Como já falei sua explicação pro Manto fica enfraquecido não tem sentido porque o Naruto esta usado apenas chakra, não tem porque ele diminuir quantidade de chakra do seu corpo pra fazer outro barreia defesa.
Não tem como saber qual espada é melhor, mas acho que essa do Sasuke não teve ser inferior como mostrado ela pode atravessar o manto sem esforço, isso levando em conta que o Sasuke pode aumentar poder de corte pra mim bem obvio que o Naruto pode ser cortado pelo Sasuke sem problema.
Sobre o Toneri como eu falei não acho que golpe seja tão poderoso e nem que tenha alto poder penetração o forte dele simplesmente o alcance
Do jeito que a espada do sasuke atravessou o naruto no gaiden até parecia que naruto não tinha manto nenhum, e vendo que e o mesmo manto do the last era pro naruto ter morrido pela toneri ali mesmo, mas não foi o que aconteceu, no mesmo caso do chidori que sasuke acertou no naruto, logo a explicação mais logica ate agora é que quando expandi o manto pro corpo da kurama naruto perde a defesa do corpo em si.
Sobre o chakra tb estou me baseado na obra, a parti do momento que tem uma situação onde o Naruto esta preste a morrer e sem chakra e mundo esta em jogo qual motivo ele teria pra se segurar ou guarda um poder? como falei o poder depende de permissão então depende do roteirista nos últimas 2 grande batalha o roteirista colocaram que ele não pode usar(um dele e o Kishimoto).
Você continua se baseando em "se não usou é por que não tem", eu ja provei que ele continua com o chakra delas, e a partir do momento que voce cita os roteiristas quer dizer que naruto pode não ter usado simplesmente por roteiro, não é?
Como já foi mostra pra usar o Sharingan despertado um chakra especial pra usar o MS tb, mesmo vale pro Rinnegan o Sasuke tem chakra especial pra usar o Rinnegan se não ele usaria como user falso por isso que ele usa menos chakra pra fazer jutsu que o Nagato por exemplo teria que se esgotar mesmo o Nagato tento dobro de chakra que o Sasuke.
Esse chakra especial é o de indra, que permitiu o mesmo a despertar o rinnegan com ajuda das células do hashirama(que foi reencarnação de ashura)+o chakra que tinha no selo do hagoromo fez sasuke despertar o rinnegan diferenciado de acordo com a teoria que você trouxe, resumindo... o chakra de hagoromo serviu como um gatilho para potencializar o rinnegan, a unica coisa que tem de especial no chakra de sasuke atualmente é o de indra.
Sobre o Sasuke não pode absorver Ninjutsu, estavas preste concorda com vc até ver essa cena, cara só virar preta caso ele absorva Senjutsu puro se tiver com chakra do oponente possível absorve sem risco.
Lembrou bem, mas dai ja é questão de quantidade, a energia natural contida nessa técnica não chega nem perto da quantidades presente nas técnicas de naruto atualmente, até por que o chakra dele aumentou muito, chakra da kurama 100%+uma parcela chakra das oito biju, e quanto mais chakra o ninja ter mais energia da natureza ele pode coletar, por exemplo, se naruto da saga pain recebe-se a quantidade de energia natural que kurama coletou pro naruto na luta final contra o sasuke... bom o que aconteceria era que com a quantidade de chakra do naruto na saga pain ele teria virado pedra:
logo a quantidade de energia natural nas técnicas do naruto atualmente são BEM superiores as de jiraya e a da época que tinha na saga pain.
Resumindo... não tem como comparar a quantidade de energia natural nas técnicas do naruto atual com as do jiraya ou dele mesmo na saga pain, e dependendo da quantidade pode sim ser um problema.
Naruto não tinha chakra pra fazer rasenshuriken, como já falei o Sasuke calmo ele nunca colocaria TODO o chakra em golpe sem saber o que oponente vai fazer se o Naruto pudesse fazer o rasenshuriken mesmo o Sasuke ficaria na merda sendo que ele poderia se defender se tivesse usado seu chakra de outra forma.
Como já falei o Sasuke favorecido em poder, mas se tornou um retardado o Naruto estava mais calmo e calculista que o Sasuke(olha nível do absurdo) como já mostrei vários momento ele virou imbecil completo, como mostra sua ultima carta(não aprendeu NADA com o itachi) quanta vezes o Sasuke tinha vantagem ele se forçou pra NADA.
Enfim ao meu ver o Sasuke foi absurdamente diminuído nessa luta, Sasuke nunca dependeu de poder em luta sim da inteligencia.
Pra revidar a flecha de indra naruto usou dois resenshuriken, o que era desnecessário, ele poderia simplesmente ter economizado chakra, mas assim como sasuke naruto resolveu ir pro tudo ou nada, lembrando que naruto, logo vemos que faltou estrategia das duas partes.
Eu acho que sasuke foi favorecido e naruto nerfado justamente pra dar aquele final, onde nenhum dos dois pudessem se mexer.pra dai sair da luta e eles falarem aqueles papos de amizade etc....
Pro cara ser inteligente em combate ele tem que ser imprevisível só observa o Shikamaru, olha sequencia que o Sasuke destrói C2 do Deidara olha como ele imprevisível e rápido pra montar uma estrategia
Provavelmente seja pela diferença dos inimigos, apesar do sasuke conhecer as técnicas de naruto são técnicas que de uma maneira ou de outra vai dar sufoco no combate, o mesmo caso do naruto que conhece as técnicas do sasuke mais a dificuldade é a mesma, o motivo é a diferença de níveis de combate.