vacobs10 escreveu: Rs.. Engraçado, já comecei discordando de você de algo bobo. Tipo, não acredito que a culpa seja dos nossos pontos de vistas se divergirem, mas sim das nossas percepções! Sim, a culpa é da percepção! Nossos pontos de vistas se originam em cima de nossa percepção de nós mesmos e do mundo à nossa volta. Você molda sua opinião com base no que você percebe da sua raça e do mundo. E essa percepção origina-se da SENSIBILIDADE! Se você tem mais sensibilidade do que eu num determinado assunto, sua percepção é mais aguçada para ponderar sobre aquilo e consequentemente seu ponto de vista aponta para uma posição mais racional.
Entende? Se um bandido coloca uma arma na sua cabeça e na minha, e ambos saímos dessa experiência com percepções erradas sobre nossa raça e o mundo a nossa volta que levou àquela situação, teremos conceitos errados sobre aquilo e consequentemente na solução. O problema do mundo hoje é a falta dessa sensibilidade, de empatia de entender a própria raça e saber que o "buraco é mais embaixo".
Eu entendo sim, mas se é por experiências ou falta de sensibilidade, tudo reflete no ponto de vista, que é a diferença aqui que nos leva a discordar um do outro, não é XD ?
Bem, pena é um estímulo emotivo e ineficaz. Ela não parte pra uma ação, para uma solução. Apenas existe por si só e termina após o evento que a originou sumir de vista(ex: Mendigos nas ruas).
Acredito que vc desejasse dizer: "compaixão", que é algo bastante diferente.
Querer é diferente de poder fazer, as vezes não tem como eu ajudar, mas sim, "compaixão" se encaixa melhor
Aí entra outro fator muito profundo. O conceito de "punição", pressupõe castigo, e não condenação de morte. Sim, pode-se condenar alguém a morte, mas o X da questão é: Quem é quem na fila do pão para ter direito sobre a vida ou a morte de outra pessoa?
E o que é crime para que possamos justificar tal condenação? Partindo do conceito(que eu não acredito) que DEUS NÃO EXISTE, o que seria bom e mal? o que seria certo ou errado? O que seria criminoso e inocente? Aí sim, apenas "pontos de vistas", ou seja, apenas com base na percepção de quem criou as regras do jogo.
Logo, estuprar sua mãe na sua frente não seria crime para mim, e minha condenação viria após um grupo de pessoas que não concordam comigo terem a sorte de me achar e poder me punir. Só! Acaba-se o conceito de "justiça" numa sociedade assim.
Esse é o campo muito extenso da filosofia(ética), que estuda a moral. Numa tribo de índios criminosos não são necessariamente pessoas que fizeram algo como os nós criminosos, e também são condenados a morte.
E CONSIDERANDO QUE DEUS EXISTE, quem é o homem para julgar alguém?
Enfim, a pena de morte não resolve a situação, apenas "limpa" pra debaixo do tapete aquilo que ninguém mais quer por perto. Porém, "aquilo" que ninguém mais quer por perto está no homem ou nos seus pensamentos? Se está no homem, a criminalidade não deveria existir após a morte daquele bandido. Porém, se está nos pensamentos dele, porque não se combate isso ao invés da aparência externa? Percebe? Há uma dualidade de "vilões", e a sua percepção considerou que ela o individuo e não o que o faz ser individuo(pensamentos, que podem muito bem perdurar na sociedade mesmo após sua morte)
Primeiramente, esse "quem é fulano na fila do pão" começa com o assassino, e não com as autoridades que tenham decidido a pena de morte...
Eu sou ateu, e nem por isso deixo de ter princípios
Não acho que seja necessário ser crente para ser uma boa pessoa, eu admiro muito os fundamentos das religiões, mas não acredito em Deus, e sinceramente, eu agradeço todos os dias por geral acreditar nele, porque essa presença na cabeça das pessoas que
realmente o seguem deixa elas mais próximas do ideal de
pessoa de bemO conceito de certo e errado não é exclusivo dos crentes. Sobre suas outras perguntas, eu cito a Moral Absoluta, que está presente em todos, "Deus" é um complemento dessas ideias, mas a moral existe com ou sem ele, eu sou um exemplo haha, mas infelizmente não em todos...
Sobre a pena de morte, há muitos que a consideram a punição mais rigorosa porque o acusado paga com a vida, e eu pessoalmente, não acho que é simplesmente um exemplo de "varrer para baixo do tapete", ao meu ver crimes de assassinato podem ser punidos assim, da mesma forma que podem ser punidos com 30 ou 35 anos de cadeia, para mim as duas são válidas, só depende do país, porque existe o risco de matar o cara errado e etc, etc, etc, são muitas variáveis, mas em países sérios, eu pessoalmente vejo como uma punição a altura de um assassino, mas é um assunto bastante desgastante, prefiro não me aprofundar muito, mas se você é crente, eu acho normal ser contra
E CONSIDERANDO QUE DEUS EXISTE, quem é o homem para julgar alguém?
SE ele existir, e o homem não ter o direito de julgar alguém, o que deveríamos fazer com assassinos, estupradores, e assaltantes ? Deixar impune ? Porque até julga-lo como insano seria "errado" nessa concepção...
Concordo. Então você concorda comigo que as pessoas que tentam linchar ladrões de galinha por aí estão fazendo bobagens, considerando que tal julgamento se deu por uma raiva(emoção)??? Você concorda que eleitores do bolsonaro o apoiam por essa ideia de "bandido bom bandido morto", baseada totalmente na ineficácia do governo em punir criminosos? Ou seja, outra revolta com base no que vemos no dia a dia e nos gera uma emoção? Vc concorda?
Será que linchar é totalmente um ato emotivo ?
Pense o seguinte: O governo não faz nada, a polícia nada, e os caras estão soltos e ameaçando a vida de nossas famílias
É um ato emotivo de se juntar para combate-los ? Ou lógico ? Ou dois conceitos se encaixam aqui, há a razão de proteção daqueles que você ama, e há a emoção de "revolta" ou "insatisfação", não estou dizendo que acho que linchar é lógico, só acho que algo interessante de se analisar, porque dependendo do ponto de vista, uma coisa pode ser racional ou emotiva...
Agora, eu concordo que há exemplos totalmente infundados, uma pura resposta emotiva, mas existem casos para tudo né '-'
Agora, fazer a coisa certa não é se deixar levar pelas emoções, e sim pela razão. Pena de morte com base em vingança ou em justiça? E justiça pressupõe "dar o que é justo". Logo, se um bandido mata alguém, ele merece receber o que é "justo" da parte dele, ou seja, merece morrer? E a motivação dessa "justiça" são os sentimentos ou a razão? PERCEBE? Se não gostamos que eles matem, porque nós usamos o mesmo artifício para nos ver livres deles? O problema são "eles", ou o que está na "mente" deles? Pq se for a segunda opção, porque os direitos humanos estariam errados em tentar dar tratamento para os caras?
A lógica se encaixa aqui também, você não vê a diferença entre o assassino e o "carrasco" ?
Se não gostamos que eles matem, porque nós usamos o mesmo artifício para nos ver livres deles?
O carrasco não mata inocentes, ele mata assassinos, isso não faz dele errado, se está tudo nos conformes com a legislação e tals...
Mesmo que eu não goste de ser emotivo, não posso simplesmente desliga-las, nem eu, nem você nem ninguém, afinal, até para a razão é necessário ter emoções, logo, a decisão de executar um assassino sai das duas vertentes, que são interligadas, o conceito de se classificar uma ação de emotiva ou racional vai de cada um, eu pessoalmente considero que acreditar que os inocentes são a prioridade um pensamento totalmente lógico, e você ? Acha emotivo ? Se tivesse que escolher entre salvar um inocente ou tratar um "louco", acusado de estupro, o que escolheria ?
A questão é que se a punição for tratamento, só teremos um aumento do número de casos, uma vez que a punição deixaria de existir, por mais que complicado as vezes, o "medo" é de vital importância, ele te impede de fazer merda, geralmente por temer as consequências, eles podem acabar se fazendo de vítima, não acha fácil alegar insanidade para escapar da punição, independente ser for pena de morte ou só prisão ? Acho que para todo o caso cabe investigar, de qualquer forma...
Imagina: O cara rouba, aí vai ser executado, mas aí descobrimos que ele tava tentando salvar a família da fome, então merece morrer ? Será que a prisão não se encaixa melhor ? Eu acho que sim, e pelo que vi nas suas respostas, você concorda comigo
Obrigado pela participação, também respeito sua opinião. Vc contribuiu muito pro tópico.
As ordens