dante1 escreveu: Um Ateu,por não acreditar em nada maior, são tristes?
não necessariamente, acredito que eles sejam sim felizes, afinal QUALQUER pessoa pode ser feliz. A questão da verdadeira felicidade colocada por Deus e por seu filho nas páginas da bíblia é que eles no caso não poderiam experimentar...
dante1 escreveu: Acho que vivem uma vida exagerada,por acreditarem que só viverão uma vez,e assim tem um certo ''desespero'' por conquistas,e morrem de medo da morte, e para poderem sobreviver,não pensam muito sobre isso...
Já um crente,acha que se for uma boa pessoa, viverá para sempre, por isso vivem uma vida mais regrada e sem todo esse ''medo'' da morte.
O que acha?
Acho muito complexo este assunto para simplesmente dizer que Ateus "tremem" de medo e "religiosos" não... certamente existem ambas opções em ambos os grupos. É óbvio que se a pessoa não tem NENHUMA esperança para a morte, uma hora ou outra a pessoa vai parar e falar: "Caramba! Ferrou! Vou aproveitar como posso."
(Me lembrei agora da filosofia "epicuréia", que foi relatada por Paulo em 1ª Coríntios 15:32: "
...comamos e bebamos, pois amanhã morreremos.". Os epicureus, cuja filosofia foi originada por Epicuro, floresceu por sete séculos. Girava em torno da ideia de que o prazer da pessoa era o único ou principal bem na vida. Portanto, era "ensinado" a viver de modo a derivar o máximo prazer possível durante a vida, mas fazendo-o com moderação, a fim de evitar o sofrimento resultante de excessos em tal prazer. Interessante que se dava mais destaque aos prazeres da mente do que aos prazeres físicos. Bom, mas segundo Epicuro, mais importante é com quem se come do que o que se come. Prazeres desnecessários, e em especial os artificialmente produzidos, deviam ser suprimidos. Mas o problema era que esta ideia produziu a sentença acima mencionada.
Bom, como bem colocado acima, algumas religiões "oprimem os seus" por lhes impor um medo de uma morte terrível num inferno de fogo ou algo do tipo, e isto faz com que muitos deles, e muitos mesmo, vivam a vida que você e referiu aos ateus, que seria "
um desespero por conquistas" ou, no caso "
um desespero para agradar a Deus" para não ir para tal lugar.