"É óbvio que feministas não possuem opiniões idênticas entre si, são humanas, mas terem opiniões gritantemente diferentes entre si dentro da própria ideologia? Significa que tem algo errado, você não acha?"
Não você não pode comparar uma opinião, leia gosto ou não de chocolate com o posicionamento político/ideológico de um movimento, existem sim INUMERAS facções e vertentes do feminismo, assim como o CRISTIANISMO, O VEGETARISMO, muitas vezes gritantes e nem por isso esta errado a ideologia toda, até mesmo pense, você se depara com um conceito tão amplo como os citados, é normal que se "encaixe" melhor em algum sub-grupo.
"Ora pois, então por que diabos fazer parte de um grupo, se as ideias podem ser diferentes de maneira gritante? Não há sentido, meu caro! Grupos contra a desigualdade não visam a oposição e luta à ela, mas a forma como isto deve ser feito."
Mais uma vez contexto, você pode se identificar com a militância negra feminista que é totalmente diferente da branca, podem ter semelhanças mas são diferentes, isso não tira o sentido.
Entenda que em certos momentos pode ser que uma parte da teoria de uma militância não combine com a outra, para isso se discute, por isso tem aulas sobre o feminismo nas universidades e congressos sobre tal, porque se tudo fosse estático seria fácil.
Você pode comparar (com todo o respeito é claro) ao protestantismo que se divide entre os batistas e outros grupos, mas faz parte do cristianismo, que tem o catolicismo (adoração a santos permitida, celibato dos pastores) tão diferente e até do ortodoxismo russo/grego, é similar. Se pensarmos no momento de divisão destes ramos do catolicismo (cristianismo ops EDIT) podemos entender como é possível que uma ideologia se separe por ramos devido a influência de local e etc. (Ps: sem contar as adoção do cristianismo pelas religiões africanas no Brasil)
"Pergunte para qualquer feminista que conheça, aborde o porquê de sua luta, o que ela busca. Contra desigualdade salarial? Ok, pergunte a ela se ela sabe como se dá. Aborto em caso de estupro? Pergunte a ela se ela já sabe que é permitido. Aborto livre? Pergunte a ela, independentemente de você concordar ou não, dados comprovados que a levaram a ter essa posição, se é que ela se baseou em algo além do próprio senso."
Nós estamos falando de movimentos sociais. Ponto final. A pessoa pode se associar aos movimentos se sentir identificação e pode ser a mais minima que seja, isso não invalida, a pessoa não tem de provar a ninguém o motivo da adesão.
Parte dois. Podemos e devemos criticar os movimentos, qual a sua função? O que realmente querem? Será que tem validade no momento atual? Lembre que assim como tudo na vida existem os fanáticos e os que concordam com uma ideologia, sabem que podem ter lacunas vazias e pontos a ser melhorados, você realmente acha que as feministas não fanáticas não sabem que o aborto em caso de violência sexual é permitido? Você acha que pessoas que estão o dia inteiro no debate já não sabem sobre isso?
Ser parte de um movimento social é primeiramente por identificação com o movimento, ser de uma militância é além de identificação ter o mesmo senso de luta, muitas podem não saber de cor e salteado certas coisas, mas sabem que merecem mais ou que devem vigiar as leis que as protegem, então devemos invalidar a causa?
Kakau por isso tem de ter o debate, o que não vale é dizer que o movimento esta errado e abrir mão dele, primeiro porque os problemas continuam, cade as soluções? alguem realmente esta a procura dela? segundo porque é importe a pluralidade de pensamentos, acima de qualquer coisa.
Ps: Finalmente um tópico legal, desculpem os erros gramaticais.