Não sei se sinto pena ou se tenho vontade de rir. Me pergunto se esses teus 9 anos acompanhando Naruto serviram de alguma coisa, pois você não possui muito entendimento da obra, não possui conhecimento sobre a maioria das habilidades dos personagens. Acho que você vai precisar de mais 9 anos relendo a obra...
Vou explicar novamente pra você.
Jiraya treinou o Naruto por um bom tempo no seu controle de chakra para que ele pudesse lidar com Genjutsus, uma vez que o controle de chakra dele era péssimo. Ele não era capaz de se libertar de um mero Genjutsu, algo da academia Shinobi. O que eu quero dizer? Sakura é especializada no controle de chakra, tanto é que ela domina o auge do controle de chakra: Byakugou no In. Somente devido a esse feito já faz dela uma ótima combatente contra Genjutsus, ela também já foi mostrada quebrando Genjutsus e eu já citei os momentos.
O "Kai" é uma maneira de se libertar de um Genjutsu, porém, quanto mais forte for o Genjutsu, mais difícil é para se libertar ou libertar alguém. No caso do Naruto, precisou tanto da Sakura quanto da Chiyo para liberta-lo, uma vez que o Itachi é o personagem mais proficiente do mangá neste quesito. Sakura ter se mostrado capaz de ajudar a Chiyo e vice versa é um bom feito, afinal, o Genjutsu fora lançado pelo o Itachi.
Quanto ao The Last, é uma obra canônica de acordo com o próprio Kishimoto, sua opinião é irrelevante sobre esse assunto, então poupe-me de explicar o porquê de considerarmos este filme.
Sasuke e o Naruto foram feridos pelo o Shim devido a uma série de circunstâncias, assim como a Sakura. A habilidade do Shin permite que armas produzidas pelo o seu corpo possam paralisar o adversário e restringir a sua capacidade de manipulação de chakra. Na situação onde a Sakura se encontrava, ela estava cercada pelo o Shin pai e pelos Mini Shin's. Eles só precisam de uma Kunai cravada sobre o corpo da Sakura para restringi-la, o interessante é que a Sakura mostrou resistência para aguentar a lutar contra eles até a chegada de Sasuke e cia. E segundo o próprio Sasuke a Sakura poderia derrotar o Shin, o que é plausível, uma vez que em um x1, ela poderia derrota-lo.
Lee ser mais forte que a Sakura em um x1 é irrelevante, até porque em nenhum momento discordei ou concordei sobre isso, eu apenas disse que ele não possui mais força bruta que ela, visto que o Raikage não é mais forte que a Tsunade, e eu acredito que não é necessário uma explicação para entender que o Raikage é superior ao Lee em força bruta.
Se você não conseguir entender algo simples como isso, eu desisto de você.