Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Livre-arbítrio

+7
Batman
Lipert
02snake
Daniel
Gabriel Guimarães
Apollo
Mad Fantasy
11 participantes

descriptionLivre-arbítrio EmptyLivre-arbítrio

more_horiz
A gente fala muito sobre o contexto do livre-arbítrio. Se todo o universo é um produto da certeza mecânica, então não há livre-arbítrio, pelo menos não como normalmente pensamos a respeito disso.

Se aceitarmos que tudo o que existe está ligado, pelo menos pela gravidade — e por estar atrelado ao Big Bang... Bem, o que isso significa? Significa que todos os acontecimentos, passados, presentes e futuros, levam inevitavelmente à minha existência, a de vocês etc... Como uma tapeçaria multidemensional tecida de um único fio. Se você puxasse aquele fio em qualquer ponto da tapeçaria, a imagem inteira seria transformada, talvez sutilmente, ou talvez não tão sutilmente.

Significa também que o tempo não importa à causalidade. Não só cada evento passado no universo chega à minha existência, assim como cada evento futuro é uma necessidade absoluta: cada morte, cada nascimento, cada pensamento que todos nós temos — são todos mutuamente co-dependentes. Cada neurônio disparado, cada esperma em sua corrida frenética de fertilização, cada movimento de partículas no universo é co-dependente de cada evento que aconteceu ou acontecerá.

A meu ver, parece que o determinismo implica o yin-yang, a separação paradoxal de uma vida individual em oposições polares de poder infinito e importância infinitesimal: poder — porque cada ato que começa afeta tudo no universo, e sem importância porque essas mesmas ações são estritamente determinadas pela posição, momentum, spin (...) de cada partícula no universo. Portanto, o determinismo, se é verdade, torna cada um de nós o Alfa e o Omega — tanto o início de toda causalidade quanto o seu fim. Paradoxalmente, porém, é exatamente o determinismo que melhor permite um verdadeiro livre-arbítrio. Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos, e no final tudo "funciona" — porque o paradoxo do Determinismo significa que tudo o que eu faço é exatamente o que eu sou feito (para fazer) para manter o Universo em "ordem" (Big Crunch).

Quero ler seus pensamentos. =)

Última edição por Nyarlathotep em Qui 19 Jan 2017, 16:52, editado 1 vez(es)

descriptionLivre-arbítrio EmptyRe: Livre-arbítrio

more_horiz
E eu queria ler o seu... este texto que você copiou o colocou aqui é interessante, dá o que pensar, mas é tão chato! Veja, nascer, crescer se reproduzir, envelhecer e morrer... sabe. Eu sei que tem mais. O propósito para a vida, existe!

A questão é? Porque VOCÊ não acredita? Porque tentar desesperadamente correr atrás de ideias que não dão qualquer esperança. Porque? O que você tem a perder? Gostaria de ler seus pensamentos. =)...

more_horiz
02snake escreveu:
E eu queria ler o seu... este texto que você copiou o colocou aqui é interessante, dá o que pensar, mas é tão chato! Veja, nascer, crescer se reproduzir, envelhecer e morrer... sabe. Eu sei que tem mais. O propósito para a vida, existe!

A questão é? Porque VOCÊ não acredita? Porque tentar desesperadamente correr atrás de ideias que não dão qualquer esperança. Porque? O que você tem a perder? Gostaria de ler seus pensamentos. =)...

Mas você leu. o.O

Nyar escreveu:
A meu ver, parece que o determinismo implica o yin-yang, a separação paradoxal de uma vida individual em oposições polares de poder infinito e importância infinitesimal: poder — porque cada ato que começa afeta tudo no universo, e sem importância porque essas mesmas ações são estritamente determinadas pela posição, momentum, spin (...) de cada partícula no universo. Portanto, o determinismo, se é verdade, torna cada um de nós o Alfa e o Omega — tanto o início de toda causalidade quanto o seu fim. Paradoxalmente, porém, é exatamente o determinismo que melhor permite um verdadeiro livre-arbítrio. Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos, e no final tudo "funciona" — porque o paradoxo do Determinismo significa que tudo o que eu faço é exatamente o que eu sou feito (para fazer) para manter o Universo em "ordem" (Big Crunch).

more_horiz
Eu achu qui cm u Minatu+curama sm u oniversu fika maiz bunitu.

more_horiz
Meu bumbum é lindo, logo esse texto não faz sentido.

more_horiz
Tá... ok, então você prefere acreditar que "tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva"? (By Google)

É nisto que você acha que a sua vida quer significar? Nunca pensou que você, me caro colega de fórum, pode fazer parte de algo muito maior? Daí repito minhas perguntas acima:

Porque VOCÊ não acredita? Porque tentar desesperadamente correr atrás de ideias que não dão qualquer esperança. Porque? O que você tem a perder?

more_horiz
02snake escreveu:
Tá... ok, então você prefere acreditar que "tudo no universo, até mesmo a vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis, de tal forma que o comportamento humano está totalmente predeterminado pela natureza, e o sentimento de liberdade não passa de uma ilusão subjetiva"? (By Google)

É nisto que você acha que a sua vida quer significar? Nunca pensou que você, me caro colega de fórum, pode fazer parte de algo muito maior? Daí repito minhas perguntas acima:

Porque VOCÊ não acredita? Porque tentar desesperadamente correr atrás de ideias que não dão qualquer esperança. Porque? O que você tem a perder?

Nope. Agora você está na suposição de eu que estou desesperadamente correndo atrás de ideias pessimistas. Não faça isso... Lembre-se de nunca se precipitar quando for ler a opinião de alguém. Procure entender a mensagem que eu realmente quis passar. Agora, leia novamente, por favor:

Nyar escreveu:
Paradoxalmente, porém, é exatamente o determinismo que melhor permite um verdadeiro livre-arbítrio. Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos, e no final tudo "funciona" — porque o paradoxo do Determinismo significa que tudo o que eu faço é exatamente o que eu sou feito (para fazer) para manter o Universo em "ordem"

Somos (a meu ver) parte deste paradoxo, mas isto não significa que nossa existência não faça parte de algo maior. É justamente por causa desse paradoxo que podemos ser "qualquer coisa". O mundo, com todos os seus "defeitos", assim como o universo, nos dão meios necessários para fazermos escolhas que, mesmo que façam parte do determinismo, entra no âmbito do "TUDO funciona". Se existe o tudo, então nossas possibilidades são incrivelmente grandes e deveríamos aproveitá-las da melhor forma. É um método para atingirmos a felicidade. =)

more_horiz
Nyarlathotep escreveu:
Nope. Agora você está na suposição de eu que estou desesperadamente correndo atrás de ideias pessimistas. Não faça isso... Lembre-se de nunca se precipitar quando for ler a opinião de alguém. Procure entender a mensagem que eu realmente quis passar.

Opa, desculpa. Não quis me precipitar...  É que eu me baseei nos seus outros tópicos, nos assuntos por você levantados, daí achei algo a seu respeito... Não foi algo exclusivamente com ESTE tópico, entendeu?

Mas a sua opinião é, de certa forma, não menos que confusa. É cheia de palavras "difíceis" que (desculpe a minha ignorância e falta de estudos "superiores") eu tenho que ir ao dicionário para tentar primeiro entender a palavra para depois tentar entender como ela se encaixa na sua frase. Eu imagino que você deva falar assim com seus familiares, colegas e amigos desta forma, mas a minha realidade é outra. Eu costumo falar palavras mais comuns, tipo no coloquial sabe?
Você pode me ajudar a entender? Esta primeiro:

Nyarlathotep escreveu:
A gente fala muito sobre o contexto do livre-arbítrio. Se todo o universo é um produto da certeza mecânica, então não há livre-arbítrio, pelo menos não como normalmente pensamos a respeito disso.

Como assim "certeza mecânica anula o livre arbítrio"? Como "normalmente pensamos a respeito deste livre arbítrio"? Deixe-nos entender melhor seus pensamentos, meu caro UchihaPower / Myyah Hawwa / Nyarlathotep / ...

Outro trecho:
Nyarlathotep escreveu:
Se aceitarmos que tudo o que existe está ligado, pelo menos pela gravidade — e por estar atrelado ao Big Bang... Bem, o que isso significa? Significa que todos os acontecimentos, passados, presentes e futuros, levam inevitavelmente à minha existência, a de vocês etc... Como uma tapeçaria multidemensional tecida de um único fio. Se você puxasse aquele fio em qualquer ponto da tapeçaria, a imagem inteira seria transformada, talvez sutilmente, ou talvez não tão sutilmente.

Com o fato de tudo estar ligado a TEORIA do "Big Bang" leva INEVITAVELMENTE à SUA existência?

Nyarlathotep escreveu:
Significa também que o tempo não importa à causalidade. Não só cada evento passado no universo chega à minha existência, assim como cada evento futuro é uma necessidade absoluta: cada morte, cada nascimento, cada pensamento que todos nós temos — são todos mutuamente co-dependentes. Cada neurônio disparado, cada esperma em sua corrida frenética de fertilização, cada movimento de partículas no universo é co-dependente de cada evento que aconteceu ou acontecerá.

Notou que uma possibilidade anterior (não comprovada) agora levou a outra teoria, que por sua vez amarrou o fato de eu escrever isso para você com o cocô que você possivelmente fará no seu vaso sanitário? Quer dizer, se eu usasse outro exemplo, também serviria de base para a sua tese, certo?

Agora esta frase abaixo, rapaz, vou falar ela com minha ia Maria e ver a reação dela:
Nyarlathotep escreveu:
A meu ver, parece que o determinismo implica o yin-yang, a separação paradoxal de uma vida individual em oposições polares de poder infinito e importância infinitesimal: poder

Cara, parece que eu estou conversando com o SPOCK... incrível! Você criou estes termos mesmo? Usa-os naturalmente? Fantástico! Parabéns!

Nyarlathotep escreveu:
Portanto, o determinismo, se é verdade, torna cada um de nós o Alfa e o Omega — tanto o início de toda causalidade quanto o seu fim.

Aqui você coloca a teoria, como teoria, legal... mas em seguida afirma algo estranho? Porque usou o termo "Alfa e o Omega"? Como VOCÊ pode causar a o seu início, se você nem existia? Perguntei certo ou me enganei? Me ajuda aí!

Nyarlathotep escreveu:
Paradoxalmente, porém, é exatamente o determinismo que melhor permite um verdadeiro livre-arbítrio. Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos, e no final tudo "funciona" — porque o paradoxo do Determinismo significa que tudo o que eu faço é exatamente o que eu sou feito (para fazer) para manter o Universo em "ordem" (Big Crunch).

Estes exemplos de "livre arbítrio" são muito fúteis. Não é isto que significa "livre arbítrio"? Você sabe onde se originou esta frase?

more_horiz
02snake escreveu:
Opa, desculpa. Não quis me precipitar...  É que eu me baseei nos seus outros tópicos, nos assuntos por você levantados, daí achei algo a seu respeito... Não foi algo exclusivamente com ESTE tópico, entendeu?

Mas a sua opinião é, de certa forma, não menos que confusa. É cheia de palavras "difíceis" que (desculpe a minha ignorância e falta de estudos "superiores") eu tenho que ir ao dicionário para tentar primeiro entender a palavra para depois tentar entender como ela se encaixa na sua frase. Eu imagino que você deva falar assim com seus familiares, colegas e amigos desta forma, mas a minha realidade é outra. Eu costumo falar palavras mais comuns, tipo no coloquial sabe?
Você pode me ajudar a entender? Esta primeiro:

Entendo... Não. Eu não falo assim com os outros. Eu pareceria um droide da franquia Star Wars, não acha? Perdão por usar palavras difíceis, mas o tema do tópico fez necessário que eu fizesse uso de tais palavras/termos, entende? E sobre o tópico ser confuso, bem, ele é mesmo, não teria como ser de outra forma quando discutimos sobre o assunto em questão.

02snake escreveu:
Como assim "certeza mecânica anula o livre arbítrio"? Como "normalmente pensamos a respeito deste livre arbítrio"? Deixe-nos entender melhor seus pensamentos, meu caro UchihaPower / Myyah Hawwa / Nyarlathotep / ...

Vou explicar da maneira mais simplista possível:

Se o determinismo realmente "existe", então não há realmente nada que possa ser considerado uma causalidade: todos os pontos ao longo da linha do "tempo" são predefinidos e imutáveis. Bem, se a causalidade é uma ilusão, então o que você escolher fazer é o que você deve ter escolhido fazer.

Mas, aqui vem o paradoxo: se a causalidade (https://pt.wikipedia.org/wiki/Causalidade) é uma ilusão, então por quais processos podemos dizer que somos causados a "fazer" uma escolha particular? Vamos dizer que eu estou escolhendo entre McDonald's e Burger King. O argumento determinista é que o fluxo de eventos do tempo t0 (dê uma pesquisada, por favor), presumivelmente o Big Bang, ou de qualquer outro momento anterior à minha escolha, inevitavelmente chega a qualquer escolha que eu faça — digamos o Burger King. Mas em uma única linha do tempo, essa "causa" não vale de nada — o futuro já foi estabelecido, logo, essas influências que parecem causais também podem ser vistas como um preenchimento de um vácuo causal — as causas terão de acontecer, porque o futuro evento já é uma realidade.

É somente devido a como experimentamos o tempo que dizemos que o estado causa o estado t (n + 1). Entretanto, em uma linha do tempo imutável, que o determinismo prega, todos os eventos, coisas e pontos são relacionados de uma maneira inalterável. Portanto, o tempo em si é uma ilusão — não é de fato um quadro em que a mudança acontece, mas sim a perspectiva fluida de um ser senciente através de uma realidade imalável.

Certo! Então, onde entra o livre arbítrio? Porque o determinismo rompe a causalidade temporal. Não pode haver nada que me leve a agir de uma maneira particular — e ainda assim eu ajo. Esse ato, livre de causalidade, é, de fato, livre.

more_horiz
Ótimo texto, Wesley.

Eu simplesmente penso que do nosso nascimento até a nossa morte tudo está simplesmente programado, querendo a gente isso ou não. No final, você vai ter vivido como foi "programado" pra ti, simples assim. Até mesmo na prática do mundo atual o livre arbítrio não funciona, pra ser mais realista, o livre arbítrio em si, dependendo do contexto não funciona.

more_horiz
Peraí, @Nyarlathotep, então você quer dizer basicamente aquela teoria do Neji, que existe um destino e que desde o nosso nascimento já tá tudo programado? Isso então quer dizer que seria uma "força maior" (nesse caso não se trata de Deus) que programa tudo? Desculpe-me mas foi isso que eu entendi desse seu texto

more_horiz
Kel G escreveu:
Peraí, @Nyarlathotep, então você quer dizer basicamente aquela teoria do Neji, que existe um destino e que desde o nosso nascimento já tá tudo programado? Isso então quer dizer que seria uma "força maior" (nesse caso não se trata de Deus) que programa tudo? Desculpe-me mas foi isso que eu entendi desse seu texto

Há uma maneira mais "esperançosa" de se pensar: se você quiser manter a mão fora do fogo, e você manter a mão fora do fogo, você é livre. Se você quiser beber vinho doce e você beber vinho doce, você é livre. É somente na medida em que você não pode fazer o que você quer que você não é livre. Como de praxe, você não vai manter a sua mão em uma chama devido aos nervos em sua mão e os sinais que são enviados para o seu cérebro etc. Ou em outras palavras, devido à estrutura do seu corpo. Você não escolheu ter uma mão em primeiro lugar, ou nervos, ou um cérebro. Isso é tudo devido a coisas anteriores à sua existência.

more_horiz
Nyarlathotep escreveu:
Há uma maneira mais "esperançosa" de se pensar: se você quiser manter a mão fora do fogo, e você manter a mão fora do fogo, você é livre. Se você quiser beber vinho doce e você beber vinho doce, você é livre. É somente na medida em que você não pode fazer o que você quer que você não é livre. Como de praxe, você não vai manter a sua mão em uma chama devido aos nervos em sua mão e os sinais que são enviados para o seu cérebro etc. Ou em outras palavras, devido à estrutura do seu corpo. Você não escolheu ter uma mão em primeiro lugar, ou nervos, ou um cérebro. Isso é tudo devido a coisas anteriores à sua existência.

Agora entendi mais o que você queria passar.

more_horiz
Ao fintar os olhos no título, entrei no tópico com uma enorme vontade de montar um post complexo; bem formulado. Mas, cara... você basicamente "enfiou" forçadamente uma tonelada de complexidade ao tema - sem motivo. Enfim o clima frio e seu texto me desanimaram, só tenho vontade de ficar aconchegado na cama tomando chocolate quente. :e.e:

"Nós temos livre-arbítrio limitado, o leque de escolhas é limitado - porém é o suficiente para, de certa forma, escolhermos nosso destino, ou alterarmos parte dele."

Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos*,

* Não pode. Você morreria em menos de uma semana. :km:

more_horiz
Daniel escreveu:
Ao fintar os olhos no título, entrei no tópico com uma enorme vontade de montar um post complexo; bem formulado. Mas, cara... você basicamente "enfiou" forçadamente uma tonelada de complexidade ao tema - sem motivo. Enfim o clima frio e seu texto me desanimaram, só tenho vontade de ficar aconchegado na cama tomando chocolate quente. :e.e:

Falou o maromba que faz posts do tipo:

Dani escreveu:
This, você tem razão! Às vezes, eu demonstro ser orgulhoso; e talvez até arrogante. (em parte deve ser momentos de zoeira ou raiva ) mas isso não deixa de ser um defeito. Sem entrar em detalhes, vamos dizer que existem diferentes tipos de orgulho; E há um tipo em especial que, eu não tolero de maneira alguma.

Gosto de personagens como Madara, Sasuke, Vegeta etc.. eles são absurdamente orgulhosos e arrogantes. Na vida real eu sou contra esse tipo de comportamento.

Well, em relação ao assunto do tópico, é de conhecimento geral que, o orgulho é uma característica que está atrelada fortemente ao ser humano desde sempre; é praticamente impossível alguém viver sua vida inteira sem demonstrar orgulho em algum momento:

- Se você está tentando defender algo que acredita, e impõe bons argumentos com extrema convicção. você está (ou aparenta estar) sendo orgulhoso!
- Se você malha, e por está feliz com os resultados comenta o tempo todo sobre isso; você está sendo orgulhoso!
- Se seu filho (ou você mesmo) passa no vestibular; e você por estar feliz começa a se gabar disso; Você também está sendo orgulhoso!

Tendo em vista isso; você acha que é realmente possivel viver sem orgulho? Você se considera uma pessoa orgulhosa? Opinem.

:UH:

Enfim... Curti a sua frase. É um bom jeito de se pensar. ^^

PS: deixe o meu rio em paz!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos