vacobs10 escreveu: E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda a erva que dê semente, que está sobre a face de toda a terra; e toda a árvore, em que há fruto que dê semente, ser-vos-á para mantimento.
E a todo o animal da terra, e a toda a ave dos céus, e a todo o réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde será para mantimento; e assim foi.
Gênesis 1:28-30
Deus não criou o homem para ser dominado e sim para dominar. Quando Ele deu autoridade sobre as ervas, os animais e toda alma vivente, Ele Deu autoridade sobre o mundo. Quando adão pecou, esta autoridade foi passada para satanás.
Eu ignorei o restante do seu texto porque eu não falei sobre o fato de Satanás governar. Isto é bem claro nas escrituras. Há ainda outros textos que você não mencionou aqui que comprovam o “domínio” de Satanás, o Diabo, sobe este “sistema de coisas”. A questão que falei é sobre QUEM deu este domínio a ele. Veja, no texto que você citou acima do livro de Gênesis, Jeová deu autoridade para o homem dominar sobre os animais e sobre a vegetação, mas concorda que Ele não deu autoridade para o homem SE GOVERNAR? Em Jeremias 10:23 nosso Deus inspirou o profeta a escrever que “...o caminho do homem não pertence a ele. Não cabe ao homem nem mesmo dirigir os seus passos.” Ou seja, entendemos que o homem precisa de Deus. Mas a autoridade que Satanás recebeu foi a de governar, ou seja, “de ditar as regras”. Veja por exemplo João 14:30, onde Jesus diz que “...o governante do mundo está chegando, e ele não tem nenhum poder sobre mim.”. Isso quer dizer que somente Deus tem a autoridade para dar “esta autoridade” a Satanás, e não o homem. Que é o homem mortal para ter tamanho poder? Entendeu o ponto?
vacobs10 escreveu: Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.1 João 5:7
@vacobc10, qual a tradução da bíblia que você usa? Seria a João Ferreira de Almeida? Se sim, olhe por favor o livro de Salmos 110:1 e me diga (com base apenas naquele texto, sem conjecturas) quem está falando com quem e sobre quem. Você consegue? Eu estou usando este texto (que me veio a mente como referência), para mostrar que as algumas traduções da bíblia sofreram um pouco com o tempo e às vezes, temo que correr atrás de provas de suas adulterações.
E este texto que você citou de 1 João 5:7 é um deles. Por causa dos concílios do terceiro e quarto séculos depois de Cristo, a igreja católica, “cunhou” o termo TRINDADE (que não é bíblico) para tentar explicar este dogma criado por eles e posteriormente adotado pelos protestantes seculos a frente. Dizem que, embora Jesus não especificasse a doutrina da Trindade, o apóstolo João fez isso em 1ª João 5:7, texto este que reza (segundo a versão Almeida, edição revista e corrigida) o que você colocou acima. No entanto, vé interessante notar que versões mais modernas omitem esta passagem. Por quê? A Bíblia de Jerusalém, católica, explica numa nota ao pé da página que este texto não é encontrado em nenhum dos primitivos manuscritos gregos, nem nos melhores latinos da Bíblia. É espúrio. Sem dúvida, foi acrescentado na tentativa de dar apoio à Trindade.
E olha de interessante
@vacobs10, no século19, quase todas as traduções da Bíblia tinham um acréscimo em 1 João 5:7 que apoiava este ensino da Trindade. Mas esse acréscimo não aparece na Pesito siríaca, provando assim que ele é de fato uma adulteração do texto bíblico. Você já ouviu falar dele? Até o século19, quase todas as cópias em grego das Escrituras Gregas Cristãs de que se tinha conhecimento eram do quinto século ou de muito depois. Por isso, eruditos bíblicos se interessaram muito por versões mais antigas como a Vulgata latina e a Pesito siríaca. Após, um segundo manuscrito foi achado, (que existe até hoje), é o Siríaco sinaítico. Ele é considerado um dos mais importantes manuscritos bíblicos já descobertos, juntamente com manuscritos gregos como o Códice Sinaítico e o Códice Vaticano. As pesquisas revelam que essas palavras de 1 João 5:7 foram acrescentadas por certo escriba desonesto mais de 1.000 anos depois que a escrita das Escrituras inspiradas estava completada. Se você correr atrás de traduções antigas, verá que estas palavras não aparecem… Veja o que a (católica Bíblia de Jerusalém,) (N.T.): diz
“O texto dos vv. 7-8 [no céu: o Pai, o Verbo e o Espírito Santo, e esses três são um só; e há três que testemunham sobre a terra] está ... ausente nos antigos mss. gregos, nas antigas versões e nos melhores mss. da Vulg., e que parece ser uma glosa marginal introduzida posteriormente no texto.”
Minha cara, eu te faço um apelo, corra atrás desta informação, pesquise sobre o assunto, pois você verá que não se pode confiar muito nas traduções que temos hoje.
vacobs10 escreveu: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. (João 1-1)
Você entende algo de Grego? (Pelo menos do Grego coiné em que o “novo testamento” foram feitos?) Veja, vamos primeiro analisar a fraseologia em português mesmo:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus Pode alguém estar com outra e ser ela mesma a própria pessoa? Acha lógico isso?
Ele estava no princípio com Deus.Aqui temos novamente a confirmação de que Jesus ESTAVA com seu Pai Jeová no princípio.
Mas aí você pergunta: Então porque diz alí logo no início que “o verbo era Deus”? Bom, neste caso, temos que entender um pouco as regras do grego. É simples, prometo. A língua grega coiné tinha artigo definido (“o”), mas não tinha artigo indefinido (“um”). Assim, quando um substantivo predicativo (ou Deus) não é precedido por artigo definido (“o”), pode ser indefinido, dependendo do contexto.
A Revista de Literatura Bíblica diz que expressões “com um predicativo sem artigo (“deus” sem o “o”) precedendo ao verbo (“era”), têm primariamente sentido qualificativo”. Como diz a Revista, isto indica que o “ló·gos” (ou verbo, ou palavra) pode ser
assemelhado a um deus. Diz também a respeito de João 1:1: “
A força qualitativa do predicado se destaca tanto que o substantivo [the·ós] não pode ser considerado como determinativo.”
Assim, João 1:1 destaca a qualidade da Palavra, que ela era “divina”, “semelhante a deus”, “um deus”, mas não o Deus Todo-poderoso. Isto se harmoniza com o restante da Bíblia, que mostra que Jesus, ali chamado de “a Palavra” (ou verbo como na sua versão) em seu papel de
Porta-voz de Deus, era um subordinado obediente enviado à terra por seu Superior, o Deus Todo-poderoso Jeová.
Olha um exemplo: Geraldo é UM cozinheiro. Neste caso, o artigo indefinido UM está dizendo que Geraldo é apenas um homem que cozinha. Agora veja esta outra frase: Sebastião é O cozinheiro. Agora este artigo definido está identificando Sebastião como “o cara”, o “verdadeiro cozinheiro”, o “principal”. Conseguiu entender? (Sério mesmo…)
vacobs10 escreveu:
Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou.
João 8:57,58
E disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós. Êxodo 3:14
Outro texto muito usado pelos trinitaristas. Vamos lá: Em Êxodo 3:14 esta expressão “EU SOU” é usada como título para Deus, para indicar que ele realmente existia e que cumpriria o que prometera, está certíssimo. MAS, a expressão em João 8:58 é muito diferente daquela usada em Êxodo 3:14. Jesus não a usou como nome ou título, mas sim como maneira de explicar a sua existência pré-humana. Aí você me diz: “mas aí é você que está afirmando isso!” Certo? Então note como outras traduções bíblicas traduziram João 8:58:
1869: “Desde antes de Abraão existir, eu tenho existido.” The New Testament, de G. R. Noyes.
1935: “Eu já existia antes de Abraão nascer!” The Bible—An American Translation, de J. M. P. Smith e E. J. Goodspeed.
1965: “Antes de Abraão ter nascido, eu já era aquele que eu sou.” Das Neue Testament, de Jörg Zink.
1978: “Antes de Abraão nascer, já eu era aquele que sou.” O Novo Testamento, Interconfessional.
1986: “Antes de Abraão vir à existência, eu tenho sido.” Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
Assim, a verdadeira ideia do grego usado aqui em João 8:58 é que o filho de Deus, Jesus, que foi criado, já existia muito antes de Abraão nascer. É apenas isso! Lembra de Provérbios 8:22 e 23? De quem você acha que se fala ali? Quem e a Sebadoria personificada, senão nosso senhor Jesus?
Conseguiu entender este ponto?
vacobs10 escreveu: Eu sei que vc é testemunha de jeová, e que portanto, não pode acreditar nessa "ideia".
Há, há… você me ofende com esta afirmação! Eu acredito no que está na bíblia. Como não “não posso acreditar”? Tenho eu medo de alguma punição? Se a crença dos católicos, protestantes, evangélicos no geral, das testemunhas de Jeová ou outra denominação que se diz cristã está de acordo com a bíblia, eu tenho que acreditar, certo? Afinal, está na bíblia… não concorda?
vacobs10 escreveu: Mas há base bíblica. E ela vem desde o gênesis:
Vamos ver… até agora, não deu muito certo...
vacobs10 escreveu: Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem é como um de nós, sabendo o bem e o mal; ora, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, Gênesis 3:22
O que tem? Isto? Aqui mostra Jeová (Deus) e Jesus (filho, messias) conversando sobre a criação. Você leu o livro de provérbios primeira antes de avançar para este ponto? Então aproveite e leia também por favor, Colossenses 1:15 e me diga: O que significa ser o primogênito da criação?
vacobs10 escreveu: Ora, Ele orou a Deus Pai. Jesus é o Deus Filho. Deus Pai e Deus Espírito Santo estavam no céu. Deus Pai foi o Ser que se manifestou no ANTIGO TESTAMENTO para Moisés e para israel durante 4 mil anos(desde adão). No livro de Mateus, temos a manifestação do Deus Filho(há 2 mil anos atrás). E após sua ida, Ele deixou o Deus Espírito Santo na terra(que está aqui há 2 mil anos). 2 + 2 + 2 = 6 mil anos. A Bíblia diz que mil anos para Deus é como se fosse um dia. E no sétimo Ele descansaria. Logo, há mais ou menos um período de mil anos para esta terra ir pro buraco, conforme indica o apocalipse.
Deus orou para ele mesmo pedindo ajuda? Deus falou lá do céu para ele mesmo aqui na terra dizendo que suas ações estariam aprovadas? Você consegue entender agora onde eu estou tentando chegar? Você acha que existe lógica isso? (são perguntas diferentes, ok? Se puder respondê-las… eu ficaria grato) alguma vez na bíblia você viu os termos Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo?
Mas esta é interessante! Vamos lá: Da linhagem de Adão até Jesus (onde apenas o “Deus Pai” se manifestou, certo?) passou 4 mil anos. Ok. Daí Jesus começou então a se manifestar, certo? Então de Jesus até a
@vacobs10 vai dar mais uns 2000 anos. Mas espere! Meste caso seria o “Deus Espírito Santo”? Não entendi… sério mesmo. Pode explicar de outra forma?
vacobs10 escreveu: Continuando... Jesus se tornou maldito naquele jardim, porque estava para carregar todos os pecados dos homens. E como Deus Pai é puro, não podia ficar com Ele. Foi a primeira vez na história do UNIVERSO que a trindade se separou.
ESPERE! A Trindade deixou de ser trindade por um tempo? Você sabe como se originou o “dogma da trindade”?
vacobs10 escreveu: Por isso Jesus disse:
E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lamá sabactâni? que, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Marcos 15:34
Deus havia abandonado a Jesus naquele instante, por isso ele suava sangue. Era uma experiência na qual Ele jamais havia presenciado.
Tá, então Jeová (uma pessoa) abandonou Jesus (outra pessoa) naquele momento difícil, mas, na verdade, eles são um só! Notou aqui uma contradição do dogma da trindade?
vacobs10 escreveu: Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai. João 16:28
Isso, está certo. Eu saí da minha mãe para ir para o trabalho, mas no final do dia eu volto para minha esposa. Simples. Jesus disse que “saiu do pai” por ter saída da morada. Lembra de João 1:1? ele estava com Deus.
vacobs10 escreveu: Quem falou do céu quando Ele foi batizado foi Deus Pai. Na Bíblia, quando um homem se casa com uma mulher, tornam-se um só. Ora, mas não são duas pessoas? Sim, mas Deus considera apenas "uma pessoa só", simbolicamente falando. Por isso, que no AT, era pecado ver a mulher do seu pai nua, pois vc veria a "nudez" do seu pai. Ora, a nudez da esposa é a nudez do marido, e o vice versa tbm. Deus é casamento, e o mesmo vale para o Deus Filho e Espírito Santo. Todos são Ele.
Gente! Agora o bicho pegou… Eu e minha esposa somos um, certo, mas SOMOS DUAS PESSOAS DISTINTAS. Você lembra de João 17:20-26? Lembra o que significa este UM? O fato de dizer que são UM não significa que são duas pessoas... Seu exemplo não foi muito bom...
vacobs10 escreveu: Ele não perguntou do princípio e sim da atualidade.
Eu entendi isso, veja:
Matsuoka escreveu: ...Me pergunto realmente para que existimos, para que habitamos este local que chamamos de terra, sendo que só sabemos fazer mal à ela.
Pra que viemos a existência se não alteramos nada.
Entendeu? Porque perguntar para um CRISTÃO porque ele está aqui AGORA é meio óbvio não acha?
vacobs10 escreveu: Deus queria ter intimidade com adão e encher o mundo. Haveria fartura sempre, e não haveria mortes. Toda ciência se desenvolveria com base em Deus, que daria tal conhecimento para que lhe agradasse. Bem diferente da concorrência capitalista de hoje para uma glória passageira.
ISSO! Exato! Você acertou. Concordo com você… Esta lógica é bem clara!
vacobs10 escreveu: É uma alternativa a parte que é bem profunda e precisa de muitos estudos para escrever tudo aqui. Vou me ater a proposta do tópico, que foi sobre nossa vida atual.
Ok…
vacobs10 escreveu: Como eu disse, o diabo ganhou autoridade do homem sobre este mundo. Jesus veio trazer esta autoridade para quem cresse. Nossa missão é pegar essa autoridade de volta em nossas vidas e nos deixar ser usados como ferramentas para levar esta autoridade na vida de outras pessoas.
E como eu citei, não concordo pelos exposto mais acima...
vacobs10 escreveu: "seja feita Tua vontade, assim na terra como no céu." A vontade dEle não começa no céu, mas na terra. E nós que estamos aqui.
Como é? Começa na terra? Sério? Vou orar de novo: Seja feita a tua vontade COMO NO CÉU (ou seja, como já foi feita no céu – lembra de apocalipse 12: 7-12?) ASSIM TAMBÉM na terra (pois ainda não aconteceu...
vacobs10 escreveu: Provavelmente não. Para entender essa proposta original temos que estudar sobre os anjos, começando por lúcifer. O imaginário popular é que são todos anjos, com asas e cabelos loiros. Mas quando a gente pesquisa a fundo, vemos que cada um deles era de uma "categoria" especial. E cada categoria tinha seu foco específico e sua proximidade com Deus. Lúcifer era querubim e estava próximo de Deus. Outros não tinham esse privilégio. Pq? Pq até no céu há uma hierarquia.
Sim, sabemos disto… Só não entendi o “Pq? Pq?” ...kkk.
vacobs10 escreveu: Há hierarquia de dons, hierarquia de posições, hierarquia de galardões, hierarquia de muitos mistérios dos quais alguns estão na Bíblia e faltam ser revelados.
Ok, concordo…
vacobs10 escreveu: ...Deus queria fazer algo diferente dos homens, um ser à sua imagem e semelhança, mais íntima dEle do que lúcifer e sua categoria.
Quem te falou isto? Meu Deus… todos os anjos e o próprio Jesus foram feitos a imagem de Deus. E quando ele fez o homem ele disse para fazê-lo a imagem deles… Olha esta sua frase foi estranha… sem base bíblica hein?
vacobs10 escreveu: Nós não seríamos chamados de mensageiros, mas de Filhos. E seríamos UM SÓ com Ele, assim como Jesus o é. Satanás queria isso, e por isso deu a treta que deu.
Sobre sermos UM SÓ com Ele, ok.
vacobs10 escreveu: Agora sobre o mundo, acredito que ele superlotaria. Antigamente eu achava que marte e os demais planetas estão aí apenas para mostrar a glória de Deus, mas faz uma semana mais ou menos que começo a considerar que não era só pra isso. Muito provavelmente Ele preencheria estes planetas com mais homens. A nasa já disse que marte teve água e condições de ter vidas... Hoje é só um deserto vermelho. Assim como o éden, não é mesmo? Quer dizer, os planos de Deus falharam e o resto foi "abortado".
A maior prova disso está em NOÉ, quando Deus diz:
E disse o Senhor: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.
Gênesis 6:7
O que o animal tinha culpa no pecado daquela geração? Nenhuma! E oq a natureza tinha de culpa? NADA! Mas todos iriam ser destruídos. PQ? Pq não há sentido na terra sem o principal "hóspede". É como se você soubesse que vai ter um filho daqui a 9 meses, vc compra um berço, prepara o quarto, pinta a parede, enfeita o teto.... PORÉM ELE MORRE! Oq vc faz? Se desfaz do berço, repinta o quarto... enfim, tenta se "esquecer" daquilo tudo. Pra q vc vai querer os enfeites que só estavam ali pra animar o baby? pra nada! Então foi essa ideia que Deus iria colocar em prática nesse período. Ok, Ele não colocou porque noé tava aí. Mas oq podemos dizer dos outros planetas? Se eles foram criados antes da terra, e Deus sabe de tudo, não poderia haver um plano de Deus para habitá-los quando o limite nesta terra chegasse ao fim?
"Multiplicai-vos" foi a ordem de Deus.
Muito provavelmente habitaríamos outros planetas com ajuda de anjos. Porém, deu a merda que deu, Ele foi afastado da Raça humana e os outros "berços" se tornaram apenas lembranças que não vale a pena recordar. Apenas uma mensagem da sua glória, apenas um novo éden que virou deserto.
Gente que mistureba!!! (Desculpe o termo) Olhe de novo a ordem de Deus para Adão e Eva. Ele disse para ENCHER A TERRA. É mais lógico pensar que quando isso ocorresse (e convenhamos, iria demorar pra caramba, pois não teríamos filhos como se tem hoje, pois teríamos uma consciência perfeita sobre criação e etc) a ordem seria cumprida! Daí, viveríamos para sempre numa terra com paz e alegria e perfeição! Imagina só! Sobre Marte… olha você foi longe hein?
Agora usar o exemplo de Noé… olha minha cara. Tenho que reconhecer, a imaginação vai longe. Ah, e simplesmente deixaria lá o quarto, pois terei outros filhos que o usarão, é simples! Não iria acabar com nada. Talvez usar o quarto para outra coisa por enquanto, ok, mas não me desfaria de nada...