E se um disputasse com o outro?
Comente.
Comente.
Arima Kishou escreveu:Kkk tópico bobo, se diz uma guerra evidentemente Hitler venceria pela superioridade tecnológica, mas se for no mano a mano aposto no baixinho Napoleão que como se comenta se destacava no campo de batalha
Eumenes escreveu:Com todo respeito ao criador, mas esse tópico é uma piada.
Pra quem tem conhecimento real em história e em assuntos militares, essa pergunta é absurdamente ridícula. Comparar Hitler a Napoleão em proezas militares é surreal.
Antes de mais nada, vamos ao básico e óbvio: Políticos ≠ Militares.
Desde os mais antigos tempos, generais já existiam pra liderar exércitos, e não é correto creditar a um rei ou imperador as proezas militares ocorridas em seu reino ou império.
Mas nesses tempos antigos, a educação de corte que nobres recebiam era bem severa e de nascença, e muitos eram ensinados nas artes da guerra. Havia um grande percentual de reis que sabiam governar e também lutar, liderar exércitos e tal. Alexandre da Macedônia e Ciro da Pérsia são exemplos.
É relativamente alto o percentual de 'governantes guerreiros' nesses tempos antigos. Mas é quase inexistente em tempos modernos, tendo em vista as nossas atuais republicas presidenciáveis.
Nas democracias de hoje em dia, todos os presidentes são nulos em termos militares. Sua única participação na guerra é no máximo analisar seu contexto político e declará-las. Pois toda a parte prática da guerra, de liderar exércitos, fabricar equipamentos e tal, fica totalmente a cargo dos militares.
Isso, menos em países governados por repúblicas militares, é claro. E nesses casos, obviamente não é democracia.
Enfim, sobre o assunto do tópico. Sobre comparar Hitler a Napoleão.
Pra quem tem conhecimentos históricos no assunto, isso é realmente ridículo.
Hitler foi uma das piores vergonhas e fracassos militares da história, enquanto que Napoleão foi um dos maiores e mais bem sucedidos gênios.
Napoleão Bonaparte era militar de nascença, oriundo de uma família de generais há gerações, e foi instruído nas artes da guerra desde a infância. Ele foi o líder supremo, comandante de campanhas militares, e principal responsável pelas proezas e vitórias militares da República Francesa na Europa e no mundo, de fato. Isso além de também ter governado e ter sido um ótimo político.
O fato é que ele era um militar nato e excepcional, e foi escolhido pelo regime ditatorial do consulado pra liderar as campanhas militares francesas mundo afora.
Já Adolf Hitler, não teve proeza nenhuma além do campo político, mesmo. Hitler jamais teve instrução militar nenhuma.
O máximo que ele já chegou disso foi ter sido soldado do Império Alemão, durante a 1ª Guerra Mundial, mas isso nem é muito mérito, já que no Império Alemão o alistamento militar era obrigatório, e qualquer jovem entre uns 20 e 30 anos do sexo masculino poderia ser convocado.
Todas as bem-sucedidas campanhas militares do 3º Reich foram obra pura & unicamente dos excelentes generais de Hitler, e nunca dele.
E, muito pelo contrário, Hitler só atrapalhou seus generais ao ficar se intrometendo em suas campanhas militares e agindo em seus lugares.
Em todos os momentos de glória e sucesso militar do 3º Reich, os generais alemães estavam agindo sozinhos. E todos os fiascos e fracassos militares do 3º Reich tiveram o dedo de Hitler, se intrometendo nos assuntos militares e atrapalhando seus generais.
Caso se interessar, pesquise por "os piores erros de Hitler" e verá um por um.
O fato é que Napoleão teve uns 80% de mérito pelas proezas militares da República Francesa. Mas Hitler teve 0% pelas do 3º Reich Alemão.
E considerando que ele só atrapalhou seus generais com sua autoridade e cometeu erros militares, pode-se dizer que a pontuação militar de Hitler nem é zero, mas negativa. Se é que se pode pontuar militares por suas proezas, e políticos normais nisso são zerados, acho que Hitler teria pontuação negativa, com certeza.
Não é a toa que a maior tentativa de assassinato que Hitler sofreu em sua vida foi de seus próprios generais.
Arima Kishou escreveu:Discordo. Hitler foi importante em várias vitórias só errou no final ao atacar a Rússia mas aquele ano foi atípico, o amigo Eumenes deveria levar em consideração também o nível de dificuldade que os dois tiveram em suas conquistas, Hitler tinha adversários bem mais poderosos
Sísifo escreveu:Isso é desculpa esfarrapada, a partir do momento em que foi ele quem buscou a guerra. Se você escolheu os inimigos mal e perdeu pra eles porque eles se aliaram e eram mais fortes que você, então você já errou logo de cara.Os bons também perdem.