@Ellos O seu vídeo diz a mesma coisa que o Akira, ele criou designs que o manolo do vídeo mostrou e deu dicas iniciais, todo o resto da historia ficou a cargo da Toei, no fim o próprio Akira diz que o GT é side story.
A continuação de Dragon Ball é efetivamente Super em que o Akira além de criar os designs, ele efetivamente desenvolve um roteiro das sagas que é entregue a Toei e ao Toyotaro e também supervisiona o trabalho feito.
O Kishimoto no The Last criou designs, deu ideias iniciais(O cachecol), criou as falas principais do filme e por fim como ele disse pediu que o roteiro fosse escrito inúmeras vezes até ficar no que ele julga ideal.
Veja exemplos da participação do Kishi nos dois filmes:
The Last, aqui ele canoniza o filme falando da conexão com o trabalho original dele:
"Dado que há uma conexão entre o meu trabalho original (mangá) e o novo filme, recomendo que o assistam logo após o término da leitura do mangá. (Mas está tudo bem caso ainda não tenha lido! Risos.) Este filme, sendo mais direto, trata sobre o amor. Até hoje ainda não havia criado um filme que falasse sobre isso. Por favor, aproveitem o final de Naruto! " — Masashi Kishimoto.
Aqui ele fala da alteração dos roteiros:"Consegui recriar novos esboços para todos introduzindo nossos heróis a fase adulta. Devido ao fato do roteiro não me agradar, fiz com que os roteiristas reescrevessem várias vezes a história, e estou certo, que pelo ponto de vistas deles parecia um tirano. O filme será espetacular, então, por favor, veja-o."
Aqui ele diz que escreveu o roteiro e que supervisionou a historia do TL:
Kishimoto (K): Eu terminei de escrever o roteiro do filme em torno do final de janeiro. Correções e afins foram adicionados posteriormente, sendo assim, em torno do final de fevereiro o trabalho do roteiro foi completamente concluído. Para mim, no entanto, desde do início de fevereiro foi o ponto de maior pausa no trabalho do filme, acho que comecei a fazer os desenhos para a serialização de curto prazo nesta época de fevereiro. A serialização de curto prazo começou com o ponto de decisão sobre os personagens. Isso porque você não pode definir uma história sem produzir os personagens. Depois que eu decidi o enredo inteiro, pensei sobre como cada semana seria.
(K): Com "Road To Ninja -Naruto the Movie-" eu lidei com a composição, e em "The Last -Naruto the Movie-" fiz os design dos personagens e fui supervisor chefe da história. Porém, esta é a primeira vez que escrevi tudo, desde o início, incluindo as linhas.
E tem o comentário sobre o Boruto The Movie semelhante ao The Last, em que ele basicamente também canoniza o filme, não consegui econtrar agora, depois procuro melhor.
O GT é semelhante ao RTN, o autor participa nos designs e da dica iniciais mas não diz nada sobre ele ser canon e deixa o enrendo a vontade de Toei e Pierrot(no caso do RTN) e GT o Akira chama logo de side story, se o Kishi tivesse soltado nota sobre o RTN ser canon ele deveria ser considerado e fim de assunto.
Sobre as novels, Kishi não diz nada sobre elas como fez com os dois filmes, na minha opinião até ele dizer algo eu considero filler.