Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Maiores líderes/reis/estrategistas

+5
Dante10
Moisés MR
Uchiha Wolf
Shey
Apollo
9 participantes

descriptionMaiores líderes/reis/estrategistas - Página 2 EmptyRe: Maiores líderes/reis/estrategistas

more_horiz
Alguns dos grandes nomes citados aqui não foram de grandes estrategistas, mas sim de grandes táticos. Para mim, uma grande estrategista tem a habilidade de não só ganhar batalhas, mas de gerar uma conclusão positiva em sua campanha — através de um pensamento estratégico. Hannibal/Aníbal (faça sua escolha xD), por exemplo, era um grande tático, mas um estrategista meia-boca. Taticamente, Aníbal foi o rei do campo de batalha até quase o final de sua campanha italiana. Sua estratégia geral de isolar Roma, ao desalojar, em maior parte, seus aliados italianos, não conseguiu transpirar, e então ele ficou sem ideias e condenado a uma longa guerra de atrito — uma guerra que ele não poderia vencer.

Para ser justo, a maioria dos grandes generais que costumamos citar (como Erwin Rommel, que foi mencionado pelo @Leon Lancaster) não faziam parte do aglomerado estratégico. A maioria tinha pagas políticas que não lhes permitiam formar uma grande estratégia em iniciativa própria. Então eles não podem ser considerados grandes estrategistas, mas apenas grandes taticistas. É verdade, por exemplo, que Cipião Africano, Wellington e até MacArthur tiveram um pouco de espaço — por seus (vários) governos — para combinar, em suas campanhas, seus gênios táticos com estratégia geral, no entanto, são exceções à regra.

Os únicos generais que têm direito a empregar táticas e estratégias são, geralmente, aqueles que exercem o poder supremo sobre o mecanismo militar e político de um estado. Um exemplo clássico é Erich Von Manstein, quem eu diria que é indiscutivelmente o maior militarista tático desde Napoleão. A meu ver, ele se mostrou o maior comandante da Segunda Guerra Mundial. Ainda assim, ele era apenas um mero "taticista" e não um "estrategista". Por quê? Porque Hitler era o estrategista. Von Manstein, mesmo com toda a sua habilidade, nunca poderia ser capaz de formar uma estratégia por si só — e era um mero fantoche do regime. É verdade que César formou sua própria guerra estratégica a longo prazo na Gália, mas ele era um rebelde trabalhando contra os desejos do estado romano.

Seguindo essa base, eu diria que os maiores estrategistas foram:

1. Napoleão;
2. Alexandre, o Grande;
3. Júlio César.

Talvez eu devesse considerar Genghis Khan e os grandes generais islâmicos do século VII, mas eu não acho que eles realmente foram donos de ótimas estratégias. Vitória após a vitória: foi uma bola de neve que não poderia ser prevista.

descriptionMaiores líderes/reis/estrategistas - Página 2 EmptyRe: Maiores líderes/reis/estrategistas

more_horiz
Alexandre, o Grande.

Já li 3 ou 4 livros sobre ele, o cara é impressionante (no referente a estratégias de guerra), não tem nem como comparar os outros com ele.

descriptionMaiores líderes/reis/estrategistas - Página 2 EmptyRe: Maiores líderes/reis/estrategistas

more_horiz
Maiores líderes/reis/estrategistas - Página 2 Nguyen10


Esse tambem é um dos maiores estratégistas do mundo , Nguyen Giap foi um general vietnamita e um profundo conhecedor da obra de Chuang Tzu .Nguyen Giap aplicou varios dos ensinamentos de Chuang Tzu como por exemplo usar espiões e avançadas estratégias de guerrilha . A guerra no Vietnam foi uma ocasião perfeita pra por em pratica os ensinamentos da Arte da Guerra  por que o exercito americano tinha condições muito superiores e Chuang Tzu afirmava que um exercito inferior  pode vir a ser o vencedor da guerra caso seja superior estratégicamente , na guerra do Vietnam  os americanos contavam com  o espaço e os vietnamistas contavam com o tempo , de forma que o que era tático pros vietnamistas era estratégico pros americanos e o que era estratégico pros americanos era tático pros vietnamistas , no final a derrota dos americanos  nessa  guerra comprovou que Chuang Tzu estava 100% certo e que  sem dúvidas foi mais do que apenas um homem sabio ,  foi um homem espiritual , somente este tipo de homem pode conter tanta sabedoria , somente esse homem espiritual pode vir a se tornar um : Napoleão , Gengis Khan , Alexandre o Grande  , Federico O Grande e etc .
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos