Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Pena de morte - moral

+10
Bad Blood
Boss
Ma
Dante Sparda
Merlin
Daniel Hidan
Sasuke
River
gui 14
Maito
14 participantes

descriptionPena de morte - moral EmptyPena de morte - moral

more_horiz
Moralmente, usando suas visões, respondam-me.

- Pergunta para quem defende:

Porque matar o bandido? Para que isso? Há necessidade? Raiva?

- Pergunta para quem é contra:

A morte do bandido faz diferença em algo? Para que manter alguém assim vivo? Qual o peso da vida dele?

Respondam, sempre tive essas dúvidas (eu fiz um trabalho cheio de dados que defendia ser contra a pena de morte, mas não focamos na moral por não termos tempo e economicamente ser mais fácil explicar para a turma burra a ineficiência da pena de morte).

descriptionPena de morte - moral EmptyRe: Pena de morte - moral

more_horiz
ue pq vc quer saber a opinião das pessoas se vc considera ''burra'' quem é a favor ??? mas enfim... sou a favor sim. hoje em dia a pessoa sai pra te assaltar vc entrega o que a pessoa pede e em muitos casos mesmo assim o bandido te mata so por ''graça'' pq sabe que nao tem puniçao,pq sabe que vai ter uns idiotas que vão defender eles falar que são 'coitados'' que nao tiveram oportunidade na vida, e por isso tem o direito de sair matando os outros.enfim nao acho que quem comete homicidios merece uma ''segunda chance'' quem morreu nao vai ter essa chance. mais justo seria prisão perpetua ou pena de morte.

more_horiz
Porque matar o bandido?

Exemplo, quanto mais bandidos morrer, menos pessoas vão pensar em cometer graves atos ilícitos. Nunca pesquisei afundo isso, mas é provável que em regiões onde a pena de morte já seja liberada, o número de crimes graves tenha diminuído. Não acredito que mesmo com pena de morte, a violência tenha aumentado gradativamente.
E também entra uma questão da religião, são sou católico, judeu ou evangélico, mas esses dias estava uma matéria em alguns sites, dizendo que uma pesquisa comprou que 80% das últimas palavras dos condenados a morte, era mensagens positivas, eles realmente se arrependeram do que fizeram, ou seja, para a religião, seus arrependimentos possam garantir o perdão divino.
Mas para mim, o pior castigo para esses bandidos, é a espera no corredor da morte, não deve haver descrição para o sentimento de saber a data e hora exata de sua morte, não é mesmo?
Mas claro, antes de condenar alguém a morte, deve ser feita uma longa investigação, reunir provas que comprove que aquele réu é o culpada. Para assim garantir que não morra pessoas inocentes.

more_horiz
Maito escreveu:
A morte do bandido faz diferença em algo? Para que manter alguém assim vivo? Qual o peso da vida dele?

Eu respondo com uma pergunta: por que matá-los? Nunca me deram uma explicação lógica para tal.

Causar medo nos outros bandidos e nos que pensam em um dia se tornar um? Se todos eles fossem assassinos, até daria pra entender um pouco, mas não são. Dependendo do caso, ainda que haja homicídio, a pessoa não é condenada à morte. E é muito pior para um bandido passar o resto da vida na cadeia do que morto, pois a dor ao morrer durará alguns instantes, já passar o resto de sua vida em um lugar podre, tendo uma vida horrível será profunda e demorada. Eles preferem morrer do que passar o resto da vida na prisão. Então ainda que este "método" funcionasse para causar medo (o que não adianta muito, pois a minoria comete crimes que acarretam em pena de morte), vale a pena matar alguém por isso?

Muitos também dizem que não é justo pagar impostos para alimentar o prisioneiro. Oras, o imposto que a família deste paga servirá para isto.

Sou contra a pena de morte, pois a pena de prisão perpétua já resolve.

Matar para que a pessoa não cometa mais crimes só causará dor aos parentes da mesma, para não mencionar o fato de que há a possibilidade de inocentes serem executados. A prisão perpétua terá a mesma eficácia - ela afasta permanentemente o elemento da sociedade -, com a diferença de que ninguém será morto.

Na minha opinião, só é justo e correto matar quando se trata de legítima defesa.

Quando digo "legítima defesa", não inclui atirar pra matar em alguém que está roubando um simples colar, celular etc. Legítima defesa que eu digo é defender sua própria vida, eu não acho justo matar alguém que passou correndo e puxou o celular da sua mão.

Justiça não é vingança.

more_horiz
Se a justiça brasileira fosse efetiva, a pena de morte não seria nem uma tema de discussão aqui no país. Infelizmente a realidade é outra, mas mesmo assim sou contra ela.

Matar por quê? Pra causar medo nos bandidos? Não é criando medo nas pessoas que você vai conseguir fazê-las respeitar a lei, nesse caso. Muito pelo contrário, você só vai gerar ódio desse jeito.

Maito escreveu:
A morte do bandido faz diferença em algo?

Pra nós que estamos fora da situação não muda nada, mas vamos supor que ele tenha uma família, pessoas que se importavam com ele. Como uma mãe que deixou o filho ser vencido pelo mundo do crime.
Maito escreveu:
Para que manter alguém assim vivo? Qual o peso da vida dele?

A vida de todas as pessoas têm o mesmo valor. O certo e o errado são coisas da nossa cultura. Não discordo que o bandido seja o errado, mas matá-lo com certeza não é a solução do problema. É uma maneira de desistir daquele cidadão que foi corrompido pela existência da criminalidade no país.

more_horiz
(A vida de todas as pessoas têm o mesmo valor)

Me desculpe , mais não existe nenhum pingo de verdade na sua frase , algumas vidas tem muito valor , outras não tem valor nenhuma , vou ter dar um exemplo . 

Pena de morte - moral 24bowhj

Esse acima é o champinha , ele esta detido pelo assassinato de um casal de jovens , ele estuprou Liana uns sete dias seguidos antes de mata-la . 

Pena de morte - moral 157j0q8

Esse é o trabalhador padrão , ele trabalha dez horas por dia e acorda cedo pra sustentar sua familia , ele é uma das engrenagens que movem esse pais e esta sujeita a demencia de pessoas como Champinha . 

A vida dos dois tem o mesmo valor ? Não ,Champinha ja deveria ter morrido a muito tempo , não morre por que não existe justiça nesse pais , não morre por que existem pessoas que gostam de defender pessoas como Champinha e que dizem que a vida do Champinha tem tando valor quanto a vida do trabalhador , por existirem pessoas que defendem o Champinha , pessoas como a Liana perdem a sua vida de forma tragica . Isso é exatamente o que eu falei em outro post , atraves de relativismo o que existe de mais podre se torna ´normal` e então coisas como um filho fazendo sexo com a propioa mãe se tornam totalmente normais , aqui nesse forum tem ate o topico do incesto e pessoas que defendem que isso é uma atividade normal   Atravès de relativismo a vida de um monstro como o Champinha que destroi vidas tem o mesmo valor da vida de um heroi que salva vidas . O bandido tem o direito de aplicar a pena de morte nesse pais , o bandido aplica a pena de morte nesse pais diariamente , então nada mais justo que a pena de morte tambem ser aplicada para os bandidos . Quando um bandido morre eu faço ate festa ,  dou aleluia e gloria a deus , quem defende pessoas como o Champinha são tão covardes quanto ele . 

. 

more_horiz

Não é questão de necessidade, mas justiça pela família do assassinado, ou melhor, olho por olho, dente por dente.

more_horiz
Olho por olho, dente por dente

Quem mata não merece viver, simples

Porque mata-lo ?

- Que seja por vingança, justiça, tanto faz, o medo de morrer é o importante, uma lei rígida e bem aplicada é o que falta no Brasil, bandido mata inocente por nada, bandido estupra menininhas por nada, passar a vida toda na cadeia é sim uma boa pena, mas ele tem que sofrer, não adianta ser preso se la ele tem mordomias, por que vocês acham que la no EUA é mais seguro ? La tem lei, polícia, Governo de verdade, e não essa palhaçada ridícula que temos no Brasil

Então sim, eu sou a favor da pena de morte

E @Daniel Hidan, falou tudo, compartilho a mesma opinião

more_horiz
Sasuke escreveu:
Sou contra a pena de morte, pois a pena de prisão perpétua já resolve.

Matar para que a pessoa não cometa mais crimes só causará dor aos parentes da mesma, para não mencionar o fato de que há a possibilidade de inocentes serem executados. A prisão perpétua terá a mesma eficácia - ela afasta permanentemente o elemento da sociedade -, com a diferença de que ninguém será morto.

Na minha opinião, só é justo e correto matar quando se trata de legítima defesa.

Quando digo "legítima defesa", não inclui atirar pra matar em alguém que está roubando um simples colar, celular etc. Legítima defesa que eu digo é defender sua própria vida, eu não acho justo matar alguém que passou correndo e puxou o celular da sua mão.

Justiça não é vingança.

Você está esquecendo do fator econômico da coisa. É muito mais fácil condenar um meliante à morte (detalhe: sem chances de ressocialização), do que manter o mesmo meliante preso perpetuamente, onde ele vai parasitar e gastar muito dinheiro durante a vida inteira sem mover um único músculo. Dinheiro de todos nós, inclusive dos familiares da vítima.

Não adianta colocar em pauta a falácia do bom moço de que "o bandido pode trabalhar na prisão para se sustentar". É algo inviável e moralmente tão escroto quanto a pena de morte em si, colocar um sujeito para trabalhar para sustentar sua prisão perpétua, sem a mínima expectativa de vida ou algo que o faça mostrar um pingo de afinco no que ele vai fazer. Seria um trabalho escravo, praticamente.

Só deixando claro que não sou favorável a algum dos lados, gosto de pegar casos específicos da coisa. Por um lado acho economicamente errado deixar alguém sem chances de ressocialização vivo e sugando recurso dos outros, do outro, acho muito perigoso confiar no Estado; como já levantaram, injustiças acontecem. E moralmente é errado confiar no Estado, eu poderia citar vários exemplos históricos.

more_horiz
"Por que a gente mata pessoas que mataram outras para mostrar que matar é errado?"
É basicamente essa a questão.
Além do mais, pode acontecer de julgar culpado alguém que na verdade é inocente. E ai? Vai matar o cara que fez nada?
E eu acho BEM pior culpar um inocente do que inocentar um culpado.

more_horiz
Nunca vi a pena de morte como questão de dar o exemplo e sim uma maneira de se livrar de um ser humano que não será capaz, jamais, de viver numa sociedade harmonicamente. 
Já fui a favor da Lei de Talião (Olho por Olho), mas hoje em dia, vejo que isso só serviria para causar ainda mais intolerância. 

É complicado falarmos sobre a moral em manter um criminoso vivo, quando temos em nossa casa, dois pais que nunca sofreram qualquer tipo de violência ou que foram mortos, irmãs ou primas que nunca foram abusadas sexualmente pelas mãos de criminosos. 
Pois quando algo de ruim acontece com as pessoas que amamos, tenho total certeza que todos aqui nesse fórum, sem exceção, gostariam de ver o meliante morto e não só preso. 

Tenho noção de que, as vezes, o sistema iria falhar, mas a porcentagem seria ínfima em comparação a taxa de sucesso, de pessoas que realmente cometeram graves crimes. 

Eu sacrificaria 10 pessoas para salvar 10000.

more_horiz

Primeiro de tudo a se avaliar, quem é o bandido e qual seu crime?

Um Ladrãozinho pé de chinelo? que roubou um celular?
Um Traficante homicida? que mata quem não paga?
Um serial Killer? que fez varias vitimas e só vai ficar no máximo 30 anos na cadeia, isso se o advogado não alegar insanidade metal e livrar ele da cadeia?
Um estuprador? que estupra crianças - adolescentes e mulheres indefesas?
Um Politico corrupto? que desviou uma verba?

Não é como se a pena de morte fosse feita pra qualquer bandido e pra ser usada em qualquer crime.

Eu sou a favor da pena de morte pros crimes mais severos, e no caso de criminosos que não demonstram nenhum tipo de arrependimento pelos crimes.

Eu acho exagero por exemplo fuzilar um cara pq entrou com droga em um país.

more_horiz
O problema do Brasil é a impunidade. Os meliantes saem por aí cometendo os delitos e infrações, sem medo, porque sabem que o sistema carcerário é falho e ainda vão ganhar uma bolsa de 900 reais para sua família. Alguém aqui está satisfeitos com o sistema carcerário brasileiro? Provavelmente não, por isso a pena de morte é necessário, @Kio já falou todos os contras na prisão perpetua, nem é necessário dizer mais nada.  A pena de morte ajudaria a fazer essas pessoas ter medo da sua condenação, só assim as taxas de violência, roubo, latrocínios, estupros... diminuiria e assim consequentemente diminuiria o numero de apenados e diminuiria o gasto do Estado e Governo nas cadeias, podendo investir esse dinheiro com os cidadães de bem. Os contribuintes honesto não precisam temer as Leis, só respeita-las e segui-las, mas essas pessoas com forte desvio de caráter que sai por aí infringindo as Leis teve ter muito medo delas. O medo é o único meio de controlar essas pessoas. A trabalhadora que saí tarde do trabalha não merece ter medo de sofrer algum tipo de violência sexual ao voltar sozinha no meio da noite. Quem ter medos são os bandidos.

more_horiz
Boss escreveu:
Eu sou a favor da pena de morte pros crimes mais severos, e no caso de criminosos que não demonstram nenhum tipo de arrependimento pelos crimes.

Eu acho exagero por exemplo fuzilar um cara pq entrou com droga em um país.

Acho certo fuzilar alguém por contribuir no aumento da violência do nosso país.
Pode não parecer, mas algumas drogas, como o crack, destrói muitas famílias, não somente as do usuário, como outras. É comum ver um usuário de crack matar para comprar uma pedra. 

Agora concordo contigo no ponto de crimes mais leves devem ser tratados de forma mais leve. 

Sempre acreditei que as prisões deveriam ter somente criminosos com delitos leves. Morte para quem pratica crimes mais graves ou hediondos.

more_horiz
Kio escreveu:
Você está esquecendo do fator econômico da coisa. É muito mais fácil condenar um meliante à morte (detalhe: sem chances de ressocialização), do que manter o mesmo meliante preso perpetuamente, onde ele vai parasitar e gastar muito dinheiro durante a vida inteira sem mover um único músculo. Dinheiro de todos nós, inclusive dos familiares da vítima.

Não esqueci do "fator econômico da coisa", tanto que o citei no meu post como um argumento falho e antigo dos que defendem a pena de morte como algo necessário.
Kio escreveu:
Não adianta colocar em pauta a falácia do bom moço de que "o bandido pode trabalhar na prisão para se sustentar". É algo inviável e moralmente tão escroto quanto a pena de morte em si, colocar um sujeito para trabalhar para sustentar sua prisão perpétua, sem a mínima expectativa de vida ou algo que o faça mostrar um pingo de afinco no que ele vai fazer. Seria um trabalho escravo, praticamente.

E onde eu falei sobre "trabalhar para se sustentar na prisão"?

Duas perguntas para você, @Kio, e para os demais que defendem esta visão: matar os condenados resolveria os outros problemas (serviços públicos de saúde, segurança e educação de péssima qualidade fornecidos pelo país) que temos? Pagaríamos menos impostos se os condenados fossem mortos?

Na verdade, três: você acha que a vida de um ser humano, independentemente de quem seja e do que tenha feito, deve ser sacrificada por questões econômicas?

Já discuti incansavelmente sobre o assunto, não somente aqui no fórum. Pessoas que responderam sim para as três perguntas conheci de monte, e nunca concordei com nenhuma delas. Minha resposta para as três perguntas é não, e não acho que vamos ganhar algo levando essa discussão adiante, mas aguardo você.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos