O mais engraçado é que Kakuzu disse que já havia lutado contra Hashirama, na luta contra Kakashi.
Eu não sei se Kakuzu poderia ter pego Hashirama desprevenido demais e muito confiante com um de seus golpes submersos e isso ter afetado o shodaime a ponto de levá-lo a morrer.
O que sabemos é que Kakuzu perdeu praticamente todo o seu corpo, e o substituiiu com um jutsu yang, acredito eu.
Mas não vejo como Kakuzu conseguiria matar Hashirama, mas vejo que ele poderia afetar as celulas do shodaime a ponto de ele não conseguir se regenerar facilmente.
Não sabemos a IDADE QUE O SHODAIME MORREU porque OROCHIMARU usou as celulas coletadas do SHODAIME PELO MADARA.
Então, aquelas celulas eram novas demais, pois, refletem a epoca da luta do Shodaime vs Madara.
Então, Hashirama não morreu muito jovem. Além do mais, Tobirama é albino, não dá pra saber se ele era velho ou não para a linhagem dele.
Acredito que algo ocorreu na luta do Hashirama e Kakuzu, só sabemos que Hashirama teve misericórdia do Kakuzu e deixou ele viver. Isso é fato inconteste.
Agora quem mais participava da luta, como ela desenrolou, se Hashirama levou essa luta a sério, se o nome do Madara foi utilizado para afetar ele, como amigo, ou uma cena proxima a isso ocorreu e ele ficou imovel e deixou-se ser acertado, tudo isso é conjectura.
Mas certamente o shodaime só morreria se quisesse.
Pode ser que Madara estivesse por trás disso, já que ele estava vivo e dentro de uma caverna.
Me lembro que Obito ficou com medo de um dos carinhas do Danzou com quem ele lutou, tinha o poder de destruir molecularmente as celulas.
Se o Madara usou um ninja como esse para pegar o shodaime desprevenido, e tudo mais, até posso ver, numa fase muito deprimida de sua vida, que ele acabasse morrendo.
A ligação dele com Madara era muito forte. Se ele morreu, certamente Madara estava envolvido nisso.
No entanto duvido que ele tenha morrido no local, e sim em Konoha por vontade própria, por perder o objetivo de viver, e dando lugar ao 3º Hokage.
resumindo: só uma emboscada orquestrada por Madara poderia ter tamanha façanha de ferir o shodaime, já que o unico quem tinha experiencia em lutar com ele era o Madara, e para isso, teria que envenenar o shodaime.