Dogão escreveu:Lipert escreveu:Dante1 escreveu:Depende. Se você fizer uma lei que toda empresa deve ser obrigada a pagar o mesmo para brancos e negros, por exemplo, você é um escravocrata filho da puta. O empregador deve pagar o que ele quiser e o empregado deve aceitar o quanto ele quiser.
Já igualdade na justiça: um rico ou pobre mata alguém, ambos devem ser igualmente punidos.
Isso é correto.
Errado. Se duas pessoas trabalham igual, devem ganhar igual. O salário deve ser resultado apenas da produtividade, e não de decisões subjetivas (como a cor da pele). Você não pode decidir de antemão pagar menos a alguém por conta da pessoa ser de determinada cor.
Pode, a propriedade é dele. Acho isso uma babaquisse e o cara provavelmente seria excluído do mercado, mas a propriedade é dele.
A propriedade é dele, as normas são da sociedade. E como o cara seria excluído do mercado? Os funcionários iriam ficar na frente da porta dele dizendo que ele é racista e oferece salários menores pra pessoas negras? kkkk Nada a ver. Faz muito mais sentido regular para que isso não aconteça. Tudo o que o cara terá que fazer é não ter critérios subjetivos pra determinar o salário do cara, mas sim critérios objetivos (produtividade, horas trabalhadas). Se fizer isso, vai pagar um valor igualmente justo para cada um de seus funcionários e ninguém irá reclamar.