@LordZero, claro que as novels são fillers, pois foram escritas por outros autores e não foram dirigidas pelo Kishi, além de nunca serem citadas por ele e estarem ausente na última na timeline oficial Naruto/Boruto. Esta imagem que você postou não prova muita coisa, é apenas a lista descritiva com todas as novels.
A diferença das outras novels para o The Last foi que Kishimoto, além de fazer o design dos personagens, foi diretor/roteirista do projeto, tudo o que ocorreu no filme foi gerenciado pelo mangaká e há entrevistas dele confirmando e fazendo referências ao filme.
O Ketsuryūgan foi algo que roteirista da Sasuke Shinden tirou do koo e tentou encaixar no Universo Naruto, mas nunca foi mencionado em mangá ou DB, logo é filler. Não estou dizendo que a técnica não é legal, não estou dizendo que a novel do Sasuke não seja da hora, longe disto, só que da mesma forma que o Shōton também era legal, da mesma forma que o Arco da Guren/Yukimaru/Sanbi foi um dos melhores de Naruto Shippuden, continua sendo filler. Kishimoto não teve nenhuma influência neste trem além de fazer o design da capa. Agora vão me dizer que algo se torna cânon só por causa de um desenho.
Spoiler :
Masashi escreveu:No The Last há conexão clara com o mangá, vide referências ao Clã Ōtsutsuki, Kaguya, Hamura, Rikudō Sennin... agora quando pelo menos uma vez no mangá do Kishimoto foi dito que existia outro dōjutsu além dos três (Byakugan, Sharingan e Rinnegan)?"Consegui recriar novos esboços para todos introduzindo nossos heróis a fase adulta. Devido ao fato do roteiro não me agradar, fiz com que os roteiristas reescrevessem várias vezes a história, e estou certo, que pelo ponto de vistas deles parecia um tirano. O filme será espetacular, então, por favor, veja-o."
"Dado que há uma conexão entre o meu trabalho original (mangá) e o novo filme, recomendo que o assistam logo após o término da leitura do mangá. (Mas está tudo bem caso ainda não tenha lido! Risos.) Este filme, sendo mais direto, trata sobre o amor. Até hoje ainda não havia criado um filme que falasse sobre isso. Por favor, aproveitem o final de Naruto! "
O Ketsuryūgan foi algo que roteirista da Sasuke Shinden tirou do koo e tentou encaixar no Universo Naruto, mas nunca foi mencionado em mangá ou DB, logo é filler. Não estou dizendo que a técnica não é legal, não estou dizendo que a novel do Sasuke não seja da hora, longe disto, só que da mesma forma que o Shōton também era legal, da mesma forma que o Arco da Guren/Yukimaru/Sanbi foi um dos melhores de Naruto Shippuden, continua sendo filler. Kishimoto não teve nenhuma influência neste trem além de fazer o design da capa. Agora vão me dizer que algo se torna cânon só por causa de um desenho.