Eu nao diria que ele "nao perdeu a sanidade"
O fato é que o itachi desistiu de viver e o sonho dele passou a ser morrer (nas maos de um uchiha)
Alguem que sonha e deseja a morte, pode ser considerado completamente em "sã consciencia" ?
O fato do itachi nao pirar e dar revolts como os outros uchihas (indra, madara, tobi, sasuke e etc...) é porque ele era inteligente e queria preservar a paz, como o tobi disse, o itachi tinha visto muitas mortes durante a guerra e isso enquanto ele era muito jovem, ele se tornou um pacifista.
Mas, voce tambem pode ir pela teoria de que o Shisui usou o K.A no itachi kid (5 anos +/-) e por isso ele nunca pirou.
Itachi e um traidor, o maior traidor do clã Uchiha
Itachi pode ser facilmente comparado a um personagem como o capitão Erwin (Shingeki no Kyojin) onde ele sacrificava 100 (tropa de exploraçao) para salvar 100.000 (pessoas dentro das muralhas
Voce precisa perceber que o Itachi pensava como um hokage, ou seja, ele via todos na vila como sua familia, nao apenas os uchihas
Sabe o naruto falando para a sarada que o mais importante nao é o sangue e sim sentimentos ? É mano, tem um lado negativo...
A familia do itachi era de 100.000 mil pessoas (Konoha inteira), todas elas poderiam acabar entrando em guerra, mas, ele podia evitar a guerra apenas matando 100 pessoas (Uchihas), entao, ele fez o que devia, ele matou 100 para evitar que 100.000 mil fossem para a guerra, onde certamente muitos morreriam (quarta guerra por exemplo morreram 40 mil)
Eu acho que se alguem nao entende o que um hokage é, o que um hokage significa, nao entende o sacrificio do itachi e etc... deveria reler o manga
Itachi provavelmente é um dos personagens mais importantes da serie e sem duvidas a questao que ele teve de lidar foi muito complexa, tanto é que o sasuke mesmo sabendo que o itachi matou o pai e mãe deles 2, acabou dando razao ao itachi e entendendo os motivos do mesmo.
Se voce nao entende o itachi, voce nao entende nada dessa obra
Recomendo fortemente que voce releia todo o manga