Primeiramente, obrigado à Beel-Chan pela entrevista.
1. Qual seu nome? Tem algum apelido?
Meu nome é Frederico Moreira Guimarães. Meus amigos e as pessoas próximas a mim me chamam de Fred. Fredlorico era o meu apelido no Senai (já faz tempo... eu tinha 15-16 anos)
2. Onde você mora? (Cidade/Estado – casa/apartamento)
Moro em São Paulo capital. Meu bairro é na periferia, o Jd. São Luiz, depois de Santo Amaro. Quem mora em São Paulo deve conhecer. A cerca de quatro anos (um pouco menos) retornei para a casa dos meus pais. Já morei também no Capão redondo, por dois anos e meio, numa casa de congregação religiosa, onde eu pretendia me tornar frade.
3. E com quem? (Pai, mãe, etc.)
Momo com os meus pais e minhas duas irmãs. Sou o filho mais velho.
4. Tem animais de estimação? Se sim, quais?
Tenho um cachorro, um canário (que é do meu pai), dois periquitos e um peixe (que é da minha irmã).
5. Qual o seu dia da semana favorito?
Gosta de Sexta-feira. É o meu dia mais tranquilo de trabalho e é também o último dia da semana. Como tenho muitas atividades durante a semana, espero ansiosamente pelo fim de semana.
6. Prefere um dia chuvoso ou ensolarado?
Gosto de sol e calor. Eu concordo que no frio as pessoas se vestem melhor, ficam mais bonitas. Eu mesmo, acho o inverno uma estação bonita. Também acho que os dias chuvosos tem a sua beleza. Mas, para mim, o calor é melhor. Me sinto mais disposto, fico menos doente e também fico mais alegre.
7. Está namorando, ficando ou gostando de alguém?
Namoro há três anos e cinco meses.
8. Quais são seus tipos de comida favoritos? E quais odeia?
Como de tudo menos abóbora moranga, xuxu e miúdos. Acho a moranga muito doce para comer com a comida (mas gosto muito de doce de abóbora com coco). Acho o xuxu insosso e não gosto de miúdos. Também não sou muito fã de carnes (inclusive frango) com exceção da carne de porco, que eu como moderadamente (e gosto muito). Gosto da culinária alemã, da culinária japonesa e de culinárias regionais do Brasil. Gosto de todos os doces.
9. Como você se descreve? (Pessoa calma, séria, estressada...)
Quem me conhece me acha uma pessoa tranquila. Inclusive, muitos alunos ficam me perguntando: "o senhor não fica nervoso nunca?". Na verdade, me esforço para me manter sempre tranquilo. Afinal, ninguém é culpado de eu estar estressado e por isso não posso descontar nada em ninguém. Também procuro me guiar pelo princípio de jamais magoar quem gosta de mim.
10. Se você pudesse definir a sua vida com uma palavra, qual seria?
Difícil essa... Bom, acredito que seja LUTA. Minha vida é uma constante luta, mas uma luta interna, contra mim mesmo, que é o meu maior adversário.
11. Qual é a coisa que mais te deixa enfurecido (a)?
Acredito na verdade e na justiça. Por isso, o que me deixa enfurecido é a injustiça.
12. Existe algum provérbio ou frase que marcou a sua vida?
Existem vários princípios e máximas que eu gosto. Gosto muito de um filósofo romano chamado Sêneca, representante da escola estóica. Esta é uma idéia dele que sintetiza um pouco de seu pensamento, presente no livro "Sobre a brevidade da vida": Ninguém retoma de bom grado o que passou, exceto aquele cujas ações estão submetidas à sua própria consciência". Isso significa que somente a pessoa que age de acordo com a sua consciência, sem sucumbir às vontades momentâneas, consegue olha para o passado com satisfação e alegria (isto é, não fez burradas do qual se arrepender).
Tem também uma máxima de Kant: "age sempre que sua ação possa se tornar lei universal". Isso significa o seguinte: o que você faz é correto se puder ser feito por todo mundo.
É claro que é muito difícil seguir isso ao pé da letra. Mas esse é o objetivo. Se eu quero a vitória sobre mim, isso é, sobre o meu egoísmo, devo sempre estar tentando. Por isso eu defino a vida como uma luta, porque isso nunca tem fim. O egoísmo próprio é o principal inimigo porque suas marcas são mais profundas que qualquer arranhão ou hematoma superficial. Suas marcas ficam no passado e, quando são graves, no passado de muitas pessoas e são as que mais demoram para cicatrizar.
13. O que você acha da política do Brasil? E no mundo?
Sou um esquerdista e, mesmo não concordando muito com muitas ações do último governo, acredito que tivemos importantes realizações no plano econômico, político e social. Houve uma maior distribuição de renda, a economia tornou-se mais estável, houve um aumento significativo nas universidades públicas federais, foi incentivada uma maior integração economica sul-americana, a industria estatal foi fortalecida e não houveram mais privatizações, etc. Não que seja perfeito. Na minha opinião, faltaram muitas coisas importantíssimas a serem realizadas, porém, comparado com o governo anterior, houve, na minha opinião, um progresso significativo.
Sobre a política no mundo, com Obama, acredito que o Obama foi uma melhora em relação ao Bush. Porém, ele ainda representa o ideal econômico norte americano e sua propagação para o mundo, como ficou evidente em Copenhage. Esse ideal econômico representa o aumeto da probreza, a competição e a destruição dos recursos econômicos do mundo. Enquanto não superarmos esse paradigma, não vejo possibilidade de melhora em nosso mundo.
14. O que te levou a gostar de Animes/Mangás?
Quando eu tinha 9 anos, um amigo me convenceu a assistir Os Cavaleiros do Zodíaco. Foi amor à primeira vista.
15 .Quais seus animes favoritos? Quais já assistiu, e qual está vendo atualmente?
Gosto muito de Naruto, Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, etc. Hoje só assisto Naruto. Infelizmente, por causa das minhas obrigações, não posso assitir tudo o que tenho vontade.
16. Com qual personagem de anime você se identifica?
Difícil essa. Gosto muito do Naruto como personagem. Agora, eu gostaria muito de parecer com o Kenshin Himura.
17. Quais tipos de musica você curte?
Gosto de vários gêneros. Música erudita, gregoriano, MPB da década de 70, hard rock, new wave. Porém, o meu gênero favorito é o rock progressivo.
18. Qual é o cantor (a) ou banda que você mais gosta? E qual sua música favorita?
Gosto muito do Emerson, Lake and Palmer (ELP), do Yes, do Pink Floyd e de muitas outras bandas. Música é mais difícil. Não tenho uma música favorita. Gosto de várias, principalmente: Karn Evil 9 (ELP), Echoes (Pink Floyd), The Gates of Delirium (Yes) e várias do Chopin e do Beethoven.
19. Qual seu filme favorito, e qual recomenda para que o pessoal assista?
Gosto muito de Cinema. Não tenho um filme favorito. Gosto de vários, entre os quais: 8 e 1/2, Os 7 Samurais, Laranja Mecânica, Gran Torino, O Bebê de Rosemary, etc. Recomendo para todos assistir Blade Runner, o caçador de andróides (do tempo que o Ridley Scott era bom). É uma ficção científica excelente (brilante) com roteiro magnífico de temática existencial. Foi o meu filme favorito por muito tempo.
20. Dos livros que você leu, de qual mais gostou?
Gostei de muitos. Acredito que o meu livro favorito seja "A Idade da Razão" de Jean-Paul Sartre. Recomendo muito, para todos, a leitura de 1984 de George Orwell.
21. Qual é seu jogo favorito? E qual recomenda?
Faz tempo que eu não jogo videogame. Os meus jogos favoritos eram Suikoden II, Resident Evil 1, 2 e 3 e Silent Hill, do Playstation 1 (parei nesse videogame). Hoje gosto muito de Age of Empire II, de jogo eletrônico e de Magic the Gathering.
22. De qual esporte você mais gosta? E qual costuma praticar?
Gosto de artes marciais. Pratiquei Karatê um tempo. Hoje eu pratico Aikido, mais precisamente, Takemussu Aikido.
23. Pra qual time de futebol você torce?
Sou Palmeirense. Gosto de futebol, mas hoje eu não acompanho muito (só assisto os principais jogos do time).
24. Você toca algum instrumento? Se não, gostaria de aprender algum?
Estudei Orgão dos 13 aos 16 anos e piano depois disso. Hoje não posso estudar música mais, por falta de tempo, principalmente para praticar. Também toco guitarra toda semana e também sei tocar baixo (já toquei baixo em duas bandas do meu bairro), instrumento que eu tenho facilidade por causa do órgão, que também possui um baixo (pedais).
25. Se pudesse voltar no tempo pra desfazer algo, o que seria?
Impedir de magoar aquelas pessoas que eu já magoei.
26. Algum amigo seu já te decepcionou mesmo? como foi?
Teve um amigo meu que eu gostava de conversar e desabafar. Ele contava tudo o que eu falava da minha vida para a irmã dele e ela espalhou para um monte de gente.
27. Dos sonhos que você teve, qual foi o mais engraçado, ou mais maluco?
Não guardo muito sonhos. Teve um, quando eu tinha 13 ou 14 anos, acho, que foi o Yu Yu Hakusho. Fou o capítulo que o Sensui matou o Yusuke. Eu sonhei com aquela luta. Eu aparecia e tentava ajudar o Yusuke. Porém, apanhei feio do Sensui. Aí o Yusuke levou aquele golpe que o matou (se eu não me engano, era tipo um tiro), eu ficava nervoso e desenvolvia uma espada espiritual, tipo aquela última do Kuwabara e matava ele de vingança. Depois eu vi que o Yusuke ressuscita e da a maior sova no Sensui. Aí eu não gostei. fiquei até com dó dele por causa do jeito que ele apanhou.
28. O que você acha do fórum? E como o conheceu? (Google, recomendação de amigo, etc.)
Gosto muito do fórum. Para mim, é até um milagre um lugar onde todo mundo se respeita na net. Eu o conheci via Google, procurando informações sobre Naruto.
29. Quais pessoas do fórum você considera mais importantes?
Gosto de muitas pessoas aqui. Em especial do Morgon, com quem eu sempre me dei muito bem, do Solid Kain, pelos nossos debates, do Rodrigo-dygu e do Rinnegan_Wex, meus companheiros de bar, do KryOn, que esquenta os debates, do Augusto Hatake e do Dark Kyo que estão sempre participando de tudo, do Orochimaru moderador, que anda um pouco sumido, mas sempre participava dos debates. Ah, não posso esquecer do Sr. Uchiha (Madará), que participa bastante dos debates, mas sempre de forma conciliadora. Também tem uma pessoa, que eu acho que nem lembra de mim, que é a Remília, que um dia me ajudou com muita paciência e de forma bastante didática e hoje faz um ótimo serviço como moderadora (foi a única pessoa que viu uma foto minha aqui, coitada, se assustou de verdade kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).
Opa, não posso me esquecer do Hidan e do S3ttl3er, que estão sempre comigo na seção de músicas.
Peço desculpas aos amigos que eu não pude citar aqui. Quero que todos saibam que, embora não estejam aqui escritos, estão na minha memória de alguma maneira e me ajudaram e enxergar um pouco melhor as coisas.
30. Quais são suas metas para os próximos anos?
Nâo vejo a hora de acabar os meus estudos. Quero juntar dinheiro e tentar casar daqui a alguns anos.
31. Se contenta com o que tem hoje, ou gostaria de ir além de seus limites pra realizar seus desejos?
Estou muito feliz com tudo o que eu já consegui. Estou num momento muito bom da minha vida e estável na minha profissão.
32. Qual país você gostaria de conhecer?
Gostaria muito de conhecer a França, Itália, Portugal, Japão e conhecer mais o Brasil (ir para o Norte e para o Nordeste, que não conheço).
33. Conte alguma situação engraçada ou chocante, que tenha marcado para você.
Tem três que eu sempre lembro. A primeira foi numa época que eu vivia cansado e um dia sentei atrás do banco mais alto de um ônibus articulado e dormi profundamente (nem percebi que tinha ficado escondido). Acordei assustado com o ônibus parado dentro de uma garagem. Não tinha ninguém perto. Então eu comecei a gritar e bater na porta cerca de dez minutos até alguém me notar e dizer rindo: "olha lá, tem um cara dentro do ônibus".
Outra situação. Eu sou um péssimo motorista. Certa vez, dirigindo com minha irmã no carro e mais três amigos, minha mãe liga e pede para a gente passar no drive-thru do McDonald's e comprar um big mac. Eu não sabia qual era a entrada e pedi para o pessoal me avisar. Aí o pessoal falava: "tá chegando", "fica esperto, tá chegando", "chegou", "para que passou", aaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhh. Bati na árvore na entrada do Drive-thru, do McDonald's da avenida João Dias. Não machucou ninguém, mas todo mundo riu. O carro ficou um pouco detonado e, como era do meu pai, tive que pagar o concerto. Até hoje a árvore está lá, descastada e um pouco levantada na parte que eu bati. Quem morar em São Paulo, é só ir lá ver.
Uma vez, no meu tempo de seminário, nós fomos numa casa de retiro, que era administrada por algumas irmãs, para descansar. Fomos fazer um churrasco e nadar na piscina. Eu saí da piscina e fui me secar. Como os vestiários estavam longe, fiquei atrás de um murinho e tirei o bermudão para me secar e colocar a roupa. Aí, os meus amigos pegaram a minha roupa e me deixaram pelado. E o pior é que tinha uma irmã responsável pela casa subindo bem na hora. Tadinha, ela me viu, abaixou a cabeça, e voltou toda constrangida. E todo mundo ficou rindo de mim. Foi engraçado, porém, coitadinha dela, não merecia pagar pela brincadeira dos outros kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
34. Na sua opnião, tem algo que possamos melhorar no forum?
Para mim, está tudo ótimo.
35. Você acha o trabalho da equipe de administração/moderação do fórum competente?
Todos os administradores e moderadores são muito competentes e respeitosos. Tudo aqui, para mim, funciona perfeitamente.
Muito obrigado pela oportunidade. Agradeço a todos e, em especial, a Beel-chan pela entrevista. Espero não ser cansativo e peço desculpas pelo excesso de linhas. Sou muito prolixo. Estou tendando melhorar isso, mas é quase como um vício kkkkkkkkkkkkkkk.
Mais uma vez obrigado. Peço desculpas se entediar alguém.