Sam escreveu: Não levei em consideração quantidade de jutsus, mas sim efetividade de uma técnica x outra técnica, coloquei Orochimaru acima porque pelo que ele mostrou x o que o Itachi mostrou, Itachi não pode burlar edos, vamos lá:
Suitons: Gostaria muito de ver isso funcionar no Edo Tobirama, sendo que no clássico ele nem mostrou capacidade de fazer suitons sem fontes próximas de água, o suiton é apenas rápido.
Em nenhum momento citei os suitons do Itachi como diferencial.
Amaterasu: desintegrar edos, que estão em constante regeneração? Me conte mais
Aliás, Amaterasu desintegrou o quê até hoje? Virou Jinton? Amaterasu focado em Orochimaru é burlado por troca de pele, técnica que ele
mostrou no clássico
Amaterasu iria "desintegrar" o Edo-Nagato, se ele não usasse o ST para repelir o jutsu.[1] É como diz no DB, "uma vez que for pego por esta técnica será a última, pois as chamas negras continuarão a queimar até consumir completamente os seus alvos". E não, no Clássico o único que mostrou aquele Jutsu de substituição foi o Manda, o Orochimaru só veio a mostrar na luta contra Naruto 4 Caldas (shippuden).
Hiruzen pode até saber todos os jutsus de Konoha, mas usou todos eles no clássico? Tem chakra pra usá-los em uma luta? Não distorça o que eu disse
Sem contar que isso foi o que foi dito no mangá/anime, assim como Itachi disse que ele e Kisame teriam sérios problemas ao enfrentarem juntos Jiraiya, devo considerar isso também?
Citei Hiruzen devido a quantidade de jutsus, ué, que você e o BOG estão usando como critério para colocá-lo a frente do Itachi. Quanto ao Jiraiya vs Kisame e Itachi, eu não sei viu, se Jiraiya já sabia o MS naquela época, com o auxílio da Sapolândia (incluindo Paw e Maw), poderia lidar com ambos sim.
Genjutsu e Tsukuyomi - Itachi pode colocar o invocador num genjutsu, mas de acordo com o clássico, você apenas sabe que ele pode fazê-lo ao se aproximar do alvo (mostrou genjutsu básico do sharingan em uma distância curtíssima e Tsukuyomi em curta distância), teria que passar pelos edos. Com o taijutsu que eu vi do Itachi no clássico, ele nem seria capaz de lidar com os edos para se aproximar do Orochimaru, afinal, é um taijutsu que não tinha nada de especial, que teve como maior feito acertar Kurenai e Sasuke Genin
Itachi dando speedy blitz em Kakashi no Taijutsu.[2][3] Sendo assim, não seria nenhuma dificuldade para ele passar pelos Edo's e pegar o Orochimaru.
Só com Kage Bunshin, Sharingan, Amaterasu e Tsukuyomi o Itachi lida com tudo, não só do Orochimaru, como de todo o resto. Essa é a verdade, foi apenas o que o mangá mostrou.
Você e o BOG, vírgula, na minha lista Itachi está a frente do Hiruzen, dá uma outra olhada
Jiraiya pode saber do MS, mas não sabia do Amaterasu, tanto que ele selou parte do fogo para posterior verificação. Nada demais em considerar Itachi acima do Jiraiya pelo que foi mostrado no clássico, Jiraiya não mostrou modo sennin e muito menos paw e maw, pelo que Itachi mostrou x o que Jiraiya mostrou no clássico, Itachi impressionou mais, mas isso é opinião pessoal e lembrando que não estou considerando flashbacks.
Amaterasu pode "desintegrar" o alvo aos poucos, porém, pelo que vimos de Amaterasu e pelo que vimos de Edos, dá pra deduzir que a regenaração dos Edos > dano do Amaterasu, aliás, é mais fácil os edos usarem isso contra o Itachi, já que com o corpo em chamas constantemente, se Itachi tiver contato físico com eles, vai sofrer danos.
E Itachi é o tipo de shinobi que começa a luta com Genjutsu + distrações, com o que sabemos do clássico, ele não tinha mostrado conhecimento sobre a técnica edo Tensei, porque não começaria a luta do mesmo jeito? E neste cenário, não temos Kakashi + Kurenai + Asuma e muito menos temos Kisame para dar cobertura, temos Orochimaru que era claramente superior a Kakashi na época e dois edos dos hokages anteriores, que, apesar de não estarem com 100% de potencial, claramente são superiores a Asuma e Kurenai.
E apesar de Hiruzen ser inferior, ainda tinha mais stamina que Itachi se formos considerar databook, ou seja, por mais velocidade e técnicas boas que Itachi tenham, ele não é do tipo de Shinobi que prolonga uma luta por muito tempo, já que não tem stamina para isso; sem contar que as suas melhores técnicas consomem quantidades grandes de chakra.
É claro que Itachi é superior a Orochimaru, mas ele neste cenário não tem como burlar os Edos... Se o invocador morre, os Edos ficam por lá, e aí? Como Itachi vai finalizá-los se ele não mostrou totsuka no clássico? Vai ficar explodindo os edos eternamente até seu chakra acabar?