Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Você pode ser bom sem Deus?

+8
Batman
Daniel
Alexsandronamikaze
Uchiha Wolf
Evertons1
Ninjalx
Ben Ikneg
Apollo
12 participantes

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Não sei os outros, mas eu posso sim ser bom por pura vontade de ser bom (quando quero).

Mas é lógico que foi Deus, a Bíblia e tals que influenciou os conceitos, afinal ele existe e vem sendo transmitida desde o começo das eras. Porém mesmo sem ela eu acho que os humanos ainda saberiam o que é bom e o que é mau, pelo menos em partes.

Mau - aquilo que prejudica alguém ou ele mesmo

Bom - aquilo que beneficia alguém ou ele mesmo sem ferir a "regra" acima

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Respondendo diretamente a pergunta do titulo:

Sim, pois tenho livre arbítrio graças a DEUS.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Já me fiz estes mesmos questionamentos em várias ocasiões. Fato é que, a moral que nós conhecemos em si é totalmente moldada nos conceitos de Deus, por assim dizer. A bíblia exerceu uma influência absurda sobre a moral e a civilidade humana, os conceitos de bom e mau, bem e mal, são um dos principais, "matar é errado", "roubar é errado", "adulterar é errado" (embora nesse caso haja uma série de poréns) e daí em diante, tudo isso é baseado no que a bíblia propõe em seus conceitos que sim, influenciam, ou no caso, influenciaram e moldaram nossa concepção do que é bom e do que é mau. Concordo com o que é dito no vídeo, a moralidade objetiva é toda baseada nos conceitos de bem e mal vindos da bíblia, e consequentemente, de Deus, sendo qualquer um de nós teístas ou não.

O título do tópico em si leva as pessoas a raciocinarem como a primeira "cena" do vídeo, um ateu faz algo bom, resgata um gato preso em uma árvore ou se arrisca pra salvar uma pessoa, ele não acredita em Deus, fez algo bom, então qualquer um pode ser bom sem Deus. Mas o que caracterizaria isso como bom? o que eu acho? o que cem pessoas acham? o que 7 bilhões de pessoas acha? "sem Deus" a moral, o bom e mau, se tornam totalmente subjetivos, baseado em opiniões que são baseadas em experiências e assim por diante, tudo baseado em um ponto de vista ou pontos de vista em comum, que não valem mais do que pontos de vista contrários. Mas e caso alguém pense o contrário? que pode matar livremente ou roubar livremente? quem poderia categoricamente afirmar que ele estaria errado?

Enfim, concordo com o vídeo do início ao fim, é muito interessante. :think:

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Minha resposta é simples.....é claro que sim...as pessoas podem ser boas sem Deus....na verdade virtudes como compaixão, solidariedade e por aí fora são inatas do ser humano...algo que um certo Pastor disse e acredito ser bíblico que diz " nem o mais vil das pessoas da a comer pedras ao seu filho"....

A verdade é que o ser humano existe a mais tempo que a religião....a bíblia moldou a cultura, hábitos e costumes ocidentais nos últimos 2000 mil anos, foi usada como arma de conquista e de integração de povos já conquistados por muito tempo, mas o homem é mais antigo que a religião...na verdade o homem é o criador da religião.

Partindo deste pressuposto vamos pegar como exemplo o Budismo que como religião é tão antiga quanto o cristianismo e os conceitos que ele transmite.

Nos temos valores e virtudes, uma escola moral sem Deus...apesar de englobar o metafísico...

Deus existe....mas não foi ele que ensinou a diferença entre bem e o mal ao homem e tão pouco o homem é bom ou mau através dele....a verdade é simplesmente que o homem nasceu com a capacidade de raciocinar e definir limites entre o que é favorável ou bom para mim e o desfavorável ou mau....com isso conceitos como moral, a necessidade de seguir um código de ética e muitos outros foram criados para manter a ordem numa sociedade.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Ninjalx escreveu:
Nossa, né que o cara falou tudo. :oda:
D4rkHorse escreveu:
O foda é que várias pessoas ficam seguindo Deus só por medo de ir pro inferno.


Bem, nem todas. Se fosse assim não existiriam Ateus. :fem:, e até hoje não conheci ninguém que siga Deus apenas por ter medo de ir pro inferno! :oda:


Já conheci uma guria que ficava falando de amor de Jesus, mas quando eu peguei ela comecei a conhecer ela a fundo eu já percebi a real natureza dela e ela mesmo me disse que tem medo de ir pro inferno, acho que não tem como julgar uma pessoa sem conhecer sua real natureza e o fundo do seu coração.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
@Kakau

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Eu vou deixar aqui o link do tópico que fiz exatamente sobre este tema → www.forumnsanimes.com/t61124-provocacoes-filosoficas-voce-faz-porque-e-certo-ou-porque-deus-esta-olhando#1175756

No primeiro post eu falo da Moral Kantiana, e até explico minha dúvida sobre se ela não seria capaz de substituir a religião. Afinal, Kant vem e traz-nos o imperativo categórico: haja de tal maneira, a depender da conduta, que o princípio que a reja possa reger o comportamento de qualquer outra pessoa. Ou seja, não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você, não haja de maneira ruim se você julgaria ruim que outra pessoa o fizesse, e por aí vai. 

Mas o cerne do vídeo é tentar provar de alguma forma que SEM a existência de Deus, nós humanos não teríamos nem mesmo formulado uma base moral como um pilar onde primariamente nos seguraríamos, ou seja, que seríamos iguais aos animais: está absurdamente errado! Ao menos do ponto de vista ilustrativo argumentativo, está totalmente errado ao meu ver. A comparação que ele faz com os animais é totalmente infeliz e desprovida de conhecimentos fundamentais da biologia: animais não possuem consciência, que não é a mesma coisa que moral e ética! Animais não possuem raciocínio, e a partir daí já quebramos o argumento de que seríamos necessariamente como os animais sem a existência de Deus.

A verdade é que podemos criar sim o conceito de moral e ética por causa de nossas emoções! Emoções são nossos sentidos INTUITIVOS transformados em consciência. Ou seja, imagine lá nos primórdios, um homem da caverna mata a mãe do outro, este se sente mal, por intuição, e tem consciência. Então ele pode se enfurecer e matar quem o fez, como no mundo animal. Imagine que todos os outros homens da caverna presenciaram a situação, e conseguiram deduzir o seguinte: se eu matar a mãe de alguém, esse alguém irá querer me matar também, portanto não irei fazê-lo! Entende? A moral pode perfeitamente ser criada naturalmente, ao meu ver, apenas com o nosso livre arbítrio, e o exercer da moral em sociedade chamamos ética! Voltando ao vídeo, milhares de anos depois, com regras estabelecidas nas supostas interações humanas antigas que tiveram resultados por causa de nossas emoções, é perfeitamente lógico alguém alegar injustiça em um sistema democraticamente levantado e unilateralmente desrespeitado (como alguém roubar sua carteira).

Só que eu, @Kakau, sou religioso e acredito em Deus. O que expressei aqui foi que acho possível normalmente que, pelo livre arbítrio que Deus nos deu, nós possamos construir a moral e a ética sim. Posso estar errado? Sim, mas atualmente é a forma que eu enxergo. Afinal, se algo pode ser explicado usando apenas ciência, este não vai ser um argumento em prol da existência de Deus, ainda que eu acredite nesta existência.

Enfim, achei o senhor do vídeo bem desinformado quanto a aspectos científicos fundamentais, ainda mais para quem quer discursar sobre o tema. Ética são acordos de convivência, que também existem na natureza, só que lá o raciocínio é baixo demais para construir uma sociedade. Eu sei que atirar em alguém vai resultar em alguém atirando em mim, então posso entrar em acordo de não atirar em ninguém para preservar minha vida, já que tenho consciência e raciocínio. Creio que seja algo bem simples.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
D4rkHorse escreveu:
O foda é que várias pessoas ficam seguindo Deus só por medo de ir pro inferno.

Se alguém segue a Deus por medo de ir pro inferno, eu tenho certeza que esse não segue a Deus, e sim a religião que é o câncer do mundo

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Religião foi algo criado para que a humanidade seguisse um padrão e que tivessem algo
superior para temer.

Tanto é que atualmente praticamente todo mundo, faz coisas "consideradas" pela bíblias
algo impróprio.

Mais não posso julgar a sociedade que foi criada culturalmente assim desde os tempos 
primordiais e ainda vive sendo conduzida por falsos profetas.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Nyan escreveu:
D4rkHorse escreveu:
O foda é que várias pessoas ficam seguindo Deus só por medo de ir pro inferno.

Se alguém segue a Deus por medo de ir pro inferno, eu tenho certeza que esse não segue a Deus, e sim a religião que é o câncer do mundo


Exatamente, eu conheço várias pessoas que não seguem nenhuma religião mas seguem Deus e são boas pessoas melhores que os religiosos.

descriptionVocê pode ser bom sem Deus? - Página 2 EmptyRe: Você pode ser bom sem Deus?

more_horiz
Usando a frase do colega de fórum "...ao menos do ponto de vista ilustrativo argumentativo..." eu acho que sim. Nós humanos podemos chegar a ter uma base, mesmo que ínfima de "bondade", em especial no tocante a "não faço isso ao outro se não posso levar dele", ou "isso dói, não vou fazer isso a quem gosto", ou "ele está sofrendo, vou tirá-lo daí" e por aí vai...

Mas, tudo isso é impossível sem levar em questão a BASE de tudo, Deus! Se ele não existisse, não nada existiria. Pegando carona num outro tópico, nem o tempo e o espaço existiriam. Seri mais ou menos quando o Hal Jordan Parallax apagou a existência, tá ligado?!?

Concordo com muito aqui quando disseram que foi o homem quem criou a religião. está certíssimo. A bíblia em si, só começou a ser escrita cerca de 1500 anos antes de Cristo, por Moisés. E antes disso? Existem religiões mais antigas que o Cristianismo, é verdade, MAS o Cristianismo tem como base Deus, Jeová, o Todo Poderoso, o Criador dos céus e da terra. Mas mesmo assim, e antes da bíblia ser escrita, o que dava aos homens a noção do "bem e do mal"? Bem, a própria bíblia responde:

Romanos 2:14, 15 diz: "Pois, quando pessoas das nações, que não têm lei, fazem por natureza as coisas exigidas por lei, essas pessoas, embora não tenham lei, são uma lei para si mesmas. Elas mesmas demonstram que têm a essência da lei escrita no coração, ao passo que a consciência delas também dá testemunho, e, pelos seus pensamentos, elas são acusadas ou até mesmo desculpadas."

Nós fomos dotados de uma consciência e foi nosso Deus que colocou lá. Esse "senso inato do que é certo e do que é errado" influencia a maioria de nós a agir dentro dos limites da, digamos, decência humana. Por esse motivo, até aqueles sem nenhum treinamento moral podem ser conhecidos por sua bondade.

Mas esta consciência pode ser corrompida. Tipo, assim como um camaleão muda de cor para se ajustar ao ambiente, as pessoas que andam com pessoas más têm maior probabilidade de adquirir características "criminosas". E a Bíblia alerta isso. Por exemplo, em Êxodo 23:2 lemos: “Não deves acompanhar a multidão para maus objetivos.” Por outro lado, andar com pessoas honestas, justas e decentes nos influencia para o bem. (Como exemplo, o livro de Provérbios 13:20.)

Bom, seria isso ao meu ver, conforme fui ensinado...


EDIT: Há sim, muita gente só serve a Deus com medo de ir para o inferno. Fato inegável... mas como também disseram, estes, na verdade, não servem realmente a Deus...
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos