Das maiores mortes ocorridas no mangá, as únicas que são justificáveis, e que eu não mudaria, seria a de Itachi, Jiraiya, Hiruzen e Konan, o resto (Neji, Shikaku e cia) eu salvaria.
Hiruzen morreu protegendo Konoha, não vejo um final melhor para um velho Kage quase com o pé na cova.
Jiraiya foi o mais próximo de um familiar que Naruto teve. E a morte dele era realmente necessária para a obra, primeiro que ajudaria no amadurecimento do Naruto, e segundo, o Uzumaki finalmente entenderia a dor que Sasuke passou no passado, pois teve aquela cena no Vale do Fim na primeira fase em que Sasuke joga na cara dele que, ele sempre viveu sozinho e nunca passou pela dor de ter alguma pessoa querida arrancada a força da sua vida. Com a morte de Jiraiya, Naruto entendeu a dor de Sasuke e pode compreender as trevas na sua cabeça.
Itachi deu uma puta lição de vida para Sasuke, ao jogar na cara dele que a segurança da vila vem em primeiro lugar, ao invés de ficar agarrado a um clã vingativo, como ele fez. Itachi demonstrou que um shinobi é muito mais do que apenas um membro de um clã.
Embora a morte de Konan não tenha alterado muito o fluxo da história, foi legal ver ela arriscando a sua vida, em nome do sonho do Naruto. Foi muito satisfatório ver que uma mulher que ficou mergulhada em dor por muito tempo, tendo a chance de encontrar a luz, e lutar por um futuro brilhante.