Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

+3
Wolfgang
Ben Ikneg
Lipert
7 participantes

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA
Suprema Corte do país respaldou Jack Phillips, proprietário da Masterpiece Cakeshop, sua padaria em Denver, que se negou a servir casal homossexual; apesar de caráter insólito, caso tem grandes implicações para a sociedade americana
https://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,confeiteiro-vence-batalha-judicial-por-ter-se-negado-a-fazer-bolo-para-casamento-gay-nos-eua,70002337214

Isso me fez lembrar de um caso semelhante que estava na justiça dos EUA lá por 2008, onde os pais de uma criança chamada "Adolf Hitler" foram pedir para uns confeiteiros (que eram judeus) para fazerem o bolo para a criança escrito "Feliz aniversário, Adolf Hitler", e esses confeiteiros se recusaram, daí os pais da criança entraram na Justiça por terem se sentido ofendidos pela recusa (os confeiteiros também venceram a causa, pois a Justiça chegou à conclusão de que o confeiteiro não poderia ser obrigado a fazer um bolo para eles, especialmente tendo razões para não quererem fazê-lo).

Nesse caso em específico, apesar de ser uma situação relativamente diferente, os confeiteiros se recusaram a fazer o bolo porque eram pessoalmente contra o casamento gay por conta de motivos religiosos. Apesar das diferenças (que são gritantes), em ambos os casos, os solicitantes dos bolos poderiam ter procurado outros confeiteiros para confeccionar o bolo, mas se sentiram ofendidos com o fato destes confeiteiros em específico terem se recusado a fazer o bolo, e decidiram processar os mesmos (e no final, ambos perderam os processos).

O que acham do caso? E quanto ao outro caso que citei?

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Bem, apesar de eu achar bobagem esse papo de não fazer bolo para um casal homossexual, não dá pra obrigar ele de fazer tal serviço para eles :kyo2: 

Dá pra entender os dois lados.

________________________________________________

MyAnimeList
https://myanimelist.net/profile/Ben_Ikneg

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Nem tem debate nisso daqui, Lipert. Tópico meio senso comum. 

O dono do estabelecimento tem o direito de negar o bolo. Os clientes têm direito de boicotar indiretamente o estabelecimento por isso (avaliações, correntes para convencer as pessoas a não comprar lá e etc.). E também têm o direito de processá-lo caso isso tenha acontecido através de um ato de preconceito/calúnia/danos morais, o que é improvável, mas pode ter acontecido. Eu acho uma babaquice tremenda negar fazer um bolo para o casal nessa situação, mas ele tem pleno direito de fazer isso e vejo poucos ativistas LGBT realmente fazendo questão por esse tipo de coisa.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
É direito dele se negar a prestar seu trabalho à qualquer um, mas isso é o mesmo que ler "confeiteiro se nega a fazer bolo para casal de negros" ou mesmo "confeiteiro se nega a fazer bolo pra casal de umbandistas". Isso não é um ato legítimo de um cristão.

Já que ele se nega a fazer bolo para pecadores, então devia fazer bolos para animais. :aliens:

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Catioro escreveu:
Nem tem debate nisso daqui, Lipert. Tópico meio senso comum. 

O dono do estabelecimento tem o direito de negar o bolo. Os clientes têm direito de boicotar indiretamente o estabelecimento por isso (avaliações, correntes para convencer as pessoas a não comprar lá e etc.). E também têm o direito de processá-lo caso isso tenha acontecido através de um ato de preconceito/calúnia/danos morais, o que é improvável, mas pode ter acontecido. Eu acho uma babaquice tremenda negar fazer um bolo para o casal nessa situação, mas ele tem pleno direito de fazer isso e vejo poucos ativistas LGBT realmente fazendo questão por esse tipo de coisa.

Não tem debate? Espera a galera de esquerda chegar no tópico rsrs.... Aliás, toda a mídia brasileira está meio que criticando a decisão (se fosse no Brasil, os caras ganhariam uma indenização fácil).

Concordo com sua opinião. Acho que o problema é que o cara não quis fazer o bolo PARA o casamento (ou no caso do outro cara, para o aniversário da criança "Adolf Hitler") por opiniões próprias, e daí os solicitantes resolveram processá-lo porque não gostaram de ser contrariados e quiseram processar o cara (ou pra ganhar em cima dele ou pra fazer ele perder por conta da posição dele). Em minha opinião, é um direito dele se recusar a fazer, assim como pode ser boicotado por isso, como você citou.

Apollo escreveu:
É direito dele se negar a prestar seu trabalho à qualquer um, mas isso é o mesmo que ler "confeiteiro se nega a fazer bolo para casal de negros" ou mesmo "confeiteiro se nega a fazer bolo pra casal de umbandistas". Isso não é um ato legítimo de um cristão.

Já que ele se nega a fazer bolo para pecadores, então devia fazer bolos para animais. :aliens:


É bem diferente dos outros casos que você citou. Ele se recusou a fazer um bolo de casamento DIRECIONADO ao casamento de dois homens (e obviamente teria que ser decorado em conformidade com isso). Ele disse claramente que poderia vender qualquer outro doce aos dois (certamente, incluindo bolos que não sejam de casamento aos dois). Se ele se recusasse a vender para alguém por conta da cor, seria algo racista, caso se recusasse a vender qualquer coisa pra gays, seria homofóbico. Agora se recusar a vender um bolo com decoração DIRECIONADA para o casamento de dois homens, ou se recusar a escrever "Feliz aniversário, Adolf Hitler", são coisas totalmente diferentes.

No caso da religião, é o mesmo que alguém pedir pra um confeiteiro fazer uma festa com tema "umbanda" e o confeiteiro se recusar. Ele estaria em seu direito ao se recusar a fazer algo com este tema (até aqui no Brasil), mas não estaria ao se recusar a vender um doce qualquer apenas por conta da religião da pessoa.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Não dá pra comparar com Judeus terem que fazer um bolo com "Feliz Aniversário, Adolf Hitler", é um contexto muito isolado. É um casamento comum, a única diferença é que o bolo vai ter dois homens em cima, nada demais. O cara não vai sonegar os ensinamentos da bíblia em nenhum momento, é só o trabalho dele.

Como se Deus fosse dizer na morte dele; "Você fez um bolo para dois gays, agora irá pro inferno" :fem:

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Apollo escreveu:
Não dá pra comparar com Judeus terem que fazer um bolo com "Feliz Aniversário, Adolf Hitler", é um contexto muito isolado. É um casamento comum, a única diferença é que o bolo vai ter dois homens em cima, nada demais. O cara não vai sonegar os ensinamentos da bíblia em nenhum momento, é só o trabalho dele.

Como se Deus fosse dizer na morte dele; "Você fez um bolo para dois gays, agora irá pro inferno" :fem:

Sim, teria que ser decorado como os caras desejassem, incluindo 2 homens em cima e tal...

É bobeira do cara não querer fazer? Sim! Mas o direito é dele de não querer fazer um bolo de casamento para aquele casal em específico porque não se sente bem religiosamente ao fazê-lo. Existem inúmeros outros confeiteiros por aí, por que os caras simplesmente não foram procurar outro? E não é como se o cara tivesse uma placa "Gays não podem entrar" ou algo do tipo, ele só não quer fazer esse bolo específico para um casamento entre 2 homens.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Lipert escreveu:
Não tem debate? Espera a galera de esquerda chegar no tópico rsrs.... Aliás, toda a mídia brasileira está meio que criticando a decisão (se fosse no Brasil, os caras ganhariam uma indenização fácil).


A esquerda pode fazer pirraça o quanto quiser, ainda assim, maioria dos gays não processariam um confeiteiro por que ele se negou a fazer o bolo. Só a militância das militâncias (que aparece mais, infelizmente) demanda esse tipo de pauta. Não que deixe de ser um problema, mas você entendeu.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Quem deviam ter sido processados foram os dois filhos da puta que quiseram escravizar o cara inocente.

Entender os dois lados é a minha rola, ninguém é obrigado a prestar serviço algum a ninguém.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Esquerda do mal, venenosa, blá blá. O cara não é obrigado a fazer o bolo, mas é justamente isso, é só um bolo. Não afeta a religião dele, se for pensar neste caso. Qualquer "ajuda" diante da igreja perante outras religiões estaria cometendo uma heresia, se é que posso falar assim.

Não é obrigado, só foi babaca; E a comparação é bastante tendenciosa.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Acho que o confeiteiro está certo. Ele tem direito de negar o seu trabalho a quem ele quiser, já que é autônomo, mas convenhamos está perdendo dinheiro à toa

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Math escreveu:
Esquerda do mal, venenosa, blá blá. O cara não é obrigado a fazer o bolo, mas é justamente isso, é só um bolo. Não afeta a religião dele, se for pensar neste caso. Qualquer "ajuda" diante da igreja perante outras religiões estaria cometendo uma heresia, se é que posso falar assim.

Não é obrigado, só foi babaca; E a comparação é bastante tendenciosa.
Para mim, pessoalmente, também não afeta, mas para ele sim. Se ele achasse que não afetava, não iria ter perdido dinheiro recusando um trabalho à toa...

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
@Apollo

12 Como caíste do céu, ó estrela da manhã, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!
13 E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.
14 Subirei acima das alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.
15 E contudo derrubado serás no inferno, nas profundezas do abismo.
16 Os que te virem te contemplarão, considerar-te-ão, e dirão: É este o homem que fazia estremecer a terra, e que fazia tremer os reinos?
17 Que punha o mundo como o deserto, e assolava as suas cidades? que a seus presos não deixava ir soltos para suas casas?
18 Todos os reis das nações, todos eles, jazem com honra, cada um na sua casa.
19 Porém tu és lançado da tua sepultura, como um renovo abominável, como a veste dos que foram mortos atravessados à espada, como os que descem às pedras da cova, como corpo morto e atropelado.

Se formos ver o vídeo o cara estava com medo de dizer que não fez o bolo ao casal por que não quis e pronto e acabou. Teve usar desculpa de "Liberdade religiosa". É esse o nível da justiça americana. Ele é um homem livre e faz o que ele quiser. Se eu fosse o juiz condenava o casal a pagar uma multa por tentativa de escravidão.

Suas palavras me impressionaram Apollo, decepcionei-me ao ponto de pensar o suicídio. Pensamentos de amargura me atormentaram enquanto lia, de maneira que a terminei em prantos e soluços.

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Extrema babaquice se negar a fazer o bolo, mas é um direito da confeitaria.

O mesmo nível de babaquice dos judeus que se negaram a fazer o bolo pra uma criança com o nome de Hitler.
É como eu fazer um mal a alguém e essa pessoa odiar todos os Jean do mundo :heheh:

descriptionConfeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA EmptyRe: Confeiteiro vence batalha judicial por ter se negado a fazer bolo para casamento gay nos EUA

more_horiz
Nome de gay em Staz. :guei:
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos