Brincadeiras à parte: eu tenho uma hipótese. A matéria existe em quatro estados fundamentais — sólida, líquida, gás e plasmática — e pode sofrer uma transição de um estado para outro. À pressão atmosférica normal, a água transforma-se em gelo a temperaturas abaixo de 0OC: pelo que a simetria do estado da água transforma-se em simetria cristalina. Sobrearrefecimento é o termo aplicado para descrever o arrefecimento de um líquido abaixo do seu ponto de congelação sem se tornar sólido, por exemplo, arrefecendo a água abaixo de 0OC. Assim, ao passar por uma fase de transição para o gelo, uma água sobrearrefecida pode liberar um calor latente. Como o campo de gelo pode ser medido linearmente — por coordenadas tridimensionais —, o volume de água deve ser medido em litros — em vez de em metros cúbicos. Pedagogicamente falando, tratando-se das criaturas sob a forma de cristais de gelo, a água passa por uma fase de transição, e é, supostamente, invisível — uma vez que não há como observar nem medir os fenômenos da matéria líquida. É possível, no entanto, sentir os efeitos da formação de calor ou matéria. Do ponto de vista matemático, uma energia escura pode sofrer uma transição de fase semelhante de zero para um estado de medida positiva. A teoria da medida é uma forma de atribuir um valor numérico a cada subconjunto de um conjunto, o que permite examinar as uniões de subconjuntos como uma soma de suas medidas. Um exemplo de uma medida positiva é dado pela massa da matéria.
Da minha perspectiva, sempre imaginei a topologia do universo na forma de uma tira 3D: onde ocorre a transação da matéria — durante a fase de inflação — no decurso da fase de expansão que ocorre até hoje... Assim como a transição da energia escura continuará no futuro.
Obs: isso é um esboço de um esboço de uma teoria que eu estou projetando. Nem mesmo pense em levar a sério.
Da minha perspectiva, sempre imaginei a topologia do universo na forma de uma tira 3D: onde ocorre a transação da matéria — durante a fase de inflação — no decurso da fase de expansão que ocorre até hoje... Assim como a transição da energia escura continuará no futuro.
Obs: isso é um esboço de um esboço de uma teoria que eu estou projetando. Nem mesmo pense em levar a sério.