Comente.
Lipert escreveu:O que você considera ceticismo? Acreditar que do nada surgiu o big bang e disso surgiu tudo o que vemos, apenas porque é a crença da maioria dos físicos teóricos, é "ceticismo"? Porque para mim, não é. Tenho quase certeza que pra você, ceticismo é sinônimo de ser ateu/agnóstico. Então... Não acho que seja de fundamental importância "ser cético", mas é importante pensar e repensar aquilo que você tem acredita como "verdadeiro", e duvidar um pouco do que outras pessoas vendem a você como se fossem fatos.
O número de pessoas que não conseguem explicar por que a Terra não pode ser plana é algo alarmante. Elas sabem que a Terra não é plana, mas não sabem explicar por que a mesma não é, indicando que nunca pararam pra pensar nisso verdadeiramente (algo que não é nada "cético" em minha opinião).
Quanto a conhecimento científico básico, por que não?
Memo escreveu:Lipert escreveu:O que você considera ceticismo? Acreditar que do nada surgiu o big bang e disso surgiu tudo o que vemos, apenas porque é a crença da maioria dos físicos teóricos, é "ceticismo"? Porque para mim, não é. Tenho quase certeza que pra você, ceticismo é sinônimo de ser ateu/agnóstico. Então... Não acho que seja de fundamental importância "ser cético", mas é importante pensar e repensar aquilo que você tem acredita como "verdadeiro", e duvidar um pouco do que outras pessoas vendem a você como se fossem fatos.
O número de pessoas que não conseguem explicar por que a Terra não pode ser plana é algo alarmante. Elas sabem que a Terra não é plana, mas não sabem explicar por que a mesma não é, indicando que nunca pararam pra pensar nisso verdadeiramente (algo que não é nada "cético" em minha opinião).
Quanto a conhecimento científico básico, por que não?
Nada a ver, acreditar no BigBang não é uma atitude cética, é apenas uma escolha assim como alguém escolhe acreditar em Deus.
Ceticismo tem mais a ver com pensamento crítico para não sair por ai dizendo que vacina da autismo, acreditando em bobagem astrológica e para não ficar a mercê do charlatanismo.
Dogão escreveu:Bem, acho que ele não quis dizer isso com ceticismo, Snake. E sim no sentido de questionar o senso comum para achar uma verdade absoluta. Seja não acreditar que o relâmpago é um deus batendo o martelo, seja não acreditar em Deus apenas por que o padre manda, e sim por que tem fé. Coisas assim.
02snake escreveu:Dogão escreveu:Bem, acho que ele não quis dizer isso com ceticismo, Snake. E sim no sentido de questionar o senso comum para achar uma verdade absoluta. Seja não acreditar que o relâmpago é um deus batendo o martelo, seja não acreditar em Deus apenas por que o padre manda, e sim por que tem fé. Coisas assim.
Tá, entendi.
Esta do martelo é fogo!
(eu sei que está um pouco "fora do assunto", mas você sabia que a mitologia, a crença em coisas como estas tem um objetivo? E aquele que "plantou" tais coisas está rindo agora... pois as pessoas caem como 'patinhos', é impressionante... )
02snake escreveu:O dicionário diz assim:
CETICISMO = Doutrina segundo a qual o espírito humano não pode atingir nenhuma certeza a respeito da verdade, o que resulta em um procedimento intelectual de dúvida permanente e na abdicação, por inata incapacidade, de uma compreensão metafísica, religiosa ou absoluta do real.
Eu não acho que o ser humano deveria ter este tipo de atitude (ou doutrina). Agora, sobre ter "conhecimento científico básico" isso sim. Sem dúvida. Aliás, tem que ter um conhecimento aprofundado, pois, foi por ler e estudar sobre o início da vida, sobre a complexidade e o ABISMO que existe entre uma molécula e uma célula, é que as respostas acabam vindo...
Como diria um certo físico/químico, que foi depois foi repetido por um professor brasileiro muito conhecido: "Precisa-se de mais fé acreditar na TEORIA do big bang do que no relato da criação".
Arima Kishou escreveu:Sim é a função das escolas, pero não é o que vejo haha
Dante1 escreveu:Não foi um padre que criou a teoria do Big Bang? Quer dizer que o padre era um cético? [smiley]https://2img.net/u/1713/17/66/37/smiles/3974914884.png[/smiley]