Boa noite, Kel G. Dei uma passadinha aqui no fórum para checar algumas coisas, e esse tópico chamou bastante a minha atenção. Estou em um período de repouso, mas não quero deixar de expor algumas palavrinhas.
Estudo bastante sobre os processos e transtornos mentais, e o comportamento humano.
Pelo que acompanhei no seu desabafo, o motivo de você ter esses problemas internos foi desencadeado pelas situações externas que você sofreu muito jovem (família, amigos, conhecidos e etc). Não posso oferecer um diagnóstico concreto. Realmente, você demonstrou traços de depressão (pensamentos suicidas), também mostrou transtorno de personalidade, introversão, problemas de autoestima e etc. E, isso gera uma fobia social, pois pela sua confissão mostrou que não consegue se comportar em situações cotidianas. Eu entendo o sentimento que você tem aí dentro, realmente é muito ruim se sentir isolado e odiado, mas o problema não é você. Não pense jamais que o problema seja você, só pelo fato das pessoas estarem te julgando ou te tratando de maneira ruim. Não nascemos preparados para as inúmeras situações que a vida vai nos colocar, há pessoas que conseguem lidar com os sentimentos e situações ao redor, e outras que sofrem muito pelo julgamento alheio. Isso faz parte da vida, e hoje em dia as pessoas tratam os sentimentos, comportamentos etc com medicamentos pesados e isso jamais será a chave para a resolução dos nossos problemas interno. Não se odeie, não sofra por quem te ofende e evite pensar no julgamento alheio.
As pessoas sempre irão falar! Sempre! Seja positivo e lute pela sua vida, ninguém vai lutar por você. Vai deixar a sua vida de lado pelas pessoas e situações que te deixam envergonhado? Vai deixar de conhecer lugares diferentes, pessoas novas, trabalhar e se divertir pelos outros? A vida passa tão rápido, e é totalmente clichê todo esse meu falatório aqui, mas é a pura verdade.
Compreendo que é muito dificil de lidar com esses pensamentos e toda pressão social que você sente. Mas não consigo aceitar quando um ser humano faz pouco caso sobre a vida e sua existência, fico realmente triste quando converso com pessoas que lidam com situações semelhantes a sua, e não julgo. Já tive meus momentos ruins, já tomei medicamentos pesados, já quis desistir, já culpei Deus e o mundo. Enfim...
Não vai ser um psiquiatra, psicólogo, e etc que vai te tirar dessa situação, o que eles podem fazer é te guiar para o melhor caminho. Mas quem precisa dar o primeiro passo é você. Coloque-se em primeiro lugar, se ame! Você é único, todos nós somos únicos. Nada que eu disse aqui vai te ajudar 100%, mas pelo menos posso te aconselhar a não se importar pelo o que as pessoas vão dizer sobre você, e o mais importante: viva.
O
@Big Boss foi curto e grosso, mas faz um pouco de sentido. Não adianta você ficar lendo livros, conselhos, vídeos, sobre como melhorar a autoestima, se você não faz nada do que falam ali. Tem que viver. Tem medo de socializar? Aos poucos tente conversar com um colega de turma, de trabalho, ou alguém que você conheceu na fila da padaria. Tem medo das garotas? Tente puxar conversa com algumas pelas redes sociais, tenho certeza que elas não vão te morder online. Se acha feio e esquisito? De perto todos nós somos tão estranhos, ainda mais quando estamos sozinhos no próprio quarto. Tente praticar um esporte ou frequentar a academia, e crie objetivos quanto a isso. Já foi provado cientificamente que liberar hormônios durante os exercícios físicos causa bem estar a si mesmo e isso vai te deixar mais confiante. Não é a chave da sua felicidade, pois você tem que fazer aquilo que te satisfaz, mas nunca deixe de tentar novas possibilidades :)
P.S: O Fórum sempre tem grupos de zueros, e tem que aprender a lidar com a diversidade de opiniões. Não leve tão a sério um comentário ou opinião pessoal de um membro, eles conhecem o seu nick mas não a sua história. E tente ao máximo controlar suas emoções para não julgar de maneira errada o próximo.