Hematofobia/Hemofobia - Fobia de Sangue
"Hemofobia é o medo de sangue extremo, provoca uma reação fóbica do indivíduo que sofre com a visão de sangue (o seu próprio sangue ou não). Também é chamada de hemafobia e hematofobia. Muitas vezes, há confusão entre hemofobia e o medo de agulhas. Uma pessoa pode estar com medo de ter seu sangue colhido, o que pode ser confundido com aicmofobia (ou o medo extremo de agulhas). De fato; esta fobia específica comumente é categorizada amplamente como medo de sangue-injeção-ferimento. Ao contrário de outras fobias específicas, o medo de sangue leva a alguns sintomas bastante diferentes que serão abordados posteriormente neste artigo."
"Causas da fobia de sangue
Tal como referido acima, existe uma ligação entre outras fobias e o medo de sangue. O medo de agulhas e hemofobia são uma combinação muitas vezes vista em indivíduos. Alguns pacientes exibem fobia de dentistas e medo de médicos, juntamente com hemofobia.
Em geral, a fobia de sangue é desencadeada por um medo geral da medicina, uma vez que é relacionada com o sangue, injeções, lesão, dor e morte.
TV e cinema com suas imagens também podem contribuir para esse medo. Cultura de dia das bruxas, filmes sangrentos, histórias de assassinatos e serial killers e etc.
Sangramento é frequentemente um sinal ou indicação de que há algo errado com o corpo. Assim, hipocondria ou nosofobias também estão ligadas a hemofobia. Hipocondria e nosofobia são ambas caracterizadas por um medo de ficar doente ou desenvolver doenças específicas, como câncer, diabetes.
O medo de germes ou Misofobia também pode desencadear hemofobia pois o indivíduo tem medo de germes estarem o contaminando através do sangue de outra pessoa.
Medo de sangue está também relacionado com o medo da morte ou Tanatofobia.
A visão de sangue, muitas vezes faz com que o indivíduo desmaie, que é realmente a resposta de defesa do corpo para se proteger de ainda mais estresse.
Tal como acontece com outras fobias extremas, o medo de sangue pode ser causado por uma experiência negativa ou traumática na infância."
"Os sintomas da hemofobia
Como afirmado acima, hemofobia traz alguns sintomas bastante diferentes do que aquelas provocadas por fobias específicas.
As semelhanças com outros sintomas de fobia são: ansiedade, náuseas, aumento da freqüência cardíaca, sudorese, tremores ou abalos ao ver sangue. Isto é seguido por uma queda repentina na pressão arterial e freqüência cardíaca que leva o indivíduo a desmaiar, tornar-se pálido ou fraco, que não são vistos em outras reações de fobias."
http://psicoativo.com/2015/12/hemofobia-medo-de-sangue-causas-sintomas-tratamentos.html