Apollo escreveu:
Você apenas chegou á uma conclusão muito emotiva, ou não, confesso que não entendi muita coisa no seu tópico.
Confesso que não achei as melhores palavras para me expressar de um fenômeno tão profundo na sociedade(fenômeno e não emoção), e que a definição do 02snake RESUME COMPLETAMENTE O TÓPICO:
"Segundo uma pesquisa que li, pesquisadores (óbvio) de psicologia da Universidade do Estado de Iowa, EUA, dizem que a "exposição a videogames violentos pode dessensibilizar as pessoas à violência real".
Percebe? Não tem nada a ver com percepções emotivas e sim com análise racional dos acontecimentos, corroborados com pesquisas internacionais!
Apollo escreveu:
É extremamente normal o ser humano não se comover por alguém que pratica o "mal", isso é desde a antiguidade, não foi a mídia atual. Não dá pra enxergar Hitler como "alguém igual á você que fez escolhas diferentes"
Não concordo. Sabe pq? Pq vi uma pesquisa em algum lugar que não lembro agora, que dizia que o ser humano não suporta a dor alheia. Então, se você vê um animal ou ser humano sendo torturado, você se "sente mal", dentro de você. Algo dentro do seu cérebro emite sinais que te incomodam...E daí vem a ajuda pelo próximo e talz....
Então, por mais que isso fosse comum(diferente de normal) na antiguidade, não quer dizer necessariamente que era normal. O problema da atualidade é que isso se espalhou SOBREMANEIRA NA MENTE DO SER HUMANO!
E sobre o Hitler, é fácil a gente odiá-lo no seu esplendor, na sua imponência liderando um exército alemão. Mas será que vc consegue dizer a mesma coisa vendo o "corpo" dele morto? Será que você consegue sentir essa indiferença vendo o corpo do mussolini e sua amante escrachados numa praça na itália? Eu não consigo... Isso sim é emoção de sua parte.
É mt fácil a gente odiar quem nos bate, mas porque não dá pra ter compaixão(diferente de pena) de um humano na sua "nudez" completa, totalmente escrachado? Basicamente é oq o anime naruto tentou chegar com o Madara, na sua última morte.
Apollo escreveu:
Não me inclua nisso, a doença ja tá quem quer ver a foto.
às vezes aparece no google numa pesquisa de imagens... Isso tá tão comum hj em dia.
Son Goku escreveu: É uma questão de ponto de vista, minha cara
@vacobs10
Rs.. Engraçado, já comecei discordando de você de algo bobo. Tipo, não acredito que a culpa seja dos nossos pontos de vistas se divergirem, mas sim das nossas percepções! Sim, a culpa é da percepção! Nossos pontos de vistas se originam em cima de nossa percepção de nós mesmos e do mundo à nossa volta. Você molda sua opinião com base no que você percebe da sua raça e do mundo. E essa percepção origina-se da SENSIBILIDADE! Se você tem mais sensibilidade do que eu num determinado assunto, sua percepção é mais aguçada para ponderar sobre aquilo e consequentemente seu ponto de vista aponta para uma posição mais racional.
Entende? Se um bandido coloca uma arma na sua cabeça e na minha, e ambos saímos dessa experiência com percepções erradas sobre nossa raça e o mundo a nossa volta que levou àquela situação, teremos conceitos errados sobre aquilo e consequentemente na solução. O problema do mundo hoje é a falta dessa sensibilidade, de empatia de entender a própria raça e saber que o "buraco é mais embaixo".
Son Goku escreveu:
Eu, por exemplo, sinto pena de qualquer um, pois assim como você, vejo as escolhas erradas levando alguém para o caminho errado, ou algo assim
Bem, pena é um estímulo emotivo e ineficaz. Ela não parte pra uma ação, para uma solução. Apenas existe por si só e termina após o evento que a originou sumir de vista(ex: Mendigos nas ruas).
Acredito que vc desejasse dizer: "compaixão", que é algo bastante diferente.
Son Goku escreveu:
Mas, as vezes, a questão é superar a "pena" para ser mais analítico, é necessário punição, é necessária a justiça, proporcional aos atos que tenham sido cometidos
E sim, sou a favor da pena de morte
Aí entra outro fator muito profundo. O conceito de "punição", pressupõe castigo, e não condenação de morte. Sim, pode-se condenar alguém a morte, mas o X da questão é: Quem é quem na fila do pão para ter direito sobre a vida ou a morte de outra pessoa?
E o que é crime para que possamos justificar tal condenação? Partindo do conceito(que eu não acredito)
que DEUS NÃO EXISTE, o que seria bom e mal? o que seria certo ou errado? O que seria criminoso e inocente? Aí sim, apenas "pontos de vistas", ou seja, apenas com base na percepção de quem criou as regras do jogo.
Logo, estuprar sua mãe na sua frente não seria crime para mim, e minha condenação viria após um grupo de pessoas que não concordam comigo terem a sorte de me achar e poder me punir. Só! Acaba-se o conceito de "justiça" numa sociedade assim.
Esse é o campo muito extenso da filosofia(ética), que estuda a moral. Numa tribo de índios criminosos não são necessariamente pessoas que fizeram algo como os nós criminosos, e também são condenados a morte.
E CONSIDERANDO QUE DEUS EXISTE, quem é o homem para julgar alguém?
Enfim, a pena de morte não resolve a situação, apenas "limpa" pra debaixo do tapete aquilo que ninguém mais quer por perto. Porém, "aquilo" que ninguém mais quer por perto está no homem ou nos seus pensamentos? Se está no homem, a criminalidade não deveria existir após a morte daquele bandido. Porém, se está nos pensamentos dele, porque não se combate isso ao invés da aparência externa? Percebe? Há uma dualidade de "vilões", e a sua percepção considerou que ela o individuo e não o que o faz ser individuo(pensamentos, que podem muito bem perdurar na sociedade mesmo após sua morte)
Son Goku escreveu:
Sinto ódio ou pena, mas e aí ? Não posso deixar as emoções me impedirem de querer a coisa certa, uma questão de ser objetivo quando a situação pede, entende ?
Emoções só atrapalham nossos julgamentos... Raramente servem para alguma coisa
Concordo. Então você concorda comigo que as pessoas que tentam linchar ladrões de galinha por aí estão fazendo bobagens, considerando que tal julgamento se deu por uma raiva(emoção)??? Você concorda
que eleitores do bolsonaro o apoiam por essa ideia de "bandido bom bandido morto", baseada totalmente na ineficácia do governo em punir criminosos? Ou seja, outra revolta com base no que vemos no dia a dia e nos gera uma emoção? Vc concorda?
Agora, fazer a coisa certa não é se deixar levar pelas emoções, e sim pela razão. Pena de morte com base em vingança ou em justiça? E justiça pressupõe "dar o que é justo". Logo, se um bandido mata alguém, ele merece receber o que é "justo" da parte dele, ou seja, merece morrer? E a motivação dessa "justiça" são os sentimentos ou a razão? PERCEBE? Se não gostamos que eles matem, porque nós usamos o mesmo artifício para nos ver livres deles? O problema são "eles", ou o que está na "mente" deles? Pq se for a segunda opção, porque os direitos humanos estariam errados em tentar dar tratamento para os caras?
Obrigado pela participação, também respeito sua opinião. Vc contribuiu muito pro tópico.
Última edição por vacobs10 em 10/1/2017, 12:13, editado 1 vez(es)