Lipert escreveu:De onde tirou que eu não creio em Deus? Huehsauhe
Eu fiquei na dúvida na verdade, por isso coloquei o “aparentemente”... E quando você disse: “não estou falando de religião”, isso me veio à mente vários “ateus, céticos e agnósticos” que converso que sempre mandam esta frase. Mas ok.
Lipert escreveu:Só que eu creio que Deus criou o mundo da maneira que ele é, com as explicações científicas tangíveis que temos
Esta é uma prova da minha impressão. Na verdade, não, não é. É uma prova da falta de conhecimento sobre este Deus que você alega acreditar. Pois Ele deixou claro na palavra Dele que Ele não criou o mundo “da maneira como ele está”. Entende? Tudo que Ele criou é bom. O mundo que você masceu não nem uma sombra do que era (antes mesmo de sermos criados) ou que será novamente no futuro. Este mundo “ficou assim” graças ao que domina por enquanto...
Lipert escreveu:Quanto ao exemplo do biologista e do neurologista, a maioria das células podem ser renovadas. Porém, há um "bug" no aparato de replicação celular que faz com que o comprimento dos telômeros se encurte conforme envelhecemos (ele fica um pouco mais curto conforme as células se duplicam). Além disso, nem todos os tipos de células se renovam totalmente na vida (os neurônios, por exemplo. Eles podem se regenerar em condições específicas, mas não é o "normal").
E este “bug”, como é causado e PORQUE ele ocorre? Este é o ponto que quero chegar. Eu posso dizer para você que o carro andar por causa do motor. Daí, para me aprofundar, aprendo que ocorrem explosões dentro dele que o fazem gerar o movimento. Daí vou mais afundo e vejo COMO o movimento é criado. AGORA, explicar química/fisicamente o que ocorre com TODAS as partes do motor bem como ar, combustível e faísca e algo totalmente diferente. Entende onde quero chegar? O homem já descobriu muita coisa sobre O QUE causa a “parada celular” (vamos chamar assim). Agora, entender a fundo o PORQUE isto ocorre, são outros 500s...
Lipert escreveu:Se já temos a capacidade BIOLÓGICA (genética/bioquímica) de viver para sempre, como explica a morte e o envelhecimento?
É justamente o ponto. A morte e o envelhecimento nada tem a ver com algum “erro de projeto”. O problema ocorreu há uns 5000 anos atrás e por causa disto morremos.
Lipert escreveu:Por que existem pessoas com problemas genéticos que causem todo tipo de doença?
Justamente por causa deste problema que também ocasionou a morte. Entenda o seguinte: Muitos acham que Deus criou o corpo que temos hoje e isso é mentira. Ele criou algo perfeito, que se regeneraria eternamente. Não era para aparecerem pessoas com doenças, pessoas com 2 sexos, pessoas com inclinação para algo em específico, pessoas com membros a menos, enfim... Não foi Deus quem projetou isso. Vou tentar ilustrar:
- Imagine que você inventa, sei lá, um filtro de água super durável, quase que auto renovável. Mas a parte interessante é que, se o consumidor tinha de lavar ao menos o filtro com água mineral a cada 3 meses, para que a “auto renovação do elemento filtrante” pudesse ocorrer, além de sempre deixá-lo ligado na tomada, para que o sistema sempre pudesse ficar On-line. Ok até aí?
- Bom, você vende isto para milhões de pessoas, mas eles não lavam o filtro na data certa, ou usam produtos químicos para a limpeza ou simplesmente não limpam nunca. Outros estão se esquecendo de ligá-lo na tomada e a “auto renovação” não ocorre. Bem, o seu filtro não durará mais quanto foi projetado, certo?
- Mas aí, os consumidores começam a te escrever reclamando que o seu filtro “não foi programado para durar indefinidamente.”
É mais ou menos isso o que acontece conosco hoje. A diferença é que nós não temos culpa. No nosso caso, podemos dizer que o primeiro casal humano simplesmente “tirou o sistema de auto renovação dos seus filhos, e todos os “filtros” que vieram depois, perderam esta capacidade. Deu para compreender?
Lipert escreveu:Não vejo como é possível alguém questionar que fomos "feitos" de modo que as doenças/envelhecimento existe. Se nós fomos feitos perfeitamente, isso significa que esses próprios fenômenos estão dentro da perfeição que era esperada, e qualquer argumento de que já podemos ser imortais não faz nenhum sentido.
Daí, esta frase fica desnecessária de explicar, certo? Pois o PROJETO e a EXECUÇÃO foram perfeitos. O que veio a ocorrer depois disso é que causou estes “fenômenos”, como você citou...
Lipert escreveu:Ahh, agora entendi melhor o que você quer dizer. Porém, não entendi qual o sentido de discordar do que eu disse se você concorda que ATUALMENTE não estamos programados para viver indefinidamente.
Não, sobre o ATUALEMNTE, não há discordância... A minha discordância é da sua frase “nosso corpo não foi programado para viver par sempre”. E ISTO sim é uma inverdade... do resto, blz!
Lipert escreveu:Entendi a sua lógica. Mas era exatamente o que estava dizendo, ao menos atualmente não temos a capacidade genética/bioquímica para viver indefinidamente, a qual pode ser obtida usando técnicas que obtivemos pela ciência. Acredito que o seu ponto é que você tenha discordado da colocação de que fomos "mal programados" para viver indefinidamente, e quis colocar que inicialmente não teríamos sido "mal programados". Mas o fato é que, neste caso, fomos "reprogramados" para que não possamos viver indefinidamente.
Boa meu caro! Este é o ponto! E esta “reprogramação” está com os dias contados...