistura entre ambos, uma fusão conveniente que, fortuitamente deu certo e produziu uma série de resultados e previsões formidável. Nesse ponto, Einstein foi genial ao unir estas duas grandezas e obter uma grandeza invariante por transformações de referenciais, que se conserva sempre e gerou toda uma teoria robusta e poderosa.

Caro @Daniel Hidan, em nenhum momento me referi a TEORIA DAS CORDAS ou a TEORIA DAS DIMENSÕES EXTRAS, que não passam de especulações e conjecturas, visto que não foram sequer postas em experimentação, diferente das teorias da Relatividade e da Mecânica Quântica, que já foram provadas e demonstradas experimentalmente inúmeras vezes. Meu caro @Daniel Hidan, a física é uma ciência puramente experimental, visto que a matemática lhe apenas uma linguagem de quantificação e exatidão, uma linguagem precisa, universal e compacta. Você pode formular uma teoria sofisticada, mas se ela não for validade pela experiência, pode jogá-la no lixo. As teorias das cordas e dimensões extras não passam ainda de hipóteses.

Eu estou postando isso as pressas, então me desculpem se cometi alguma falha.

Um abraço meus caros! :okai:

more_horiz
Eu acredito em um ser superior, como me criei em uma comunidade cristã, o chamo de Deus, assim simplesmente.

Como já postaram, o vídeo do Dr. Eneas( Gênio ) abriu muito minha mente, comecei a filosofar sobre isto e cheguei a esta opinião.

Mas eu não gosto de ir a Igrejas, ou tão pouco ir a Cultos Evangélicos e demais Variantes da Crença Judaico Cristã.

Afinal, a Bíblia não uma fonte muito confiável também não existe Personificação de Deus na Terra.

Deus não é para ser Julgado com Razão, e sim como Emoção, não é algo para se ver ou analisar e sim algo para se Sentir.

Apesar de não gostar muito de Religiões, respeito todas e inclusive os Ateus, mas em especial a Religião Cristã serve de "Freio" para muitas pessoas. Quantos Perdidos, Bandidos e outros Renegados se converteram e passaram seguir esta Doutrina e se Recuperaram?

A verdade que o Cristianismo distribui muito preconceito, mas é porque as pessoas se baseiam em algo que foi escrito milhares de anos atrás, mas infelizmente o Homem precisa ser Doutrinado, se não a Sociedade começa a se degradar. E de fato, como um dos Três Pilares da Sociedade Ocidental( a filosofia grega, o direito romano e a moral judaico-cristã ) é muito importante para a sustentação de nossa sociedade. Sociedade esta que esta a Ruir, com a enorme inversão de valores que está dominando esta realidade.

Eu realmente acredito como a Teoria da Evolução como sendo a mais Provável, mas não entendo por que de muitos acharem que está não se encaixa na fé Teísta.
Sendo que, Gênesis 1 admite várias Interpretações e não é comprometida de nenhum modo a velha ideia da Criação em 6 Dias Literais. Santo Augustino, no Séc IV em seu comentário sobre Gênesis 1, explica que os Dias não precisam ser Interpretados Literalmente e nem que a Criação ocorreu a alguns milhares de anos, Ele sugere que Deus criou o mundo em Etapas que vão se desenrolando e gradualmente se desenvolvendo-se ao longo do tempo. 

A teoria da Evolução é realmente muito boa, mas de Fato não passa de uma Teoria. Barrow e Tripel, dois Físicos no livro "The Anthropic Cosmological Principle" fizeram um calculo que explica bem esta ideia. Eles Calcularam que a Probabilidade do Genoma Humano ter surgido Naturalmente é algo entre 4 elevado a -180, elevado a 110.000 e 4 elevado a 360, elevado a 110.000. 

Ou seja, se a Evolução Humana realmente ocorreu Naturalmente neste Planeta foi literalmente UM MILAGRE. Logo mais evidencia da existência de Deus!

Logo eu concluo que o Evolucionismo não serve de argumento para a Não Crença, muito pelo contrario. Com ela temos um bom suporte para acreditar que Deus atuou no processo Evolutivo.

more_horiz
O problema de alguns religiosos mais fundamentalistas é essa tentativa de tentar limitar o ato da criação divina a um período limitado de tempo, como se uma divindade absoluta perdesse a credibilidade se estivesse sempre ativa e manifestando sua presença na natureza através da mudança vagarosa. Como disseram sabiamente aqui (e eu devo ter falado no outro Post), evolução e teísmo não se anulam. Se as pessoas percebessem o quanto isso é verdade, talvez não teríamos tantos debates inúteis na Internet.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos