Daniel escreveu: A diferença de nível e habilidade de percepção entre as etapas evolutivas do Sharingan existe, isso é inegável. Exemplos do mangá:
Sharingan lv2 - Não estava acompanhando a velocidade do Naruto (usando chakra da Kyuubi).
Sharingan Lv2 - Acompanha e prevê perfeitamente os movimentos do Naruto, que anteriormente o SharinganLV2 falhou em acompanhar.
MS e FMS - Madara citou que àqueles que tem o padrão de desenho (inerente ao FMS), chamado "Choku Tomoe", possuem a percepção superior. Ou quase isso...
Enfim, a evolução é notável.
Ah isso é verdade.
Mas entre sharingan nível 3 a base em sí é a mesma , o que muda provavelmente é do nível de proficiência do usuário em questão [no caso do sharingan nível 3 ], acredito eu.
Um "random" c/ sharingan nível 3 por exemplo acredito que não tenha a mesma "técnica ocular" de antecipação/previsão que um itachi da vida ou Sasuke/Madara com sharingan nível 3. Alguns podem colocar até como eu citei na postagem que é um fator do corpo "conseguir acompanhar" e de reação do usuário , que também está certo ao meu , já que tais ninjas citados tem características superiores neste sentido que um usuário normal de sharingan nível 3 , porém há também outro fator determinante que vai depender do sharingan do user em questão , e isto já foi demonstrado mesmo que de forma sútil no mangá/databook , ou a própria menção do Madaro como você citou.
Acho que só não há diferenças entre essas que você citou (sharingan nível I e II) pois eles são limitados e cada nível comporta determinado "Teto de habilidades ocular especifica" enquanto o nível III é mais "Livre" por assim dizer , pois tem uns que são melhores/mais focados/treinados em previsão/antecipação já outros focados na área de genjutsus ou então em ambos , alguns até desenvolvem outros habilidades especificas.
Quer dizer , até há determinadas diferenças nesses níveis de camadas mais baixas do sharingan , tipo um determinado uchiha desperta sharingan nível dois ele ainda vai tá "engatilhando" na aprendizagem dos recursos que essa etapa do sharingan permite , já um sharingan nível dois de um user com mais tempo e experiência , neste caso seria superior. Mas na questão de base os dois sharingans são limitados , á diferença ocorre nestes casos mais por inexperiência e desconhecimentos.