Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Veganismo: Falácia ou causa justa?

+4
Salsicha
Mustang
Wolfgang
Apollo
8 participantes

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyVeganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
O veganismo se tornou um ativismo muito popular na atualidade, o combate a violência aos animais, o engradecimento e expansão dos direitos dos animais na sociedade e os maus tratos em abatedouros foram os grandes influenciadores disso.

Mas o veganismo não interage apenas neste âmbito industrial e político, ele age também na biologia;

Veganistas também se sustentam, na principal tese, que a carne(vermelha) processada pode ser parcial um agente que contribui para o câncer(agentes carcinógenos), estando no mesmo grau de risco que o tabagismo(cigarro, afins), após um relatório oficial da OMS.

>  Artigo sobre o assunto




Porém esse ativismo tomou níveis maiores: a Lei "Segunda-feira sem carne"", um projeto que já tem sustento em vários países, acabou de ser aprovada pelos deputados de SP. Ela proíbe os estabelecimentos que fornecem refeição ao órgão público de oferecer carne ás segundas-feiras, para "conscientização dos malefícios da carne vermelha e outros".

>Projeto segunda sem carne

Tendo em base isto, você acha que o veganismo realmente tem estrutura e fundamento para esse ativismo, ou que essa impositividade social é um erro?

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
O veganismo pode ser exercido como liberdade individual, e eu garanto que pelo menos uma grande parte dos veganos mantêm esse estilo de vida como tal, e não tentam forçar em ninguém [raras exceções]. Porém, essa lei é uma afronta aos direitos do povo, não tem porra nenhuma à ver com veganismo, e é apenas uma tentantiva do governo de fiscalizar o cu alheio através de imposições absurdas.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Catioro escreveu:
O veganismo pode ser exercido como liberdade individual, e eu garanto que pelo menos uma grande parte dos veganos mantêm esse estilo de vida como tal, e não tentam forçar em ninguém [raras exceções]. Porém, essa lei é uma afronta aos direitos do povo, não tem porra nenhuma à ver com veganismo, e é apenas uma tentantiva do governo de fiscalizar o cu alheio através de imposições absurdas.


Mas o tópico é justamente sobre ativismo. A impositividade dos veganistas sobre alguns conceitos da sociedade é válida levando em conta os fatos biológicos/industriais/políticos?

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Apollo escreveu:
Catioro escreveu:
O veganismo pode ser exercido como liberdade individual, e eu garanto que pelo menos uma grande parte dos veganos mantêm esse estilo de vida como tal, e não tentam forçar em ninguém [raras exceções]. Porém, essa lei é uma afronta aos direitos do povo, não tem porra nenhuma à ver com veganismo, e é apenas uma tentantiva do governo de fiscalizar o cu alheio através de imposições absurdas.


Mas o tópico é justamente sobre ativismo. A impositividade dos veganistas sobre alguns conceitos da sociedade é válida levando em conta os fatos biológicos/industriais/políticos?

Não acredito que a impositividade seria válida. Independente deles estarem certos ou não [acredito que seja um consenso que o veganismo de fato é mais saudável e ambientalmente positivo], a mudança que o veganismo deve operar na sociedade é unicamente pelo ativismo e não pela impositividade como é no caso da lei. Estar em um estilo de vida positivo não dá o indivíduo o poder de impor esse estilo de vida nos outros. Independente da natureza desse estilo de vida.

Mas como eu disse na primeira mensagem, muitos veganistas não agem com imposições, e sim ativismo. Mostram como o estilo de vida é positivo e não criam leis para lhe forçar nesse estilo.

Nota: não sei se entendi muito bem sua mensagem, porém. Se algo está faltando, me avise. Veganismo: Falácia ou causa justa? 2538298191

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Questão de indivíduo, não de Estado
Se todos nós temos proteínas para digerir carne, é porque nosso corpo evoluiu para isso. Se você tem princípios contra isso e tals, não pode querer usar da lei para diminuir o consumo de algo baseado no livre arbítrio.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Para mim é um monte de besteira. Os "veganos" gostam de falar a bobagem de dizer que se pode viver com uma dieta 100% vegetariana, mas há uma série de nutrientes que são mal  adquiridos em dietas vegetarianas estritas ( e para mim é palhaçada dizer que vegetarianismo e veganismo são coisas distintas, se alguém não consome carne  mas consome leite e derivados e/ou ovos, não é vegetariano é um onívoro porra!).

Dietas 100% vegetarianas levam a deficiência de vitamina B12, que somente é encontrada em produtos de origem animal

Se quiserem leiam

http://www.vitamina-b12.net/absorcao/

Nossa digestão é mais ácida que o ideal para a dieta vegetariana, nossa saliva é mais ácida que a de ruminantes, e o pH baixo é o certo para a boa absorção da vitamina B12 e nutrientes de origem animal, já não temos mais adaptação para sermos 100% vegetarianos, parte dela ainda existe em nosso intestino delgado, mas ele é curto demais para uma adequada digestão de produtos vegetais, o que nos obriga a complementarmos nossa dieta com nutrientes de origem animal, e a maioria das nossas enzimas estomacais somente funcionam adequadamente a baixo pH como 2 ou 3, preparando o bolo alimentar para o restante da digestão e a maior e melhor produção delas é melhor estimulada por carne e gordura animal, pois nosso cérebro regula a produção de ácidos estomacais e enzimas de acordo com o que ingerimos.

Dietas vegetarianas podem levar a deficiências graves de cálcio, melhor absorvido em dieta animal que por sua vez também leva a deficiência na absorção de B12 e que por sua vez agrava a má absorção de cálcio, má absorção de cálcio leva  má absorção de magnésio, vitamina D, esta por sua vez de outras e etc...

É impossível ter uma dieta saudável 100% vegetariana e natural.
Todo "vegano" será cedo ou tarde obrigado a fazer suplementação, e a origem os produtos usados nos suplementos vitamínicos e minerais, os de melhor qualidade e que causam menos problemas a longo prazo como pedras nos rins e cálculos biliares e outros usam extratos animais, pois neles vem enzimas, cofatores, proteínas auxiliares, minerais bio disponíveis e etc, os sintéticos são de menor qualidade e causam mais problemas a longo prazo.

Vegetarianismo é pura besteira, burrice ou hipocrisia em alguns casos, de gente que se diz vegetariano/vegano e usa suplementação, no caso dos mais ricos os suplementos mais caros.

Somos onívoros.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
O que mais vejo é não-vegetarianos falando um monte de besteira porque encontraram um ou outro vegano "ativista chato" que ficava enchendo o saco deles. Eu sou lacto-vegetariano há quase 20 anos (sim, desde criança e por vontade própria), e nesses grupos realmente tem alguns veganos bem chatos que ficam incomodando todos que não são veganos o tempo todo. Porém, 90% dos vegetarianos/veganos NÃO FAZEM ISSO. Ainda assim, pessoas que comem carne muitas vezes acabam fazendo o mesmo, generalizando e falando um monte de basteiras, ou querendo dar opinião no que os outros comem... o_O Eu diria que a proporção é a mesma, mas como é mais fácil achar pessoas que comem carne do que pessoas que não comem, acaba se tornando algo bem repetitivo e chato para quem não gosta de se meter no estilo de vida das outras pessoas nem que outras se metam no seu... (( estou falando de forma generalizada sobre o que ocorre, só pra constar, a ideia do tópico é bem interessante e produtiva tho ))

Dito isso, vamos em partes:

1) O controle sobre da dieta DOS OUTROS:
Isso é um completo absurdo nos dias atuais. Não é por esse meio que uma minoria que não come algo vai conseguir fazer com que a maioria deixe de comer. Comer carne causa sofrimento/morte aos animais [1]? Sim. Isso é motivo pra proibir algo que a maioria deseja ter direito de comer? Não, é decisão pessoal.
[1](obs: antes que falem, plantas NÃO sentem e NÃO têm consciência, e sim, eu tenho conhecimento suficiente de fisiologia vegetal e bioquímica vegetal para afirmar com tanta categoria e refutar com tanta firmeza aquele livro pseudocientífico que falava que plantas "sentiam e podiam ler a mente humana", só estou dizendo de antemão porque é uma constante citarem esse livro toda vez que tem esse debate pela internet lul)

2) Efeito na saúde:
De acordo com a maioria das pesquisas, é mais saudável não comer carne SIM. Porém, é provável (caso seja veganismo) que terá que suplementar a vitamina B12, como foi citado. Felizmente não precisa suplementar tanto não, porque essa vitamina é bastante reaproveitada. Vale lembrar que nenhum animal produz essa vitamina, ela é produzida EXCLUSIVAMENTE por bactérias (e a alimentação dos animais com plantas que possuem maior quantidade dessas bactérias faz com que absorvam essa vitamina). Além disso, a dose é bastante baixa. A recomendação é se alimentar com algo enriquecido com vitamina B12 ou suplementos (sobre preço: ver argumento seguinte).

Em relação a outros nutrientes, TODOS podem ser obtidos desde que seja formulada uma dieta com bastante variedade e equilibrada. Todos os aminoácidos são supridos por arroz+feijão/milho+soja/cereal+leguminosa, e demais nutrientes dependem do restante da dieta (saladas, leguminosas em geral, frutas, etc).

3) Preço:
É uma grande falácia falar sobre o preço de ser vegetariano/vegano vs. preço de ser onívoro. Vocês já viram o preço do kg de carne? Só o valor que se economiza em carne já serve para compensar qualquer gasto eventual com suplementação.

Caso você seja pobre a ponto de que não conseguiria comprar carne e ainda seja vegano, você ainda pode pedir um exame de sangue no SUS dizendo que está preocupado por ser vegano e não comer nada com vitamina B12, e se o médico for minimamente bom, ele pedirá o exame e irá dar uma dose de vitamina B12 pra você caso seja necessário, pois é coberto pelo SUS.

4) Ambiente e uso da terra:
Eu não sou um alarmista ambiental, mas é óbvio que é melhor para o meio ambiente. Se alguém quiser, eu posso elaborar melhor, mas acho que ninguém discorda disso. Quanto ao uso da terra, é possível produzir alimento pra muito mais gente caso sejam plantas do que para a produção de carne (se for no sistema brasileiro onde colocam menos de 1UA/ha, então, nem se fala).

5) "Somos onívoros"
Ser onívoro significa poder escolher o que deseja comer, felizmente. Vale lembrar que o vegetarianismo em si não leva a nenhum problema de falta de nutrientes (o veganismo leva, pois não se consome leite, resultando na provável deficiência de Vitamina B12 a longo prazo, mas que pode ser suplementada "de maneira vegana" porque apenas bactérias produzem essa vitamina).



6) Agora sobre o ativismo vegano tóxico
As pessoas que forçam a barra pra tentar forçar que outras pessoas sejam veganas fazem algo totalmente ridículo. É impossível impor dessa maneira a outras pessoas o que elas devem ou não comer, e mesmo que fosse possível, não é o correto. Cada um deve decidir por conta própria isso. Já encontrei vários desse tipo de pessoa, mas felizmente não são maioria. Lembrando que estou falando sobre o ativismo tóxico (que força a barra), mas existe o ativismo argumentativo (colocando os benefícios, desfazendo ideias errôneas que as pessoas possam ter, etc), que é totalmente aceitável.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Não é a alimentação dos animais com essas bactérias que fazem eles armazenarem a B12, é a presença dessas bactérias na flora intestinal deles (nós também temos mas não aproveitamos nada pois elas só ficam presentes os 60 cm finais do intestino e nessa parte não absorvemos a B12, a região que absorvemos é o íleo) e nas várias câmaras gástricas que fornecem a quantidade de B12 que eles precisam, nós não somos ruminantes e não temos câmaras gástricas e nem a flora bacteriana necessária para manter essas bactérias no nosso intestino, fontes "veganas" de vitamina B12 não são confiáveis,as quantidades necessárias e absorção ficam muito aquém do mínimo necessário, essas fontes tem absorção máxima de apenas 20%, isso se vc tiver coragem de comer vegetais crus sem higienização e certeza de que não há bactérias patogênicas, pois a maioria delas ao contaminar o intestino competem pela B12 ingerida e re-excretada enquanto na carne ela é de 40 a 66%, e mesmo em não-vegetarianos a deficiência da vitamina chega a 40% na população, e alimentos vegetais com "análogos de B12" atrapalham a absorção da B12 no intestino ao se ligarem ao fator intrínseco e reduzirem a absorção da B12 por competição, e não desempenham as mesmas funções da B12 verdadeira.

A única fonte confiável de B12 são as carnes e principalmente o fígado, em suplementos mesmo a B12 bioidentica se estiver pura e não ligada a nenhuma proteína pode sofrer oxidação, pois é sensível a oxigênio e alguns metais, comuns na dieta e se tornar inativa.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Salsicha escreveu:
Não é a alimentação dos animais com essas bactérias que fazem eles armazenarem a B12, é a presença dessas bactérias na flora intestinal deles (nós também temos mas não aproveitamos nada pois elas só ficam presentes os 60 cm finais do intestino e nessa parte não absorvemos a B12, a região que absorvemos é o íleo) e nas várias câmaras gástricas que fornecem a quantidade de B12 que eles precisam, nós não somos ruminantes e não temos câmaras gástricas e nem a flora bacteriana necessária para manter essas bactérias no nosso intestino, fontes "veganas" de vitamina B12 não são confiáveis,as quantidades necessárias e absorção ficam muito aquém do mínimo necessário, essas fontes tem absorção máxima de apenas 20%, isso se vc tiver coragem de comer vegetais crus sem higienização e certeza de que não há bactérias patogênicas, pois a maioria delas ao contaminar o intestino competem pela B12 ingerida e re-excretada enquanto na carne ela é de 40 a 66%, e mesmo em não-vegetarianos a deficiência da vitamina chega a 40% na população, e alimentos vegetais com "análogos de B12" atrapalham a absorção da B12 no intestino ao se ligarem ao fator intrínseco e reduzirem a absorção da B12 por competição, e não desempenham as mesmas funções da B12 verdadeira.

A única fonte confiável de B12 são as carnes e principalmente o fígado, em suplementos mesmo a B12 bioidentica se estiver pura e não ligada a nenhuma proteína pode sofrer oxidação, pois é sensível a oxigênio e alguns metais, comuns na dieta e se tornar inativa.


No caso de animais ruminantes, sim, o que você disse está correto. Nos demais casos, a vitamina vem da alimentação. Em todos os casos, porém, a fonte primária são microorganismos.

E eu obviamente não estou dizendo para consumir vegetais sem higienização, citei que a produção de vitamina B12 é "vegana" como argumento pelo qual - APESAR do veganismo levar à falta desta vitamina -, a complementação pode ser realizada facilmente dentro do veganismo.

Quem é vegano PRECISA suplementar sua alimentação com vitamina B12, isso é fato. Quanto às baixas absorções, isso é compensado pelo fato de que se perde MUITO POUCO dessa vitamina. Ou seja, faça exames frequentes, consuma suplementos e mantenha uma dieta diversificada, e sua saúde ficará ok.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Lipert escreveu:
Salsicha escreveu:
Não é a alimentação dos animais com essas bactérias que fazem eles armazenarem a B12, é a presença dessas bactérias na flora intestinal deles (nós também temos mas não aproveitamos nada pois elas só ficam presentes os 60 cm finais do intestino e nessa parte não absorvemos a B12, a região que absorvemos é o íleo) e nas várias câmaras gástricas que fornecem a quantidade de B12 que eles precisam, nós não somos ruminantes e não temos câmaras gástricas e nem a flora bacteriana necessária para manter essas bactérias no nosso intestino, fontes "veganas" de vitamina B12 não são confiáveis,as quantidades necessárias e absorção ficam muito aquém do mínimo necessário, essas fontes tem absorção máxima de apenas 20%, isso se vc tiver coragem de comer vegetais crus sem higienização e certeza de que não há bactérias patogênicas, pois a maioria delas ao contaminar o intestino competem pela B12 ingerida e re-excretada enquanto na carne ela é de 40 a 66%, e mesmo em não-vegetarianos a deficiência da vitamina chega a 40% na população, e alimentos vegetais com "análogos de B12" atrapalham a absorção da B12 no intestino ao se ligarem ao fator intrínseco e reduzirem a absorção da B12 por competição, e não desempenham as mesmas funções da B12 verdadeira.

A única fonte confiável de B12 são as carnes e principalmente o fígado, em suplementos mesmo a B12 bioidentica se estiver pura e não ligada a nenhuma proteína pode sofrer oxidação, pois é sensível a oxigênio e alguns metais, comuns na dieta e se tornar inativa.


No caso de animais ruminantes, sim, o que você disse está correto. Nos demais casos, a vitamina vem da alimentação. Em todos os casos, porém, a fonte primária são microorganismos.

E eu obviamente não estou dizendo para consumir vegetais sem higienização, citei que a produção de vitamina B12 é "vegana" como argumento pelo qual - APESAR do veganismo levar à falta desta vitamina -, a complementação pode ser realizada facilmente dentro do veganismo.

Quem é vegano PRECISA suplementar sua alimentação com vitamina B12, isso é fato. Quanto às baixas absorções, isso é compensado pelo fato de que se perde MUITO POUCO dessa vitamina. Ou seja, faça exames frequentes, consuma suplementos e mantenha uma dieta diversificada, e sua saúde ficará ok.


Não existe "fonte Vegana" de B12, e dieta variada não irá suplementar B12 nenhuma, somente a suplementação vai oferecer a quantidade ideal da vitamina para veganos, para nós que somos incapazes de absorver a vitamina diretamente das bactérias a única fonte alimentar natural é a carne, "há é produzido pelas bactérias blá blá blá", eu sei, o negócio e que os únicos animais que conseguem absorvê-las e armazenar em seus organismos nos fornecendo fontes seguras e abundantes da vitamina são os animais ruminantes, suplementação não é fonte Vegana, é a suplementação apenas.

Os outros únicos meios de se adquirir a B12 sem carne é consumindo produtos fermentados a base de coalho de estomago e intestinos de animais, aliás a maior parte das fontes de B12 de fermentados vem das bactérias que eram extraídas do estomago de caprinos e ovinos, hoje se cultiva em culturas, mas elas foram extraídas de estômagos de animais, pois são adaptadas a uma flora bacteriana e são de potencial patogênico mais baixo, as livres na natureza, em plantas algas e etc, não possuem adaptação para viverem no estômago de animais e podem ocasionar doenças sendo perigosas e produzirem substancias tóxicas, cuja a ingestão nos ruminantes é relativamente baixa para a relação de Massa dos corpos deles e eles possuem sistema imunológico e flora bacterianas adaptadas a neutralizar a matar essas bactérias, nós não, nossa maior chancer é ter uma intoxicação alimentar e terminar com uma baita diarréia.

Vc pode falar o que quiser todas as bactérias pró-bióticas que fermentam grãos e sementes, capim, leite e etc e são usadas para sintetizar B12 para suplementos disponíveis hoje são descendentes das bactérias retiradas do bucho de alguma cabra ou ovelha, como antigamente também eram e ainda são usados para fermentar leite e outros produtos e fazer massas e etc, simplesmente porque laboratório nenhum iria ficar gastando dinheiro para pegá-las na natureza livres, ter um custo imenso para "domesticá-las", extrair genes, criar OGMs para isolar a B12 dos compostos tóxicos que elas podem produzir e/ou gastar co pesquisa para neutraliza-las, pois custa caro, apenas para atender ideais veganos, não, elas são extraídas de fazendas mesmo, de animais abatidos, é bem mais barato e prático ou então de animais criados em laboratório para esse fim, fazem modificação genética usando algum gene especifico da espécie de interesse e adicionam genes de resistência a drogas, metem um monte de antibióticos para se livrarem das que não interessam, e se consegue quantidades imensas e em pouco tempo, e gasta pouco material de cultura como soro-fetal bovino, extratos biliares e pancreáticos, plasma sanguíneo e etc, se não fizerem placas de cultivo com células extraídas do trato intestinal do animais para diminuir as perdas, ou vc acha que material de cultura para cultivo voltado a síntese é feito com produtos Veganos? socorro!

E todos TODOS, são testados em animais, ninguém em lugar nenhum vai arriscar suas carreias, reputações investimentos e posições por conta de processos e problemas com segurança alimentar.

Até no seu suplemento alguma vaca, algum feto, algum animal foi sacrificado para isso.

Não pense que vc compra seu suplemento seja seco, em cáspulas, desidratado pró-biótico e etc, seguro, toma fica Ok e não tem uma diarréia, intoxicação, desequilíbrio metabólico e etc atoa.
Não existe a fórmula mágica de ser fazer isso sem testes em animais principalmente e sem se recorrer a protocolos conhecidos, estabelecidos e sabidamente seguros, não existem mágicos na área de pesquisa e desenvolvimento não, e muito menos na ciência, isso não é mágica não e Veganismo, Vegetarianismo e etc não passa de um ideal superficial, imaginário.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Eu pessoalmente acho que todos devem escolher o que querem ou não comer. Por exemplo, eu tenho uma amiga que desde pequena detesta carne PELO GOSTO e PELA TEXTURA. Eu não vou força-la a comer pois eu odeio vegetais pela mesma razão. Porém, eu acho que se tornar vegetariano para "salvar os pobres animais" é uma besteira do tamanho do universo, por um simples fato: Veganismo nunca salvou animal nenhum. O consumo de carne até aumenta, você nunca conseguirá veganos o suficiente para salvar uma mísera vaca, pois mesmo que os veganos não comam algum "carnívoro" vai comer. Agora, eu acho importante ressaltar que eu acho um lixo a forma como os animais para abate são tratados, então acho que antes de fazer "greve" e parar de comer carne, é muito mais útil começar um movimento que proíba os maus tratos a animais para abate, porque a inteligência do ser humano é mais do que o suficiente para dar a eles uma morte indolor. Eu acho que os abatedouros deveriam ser vigiados para garantirmos que os animais estão sendo bem tratados e, sim, eu me preocupo com o conforto de animais que eu vou matar para comer.

Conclusão: veganismo por gosto, OK. Veganismo por ser "bom samaritano", bobagem.

E, claro, manipular o que as pessoas comem é uma desgraça. Agora, porque eu não sou contra a segunda feira sem carne? Porque eu sou a favor da diminuição do consumo de carne. Eu acho sim que a gente come demais e, gente, é só um dia. Não estão me proibindo de comer carne na segunda, estão me proibindo de comprar. Eu posso comprar no dia anterior, isso não me incomoda.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Não existe "fonte Vegana" de B12, e dieta variada não irá suplementar B12 nenhuma, somente a suplementação vai oferecer a quantidade ideal da vitamina para veganos, para nós que somos incapazes de absorver a vitamina diretamente das bactérias a única fonte alimentar natural é a carne, "há é produzido pelas bactérias blá blá blá", eu sei, o negócio e que os únicos animais que conseguem absorvê-las e armazenar em seus organismos nos fornecendo fontes seguras e abundantes da vitamina são os animais ruminantes, suplementação não é fonte Vegana, é a suplementação apenas.

Os outros únicos meios de se adquirir a B12 sem carne é consumindo produtos fermentados a base de coalho de estomago e intestinos de animais, aliás a maior parte das fontes de B12 de fermentados vem das bactérias que eram extraídas do estomago de caprinos e ovinos, hoje se cultiva em culturas, mas elas foram extraídas de estômagos de animais, pois são adaptadas a uma flora bacteriana e são de potencial patogênico mais baixo, as livres na natureza, em plantas algas e etc, não possuem adaptação para viverem no estômago de animais e podem ocasionar doenças sendo perigosas e produzirem substancias tóxicas, cuja a ingestão nos ruminantes é relativamente baixa para a relação de Massa dos corpos deles e eles possuem sistema imunológico e flora bacterianas adaptadas a neutralizar a matar essas bactérias, nós não, nossa maior chancer é ter uma intoxicação alimentar e terminar com uma baita diarréia.

Vc pode falar o que quiser todas as bactérias pró-bióticas que fermentam grãos e sementes, capim, leite e etc e são usadas para sintetizar B12 para suplementos disponíveis hoje são descendentes das bactérias retiradas do bucho de alguma cabra ou ovelha, como antigamente também eram e ainda são usados para fermentar leite e outros produtos e fazer massas e etc, simplesmente porque laboratório nenhum iria ficar gastando dinheiro para pegá-las na natureza livres, ter um custo imenso para "domesticá-las", extrair genes, criar OGMs para isolar a B12 dos compostos tóxicos que elas podem produzir e/ou gastar co pesquisa para neutraliza-las, pois custa caro, apenas para atender ideais veganos, não, elas são extraídas de fazendas mesmo, de animais abatidos, é bem mais barato e prático ou então de animais criados em laboratório para esse fim, fazem modificação genética usando algum gene especifico da espécie de interesse e adicionam genes de resistência a drogas, metem um monte de antibióticos para se livrarem das que não interessam, e se consegue quantidades imensas e em pouco tempo, e gasta pouco material de cultura como soro-fetal bovino, extratos biliares e pancreáticos, plasma sanguíneo e etc, se não fizerem placas de cultivo com células extraídas do trato intestinal do animais para diminuir as perdas, ou vc acha que material de cultura para cultivo voltado a síntese é feito com produtos Veganos? socorro!

E todos TODOS, são testados em animais, ninguém em lugar nenhum vai arriscar suas carreias, reputações investimentos e posições por conta de processos e problemas com segurança alimentar.

Até no seu suplemento alguma vaca, algum feto, algum animal foi sacrificado para isso.

Não pense que vc compra seu suplemento seja seco, em cáspulas, desidratado pró-biótico e etc, seguro, toma fica Ok e não tem uma diarréia, intoxicação, desequilíbrio metabólico e etc atoa.
Não existe a fórmula mágica de ser fazer isso sem testes em animais principalmente e sem se recorrer a protocolos conhecidos, estabelecidos e sabidamente seguros, não existem mágicos na área de pesquisa e desenvolvimento não, e muito menos na ciência, isso não é mágica não e Veganismo, Vegetarianismo e etc não passa de um ideal superficial, imaginário.

MDS, você realmente leu direito o que eu escrevi????

Eu deixei claro que estava me referindo à fonte primária da vitamina B12 (microorganismos) serem algo que pode fazer parte da alimentação de veganos e que, por isso, deve-se utilizar suplementos. Você ignorou a palavra "principal" só pra ter um argumento a mais ou não percebeu a mesma?

Você sabe o que são culturas de bactérias? Porque com todo o respeito, não parece saber... Se as bactérias que geralmente são utilizadas foram extraídas do estômago de caprinos e adequadas a um meio de cultura, isso é irrelevante, poderia ser uma bactéria do intestino humano e não faria diferença.  LOL A bactéria é... Uma bactéria!!! O lugar de onde a primeira delas foi retirada pouco importa o_O

Além disso, esse NÃO é o unico método para obtenção de vitamina B12. A remoção de genes em bactérias é um processo relativamente simples, você só precisa de umas enzimas de restrição e talvez de sequenciadores (os mais velhões servem, já que o genoma de bactérias é bem pequeno). Isso é a coisa mais fácil do mundo hoje em dia, até uma criança consegue fazer se seguir os protocolos. LOL E sobre colocar produtos animais como parte de meio de cultura era algo que se fazia há muuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás, mas atualmente há uma produção em escala maior, onde esse tipo de meio de cultura não seria prático.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11935176

Mas pera, vamos pensar logicamente! Se fosse pra extrair compostos de animais pra usar no meio de cultura para que a bactéria (não melhorada geneticamente) produza a vitamina, será que não seria mais simples extrair a própria vitamina da carne e servir como suplemento????

Sobre testes em animais, eles ocorreram há muito tempo. Não faz sentido se recusar a utilizar algo por conta de um teste que foi feito há muito tempo atrás. Ou você está dizendo que é melhor para os veganos deixarem de ser veganos e matarem um monte de animais a mais "porque para o desenvolvimento da B12 foi necessário testar em animais"? Acho que não, então qual o sentido de todo seu argumento??? Não entendo o ponto de você se importar tanto com o que os veganos comem e ter essa necessidade gigantesca de comprovar que tem algum problema nisso.

PS: O veganismo não significa "deixar de causar mortes de animais", pois é impossível. Mesmo que você se alimente só de frutas ou só de vegetais (ignorando os problemas de saúde), algum animal terá invariavelmente morrido neste processo (especialmente se formos incluir insetos). O veganismo é a busca por MINIMIZAR estes problemas na medida em que for possível. Se não fosse assim, o veganismo facilmente acabaria quando você dissesse "mas animais foram mortos durante o processo de produção desse alface e desse arroz", o que não é o caso.

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Falácia, a não ser que você não use remédios, não use roupas com lã nenhuma, não use nada de couro, não coma nada de origem animal e também não ande em carros que usam partes de animais e etc...

É impossível não usar nada de origem animal.

________________________________________________

Veganismo: Falácia ou causa justa? EIbKXLU
Clique e visite a minha galeria ^^
Prêmios :

descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Iriw escreveu:
Falácia, a não ser que você não use remédios, não use roupas com lã nenhuma, não use nada de couro, não coma nada de origem animal e também não ande em carros que usam partes de animais e etc...

É impossível não usar nada de origem animal.


Exato. Até porque, mesmo as plantas absorvem nutrientes da decomposição de outros seres vivos. Vamos lá...

Por mais que eu tente, não consigo encontrar argumentos lógicos em favor do Veganismo. Seja do ponto de vista nutricional (saúde) ou em defesa dos animais(ativismo), o veganismo está errado. O consumo em excesso da carne vermelha realmente traz consequências negativas à saúde, até aqui "ok, concordo", mas e os demais alimentos de origem animal ? Quais são os argumentos em favor de não consumi-los ?

Tem mais, a proteína da soja além de ter valor biológico amplamente inferior às de origem animal, traz uma serie de consequências negativas ao nosso organismo tão ruins quanto ou até piores que o consumo de carne vermelha(pesquisem). Mais um adendo:No processo de fabricação das vacinas utiliza-se ovos. E aí, vão abrir mão da imunidade que as vacinas proporcionam também ?

Afinal, o veganismo não era em favor da saúde? Não vejo como. Não vou condenar quem é ou deseja ser vegano... Mas seja sincero consigo mesmo, não há nada positivo nisso, você quer seguir essa moda unicamente porque "assim o quer" e não por ser saudável. Fim de papo.

Veganismo: Falácia ou causa justa? 4xwnXSB




descriptionVeganismo: Falácia ou causa justa? EmptyRe: Veganismo: Falácia ou causa justa?

more_horiz
Pessoal, vocês estão confundindo as coisas. Veganismo = não comer animais/ovo/leite e não usar coisas que foram produzidas a partir de animais (diretamente), como mel... Se um trator cujo banco foi feito com couro for usado pra arar a terra (algo que não ocorre muito, mas uso a fim de exemplo) ou se um animal foi enterrado, se decompôs e soltou os elementos químicos que o compõe que vão ser usados como nutriente, é 100% irrelevante lol Do mesmo modo, se um remédio foi testado em um animal há 50 anos, é irrelevante. Tem os que não usam maquiagem que foi testada em animais nem roupas de lã (couro a maioria não usa, a não ser o sintético), claro, mas a questão aqui é a NECESSIDADE. Veganos e vegetarianos não vêem a necessidade de comer carne (ou outros produtos no caso de veganos), e resolvem EVITAR causar um sofrimento desnecessário a animais que sentem.

Toda produção de plantas causará a morte de animais, invariavelmente. Porém, não é porque você pisa no chão e mata uma formiga que você tem que matar leões em saffaris, entendem a comparação? Existe uma diferença entre uma coisa e outra, como a evitabilidade e a necessidade.

Sobre não haver sentido em evitar consumir leite e outros produtos que não levam à morte do animal, eu concordo, tho... Acredito que o motivo sejam as mortes indiretas causadas pelo sistema de produção (ex: as vacas produzem leites, e os bois são mortos). E é verdade que algumas vacinas (várias, na verdade) usam ovos em sua composição (e algumas pílulas usam gelatina), daí depende da forma de pensar da pessoa, da necessidade/evitabilidade e etc.

Muitas vezes vejo pessoas que começam no vegetarianismo (e geralmente são mais inocentes quando se trata de comer coisas oferecidas por terceiros), daí descobrem que algo que comeram tem carne e acabam deixando o vegetarianismo, como se o fato de terem comido uma coisa anulasse o vegetarianismo deles lul Por conta disso, é importante até para os vegetarianos que compreendam a filosofia por trás de não comer carne (ao menos quando o motivo é a filosofia).
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos