Eumenes escreveu:Cara, a ideologia deles era nacional-socialista e ponto final -_-'@Lipert
São tantas falácias e desinformações que fica difícil começar. Mas vamos lá:O partido dele se chamava "partido nacional socialista" / até o nome tinha "socialismo",
Essa é uma das coisas mais babacas que ouço vocês falando. O pior é que isso já foi muito refutado.
Você gosta de julgar as coisas pelo nome? O nome oficial da Coréia do Norte é "República Democrática Coreana", sabia? E aí? Eles são uma democracia por causa disso?
A história é cheia de exemplos de como o "nome" das coisas não passam de uma entidade imaginária ou meras letras gravadas em documentos. De como nomes são insignificantes e não mudam oque as coisas realmente são, especialmente no que tange a Estados e países. Isso desde a Roma Antiga, que conservou o título de República por incontáveis séculos, mesmo já tendo tornado-se um Império.
Isso vale muito mais pra nome de partidos. Você lembra de quantos partidos diferentes o teu candidato Bolsonaro tentou se filiar, até conseguir? Muitos "nomes" diferentes, não? Até um tal 'Partido Ecológico' tinha.
Acho extremamente ridículo o jeito que vocês ficam dizendo que o nome do partido era 'Nacional Socialista'.
Primeiro, por que todos nós já sabemos que o nome do partido é esse. Dizer isso pra nós é como ensinar a um matemático que 2 + 2 = 4.
Segundo, vocês só dizem QUE o nome do partido era 'Nacional Socialista'. Nunca atrevem-se a cogitar POR QUE o partido tinha esse nome.
Tenho certeza que nenhum desses coxinhas que enchem sua cabeça de besteira jamais te disseram, mas eu direi.
Em meados dos anos 30, a Alemanha era o país mais devastado economicamente do mundo, como resultado das punições econômicas após a derrota na 1ª Guerra Mundial, e também a crise de 29. A inflação lá era simplesmente insana, com 1 dólar valendo mais de 1 trilhão de marcos.
Como resultado disso, partidos e movimentos de esquerda estavam bombando no país, e as potências ocidentais morriam de medo de que um país moderno e próspero como a Alemanha tornasse-se comunista. Queriam que alguém impedisse isso a qualquer custo, nem que fosse se infiltrando dentro deles pra controlar as massas.
Foi basicamente assim que o partido "Nazista" nasceu. Uns 90% da cúpula do que viria a ser o partido nazista era de fiéis ex-soldados da 1ª Guerra Mundial do Império Alemão, que queriam destruir a República de Weimar e restaurar o império. Inclusive o próprio Hitler, é claro.
Vale lembrar que essa 'turma do Hitler', por muito tempo nem aceitava a existência da República, e queriam acabar com ela através da força mesmo. Vide o Putsch de Munique, tentativa de golpe de Estado usando-se de guerrilhas armadas.
Foi só após ser preso que Hitler decidiu tentar chegar ao poder por meios legais e civilizados, filiando-se a partidos e tal.
O Partido dos Trabalhadores Alemães já existia, era um partido-fantoche assim como todos os outros da República de Weimar. A trupe de Hitler se infiltrou nele inicialmente como espiões, mas depois foram o usando para ganhar apoio e poder. É óbvio que eles tinham que falar a língua das massas, que na época eram proletários miseráveis e desempregados. Enfim, o fato é que eles conseguiram captar a atenção das massas trabalhadoras e impedir o país de cair nas mãos do Comunismo.
Aqueles que se infiltraram e controlaram o Partido Nacional-Socialista Alemão sempre foram aliados da direita capitalista global, mesmo que depois tenham-se mostrado uma espécie de 3ª via extremista e cortado relações tanto com comunistas quanto com liberais. Mas que o partido Nazista cresceu como um aliado da extrema-direita e feroz combatente do comunismo, isso é verdade.
Achei ridículo também você citar a Itália Fascista de Mussolini - aliada ideológica da Alemanha, na época - como um exemplo de "esquerda socialista". Vai dizer que o Império do Japão era de esquerda também?
When asked in an interview in 1934 whether the Nazis were "bourgeois right-wing" as alleged by their opponents, Hitler responded that Nazism was not exclusively for any class and indicated that it favoured neither the left nor the right, but preserved "pure" elements from both "camps" by stating: "From the camp of bourgeois tradition, it takes national resolve, and from the materialism of the Marxist dogma, living, creative Socialism".
A maior parte da ideologia do partido (e da ideologia do Hitler) eram baseadas nas ideias socialistas, só que com uma abordagem nacionalista e, ao invés de separar o mundo apenas em classes sociais (ricos x pobres), ele separou entre os países ricos x pobres... -.-"
E nossa, que novidade um país socialista cujo ditador enganou o povo miserável~
Por fim, aliado do capitalismo???? Acabando com a liberdade econômica do país, se aliando (inicialmente) aos países socialistas e criticando o capitalismo o tempo todo? Deve ser, se vc tá dizendo, né? rs...