Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Você pode ser bom sem Deus?

+8
Batman
Daniel
Alexsandronamikaze
Uchiha Wolf
Evertons1
Ninjalx
Ben Ikneg
Apollo
12 participantes

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyVocê pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Achei bem interessante esse vídeo abaixo, apesar de eu ser Ateu, ele apresenta um argumento um tanto formidável, é o Deus de William Lane Craig, um famoso filósofo que pregava a fé e debatia com Ateus e Agnósticos, ele habitualmente deixava seus adversários sem nenhuma resposta; diferente de outros apologistas da época, explica seus argumentos de maneira direta e não transparecia compaixão ou sentimentalismo.

Ele aponta que a moralidade sem deus é subjetiva(óbvio), e que isso afeta a humanidade de modo negativo.


Matéria completa sobre isso: https://social.stoa.usp.br/mridenti/blog/o-argumento-moral-a-favor-da-existencia-de-deus-de-william-lane-craig-106343

não leia :

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
O foda é que várias pessoas ficam seguindo Deus só por medo de ir pro inferno.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Não existe bom ou mal, isso é um conceito criado pela humanidade e pode ser mudado conforme o tempo. Não tem valor nenhum sem uma sociedade e regras para serem seguidas.

Apenas o fato de viver sem cometer nenhum ato considerado maligno e que tenha favorecido alguem em especial, essa pessoa já vai te considerar uma BOA PESSOA. Tudo depende do ponto de vista, eu posso ser considerado a "pior pessoa do mundo" para alguem, mas posso ser considerado a "pessoa mais maravilhosa" para outro.

Conceito de "bem" ou "mal" foi criado para designar quando algo é benéfico/prejudicial para determinada pessoa ou povo, se bobear, isso é algo mais antigo que a propria religião.

Última edição por BenGenki em 2/3/2017, 12:54, editado 2 vez(es)

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Nossa, né que o cara falou tudo. :oda:
D4rkHorse escreveu:
O foda é que várias pessoas ficam seguindo Deus só por medo de ir pro inferno.


Bem, nem todas. Se fosse assim não existiriam Ateus. :fem:, e até hoje não conheci ninguém que siga Deus apenas por ter medo de ir pro inferno! :oda:

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
BenGenki escreveu:
Não existe conceito de bom ou mal, isso é um conceito criado pela humanidade e pode ser mudado conforme o tempo. Não tem valor nenhum sem uma sociedade e regras para serem seguidas.

Apenas o fato de viver sem cometer nenhum ato considerado maligno e que tenha favorecido alguem em especial, essa pessoa já vai te considerar uma BOA PESSOA. Tudo depende do ponto de vista, eu posso ser considerado a "pior pessoa do mundo" para alguem, mas posso ser considerado a "pessoa mais maravilhosa" para outro.

Conceito de "bem" ou "mal" foi criado para designar quando algo é benéfico/prejudicial para determinada pessoa ou povo, se bobear, isso é algo mais antigo que a propria religião.


Mas é exatamente que o vídeo se trata, é apenas moral subjetiva, sem a moral objetiva o bem simplesmente não existe, e que todo conjunto da moral teria vindo de Deus, tecnicamente da bíblia, que implementou a cultura em todo mundo.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Não existe moral sem religião,então não.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
A relativizição é a maior arma  dos ateus-esquerdistas , não existe bem e mal , não existe homem e mulher , não existe superior nem inferior pra qualquer pessoa com um mínimo de bom senso isso é apenas loucura . Essa relativização da moral é o que usam pra defender os estupradores , os torturadores , os assassinos . Não existe o bem e nem o mal ? Então leve um estuprador pra dormir na sua casa com suas filhas , não existe o bem nem o mal ? Compre então uma passagem só de ida para a africa subsaariana .

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Sim.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Loki escreveu:
A relativizição é a maior arma  dos ateus-esquerdistas , não existe bem e mal , não existe homem e mulher , não existe superior nem inferior   pra qualquer pessoa com um mínimo de bom senso isso é apenas loucura . Essa relativização da moral é o que usam pra defender os estupradores , os torturadores , os assassinos . Não existe o bem e nem o mal ? Então leve um estuprador pra dormir na sua casa com suas filhas , não existe o bem nem o mal ? Compre então uma passagem só de ida para a africa subsaariana .


"Bem e mal" é apenas um conceito manipulado para manter todas pessoas num padrão de comportamento, se a sociedade decidir que estupradores estão certos, então eles não estaram errados. Algo pode ser considerado bizarro e horroroso hoje, daqui uns anos isso pode ser considerado normal.

Não estou falando que estupradores e assassinos então certos no que fazem, mas eles só estam "errados" porque feriram uma moral da sociedade. Tudo que ameaçar nossas vidas ou desejos iremos associar como algo ruim, isso é normal por que estamos sendo AMEAÇADOS e em PERIGO.

Conceito de bem e mal foi criado para definir o que é benéfico ou prejudicial para mim ou para você. Não é algo divino ou bíblico, é tudo ligado ao nosso desejo de sobreviver em segurança.

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
BenGenki escreveu:
Loki escreveu:
A relativizição é a maior arma  dos ateus-esquerdistas , não existe bem e mal , não existe homem e mulher , não existe superior nem inferior   pra qualquer pessoa com um mínimo de bom senso isso é apenas loucura . Essa relativização da moral é o que usam pra defender os estupradores , os torturadores , os assassinos . Não existe o bem e nem o mal ? Então leve um estuprador pra dormir na sua casa com suas filhas , não existe o bem nem o mal ? Compre então uma passagem só de ida para a africa subsaariana .


"Bem e mal" é apenas um conceito manipulado para manter todas pessoas num padrão de comportamento, se a sociedade decidir que estupradores estão certos, então eles não estaram errados. Algo pode ser considerado bizarro e horroroso hoje, daqui uns anos isso pode ser considerado normal.

Não estou falando que estupradores e assassinos então certos no que fazem, mas eles só estam "errados" porque feriram uma moral da sociedade. Tudo que ameaçar nossas vidas ou desejos iremos associar como algo ruim, isso é normal por que estamos sendo AMEAÇADOS e em PERIGO.

Conceito de bem e mal foi criado para definir o que é benéfico ou prejudicial para mim ou para você.  Não é algo divino ou bíblico, é tudo ligado ao nosso desejo de sobreviver em segurança.


Vamos pegar como exemplo alguém que maltrate um animal, ou um ser inofensivo como uma criança, isso não é maldade? No futuro isso pode ser visto como normal?

Agora vamos pegar o exemplo de uma pessoa que vê um animal ferido e precisando de ajuda ou de cuidados, a pessoa vai pega o animal e cuida, isso não é bondade? É padrão de comportamento? Todas as pessoas vão pegar esse animal pra cuidar?


Você querendo ou não, o bem e o mal existe, tem pessoas que são ruins de coração, pessoas que realmente fazem o maldade por prazer só não nota isso quem não quer.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Cara, assistam o vídeo, tem argumento de cara aqui que o próprio vídeo rebate com facilidade.

Todo mundo sabe que o conceito de bom ou mal é criado pra colocar as pessoas em padrões civilizados, mas a questão é que querendo ou não a bíblia foi a maior influenciadora da moral da humanidade e isso é claro, se você não rouba hoje, não mata, não estupra, é por causa dos conceitos morais da nbíblia e isso é inegável., mesmo pra eu que sou Ateu.

Existia grandes mentes filosóficas que pregavam a moral que é acendida até hoje antes da bíblia? Talvez, mas pode dizer algo ou alguém dessa época que todo mundo conheça?

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Podemos colocar o antônimo de Deus também como um ponto de referência, e consequentemente chegaremos a conclusão de que não podemos ser bons sem ele.

No final, tudo se resume ao tempo e ao local.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Enfim, eu já tinha visto esse video antes mas nunca prestei atenção de verdade nele.
Mas realmente a moral da humanidade atual foi muito influenciada pela biblia, se bem que não acho que isso seja muito importante na prática.

Mas já falei besteira demais no tópico, :neves: fui...

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Não sei os outros, mas eu posso sim ser bom por pura vontade de ser bom (quando quero).

Mas é lógico que foi Deus, a Bíblia e tals que influenciou os conceitos, afinal ele existe e vem sendo transmitida desde o começo das eras. Porém mesmo sem ela eu acho que os humanos ainda saberiam o que é bom e o que é mau, pelo menos em partes.

Mau - aquilo que prejudica alguém ou ele mesmo

Bom - aquilo que beneficia alguém ou ele mesmo sem ferir a "regra" acima

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Respondendo diretamente a pergunta do titulo:

Sim, pois tenho livre arbítrio graças a DEUS.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos