River escreveu:Olha Lobs, eu não quis dizer que Deus ou Jesus não existe. E também quis passar a intensão de duvidar da autoria da Bíblia. Eu so queria passar a mensagem de que a Bíblia real, digamos assim, o verdadeiro livro sagrado, que é a junção dos vários livros, pode ter ser perdido. Ninguém que estava lá, está aqui no nosso século para confirmar que cada versículo está correto e era assim os livros canons. Hoje em dia tem diferenças até nas traduções, imagina a diferença que tem de 2000 anos atrás. Na período das trevas (que é chamado assim, pois as pessoas viviam na escuridão da ignorância) 95% da população era analfabeta e quem sabia ler eram alguns nobres, quem só sabia ler e escrever era os membros da Igreja, que tinha grande influência na Europa. Como eu já disse, não quis duvidar desse canons, eu so quis levantar a hipótese de que a Bíblia atual pode conter coisas que não tem na Bíblia sagrada e verdadeira. Pois a mesma Igreja que torturava, matava, queimavam as mulheres nas fogueiras acusando elas de bruxaria só porque não iam na missa... Essa mesma Igreja poderia ter modificado umas partes para ter mais poder. Era isso que eu queria dizer. Existe incontáveis hipóteses sobre esse assunto. Não acredito que a Bíblia atual seja a palavra de Deus, a palavra dele está no coração de seus fiéis. Não em papéis impressos.
E sobre o que você falou sobre que Deus sempre existiu, realmente eu consigo imaginar um força que sempre existiu, pelo menos para
mim é difícil, imaginar isso, algo que não foi criado ou que sempre esteve aqui. Para minha cabeça isso é impossível, não consigo pensar sobre isso. Realmente Deus é algo que vai além da compressão humana.
E a origem da vida também vai além da compressão humano. A Teoria da Evolução, não prova a inexistência de Deus, assim como a expansão métrica do espaço-tempo prova que ou Deus não existe ou a que a força Deus é infinita ao ponto de criar forma continuamente a bilhões de anos.
E eu citei os dinossauros, pois a Bíblia (olha ela aí de novo) nunca disse nada sobre ela
Assim eu sou budista ou no mínimo ou budista agnóstico digamos assim. E eu acredito nas três joias sagradas do budismo, o Karma, Sagma e Dharma. E pros budista a vida e a origem são inconcebíveis é uma outra parte do budismo acredita que a própria natureza criou a vida (perceba que essa parte do budismo é a mais próxima da ciência).
Lobs, eu quero que você me responda algo.Existe uma explicação para " Se Deus é perfeito, onisciente, onipresente e onipresente" Por que a tantas guerras, sofrimento e maldade no mundo. Já que originalmente não havia um conceito fixo de punição divina. O inferno foi criado no período medieval, para assustar as pessoas e força-lãs a ir para as Igreja e o judeus não acreditavam no inferno.
Espero que você não pense que eu estou te desafiando ou provocando. Só gosto do jeito que você expressa seus pontos de vista e argumentos. E queria saber sua opinião sobre a minha pergunta.
Como eu posso dizer... é um bom ponto levantado por você, as modificações na Bíblia. Já que você se interessa pelo assunto, vou citar uma coisa aqui que talvez se interesse. Há algo muito mais relevante que supostas modificações, e isso é o contexto histórico que os textos foram escritos. Há a obra do espírito santo neles, porém, isso muda A FORMA de que algumas coisas são passadas... hm... como posso dizer... muda o teor do texto, embora o ensinamento ainda perpetue.
Vou te citar duas curiosidades, uma é uma influência histórica, e outra é uma curiosidade mesmo.
O primeiro, uma curiosidade que talvez te ajude no futuro. Jesus recebeu 3 presentes, o Ouro, o Incenso, e Mirra. Jesus tinha que financiar de algum jeito as suas viagens. Normalmente, as pessoas pensam que o presente mais valioso era o Ouro. Só que não. O presente mais valioso era, DE LONGE, o Incenso. Para você ter uma ideia, 1kg de Incenso valia MUITO, mas MUUITO mais do que 1kg de Ouro na época. Provavelmente foi com isso que Jesus Cristo financiou suas primeiras viagens. :) (Essa eu devo ao meu pai, foi ele quem me ensinou sobre isso.)
O segundo, é sobre o relato de Rute. Se você não lembra, ela se deita aos pés do seu marido (VAI OUVINDO ESSA, TENHO CERTEZA QUE TU VAI GOSTAR), já que citou as mulheres), depois de tudo que acontece e tal. Alguns interpretam o ato de Rute como uma conotação sexual. Porém...
Está errado :k. Mesmo que fosse, não é só isso, nem de perto. Deitar aos pés do Marido, é um COSTUME ISRAELITA da época. E adivinha só? RUTE NÃO ERA ISRAELITA. Entendeu...? Isso mostra humildade, a se adaptar e respeitar o costume/caminho da pessoa que você ama, estar ao lado dela. Olha que ensinamento PERFEITO pra vida. Uma parte da Bíblia que muitas pessoas nem dão muita atenção, carregando um ensinamento fantástico e de peso.
Cara, a Bíblia é GENIAL. Muito, muito, muito genial. Quem fala que a Bíblia é ruim, é isso e aquilo, não sabe absolutamente nada sobre ela. Teve uma época que eu nem considerava a Bíblia na minha crença, até que comecei a estudar o assunto, e PQP, me apaixonei.
Mas enfim, voltando ao foco do assunto aqui. A Bíblia simplesmente não pode ser modificada. É que não pode MESMO, era pecado naquela época, por mais FDP's que algumas pessoas do clero fossem, elas acreditavam em Deus, e sempre esteve explícito na Bíblia que somente ele pode autenticar. Então mano, MUITO DIFICILMENTE vão ter alterações diretas NO ENSINAMENTO que a Bíblia passa. A jogada ali eram as interpretações que eles faziam, você mesmo pode concluir isso, tem conhecimento que 95% era analfabeto, naquela época somente o alto clero podia fazer interpretações sobre a Bíblia também. Na verdade, só eles sabiam ler aquilo, praticamente. Lutero (autor da reforma protestante) mesmo, era um dos que tinha acesso.
O ponto de 95% ser analfabeto, é que eles podiam interpretar da forma mais absurda que queriam, só pra manipular o povo. Só que modificar as escrituras sagradas, ao ponto de prejudicar o ensinamento que contém nelas, é meio impossível. Porque eles de fato não podiam fazer isso, não se esqueça que o cristianismo não morava somente em um reino, e sim em inúmeros. Modificar as escrituras seria simplesmente inútil, sem sentido, e a condenar a própria alma por algo imperdoável. Fora que não tinha a menor necessidade, já que, como você mesmo disse, 95% era analfabeto, existiam REIS analfabetos, e as interpretações deles das escrituras, era o que dominava. Eles eram tendenciosos mesmo, mas eles mesmos acreditavam nas coisas que falavam a interpretavam, modificar uma escritura seria um crime imperdoável, além de um pecado sem tamanho. Seria se condenar, ninguém queria isso, ainda mais quando sequer precisava disso. Então sim, dificilmente algo de relevância para os nossos tempos atuais foi alterado... algo que mude ou impeça o ensinamento? Impossível, sinceramente. Por isso não devemos nos ater a essas coisas, e sim procurar o ensinamento da Bíblia... ficar pensando sobre isso não vai salvar ninguém, o que faz a gente encontrar a luz é a prática, o amor, o bom coração... e isso tudo a Bíblia ensina.
Isso falando em Idade Média, não tinha versões impressas. Te dando um exemplo histórico, antes que você pense que isso é uma falácia, se coisas do tipo fossem possíveis, Lutero jamais teria embasamento para fazer uma reforma. E mesmo que tivesse, ele iria citar as modificações que faziam. Ele nunca citou nenhuma MODIFICAÇÃO ESCRITA em um texto, e sim interpretações errôneas em cima deles. Até porque não era assim, né brother, era impossível modificar as escrituras, não era como um site acessado por todos, e sim era algo que estava espalhado pelo mundo, e modificar na sua própria área, já era se condenar a escuridão, além de desnecessário, MUITO arriscado, e difícil pra cacete.
fato random: É um fato arqueológico a veracidade dos textos canonizados. (ex: a autoria dos apostolos)
Traduções? Ok, podemos considerar. Mas pra você ter uma ideia, são textos sagrados, mano, eles sobrevivem durante o tempo. As escrituras originais (as escrituras, palavras, não o primeiro papel em que foi escrito) em hebraico, aramaico e grego, sobreviveram ao longo do tempo. Os textos bíblicos foram preservados por copistas muito meticulosos, e as cópias a mão começaram pouco depois da escrita dos originais. Isso era uma profissão em Israel, sabia? Eles sobreviveram durantes séculos e séculos, e até hoje temos acesso as versões hebraicas, aramaicas e gregas, no caso de qualquer duvida envolvendo traduções (exemplo: interpretação errônea dos protestantes sobre "vagas repetições" ser um termo que existe na bíblia e diz respeito a rezas), você pode consultar. Ali, você pode ter certeza que é no mínimo muito seguro, considere-se lendo exatamente o que foi escrito. Isso sempre foi feito por profissionais muito dedicados. Na verdade, eles reverenciavam profundamente as palavras que copiavam, sendo extremamente meticulosos. Bem sabiam que não podiam acrescentar ou retirar qualquer pontuação ou letra ao texto sagrado, porque isso seria a negação da sua própria vida dedicada. Fora que mesmo que UM resolvesse fazer, não ia adiantar nada. Tanto é que não há evidências históricas de nenhuma tentativa, até onde se sabe. Não tinha telefone para um ligar para o outro e falar: "Olha, parceiro, estou precisando modificar umas coisas aqui na Bíblia, e para minha atitude ter um impacto maior, quero que você e seus amigos façam tbm, blz?". Mesmo que isso fosse possível, pensa comigo, isso beira o ridículo, caso alguém percebesse esse cara seria no mínimo morto, e iria pro inferno logo depois. Hu3. Fora que não teria nenhum impacto relevante no que temos hoje em dia, o cristianismo é muito grande, está acima disso tudo.
Por esses motivos, meu amigo, não ME resta dúvidas que a Bíblia é sim a palavra de Deus e contém os ensinamentos que foram deixados pra gente. Mas respeito de alma e coração sua opinião de que a palavra dele está no nosso coração, não tenho duvidas que é um dos caminhos até a ele. Porém, considere as vezes extrair alguns dos ensinamentos de Jesus, te garanto que não vai encontrar nada que vai te prejudicar ou que você vá se arrepender depois.
Sobre dinossauros na Bíblia, quem disse que não encontramos? Depende da interpretação e do quão longe você foi teologicamente.
"“Contempla agora o beemote, que eu fiz contigo, que come erva como o boi.
Eis a sua força está nos seus lombos, e o seu poder, nos músculos do seu ventre.
Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos da suas coxas estão entretecidos.
Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro.
Ele é obra-prima dos caminhos de Deus; o que o fez o proveu da sua espada.”"
Jó 40:41
As traduções citam o "beemote" como um hipopótamo. Só que na verdade, se você ler o livro inteiro, vai ver que as descrições se assemelham muito a animais pré-históricos. O que poucos sabem, é que "beemote" quer dizer animal de grande porte SAUHASUSAHUH; eu como pretendente teólogo, não considero isso como hipopótamos e sim um animal pré-histórico, como dinossauros. Também temos "Tanniyn" (Hebraico) que já foi traduzido como serpente, dragão e monstro do mar (repare, tudo escamoso). O correto mesmo, levando ao pé da letra friamente, seria "monstro".
No Salmo 104:26 o Leviatã tem porte associado a um navio, não a um barco qualquer: "... Ali andam os navios; e o leviatã que formaste para nele folgar". Em algumas bíblias, este texto cita "monstro marinho". O porte destes dois animais era muito maior que os de um hipopótamo e um crocodilo. E bem, na pré-história existiam predadores marinhos gigantescos.
São só algumas evidências, você é um cara inteligente e eu já percebi isso, acho que gostaria bastante de estudar teologia. Já deve ter percebido que as traduções atrapalham várias coisas mesmo, como as evidências sobre dinossauros. Mas já é algo difícil, né, já que os autores dos textos sagrados nunca viram um dinossauro, seria no mínimo estranho pra eles e pra todos descreverem claramente e nomearem os dinossauros, isso porque é algo totalmente desnecessário se tratando de ensinamentos pra gente. O foco de Deus é nos ensinar a viver, ter bom coração, não antepassados dos repteis
Mas se você quer que eu aborde evidências Bíblias, posso fazer isso muito melhor falando sobre como a Bíblia já sabia que a terra era redonda MILHARES de anos antes de Galileu Galilei.
Sobre o Budismo, bate aí, sou espírita e minha religião também está diretamente ligada com as forças da Natureza, que é proveniente de Deus. É de um jeito totalmente diferente, nós buscamos a luz, e tem muuuitas outras diferenças entre as filosofias da minha religião e da sua, não vou mentir. PORÉM, temos isso em comum. o/
Sobre a sua pergunta sobre a onipotência, onipresença e onisciência de Deus, depois se você quiser eu prometo que volto aqui pra EU escrever sobre isso, mas se me permitir, deixe que eu deixe um vídeo que reflete muito bem o que penso sobre o assunto:
https://www.youtube.com/watch?v=BzLsZWr6uOM
Depois eu volto aqui e escrevo eu mesmo, pra marcar a MINHA opinião sobre isso (embora o vídeo reflita ela bastante). Mas agora eu estou muito cansado, muito mesmo, @River, como pode ver, já escrevi bagarai, e isso desgastou um pouco minha mente (eu penso antes de escrever). Então mesmo que eu escrevesse, não seria com o mesmo pique e dedicação... não ia ficar tão bacana como pode se eu voltar aqui amanhã e te responder. Mas veja o vídeo, é bem legal, e só fala verdades. Diz muito sobre o que penso. O Nando Moura (autor do vídeo) também estuda teologia.
@Paulo Victor Freire Foi mal, são 01:51 da manhã e agora eu to realmente cansado, e como eu disse acima, se eu não parar por aqui eu vou começar a perder a pegada e não vai sair uma explicação tão boa como pode ficar se eu fizer com dedicação e atenção depois.
Depois eu volto aqui, vai ser um prazer te responder sua pergunta sobre minha religião. Claro, tem coisas que eu não posso te falar (na verdade não sei se posso, mas na dúvida, não vou falar né kk), não é atoa que se encontra muito pouco sobre isso na internet. Maas, beleza, dá pra responder sua pergunta perfeitamente, amanhã eu passo aqui de novo. Então peço que espere um pouco, beleza?
Por hoje, é só.