Não vejo diferença entre as "bobagens" do Nagato, Jesus, Sasuke, Obito, Danzou e Madara...
Se o nagato falasse que:
- Eu irei pegar o chakra dos 9 Bijuus
- Eu irei fazer o Ukojizai infinito
- Eu irei fazer chuver por 40 dias e 40 noites
- Eu irei matar todos os humanos, salvarei apenas um casal de humanos
- Eu irei matar todos os seres vivos, salvarei apenas um casal de cada espécie
Se o nagato falasse isso, se essa fosse a forma do nagato matar todos os humanos, ele seria menos genocida ?
Considerando o caso do nagato e hanzou, o que ele fez foi corretíssimo do ponto de vista do shinobi, destruir o hanzou, seus subordinados, seus aliados, parentes, tudo o que estivesse no caminho dele e etc... foi a melhor forma de prevenção contra retaliações futuras, isso não foi diferente do que fizeram com o clã uzumaki, uchiha, kaguya, caça dos usuários de kekkei genkai e outras situações.
O problema é que isso funciona perfeitamente no manga, só não sei dizer se funciona na vida real...
Veja o caso do naruto, ele esfregou na cara do Nagato, Obito, Madara, Sasuke e cia que todos estavam errados, ele deu razão ao itachi e etc... mas, será que o Naruto conseguiria perdoar o assassino da Hinata ? Será que o naruto chamaria de pessoa incrível o homem que matasse o Boruto e Hima ?? Tem certas coisa que não entendo nesse manga
O principal para alguns ali é o principio, paz, desejo de ver todos felizes... sonhos utópicos, só que para isso perderiam a mãe, pai, irmãos, amigos, filhos, esposas não faz sentido, o amor do naruto pela hinata não devia ser a maior coisa na vida dele, ele não devia amar mais ela do que a si mesmo, e, mesmo assim se um hidan aparece e mata a hinata, ele o perdoa... Se alguém matasse a sarada, sakura, naruto eu duvido que o sasuke não fosse dar revolts novamente, só que...
Quando um dos personagens da revolts, ele se torna muito extremista, se o nagato pulverizasse apenas o hanzou e aliados, OK
MAS, nagato quis pulverizar o hanzou, aliados e todo mundo, ele sofreu tanto e quer que todos sofram igual, só que ai já passa dos limites e ele perde a pouca razão que tinha
Ambos os lados são extremistas demais, naruto perdoar quem matou o pai e a mãe dele, naruto perdoando quem matou hinata, hima, boruto isso esta errado
Assim como nagato querer que o mundo se exploda também não é certo, só que é ainda mais tosco que o naruto
Único caso ali um pouco diferente é o do itachi porque ele sabia tudo o que tinha ocorrido e poderia acontecer ainda