Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

"Homossexualismo" é ofensa?

+5
Moriarty
Dante1
Wolfgang
Math
Lipert
9 participantes

description"Homossexualismo" é ofensa? Empty"Homossexualismo" é ofensa?

more_horiz
Segundo o @Dogão, o uso do termo "homossexualismo" ao invés de "homossexualidade" é uma ofensa por conta do sufixo -ismo ser utilizado para doenças (ex: alcoolismo, não consigo pensar em outros pra citar aqui).

Porém, há diversas palavras com o sufixo que não denotam doença, tais como: Ativismo, heliocentrismo, liberalismo, feminismo, cristianismo, renascentismo...

Segundo o dicionário e esse artigo científico, o sufixo -ismo costuma ser utilizado para sistemas de pensamento (como podemos observar, todos os acima encontram-se neste grupo).

https://repositorio.ucb.br/jspui/bitstream/10869/1542/1/Stefanne%20Emily%20Sousa%20Araujo.pdf

E o uso do termo "homossexualismo", em minha opinião, poderia denotar não a homossexualidade em si, mas sim a doutrina de pensamento dominante entre os homossexuais. Apesar disso, geralmente é utilizado de maneira inadequada, apenas pelo costume. Qual a opinião de vocês sobre o assunto?

description"Homossexualismo" é ofensa? EmptyRe: "Homossexualismo" é ofensa?

more_horiz
É ofensa. Utilizado para taxar homossexuais como doentes, destrinchar isso não tem nem cabimento.

more_horiz
Essa brincadeira agora já deu, Lipert. :nietz2: Quem está fazendo grande coisa e espetáculo com a palavra agora é você. :nietz2:

more_horiz
Vocês ignoraram totalmente o primeiro post, certo? Não faço ideia de onde vocês tiraram que -ismo indica doença, sendo que em dicionário nenhum diz isso (e se dissesse, os outros exemplos seriam doenças também?).

Eu estava brincando com você antes porque ACHEI que você estivesse certo, até parar pra pensar melhor no assunto e perceber que você estava errado.

Vou repetir a pergunta, POR QUE vocês consideram como denotação de doença? Com base em quê???

more_horiz
Ignoraram totalmente os argumentos do cara. "Não tem cabimento refutar essa verdade que não tenho argumentos para defender".

Se desculpem imediatamente.

more_horiz
Hehe'

Há uns 3 ou quatro anos, eu usei esse mesmo argumento de que o sufixo ismo de nada tem relação com doença. E interessantemente o mesmo pessoal com que eu estava discutindo ignorou-me e continuaram com os mesmos pensamentos.

Déjà vu

more_horiz
Lipert escreveu:
Vocês ignoraram totalmente o primeiro post, certo? Não faço ideia de onde vocês tiraram que -ismo indica doença, sendo que em dicionário nenhum diz isso (e se dissesse, os outros exemplos seriam doenças também?).

Eu estava brincando com você antes porque ACHEI que você estivesse certo, até parar pra pensar melhor no assunto e perceber que você estava errado.

Vou repetir a pergunta, POR QUE vocês consideram como denotação de doença? Com base em quê???

Eu já te expliquei, e você escolheu ignorar: não é por causa do sufixo -ismo, é por que ao decorrer da história, a palavra usada para designar um homossexual foi utilizada pela Igreja Católica na inquisição como doença, como um mal, como algo repugnante, e a palavra tinha o sufixo -ismo nesses respectivos idiomas. Por isso, a palavra "homossexualidade" é mais apropriada, pois não denota a homofobia histórica que ainda pode ressurgir no mundo, agora se você nega fazer essa simples mudança de vocabulário, você está fazendo mais alarde que as pessoas que te pedem para mudar.

Até mais, não respondo mais nesse tópico. :nietz2:

more_horiz
Dogão escreveu:
Lipert escreveu:

Eu já te expliquei, e você escolheu ignorar: não é por causa do sufixo -ismo, é por que ao decorrer da história, a palavra usada para designar um homossexual foi utilizada pela Igreja Católica na inquisição como doença, como um mal, como algo repugnante, e a palavra tinha o sufixo -ismo nesses respectivos idiomas. Por isso, a palavra "homossexualidade" é mais apropriada, pois não denota a homofobia histórica que ainda pode ressurgir no mundo, agora se você nega fazer essa simples mudança de vocabulário, você está fazendo mais alarde que as pessoas que te pedem para mudar.

Até mais, não respondo mais nesse tópico. :nietz2:

A palavra "homossexualismo" nunca foi usada pra denotar doença, pois o sufixo ismo NUNCA serviu pra denotar doenças. Era apenas uma palavra que no passado era utilizada como sinônimo do sufixo -(i)dade, mas que hoje é utilizado pra denotar correntes de pensamento.

Desculpe, mas eu estou fazendo alarde por dizer que você está errado? A palavra nunca significou isso, e você disse que significava. Agora, está vindo com outra desculpa para não ter que admitir que estava errado.

Eu não estou estou aqui debatendo porque quero usar a palavra "homossexualismo" pra falar sobre homossexuais, mas sim porque o argumento que você deu é falso.

Moriarty escreveu:
Hehe'

Há uns 3 ou quatro anos, eu usei esse mesmo argumento de que o sufixo ismo de nada tem relação com doença. E interessantemente o mesmo pessoal com que eu estava discutindo ignorou-me e continuaram com os mesmos pensamentos.

Déjà vu

Não conhecia esse debate, nem sabia que essa ideia de "homossexualismo" ser denotação de doença era algo tão difundido :think2:

Dante1 escreveu:
Ignoraram totalmente os argumentos do cara. "Não tem cabimento refutar essa verdade que não tenho argumentos para defender".

Se desculpem imediatamente.

Agora virou "É porque historicamente o termo era usado pela igreja pra falar com conotação negativa[carece de fontes], então temos que eliminar a palavra e dizer que é porque ela denota doença, mesmo não sendo verdade"

more_horiz
Então todas as palavras abaixo indicam doenças? :think2:
Ateísmo
Antropocentrismo
Abolicionismo
Algarismo
Altruísmo
Erotismo
Dogmatismo
Mecanismo
Microrganismo
Machismo
Feminismo
Parlamentarismo
Pragmatismo
Vandalismo

É cada uma.

Já que é assim, parem de usar a palavra "denegrir", falar que a "coisa fico preta", isso me ofende e ofende a todos os demais irmãos negros, obrigado.
Carai man, agora já tá assim, os caras querem cesurar o que podemos ou não dizer, só pelo fato de acharem que isso e aquilo é ofensivo, adeus Brasil, puta que o pariu.

more_horiz
Leon Lancaster escreveu:
Então todas as palavras abaixo indicam doenças? :think2:
Ateísmo
Antropocentrismo
Abolicionismo
Algarismo
Altruísmo
Erotismo
Dogmatismo
Mecanismo
Microrganismo
Machismo
Feminismo
Parlamentarismo
Pragmatismo
Vandalismo

É cada uma.

Já que é assim, parem de usar a palavra "denegrir", falar que a "coisa fico preta", isso me ofende e ofende a todos os demais irmãos negros, obrigado.
Carai man, agora já tá assim, os caras querem cesurar o que podemos ou não dizer, só pelo fato de acharem que isso e aquilo é ofensivo, adeus Brasil, puta que o pariu.

:garcia:

Sempre utilizei este termo "homossexualismo" e juro que jamais teve teor pejorativo. O problema pode ser o tal "politicamente correto", ou a pessoa pode estar se sentindo ofendida mesmo. Acho que estão vendo maldade onde não existe.

more_horiz
Meu pai do céu, tem um valor histórico. Não importa quantas palavras vocês tragam com -ismo. 
Da mesma forma que é pejorativo independente se vocês acham ou não, chamar alguém negro de cor do pecado, neguinho, etc etc. 
É vocês acentuarem um preconceito que era/e utilizado antes da década de 90 por médicos e psiquiatras para tratarem da famosa "enfermidade e doença patológica que era vista a homossexualidade. 

E não sei de onde vocês tiraram que não servia para utilizar como uma expressão de doenças, porque todo dicionário, toda pesquisa rápida que eu procuro no google, ta lá estampado. 

Raquitismo, sonambulismo, alcoolismo, etc etc. Mas o ponto principal nem é este, que é uma pose de mal gosto ignorar todo retrato histórico e cultural ao qual a comunidade foi inserida e simplesmente utilizar o "homossexualismo" como se este termo fosse limpo, bonito e que surgiu agora.

more_horiz
Foi o que eu perguntei a ele em nossa conversa. Não imaginava que a "ferida" era tão grande assim.

Podemos dizer que isso está mais na cabeça da pessoa do que no pensamento geral, não?

more_horiz

Literalmente ninguém aqui falou de censurar ou o que você pode ou não falar, falaram de ser certo ou errado usar a palavra e o quão é simples parar de usá-la. Quanto aos outros argumentos que você fez, o Math já respondeu.

more_horiz
Da mesma forma quem o racismo ta mais na cabeça de quem sofre? Da mesma forma que os Judeus foram mortos por ódio a eles, está mais na cabeça deles? 

Quem sofre lembra, quem agride não. E este pensamento é perpetuado, é lógico que mesmo que fulano ou ciclano não utiliza isso de forma para agredir, ele está afetando um pessoal que já toma no cu demais. 

Mas saindo um pouco dessa questão, engraçado quando nos referimos a questões sociais de minorias o quão "é drama" é taxado, mas se eu abrir um tópico para dizer que a religião cristã é pura mitologia, começa os ataques, pi pi pi. A gente pega respeito seletiva aí. 

:que:

more_horiz
Como já foi destrinchada a palavra: não.

A língua portuguesa não cabe esse eufemismo que "uma palavra tem um contexto histórico ns oq ns oq". Foda-se. A língua é uma
ciência, não pode ser mudada só porque algum grupo x ou y pegando três ou quatro exemplos (ou quantos fossem) denota o
termo a algo pejorativo quando, na análise CORRETA, prática e científica da palavra ou sufixo, não mostra nada que possa
emitir preconceito.

É totalmente diferente de falar que negro é cor do pecado. Aí tá associando a cor negra á atos ruins.
Apesar de que ainda uso sem medo com meus amigos negões que não se incomodam com isso.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos