Rodrigo Ōtsutsuki escreveu: Espera, quer comparar Tobirama com Danzou?
Tobirama sempre foi uma das pessoas mais racionais e frias do mangá. Se ele estava com receio de que os Uchiha eram pessoas não confiáveis, não é culpa dele não como muitos gostam de falar. O que Tobirama se tornou, foi consequência de GERAÇÕES de tretas entre os dois clã, que deram início muito anos antes dele nascer. Agora pensa, dois clãs que se enfrentam a mais de 700 anos, desde a rixa entre os irmãos Otsutsuki, e de uma hora para outra, fazem uma aliança e fundam uma vila, acha mesmo que todo mundo iria esquecer todos esses séculos de briga e fingir que tudo foi finalizado?
Hashirama embora bondoso e poderoso, era auxiliado pela mente cria e racional de Tobirama, que ajudou muito seu irmão mais velho para lidar com esse novo cenário imposto pela colaboração dos dois clãs.
Tudo o que Tobirama fez, foi para ajudar a manter a ordem e a segurança para os cidadãos de Konoha, ele estava tentando proteger eles. E por mais que tivessem feito a aliança, isso não iria apagar todos aqueles anos de luta e conflitos. Hashirama era uma pessoa muito bondosa e sonsa demais, ele acreditava com segurança de que os Uchiha teriam mudado sim de uma hora para outra, e que não tinha problema nenhum deles ficaram próximos a eles. Porém, Tobirama conseguia enxergar com mais facilidade os dois lados da moeda, e para evitar que houvesse uma traição pela parte dos Uchiha, ele resolveu mover o centro do clã Uchiha para os limites da vila, e para que não pensassem que os Uchiha estavam sendo dispensados, colocou eles próximo a prisão para passar a ideia de que eles se tornaram protetores da segurança pública.
Infelizmente, esse ato que Tobirama fez PENSANDO NA SEGURANÇA DE KONOHA, acabou irritando ainda mais os Uchiha gerando a revolta do clã e alimentou ainda mais o ódio dos emo pelos Senju. Mas isso não SURGIU ou foi CAUSADO pelo Tobirama, mas sim, de anos e mais anos de guerras intermináveis.
Diferente de Danzou, que por mais que tenha seguido a ideia central do Tobirama, não quer dizer que eram os mesmos ideiais compartilhados. Tobirama não gostava dos Uchiha, justamente porque ele tinha muitas suspeitas sobre o clã e até mesmo sobre a própria aliança. Diferente de Danzou que queria exterminar o clã Uchiha apenas porque ele não gostava deles. Danzou só queria colocar um fim nos Uchiha, porque eles aparentavam um perigo real para Konoha, mas não porque ele estava interessado em proteger as pessoas, muito pelo contrário, ele só queria proteger Konoha, para criar um futuro reinado onde ele poderia reinar absolutamente e brincar de rei.
Tobirama: atitudes drásticas pela segurança do povo.
Danzou: atitudes drásticas por objetivos próprio e individual.
- Tobirama desde criança estava disposto a esquecer todos esses séculos de brigas e finalizar tudo.
Tobirama nunca moveu o clã Uchiha para os limites da vila. Pelo contrário o clã Uchiha que era ''nacionalista'' demais e queria se destacar entre os outros não se unindo com o povão de Konoha, na verdade essa é tambem uma das criticas do Itachi.
Nenhum Uchiha era obrigado a ser da policia, inclusive Kagami era provavelmente um cadidato a Hokage.
Nenhum Uchiha obrigado a morar em algum lugar especifico.
''O clã, o clã... Vocês se prendem a coisas como organização, seu clã, seu nome.. Esse tipo de coisa limita a nós e a nossa capacidade... Devemos nos afastar disso(cap222)''
''Houveram vários como seu irmão e Uchiha Kagami que ultrapassaram as fronteiras do clã e fizeram muito pela vila(cap627)''
Na verdade Tobirama foi o Hokage que mais tentou entender e ajudar os Uchihas, tanto que foi o único que atendeu a demanda do clã e lhes deu uma posição previlegiada em Konoha.
Os Uchiha's é que eram um pé no saco mesmo e queriam previlegios acima de todos os outros clã.
O único erro do Tobirama foi querer coletivizar a culpa de ações individuais, ao invés de desenvolver um sistema capaz de punir severamente o individuo criminoso. Mas isso seria anarcocapitalismo e Kishimoto não é ancap.