Não, claro que ele não foi abandonado, e sim apenas mais uma vítima do descaso do Kishimoto com o Konoha 11. Contudo, foi um dos que mais se destacaram durante a série num todo:
Clássico- Luta contra Temari
- Primeiro a se tornar Chuunin.
- Líder da busca por Sasuke.
- Luta contra Tayuya.
Shippuden- Hidan e Kakuzu – pt1
- Hidan e Kakuzu – pt2
- Luta individual contra Hidan
- Guerra
A verdade nua e crua é que tirando o Naruto ele foi o único dos 12 a vencer um Akatsuki sozinho, e isso é um feito considerável. O problema é que os membros desse fórum costumam subestimar muito os personagens devido aos níveis que eles mesmos criam, sendo incapazes de dissecar as possibilidades de uma luta conforme o mostrado pelo personagem e lógica do mangá. Tirando Naruto, Sasuke e Lee (com portões), a meu ver Shikamaru possui as mesmas chances de vitória contra todos os demais!
Numa possível luta contra a Sakura, seria tão perigoso quanto ela no curto/médio alcance, podendo facilmente perfurar seu coração com o
Kage Nui impossibilitando-a de se regenerar do Sōzo Saisei.
Numa luta contra Hinata, Neji ou Kiba, poderia paralisá-los com o
Kage Mane 360º e enforca-los com o
Shibari no Jutsu – Neji e Hinata mais difíceis de cair nesse truque devido ao Byakugan.
Contra Shino, Tentei ou Chōji, idem, principalmente o último pela baixa mobilidade e inteligência, poderia paralisado nos primeiros instantes de luta e finalizado dependendo das circunstâncias.
A questão é que não é por que Char tem nível X, sendo Kage Baixo ou Jounin Alto, que obrigatoriamente vencerá um Jounin Médio/Alto como Shikamaru, visto que deve-se também levar em conta os jutsus, feitos e sobretudo a capacidade analítica se se sobressair no combate que ele possui. Aliás, capacidade essa que ninguém aqui considera, tratando-o como um shinobi burro, fraco e indefeso sendo uma puta hipocrisia, já que quando envolve seu personagem favorito é como este tivesse clarividência, sempre tirando soluções rápidas para qualquer habilidade sem sequer ter demonstrado este potencial...
Enfim, Shikamaru é um dos meus favoritos e estou pouco ligando para as opiniões deste fórum, porque já percebi que a maioria não consegue entender o personagem e o subestima, mas não tenho dúvidas que dentro do mangá desenhado e escrito pelo Kishimoto, o Nara teria chances de vencer a maioria do K11, seja Sakura, Hinata, Neji, Shino, Chouji ou Kiba, visto que é o único que mostrou capacidade mental e desenvoltura dar respostas imediatas e precisas em batalhas de escasso conhecimento.