Muito pode ser dito a respeito disso
Primeira coisa ambos são ataques frontais porem eles possuem efeitos diferentes no alvo
Chidori = curto alcance = golpe frontal = perfuração
Rasengan = curto alcance = golpe frontal = compressão
Comparar o rasengan e chidori nesse caso seria o mesmo que comparar o okashou e juuken... tipo:
- Precisa de byakugan pra usar o juuken... causar dano interno, então, porque não precisa do byakugan pra usar o okashou...
Uma sakura da vida ficaria mais letal com byakugan ?
Um naruto da vida ficaria mais letal com sharingan ?
Ambos ficariam mas não muda o funcionamento das técnicas, o Naruto a curta, media ou longa distancia usa o rasengan da mesma forma, veja o caso do rasengan do naruto usado no kabuto a curta distancia, fosse o chidori ali, o estrago no kabuto seria o mesmo ?
Segunda coisa é que o Chidori era considerado um jutsu incompleto, mas, ate onde eu sei, o rasengan também é um jutsu incompleto, o minato morreu antes de completar o jutsu e ate onde eu sei, ele possuía diversos meios de utilizar o rasengan (entenda-se como chidori) sem depender do sharingan, pois, possuía super reflexos, hiraishin, kage bunshin e sensor (?)
Se você tem meios de perceber o contra ataque do inimigo, seja com sharingan, sensor ou outra coisa, então, não tem problemas de você usar um ataque frontal, e, com ataque frontal existem inúmeros não apenas o chidori e rasengan mas okashou, juuken, nukite, sekizo ate um mero ataque com kunai na mao
Se você reparar no manga o Lee diz:
- Se eu pudesse usar o chidori, não correria ate o alvo em um ataque frontal, teria de correr ao redor do alvo, rodear ele e atacar em seu ponto cego
Se você olhar no manga, isso vale por exemplo para o Gai com gate 8 enfrentando o madara, o gai não podia ir em linha reta ate o madara, pois, o contra ataque do madara seria fatal, por isso, o gai corre ao redor do madara e o ataca pelas costas com o sekizo, entretanto, quando o minato, gaara, kakashi e lee ajudam o gai, ele pode ir ate o madara em um ataque frontal em linha reta e o contra ataque do madara foi detido por users de doujutsu, sensor e tempo espaço
Terceira coisa é que o chidori possui outra falha que o rasengan não possui que é o som, o chidori caso seja usado em meio a nevoa, noite e etc.... ele chama a atenção de múltiplos inimigos por conta do som, ou seja, ele denuncia a posição do user, então, apenas distrações com o uso de clones não seria o bastante para tornar ele seguro, não existe silenciador para o chidori, por exemplo: sasuke usa 5 kage bunshins e esta indo atacar alguém pelas costas, mesmo que os clones estejam distraindo o inimigo, o barulho do chidori vai denunciar o original, ou seja, a distração é inútil e ainda pode fazer o user do chidori baixar a guarda
Para mim não importa como eu olhe, eles são 2 jutsus mt parecidos mas completamente diferentes
É como se um fosse um prego (chidori) e o outro um parafuso (rasengan)
Você precisa de velocidade e força para por um parafuso no lugar ? você usar um martelo para por um parafuso, provavelmente ira fazer merda, o parafuso para ser posto precisa de jeito, você precisa aplicar força nele mas força também não é tudo, já o prego, se você tentar usar uma chave de fenda para por ele na parede, provavelmente não vai conseguir... ele precisa de força, velocidade, impacto para penetrar na parede e quanto mais dura a parede, mais força vai precisar
Chidori = curto alcance = golpe frontal = perfuração = PREGO
Rasengan = curto alcance = golpe frontal = compressão = PARAFUSO
Note que o rasengan mesmo a curta distancia, mesmo sem velocidade, vai fazer o mesmo estrago no user... Já o chidori, se estiver a curta distancia, sem velocidade, então, seu poder de penetração vai ser menor, mas, se você colocar velocidade em um ataque frontal, você precisa de algo que te ajude a notar o contra ataque do inimigo, esse algo pode ser o sharingan, sensor ou qualquer coisa
O rasengan pra ser usado pode contar apenas com clones como distração por não fazer barulho, o chidori não
O rasengan completo é usado em uma versão a distancia o FRS, rasengan invisível do boruto, mini FRS e etc......
O chidori completo é usado em uma versão com um jutsu suplementar, seja o sharingan, sensor ou outra coisa que aprimore a percepção
Seja como for, para mim o rasengan e chidori são tao diferentes quanto juuken e okashou, parafuso e prego
Mas isso vai da interpretação de cada um, perceber ou não que existe diferença na forma como os jutsus causam dano no alvo