Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Livre-arbítrio

+7
Batman
Lipert
02snake
Daniel
Gabriel Guimarães
Apollo
Mad Fantasy
11 participantes

descriptionLivre-arbítrio - Página 2 EmptyRe: Livre-arbítrio

more_horiz
Ao fintar os olhos no título, entrei no tópico com uma enorme vontade de montar um post complexo; bem formulado. Mas, cara... você basicamente "enfiou" forçadamente uma tonelada de complexidade ao tema - sem motivo. Enfim o clima frio e seu texto me desanimaram, só tenho vontade de ficar aconchegado na cama tomando chocolate quente. :e.e:

"Nós temos livre-arbítrio limitado, o leque de escolhas é limitado - porém é o suficiente para, de certa forma, escolhermos nosso destino, ou alterarmos parte dele."

Eu posso escolher tomar um bom café amargo, ou digitar em um fórum na internet (:ref:), ou sentar-me ao lado de um rio por 20 anos*,

* Não pode. Você morreria em menos de uma semana. :km:

more_horiz
Daniel escreveu:
Ao fintar os olhos no título, entrei no tópico com uma enorme vontade de montar um post complexo; bem formulado. Mas, cara... você basicamente "enfiou" forçadamente uma tonelada de complexidade ao tema - sem motivo. Enfim o clima frio e seu texto me desanimaram, só tenho vontade de ficar aconchegado na cama tomando chocolate quente. :e.e:

Falou o maromba que faz posts do tipo:

Dani escreveu:
This, você tem razão! Às vezes, eu demonstro ser orgulhoso; e talvez até arrogante. (em parte deve ser momentos de zoeira ou raiva ) mas isso não deixa de ser um defeito. Sem entrar em detalhes, vamos dizer que existem diferentes tipos de orgulho; E há um tipo em especial que, eu não tolero de maneira alguma.

Gosto de personagens como Madara, Sasuke, Vegeta etc.. eles são absurdamente orgulhosos e arrogantes. Na vida real eu sou contra esse tipo de comportamento.

Well, em relação ao assunto do tópico, é de conhecimento geral que, o orgulho é uma característica que está atrelada fortemente ao ser humano desde sempre; é praticamente impossível alguém viver sua vida inteira sem demonstrar orgulho em algum momento:

- Se você está tentando defender algo que acredita, e impõe bons argumentos com extrema convicção. você está (ou aparenta estar) sendo orgulhoso!
- Se você malha, e por está feliz com os resultados comenta o tempo todo sobre isso; você está sendo orgulhoso!
- Se seu filho (ou você mesmo) passa no vestibular; e você por estar feliz começa a se gabar disso; Você também está sendo orgulhoso!

Tendo em vista isso; você acha que é realmente possivel viver sem orgulho? Você se considera uma pessoa orgulhosa? Opinem.

:UH:

Enfim... Curti a sua frase. É um bom jeito de se pensar. ^^

PS: deixe o meu rio em paz!

more_horiz
Nyarlathotep escreveu:
Há uma maneira mais "esperançosa" de se pensar: se você quiser manter a mão fora do fogo, e você manter a mão fora do fogo, você é livre. Se você quiser beber vinho doce e você beber vinho doce, você é livre. É somente na medida em que você não pode fazer o que você quer que você não é livre.
Mas neste caso, você não estaria trocando LIBERDADE com LIMITAÇÃO? Exemplo: Eu quero ser indestrutível, como ão consigo, não sou livre. Esta maneira de pensar sobre a liberdade está errada, não acha?

more_horiz
02snake escreveu:
Mas neste caso, você não estaria trocando LIBERDADE com LIMITAÇÃO? Exemplo: Eu quero ser indestrutível, como ão consigo, não sou livre. Esta maneira de pensar sobre a liberdade está errada, não acha?

É aí que entra o ponto chave: nós podemos controlar o nosso batimento cardíaco, podemos controlar os nossos níveis de ansiedade, podemos aprender com os erros... Nós, como seres humanos, podemos fazer o que podemos fazer, e isto é tudo.

more_horiz
você realmente gostava das aulas de filosofia?

Nyarlathotep escreveu:
É aí que entra o ponto chave: nós podemos controlar o nosso batimento cardíaco, podemos controlar os nossos níveis de ansiedade, podemos aprender com os erros... Nós, como seres humanos, podemos fazer o que podemos fazer, e isto é tudo.
Mas não responde minha pergunta (ou dúvida pessoal). Segundo o que você colocou aqui, "É somente na medida em que você não pode fazer o que você quer que você não é livre." e eu dei o exemplo de querer ser indestrutível e não poder, MAS, mesmo assim eu sou livre. Isto NÃO tira minha liberdade. Eu ainda posso fazer escolhas sobre que caminhos tomar. esta "liberdade" que você se refere, só é possível para Deus, que "causa o que vem a ser", que pode ser tornar o que for necessário...

E outra, com base nesta informação, onde você quer chegar?

more_horiz
02snake escreveu:
Mas não responde minha pergunta (ou dúvida pessoal). Segundo o que você colocou aqui, "É somente na medida em que você não pode fazer o que você quer que você não é livre." e eu dei o exemplo de querer ser indestrutível e não poder, MAS, mesmo assim eu sou livre. Isto NÃO tira minha liberdade. Eu ainda posso fazer escolhas sobre que caminhos tomar. esta "liberdade" que você se refere, só é possível para Deus, que "causa o que vem a ser", que pode ser tornar o que for necessário...

Deixe-me deixar bem claro que não estou falando sobre a vontade de Deus ou qualquer coisa do tipo — nem caminhando nesta direção. Estou apenas falando sobre a relação entre determinismo, causalidade e a experiência do livre-arbítrio humano: nós, como seres humanos, podemos fazer o que podemos fazer.

Você tem toda a liberdade de querer ser o Superman, você pode até fazer cosplay do personagem, mas, certamente, você não terá seus poderes:

Nyar escreveu:
O determinismo rompe a causalidade temporal. Não pode haver nada que me leve a agir de uma maneira particular — e ainda assim eu ajo. Esse ato, livre de causalidade, é, de fato, livre.

02snake escreveu:
E outra, com base nesta informação, onde você quer chegar?

Só gosto de fazer os outros pensarem.

more_horiz
Não acredito nisso.

Isso é bobagem.

Se quiser ter livre-arbítrio, vá morar no mato ou na selva sozinho com os bichos e as feras :horak:

Meus país tem livre-arbítrio sobre mim :barry:

Meu pal tem livre-arbítrio :horak:

more_horiz
Livre arbítrio todo mundo tem, a questão é que cada um deve arcar com as consequência de seus atos.

more_horiz
Mais um tópico revivido do tempo das cavernas revivido, terminar a arquivar isso logo. :?:

Sim, o livre-arbítrio existe, dentro do que nos limitadamente entendemos por um, e acredito que nenhuma dessas questões interfira nisso, de fato. Demorei 9 meses pra postar nesse tópico porque não entendo os textos do Uésli.

more_horiz
Eu vou só dar minha opinião e depois eu leio as milhares de discussões sem sentido em um tópico que deveria ser harmônico =.=

Livre-arbítrio significa, ao pé da letra, a possibilidade de decidir, escolher em função da própria vontade, isenta de qualquer condicionamento, motivo ou causa determinante. O livre-arbítrio também é algo que foi imposto apenas ao ser humano, sendo que outros seres vivos vivem com base em seus instintos e, mesmo que de certa forma possuam "livre-arbítrio", a capacidade de fazer escolhas deles é limitada e, quando a fazem, é com base nos instintos.

Ok, agora que sabemos o que é livre-arbítrio, eu gostaria de citar algo que normalmente é questionado por aqueles que não acreditam nele: Se temos livre-arbítrio, porque sofremos mesmo que não queiramos? Bem, há duas explicações. Se você é ateu ou simplesmente não-espírita você pode apenas considerar o significado da palavra: "possibilidade de decidir". Ou seja, você pode fazer uma escolha quando esta existe, mas vale considerar que a capacidade psicológica de tomar decisões e a capacidade física são coisas diferentes. O livre-arbítrio é uma capacidade psicológica. Você pode escolher não sofrer, mas você depende da sua capacidade física para concretizar essa escolha. Se você não tem a capacidade física, a decisão fica apenas na sua cabeça. Ou seja, o livre-arbítrio existe, mas você não pode exigir que ele se estenda para além de seu significado original.

Agora, caso você seja espírita, nós acreditamos que o livre-arbítrio é bem mais extenso, mesmo que ainda tenha essa limitação física. Basicamente, nós acreditamos que você pode escolher quando vai nascer ou morrer, mas sua mãe tem o livre-arbítrio de te abortar e você tem o livre-arbítrio de cometer suicídio, mas se você morrer assassinado é quase garantido que isso é algo planejado por você. Pois todo espírito deseja evoluir, e existem duas formas de evoluir: pelo amor ou pela dor. Algumas pessoas, por pressa (é mais rápido) ou por culpa, escolhem aprender pela dor. Ou seja, um assassino pode optar por ser assassinado numa próxima vida ou pode optar por ser um médico e salvar várias. Se a culpa for muito grande ele pode acabar acreditando que merece a dor e vai optar por ela. Creio que a razão pela qual tantas pessoas sofrem hoje "desnecessariamente" é porque, no passado, as pessoas eram muito piores do que são agora, e creio que muitas pessoas que reencarnaram podem estar sentindo uma culpa extrema por alguma atrocidade que fizeram no passado e por isso optaram por aprender pela dor. Afinal, para nós, não existe céu ou inferno. O lugar para onde você vai após a morte é onde há mais pessoas com as quais você se identifica, e quem molda o plano ao seu redor é a sua própria consciência. Se você não se perdoar pelos seus pecados, você ai acabar ficando preso num lugar que pode chamar de inferno, e por isso há pessoas que optam aprender pela dor, algo que limpa a consciência mais rápido, pois assim evitam "ir para o inferno" de novo.

De qualquer forma, no espiritismo você planeta toda a sua vida antes de reencarnar, muitas vezes escolhendo até os seus parentes, seus amigos, as pessoas que você vai encontrar, e você planeja tudo isso de forma que você aprenda, com cada uma daquelas pessoas ou experiências, algo que você pensa que te falta. Uma pessoa muito impaciente, como eu, provavelmente escolhi minha mãe pois ela testa minha paciência todo dia :horak: Essa é minha visão. Basicamente, eu acredito em livre-arbítrio, mas acho que nem sempre o meu corpo consegue acompanhar a minha capacidade psicológica de fazer escolhas.

more_horiz
Queria saber quem é esse Convidado.

more_horiz
De fato temos uma escolha, então o livre arbítrio existe. Podemos escolher a opção A, B ou C. Ainda assim não podemos escolher tudo e muitas vezes só temos o direito de escolha com relação a opções oferecidas, por exemplo, em uma sociedade você pode fazer essas escolhas, mas ainda está preso as pessoas e/ou ao ordenamento jurídico, você acha que detém esse poder, mas não tem, , ou seja, rola uma prisão conhecida como ilusão do controle.
Na natureza você faz o que quer, exceto tentar interferir nessas sociedades, ou vai ter treta.

Eumenes escreveu:

Queria saber quem é esse Convidado.

É um avatar do caos e possui vários nomes e faces.
O ser em questão viajou por incontáveis eras em busca de conhecimento e poder, mas no fim desapareceu.
Alguns dizem que ele está entra aqui e ali, eu digo que ele está onde não estamos.

more_horiz
Liberdade vem do conhecimento, alguém que conhece pode traçar caminhos livres
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos