Infelizmente eu consegui sentir mais repúdio do movimento do que da própria notícia em si. O desgosto que tive ao ler sobre a notícia em si foi menor do que o desgosto que veio em sucessão.
Acontecem cerca de 500 mil estupros no Brasil anualmente. Há casos diversos, há casos igualmente hediondos, há casos que não ganham repercussão, há casos que não teriam como ganhar (repercussão), há casos piores, há muitos outros casos. A última garota que namorei mora no Rio de Janeiro, e sei que ela sempre vai e volta sozinha do trabalho. Só Deus sabe a preocupação que sempre me tomou e toma até hoje ao pensar nela, é uma sensação indescritível. Eu tenho três irmãs, mas moramos em uma cidade pequena onde o crime é quase nulo. Eu leio sobre estupros diariamente, não mensalmente, não semanalmente, mas diariamente. Eu fico estarrecido todas as vezes que isso acontece. Mas chego em casa, abro o Facebook e vejo vários amigos meus compartilhando "pelo fim da cultura do estupro, que absurdo o que fizeram com a menina", "monstros. Amigos que nunca compartilharam nada a respeito, amigos que nunca comentaram nada a respeito, pessoas que jamais tiveram a preocupação que eu ainda tenho até hoje. Fiquei muito mais enojado do que já estava, pensar que é preciso um caso como esse, ganhar essa repercussão, para chegar e poder ver postagens decentes na minha linha de tempo. Que desgosto!
Como se não fosse o suficiente, vi feministas fazerem textos que, como se não fossem ridículos por si só, se aproveitavam para criticar várias figuras de quem não gostam, como por exemplo o Deputado Bolsonaro, figura que idealizou a castração química para estupradores e é o político que mais repudia criminosos. Vi frases ridículas, tal como: "O maior medo dos homens na cadeia é serem estuprados, imaginem se soubessem que esse é o maior medo das mulheres o tempo todo", até porque nós homens não temos mãe, irmãs, primas, tias, enfim, mulheres que amamos, e nem tememos por elas, certo? Vi páginas que defendem o fim da redução da maioridade penal, não as que usam o argumento da educação e sim as que dizem que com 17 anos a pessoa ainda não tem discernimento, compartilharem: "Pelo fim da cultura do estupro". Vi inúmeras páginas políticas usarem o caso como ponta de lança para alfinetarem seus adversários, e muitas pessoas curtindo. Vi alguém que vestiu-se de Che Guevara sendo curtido por feministas.
Retirar de circulação um indivíduo que fez mal não é vingança, é lógica. Se ele fez, voltará a fazer de novo. Se ele é impedido de fazer de novo, a sociedade ganha. É uma questão demasiadamente simples, prisão perpétua ou pena de morte. Um estuprador não precisa de nada mais que seu próprio corpo para voltar a cometer o ato, que é tão abrupto quando homicídio ou até mais, já que muitas vítimas relatam que desejaram morrer. Sim, o Estado deveria ter o poder de tirar um indivíduo desse de circulação, e é por isso que a castração química como única forma de soltar o criminoso que cometesse o ato, é uma ótima opção para mim. Não tem o que dizer, é inadmissível deixar alguém que estuprou à solta novamente. Inadmissível.
O problema dessa sociedade é querer resultados da noite para o dia, ou seja, resultados radicais, sem medidas igualmente radicais. Vivem no mundo do Imagine do John Lennon. "Deveria" ser assim, "porque isso é radical", "porque tinha de ter", "tinha de haver", "tinha de acontecer". Não sabem tratar o mundo como ele é, vivem numa fantasia. Não querem pena de morte no país, não querem retirar o governo corrupto, não querem baixar a maioridade penal, não querem tentar algo novo como um direitista, mesmo que um pouco radical, querem segurança integral sem porte de arma, enfim, não querem nada, e sim que tudo mude magicamente, da melhor forma possível, sem efeitos colaterais, sem medidas radicais. É por isso que o que devemos ter urgentemente é o incentivo ao auto-conhecimento, para as pessoas pesquisarem por si só, sem depender de escolas ou doutrinação de professores, para que possamos migrar mais para a realidade, e não para a fantasia que querem viver.
Fui para a academia e durante todo o treino pensava no caso, e infelizmente sentia igual repúdio dessa manobra ridícula que presenciei. Sei que infelizmente muitos outros casos de estupros acontecerão, sei que a maioria não ganhará repercussão, sei que a manobra nas redes sociais é passageira, quer admitam ou não, e sei que continuarei morrendo de preocupação cada vez que pensar que uma dessas 500 mil podem acabar sendo uma pessoa que eu amo, e nos policiar é tudo que podemos fazer, porque se formos depender da ignorância massiva da maioria, estaremos perdidos.