Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

+5
Aburame Hidan
Schiffer
Dante1
Itachi Uchiha
Lipert
9 participantes

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Viu como é simples baitar uma pessoa? Você também conhece pouco do grupo musical e quando afrontado com a pergunta de trazer uma música deles que reflete o seu post, usou ironia. O que conhece dele é com base no que o Arthur acabou de afirmar, logo, você sabe tanto quanto ele sobre o grupo e também está opinando sobre algo que desconhece. Você sabe sequer o nome da música que ele usou no vídeo, porque duvido foi atrás para pesquisar o que te perguntei e lançar uma música deles na discussão.

O teor de criminalidade presente nas músicas reflete àquilo que o grupo quer atacar, aonde estão inseridos e o público alvo. Quem é o público alvo? Os jovens dentro da periferia. O que acontece dentro da periferia? Crimes, drogas, sexo sem proteção, racismo, entre diversas outras coisas. Como você vai abordar um assunto que é um tabu, sem antes, desmitificar esse assunto, caro Lipert? Agora lhe pergunto: porque tu ao invés de usar ironia desnecessária, não tirou um pouco do seu tempo para pesquisar sobre algo antes de falar abobrinha?

Vou colocar trecho de três músicas dos Racionais:

Jesus Chorou :


O que ele quis dizer nessa música, mais especificamente com essa intro da música? Ele ataca a inveja dentro das favelas, no ser humano, a criminalidade e como não vale a pena o espirito de vingança, como as pessoas se vendem por dinheiro e como o homem morre pela boca.

Trecho da música escreveu:
Dinheiro é bom
Quero, sim, se essa é a pergunta
Mas a dona Ana fez de mim um homem e não uma puta!

Ei, você,seja lá quem for
Pra semente eu não vim
Então, sem terror

Inimigo invisível,Judas incolor
Perseguido eu já nasci, demorou

Apenas por 30 moeda o irmão corrompeu
Atire a primeira pedra quem tem rastro meu


Negro Drama :


Trecho da música escreveu:
Recebe o mérito, a farda
Que pratica o mal
Me ver
Pobre, preso ou morto
Já é cultural


A vida é um desafio. escreveu:
Sempre fui sonhador, é isso que me mantém vivo
Quando pivete, meu sonho era ser jogador de futebol, vai vendo
Mas o sistema limita nossa vida de tal forma
Que tive que faze minha escolha, sonhar ou sobreviver
Os anos se passaram e eu fui me esquivando do ciclo vicioso
Porém, o capitalismo me obrigou a ser bem sucedido
Acredito que o sonho de todo pobre é ser rico
Em busca do meu sonho de consumo
Procurei dar uma solução rápida e fácil pros meus problemas:
O crime, mas é um dinheiro amaldiçoado
Quanto mais eu ganhava, mais eu gastava
Logo fui cobrado pela lei da natureza, vish
14 anos de reclusão
Barato é loco, barato é loco


Alguns dados para você, Lipert:

Segundo o IBGE (2010) as mulheres negras são as que mais se sentem inseguras, mesmo dentro de suas casas.

7 em cada 10 casas que recebem o benefício do Bolsa Família são chefiadas por negros, segundo dados do estudo Retrato das desigualdades de gênero e raça, do Ipea.

Renda dos negros é 40% menor que a dos brancos, segundo a Anexo estatístico da publicação Políticas Sociais

Negros representam 71% das vítimas de homicídios no país, diz levantamento, de 2005 a 2015, número de brancos assassinados caiu 12%, e o de negros subiu 18%, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública nas datas já mencionadas.

Brasil tem terceira maior população carcerária do mundo, sendo que mais da metade dessa população é de jovens de 18 a 29 anos e 64% são negros. Dados: Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen) (08/12/17), em Brasília, pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça.

O grupo Racionais MC: foi um dos pioneiros a criticar o racismo, a da voz ao povo negro, principalmente, a ilustrar como funciona o racismo, a agressão policial, a mostrar a arte aos jovens como um método de escape a criminalidade, a ilustrar PERFEITAMENTE o racismo, segundo que esse assunto SEMPRE foi um TABU na nossa sociedade. Tá bom ou quer mais?

Não obstante, foi a principal referência para a maioria dos artistas que vieram após, como o próprio Sabotagem, Emicida, Rincon Sapiência, Rashid entre centenas de outros artistas referenciais ao público jovem. Por isso eles.

Nossa população é em sua maioria, composta por negros. Racismo é cultural aqui no nosso país, discutir e dissertar sobre esse assunto É CONSCIENTIZAR a população meu caro, essa foi a intenção das pessoas que colocou o grupo RACIONAIS MC para debate dentro das universidades. Muita gente que faz o vestibular, provavelmente como o Arthur, tem condições de vida e nunca entraram em contato com esse tipo de realidade. Se você realmente não vê isso como necessário, é melhor você voltar para escola, estudar mais, parar com ironia desnecessária, e quem sabe assim, expandir seu pensamento e ter um debate um pouco mais civilizado e sem ataques bestas.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Lipert escreveu:
A questão é que entre inúmeros artistas, decidiram escolher esses em específico para algum motivo. Iracema é um grande clássico que representa o romantismo brasileiro. Entre as obras realistas, existem várias brasileiras que são alternadas por representarem esse estilo literário. Há uma razão específica para a escolha dessas obras (ao invés de outras) nos vestibulares. Agora na escolha dos Racionais MC's em toda a gama de músicos disponíveis, qual a razão exata?

Assim como "Iracema" representa o romantismo indianista a banda Racionais representa o senso comum das periferias brasileiras, a  banda está errada ao exaltar e relativizar o crime, mas isso expressa o pensamento das pessoas que vivem essa realidade, assim como José de Alencar estava errado ao idealizar a relação entre o "homem branco" e o índio, mas isso representa uma característica do romantismo indianista.

Lipert escreveu:
A resposta é simples, a banca deseja realizar uma "inovação", que seria realizada ou com a inclusão de algum cantor de funk ou pela adição de alguma outra música que mostrasse o ponto de vista que eles consideram como "de periferia" (o qual foi o caso dessa vez). Basicamente, trata-se de mais uma tentativa de dominação cultural e doutrinação ideológica que esquerdistas impõe para tentar tornar o seu ponto de vista um consenso. Entre inúmeros artistas (muito mais famosos!), com inúmeras mensagens diferentes, a escolha não foi um mero acaso.

Coletivismo, anticapitalismo, exaltação do comunismo, antiamericanismo são ideias esquerdistas que fazem parte do vestibular há anos e mesmo assim não geram tanta crítica como uma simples mudança na lista de obras obrigatórias, sendo que a ideologia apresentada em "Sobrevivendo no Inferno" será tratada da mesma maneira que o patriotismo de Camões, justamente por se tratar de uma obra artística de valor subjetivo, enquanto que as demais ideias serão disseminadas como verdades absolutas nas provas de história e sociologia. A inclusão dos Racionais contribui para diminuição da elitização do vestibular, uma vez que a banda é conhecida por todas classes e não para espalhar o esquerdismo pelo vestibular.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Só passando aqui para parabenizar @Schiffer pelo post. O melhor que vi aqui no Fórum em muito tempo.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Eu nunca disse conhecer, mas postei um vídeo que trechos FORAM CITADOS e você vem me pedir exemplos? Daí não, né? É só ler os trechos que o cara citou, se você está perguntando que letras ele se refere, obviamente nem viu o vídeo...

Que desmistificar o assunto? Desmistificar justificando a razão pelas quais parte de jovens da periferia decidem ir para o crime, como se fosse algo positivo justificar isso? Se for, eu preferia que eles tivessem escolhido um álbum que exaltasse o cara que trabalha honestamente pra mudar de vida todos os dias, não dando desculpas para explicar a razão para outros irem para o crime.

Se puder, volte e responda sobre os trechos que o Arthur citou.

Sobre os dados sobre racismo, é óbvio que a conscientização é importante, mas será que a música deles é necessária ou positiva para alcançar esse fim? Se a ideia são os dados, que os dados sejam incluídos. Por que adicionar justificativas sobre pessoas indo para a criminalidade do ponto de vista delas, se a ideia for combater o racismo? Isso não ajuda muito, ainda mais quando uma letra fala coisas do tipo "Um, dois pra atirar / Eu sou bem pior do que você tá vendo / O preto aqui não tem dó " (apesar de poder ser interpretado de maneira figurada, não acho que ajude para o fim do racismo).

Ou seja, não ajuda em nada para aquilo que você diz ser o fim, e foi adicionado com o único propósito de servir como propaganda ideológica para a esquerda. Se você acha que essa música no vestibular vai ajudar as pessoas da periferia, acho que você quem tem que voltar pra escola..

Não obstante, foi a principal referência para a maioria dos artistas que vieram após, como o próprio Sabotagem, Emicida, Rincon Sapiência, Rashid entre centenas de outros artistas referenciais ao público jovem. Por isso eles.

Você não entendeu, qual o propósito de entre tantos artistas de tantos gêneros musicais diferentes, resolveram colocar um que mostre o ponto de vista pelo qual alguém "da periferia" (entre aspas) partiria para o crime? Não estou falando que não influenciou o estilo nem que as músicas são ruins (muito menos que TODAS são ruins), a questão é a razão pela escolha desse gênero.

Coletivismo, anticapitalismo, exaltação do comunismo, antiamericanismo são ideias esquerdistas que fazem parte do vestibular há anos e mesmo assim não geram tanta crítica como uma simples mudança na lista de obras obrigatórias, sendo que a ideologia apresentada em "Sobrevivendo no Inferno" será tratada da mesma maneira que o patriotismo de Camões, justamente por se tratar de uma obra artística de valor subjetivo, enquanto que as demais ideias serão disseminadas como verdades absolutas nas provas de história e sociologia. A inclusão dos Racionais contribui para diminuição da elitização do vestibular, uma vez que a banda é conhecida por todas classes e não para espalhar o esquerdismo pelo vestibular.


Cara, tem várias formas de doutrinação ocorrendo ao mesmo tempo, várias formas de tentar dominar a cultura por parte deles. Só porque tem outras coisas a serem resolvidas, não podemos resolver uma a mais que surgiu? Eu concordo que se fosse apenas pra interpretá-lo (como qualquer texto pode aparecer pra ser interpretado), faria todo o sentido, o que não concordo é em tornar uma leitura obrigatória (algo que foi claramente feito para doutrinar crianças ideologicamente)


Só pra deixar claro aqui, não tenho nada contra o Racionais, acho que já é óbvio isso, mas acho que talvez tenham entendido mal. O que sou contra é usarem as músicas dele pra promover determinada ideologia e forma de pensar, em especial com intenções de doutrinação e de obtenção de mais apoio eleitoral pra certos tipos de candidatos (os que usam argumentos semelhantes para justificar suas ideias).

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Lipert escreveu:
Cara, tem várias formas de doutrinação ocorrendo ao mesmo tempo, várias formas de tentar dominar a cultura por parte deles. Só porque tem outras coisas a serem resolvidas, não podemos resolver uma a mais que surgiu? Eu concordo que se fosse apenas pra interpretá-lo (como qualquer texto pode aparecer pra ser interpretado), faria todo o sentido, o que não concordo é em tornar uma leitura obrigatória (algo que foi claramente feito para doutrinar crianças ideologicamente)

Mas as obras literárias servem para contextualizar e não doutrinar e aqui não é diferente, esse álbum apresenta a realidade de uma grande parcela da sociedade (da qual eu faço parte), essa parcela sofre com a violência gerada pelo tráfico e em muitos casos pela própria polícia, devido a isso muitos acabam sucumbindo diante o crime, Os Racionais apenas retratam isso, eles são como observadores, dizer que ler/ouvir o álbum "Sobrevivendo no Inferno" irá doutrinar alguém a se tornar esquerdista é o mesmo que dizer que ler o livro o  "O Cortiço" (obra pesada) irá doutrinar alguém a se tornar naturalista.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Olha a hipocrisia do seu post: afirma não conhecer o grupo, de forma direta, mas mesmo não conhecendo o grupo faz questão de falar que a função é ideológica. Como você sabe amigo, se nem conhece os caras?Cara, você continua teimando. Esse trecho que o Arthur citou é uma INTRODUÇÃO de UMA das musicas do álbum como também é uma introdução a uma das letras que eu citei no meu post, e eu AFIRMEI (saberia se tivesse ido procurar sobre o álbum) o motivo de deixarem explícitos o assunto de drogas e violência. Eles citam sim, mas eles não apoiam isso, pelo contrário as musicas deles vieram como uma crítica (a primeira na época que estourou) a esse modo de viver. Tu leu o que eu escrevi, ou só bateu o olho e veio novamente falar besteira?

Novamente falando besteira: você não procurou escutar UMA musica dos caras, não se deu o luxo de procurar UMA LETRA no google e está NOVAMENTE dissertando de um assunto QUE VOCÊ NÃO SABE. E está passando vergonha. Me mostra uma letra que eles exaltam a criminalidade. O nome do álbum é: SOBREVIVENDO NO INFERNO, que faz justamente a alusão de estar IMERSO em um universo totalmente violento mas ainda sim procurar uma outra forma de existir.

Acontece, Lipert, que dentro de uma favela não existe emprego, não existe segurança, não existe educação, não existe nem saneamento básico. O RAP veio como alimento para tentar mostrar uma outra realidade. Não adianta você querer debater com uma pessoa que não sabe nem ao menos ler. A função lírica da música, que mostra jogo de palavras complexo, rimas, dissertação e assunto crítico da realidade é um tema importantíssimo para a história da periferia no Brasil, o album "Sobrevivendo no Inferno" foi um tema que foi levado até mesmo para uma revista Francesa para debate, mas beleza, é ideologia.

E sério, eu não volto mais a debater contigo, porque você é um ignorante funcional. Amigo, pensa um pouco: que caralhas tem a ver AJUDAR? Isso serve para CONSCIENTIZAR as pessoas da Universidade sobre questões essenciais no Brasil, sobre violência e criminalidade. Esse álbum ajudou pessoas fora dela, dentro é uma questão essencial de CONHECER esse universo, para não acontecer igual a você de falar sobre o que não sabe. Postei inúmeros dados RECENTES sobre assuntos que são pautas no trabalho dos caras a mais de uma década e você fica com esse discurso ridículo de ideologia.

Eu já respondi tudo que o Arthur afirmou, trazendo a pauta do álbum no geral, não somente na letra de uma ou duas músicas que ele pegou fora de contexto.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
A inclusão dos Racionais contribui para diminuição da elitização do vestibular, uma vez que a banda é conhecida por todas classes e não para espalhar o esquerdismo pelo vestibular.


E menor perda de tempo.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Schiffer muito lúcido...

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
A Lua Cheia clareia as ruas do Capão
Acima de nós só Deus, humilde, né, não? Né, não? ♫

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Forças do Estado respeitando liberdade de expressão COMO SEMPRE:


descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
A utilização de músicas que criticam o capitalismo ou que mostrem o "ponto de vista" que DIZEM ser da periferia (mas que, na verdade, se limitam à parte da periferia que se introduziu ao crime) são uma clara tentativa de dominação ideológica que as universidades públicas estão utilizando, seja pra selecionar seus alunos com base na ideologia ou para obrigar os mesmos a serem doutrinados.

Além disso, ao ficar dando muitas desculpas sobre as razões pelas quais a pessoa iria para o crime, a música, no fundo, acaba fazendo com que mais pessoas pensem que estão certos ao ir para o crime ou que elas têm justificativas. É igual aquela série "13 reasons why", que o objetivo era "falar sobre o suicídio", mas no fundo causou muito mais suicídios do que conseguiu prevenir. Deu pra entender?

E sobre eu não ter pego uma letra, eu até cheguei a pesquisar, e vi que algumas podem ser interpretadas no sentido figurado, mas diversos trechos foram citados no vídeo, os quais você está se recusando a responder (até agora!), e as letras demonstram o crime pelo ponto de vista que teoricamente seria da "periferia", muitas vezes justificando a entrada de pessoas no crime.

Eu nem vou mais responder porque, na verdade, o Catioro tem um tanto de razão. Existem coisas melhores para lutar antes, que são bem mais importantes (como o ESCOLA SEM PARTIDO, cujo objetivo é acabar com a doutrinação ideológica explícita feita por professores). Caso os alunos não sofram a doutrinação ideológica, mesmo que leiam a letra e compreendam a mensagem (e interpretem pelo ponto de vista do seu autor), isso não seria o suficiente para doutriná-los.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Nego não sabe analisar a poesia e a ironia de uma música.. :fem:

Arthur vacilou demais, "apologia ao crime"? :aliens: A letra dos racionais utiliza justamente uma ironia, uma "contravenção" do crime pela parte do próprio criminoso, é como uma resolução da situação social da favela que serve pra conscientizar.

É fácil demais pegar uma parte da canção deles e tirar de contexto e incriminá-los, o difícil é tentar interpretar a letra.

Arthur não tem noção do QUANTO VACILOU, o pessoal da periferia, que é justamente um dos públicos que ele mais devia alcançar, vai ficar puto com ele.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Concordo que ele não buscou ler as letras como um todo e entender como uma história (ou, em alguns casos como algo no sentido figurado). Infelizmente, ninguém aqui entrou no debate das letras como um todo, conforme eu havia pedido, mas ao ler as letras das músicas desse álbum como um todo, dá pra perceber que no fundo não houve uma apologia ao crime, mas tem algumas histórias sobre pessoas que entraram para o crime e morreram ou se deram mal, e em outras ele fala sobre "armas" no sentido figurado e depois explica. Apesar disso, ainda não acho que essa "inovação" em um momento como esse não seja por fins políticos/ideológicos, e ainda não acho que tenha cabimento exigir como "leitura obrigatória" no vestibular.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Esse maluco eh um eterno adolescente. Se fosse em um país de pessoas estudadas como os da Europa nunca que um canal desse faria sucesso. Só gosto dos vídeos dele gente burrinha que n gosta de ler, hihihihi

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Com todo o respeito. Eu discordo do Lipert sobre o conteúdo das músicas e concordo que nada deve ser obrigatório (tirando a justiça evidente).


Mas aburame. Você não consegue sequer ESCREVER três frases sem cometer mais erros ortográficos do que o Chiclete. Vejam a frase desse rapaz: Só gosto dos vídeos dele gente burrinha que n gosta de ler, hihihihi

Você escreve um câncer desse ao mesmo tempo que vem criticar a educação brasileira. Uma ironia eu diria... Uma muito engraçada.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Hurr, tá, um erro de digitação por causa do preench automático (o que dá p ver com bastante facilidade​ se vc tiver dois neurônios sequer) me tornou mais burro do que alguém que põe ass do Proudhon mas é de direita. Vá se lascar, seu ignorante. E eu não retiro o que eu disse, duvido vc citar um livro que leu p basear as coisas que diz. Aliás, n deve  ter lido o próprio Proudhon antes de citar ele na sua ass, pois saberia que ele era de esquerda, crítico ao capitalismo e sua principal obra questionava a ideia de propriedade. Vcs são burrinhos sim e achar erro """de português"""(de digitação) não muda isso. Aliás, só reforça o que eu disse, pois mostra sua incapacidade de diferenciar um erro de PT de um de digitação do corret.auto do cel (probleminha de interpretação, ou vcê acha que eu n sei que na terceira é "gosta"?) e ainda mostra seu desespero por falta de conteúdo.

Ah, não sei se vc sabe, mas tem algo na nossa língua chamado concordância. Olha a parada que o senhor escreveu:

Dois cancer. Personagem irritado é ruim. Mas aqueles personagens emos, com pinta de Madara me dá nojo.


* Dois canceres. Personagens irritados são ruins. Mas aqueles personagens emos, com pinta de Madara me DÃO nojo. *

Matar pressupõe tirar a vida de outrem contra a vontade de dele


Olavo, o que por que sua direita não é honesta como ti?


Sul coreanos não são homens de verdade.

Prefiro que meu filho este funk.


O QUE PQ

DE DELE?

"Meu filho este funk'

Ah sim, mas esses foram erros de digitação ou do preench. A diferença é que eu consegui captar isso, pois tenho o mínimo de capacidade interpretativa e também não sou desonesto para fingir não entender que foi o caso. Ao contrário de vc, que o fez logo acima.

Esse era o versículo à propósito: Não roubarás.


"Propósito" é uma palavra masculina. Crase só existe antes das femininas, nesse caso *A PROPÓSITO* NÃO TEM CRASE.

Venha com seu sarcasmo ("Hur estado opressor kk"), mas não argumenta o por que de o Estado tem o direito de ir contra a bíblia, contra a razão e a ética.


"O" é artigo, logo, antepõe um substantivo. Se tem "o"  é pq é escrito junto com circunflexo. Não existe "O POR QUE" e sim "O PORQUÊ". "Pq" substantivo é smp assim, amigo. Junto e com circunflexo.

A propósito(sem crase) seu próprio post criticando-me está errado, depois de "Mas aburame[...]" não caberia um ponto, e sim uma vírgula. Mesma coisa em "Com todo respeito".

Nome próprio é com letra maiúscula, além disso é necessário vírgula antes do vocativo.

"Uma ironia eu diria" também caberia uma vírgula antes do "eu diria"

O certo seria:

" Com todo o respeito, eu discordo do Lipert sobre o conteúdo das músicas e concordo que nada deve ser obrigatório (tirando a justiça evidente). "


"Mas , Aburame, você não consegue sequer ESCREVER três frases sem cometer mais erros ortográficos do que o Chiclete."

"Você escreve um câncer desse ao mesmo tempo que vem criticar a educação brasileira. Uma ironia, eu diria... Uma muito engraçada."



Depois disso sua burrice fica ainda mais explicita, pois consegue cometer erros no seu próprio post para apontar erros. É tipo um inception da ignorância. Parabéns pela proeza.

Obrigado, de nada.

Sua mula.

descriptionRacionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp - Página 2 EmptyRe: Racionais MC's vira leitura obrigatória para vestibular da Unicamp

more_horiz
Você está fissurado nisso, Lipert. Qualquer extremo é nocivo não importa se esse extremo pende para o lado de suas crenças, você vê um ladrão a cada sombra, assim como vê um fim politico/ideológico a cada situação que ocorre. Infelizmente você está cometendo os mesmos erros que vive apontando aqui no Fórum quando se trata dos "esquerdistas", que é falar sem saber. E mesmo após levantar três músicas diferentes, lançar dados, explicar o porquê de ser os Racionais MC, ainda fica com o mesmo discurso mesmo aparentemente tendo se convencido que o grupo não parte para o lado que imaginava,.

Eu não sei se você já chegou a prestar algum vestibular (não estou sendo irônico, até porque isso não é demérito) mas em um vestibular você não precisa concordar com o que o autor escreve. Tem vários autores com opiniões divergentes. Você precisa interpretar o que lhe foi solicitado.

O motivo de eu não ter trazido uma música completa para análise é esse:

A vida é um desafio, Racionais Mc :


Essa é apenas uma música deles, dentro de uma música eles contextualizam mais de uma década de história. Apenas um verso conseguiria dissertar mais de 50 linhas tranquilamente sobre. Racionais como o próprio nome já diz, veio trazer senso crítico para comunidades carentes. Lipert, um pobre é mais de direita que de esquerda, sabe porque? Por que uma pessoa que é pobre não tem tempo de entrar em redes sociais iguais a esses socialistas de Iphone e ficar discutindo sobre o que é melhor, elas precisam trabalhar em modo automático, se não morrem de fome, em um país que o desemprego com mais de uma dezena de milhões de desempregados.

Dentro de um vestibular uma pessoa não precisa saber somente sobre literatura, matemática e ciências da natureza; ela também PRECISA saber sobre assuntos da atualidade e formar um senso crítico sobre, se não estaremos formando alienados. Quando se trata de assuntos da atualidade, com os dados que levantei sobre os jovens negros e sobre a criminalidade fica muito mais explicito o motivo de colocarem esse grupo para estudo: conhecer o outro lado.

Aquele playboy (geralmente são esses mesmo que prestam USP, UNESP, UNICAMP) que vive em seu apartamento e foi assaltado (não justificando o assalto, acredito que deveria haver uma política muito mais severa sobre a criminalidade no nosso país) jamais vai entender o que ocorreu e a única visão que vai ter dos lugares mais humildes em capital, fora seu preconceito, será sempre aquela mesma opinião racista e sem fundamento, ignorante.

Vou novamente deixar mais um trecho de uma das músicas do grupo:

60% dos jovens de periferia sem antecedentes criminais já sofreram violência policial
A cada 4 pessoas mortas pela polícia, 3 são negras
Nas universidades brasileiras apenas 2% dos alunos são negros
A cada 4 horas, um jovem negro morre violentamente em São Paulo
Aqui quem fala é Primo Preto, mais um sobrevivente


Eles escreveram isso nos ANOS 90, amigo, quando nem sonhavam em ter esse debate generalizado aqui no país.

Caso você não tenha interesse em mesmo assim repensar, bom, tentei, apesar de tudo respeito à sua opinião. E também peço desculpas quando lhe ofendi chamando-o de ignorante funcional. Geralmente não sou estourado assim estava em um dia mal, acho que através do dialogo conseguimos tudo, através da ofensa, nos retrocedemos.

Abraço!




Victor, eu gosto dos vídeos do Arthur apesar de não concordar com ele sempre, e leio um livro por semana. Abraço!
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos