Primeiro, Lipert, isso que eu disse aplica-se a todos os representantes nazi, inclusive na Alemanha, e pq os nazistas atuais seguiriam um nazismo diferente do primeiro? Não fez sentido nenhum, mas vamos lá.
Yagi Toshiaki escreveu: Aburame Hidan escreveu: Vc ainda perde tempo com isso? Nem existe essa discussão no meio científico/acadêmico, só perguntar para qualquer um com formação na área. Aliás, o próprio Mussolini diz em seu livro que o movimento fascista era de direita. Os neonazis de hj todos são anti-esquerdistas (só chamar um de esquerda p ver p resulta). Quem diz q eh de esquerda quer saber mais do que os próprios fachos o que eles são 😂😂😂😂😂 eh o mesmo perfil q nega aquecimento global, e defende o Cabo que falou sobre a URSAL xD Populismo e estadismo = esquerda HUUUUUURRRRR Eneas e Getúlio eram de esquerda então. Pqp
Assim como Mussolini supostamente disse que o Fascismo era de direita (traz alguma fonte pls), Hitler e Goebbels chamavam o Nazismo de "verdadeiro socialismo", quer levar citação ao pé da letra?
> https://en.wikipedia.org/wiki/Goebbels:_A_Biography <
Numa entrevista em 1932 conduzida por George Sylvester Viereck, publicada no jornal Liberty, ele pergunta pro Hitler...
"Por que o senhor se diz um nacional-socialista, já que o programa do seu partido é a própria antítese do que geralmente se acredita ser o socialismo?
O socialismo - replicou ele agressivo, deixando de lado a xícara de chá - é a ciência de lidar com o bem-estar geral. O comunismo não é o socialismo. O marxismo não é o socialismo. Os marxistas roubaram o termo e confundiram seu significado. Vou tirar o socialismo dos socialistas. O socialismo é uma antiga instituição ariana e alemã. Nossos ancestrais alemães tinham algumas terras em comum. Cultivavam a ideia do bem-estar geral. O marxismo não tem direito de se disfarçar de socialismo. O socialismo, diferentemente do marxismo, não repudia a propriedade privada. Diferentemente do marxismo, ele não envolve a negação da personalidade e é patriótico. Poderíamos ter chamado nosso partido de Partido Liberal. Preferimos chamá-lo de Nacional-Socialista. Não somos internacionalistas. Nosso socialismo é nacional. Exigimos o atendimento das justas reivindicações das classes produtivas pelo Estado com base na solidariedade racial. Para nós, o Estado e a raça são um só."
> https://www.theguardian.com/theguardian/2007/sep/17/greatinterviews1 <
Pra Hitler, a democracia (assim como para Mussolini) era um conceito que necessariamente deveria estar atrelado ao Estamento Burocrático Nacionalista, portanto ser SOCIALISTA para a terceira via não quer dizer ser de direita ou esquerda, se quiser se aprofundar mais, procure as bases filosóficas do Organicismo.
Além disso, a
"academia" trata o Nazismo como extrema-direita incoerentemente da mesma forma que ocorre com a direita tentando jogá-la para a esquerda.
Por exemplo, se para ser de extrema-direita basta que vc seja anti marxista, então, pq não ocorre o contrário? Afinal, Nazismo e Fascismo são ANTI CONSERVADORISMO e ANTI LIBERTARIANISMO/LIBERALISMO por essência, mas são extrema-direita de que forma?
Descartar elementos fundamentais filosóficos dessas ideologias do ponto de vista analítico, tendo neles um fundo psicológico tão fundamental para a formação dos pensamentos daquela corrente (mesmo que se forem convergentes em determinados pontos), mesmo sabendo que eles são um fator agregador usado por todas as Escolas (dnv, daquela corrente) é o que MUITA gente faz, pegando determinados fatos e deliberadamente ligando-os com seus semelhantes da forma como convém, é como dizer que sua mãe é nazista pq bebe água pq Hitler tmb bebia água.
Diagrama de Nolan ou mesmo as análises libertárias de "mais estado = mais esquerda" pecam bastante exatamente por causa disso. Devo lembrar que o conceito de direita e esquerda surgiram para caracterizar um parlamentarismo?
“Aprendi contg” Por isso aprendeu tão mal.
Amigo do céu. Primeiro, anti-liberal sim, mas TOTALMENTE CONSERVADOR não “anti-conservador” isso foi uma das coisas mais toscas que eu já li.
Mas vamos lá. Primeiro vou deixar meu post antigo explicando isso, mas vou adicionar coisas desta vez.
Eric Hobsbawsn, Sérgio Buarque de Holanda....Se você tiver a palavra de qualquer historiador desse nível dizendo o contrário […] eu corto a minha mão fora. O nazi-fascismo (tanto na Itália como na Alemanha, assim como na Espanha e Portugal) nasceu em um movimento de extrema direita conservadora, pautando-se no tradicionalismo e valores morais (valor do trabalho ,defesa da família, etc) e ultranacionalismo. Marx, que pessoas ignorantes dizem ter influenciado Hitler, via todos estes como valores de dominação burgueses, é só ler o Manifesto Comunista. O corporativismo sindical, política de Mussolini, foi um meio de controlar os ideais socialistas de esquerda dentro dos sindicatos, onde, geralmente, eles costumavam ascender. Inclusive tal política contradizia muito os ideais de esquerda e contrapunha a ideia da luta de classes. Aliás, valorizavam a ideia de "trabalho em prol da nação", e o não individualismo em prol do Nacionalismo, daí a comparação entre o slogan do Temer e a frase no campo de Auschwitz ("Não pense em crise, trabalhe" e "Só o trabalho liberta"), apesar de bem exagerado. A classe oprimida do proletariado continuava dominada pelas classes dominantes[OBS: Procurem sobre “hierarquização da sociedade nos regimes fascistas”]. Daí, também, a ideia conservadora de "cidadão de bem, homem trabalhador, etc". Não surgiram no Fascismo, mas a doutrina carregava esses ideais. Por fim, o nome do partido também pouco tem a ver, já que "socialismo" só passou a ser sinônimo de marxismo depois da Primeira Internacional, homens como Robert Owen, e Graco Babeuf, durante a Revolução dos Iguais na Revolução Francesa, já eram tidos como socialistas antes mesmo de Marx (Socialismo Utópico). Além disso, é só ver que no Brasil temos partidos com nome de "social democracia" e "socialismo cristão" que nada tem a ver com a ideia. Há muito o nome "Socialismo" já foi vulgarizado. O partido de esquerda na Alemanha, de fato, era esse: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Partido_Social-Democrata_da_Alemanha . Este que foi perseguido pelo Terceiro Reich. A fonte é o Wiki, mas pode pesquisar em outros lugares também, se quiser. A própria "Doutrina Fascista" de Mussolini, inclusive escrita em um livro, é anti-comunista. Idem ao Mein Kempf. Getúlio Vargas era intolerante para com a militância da esquerda comunista, e baseava-se muito em Mussolini, inclusive a CLT foi inspirada na Carta del Lavoro. Por fim, controle estatal não quer dizer nada, não é assim que se define Direita e Esquerda, se seguirmos essa linha o Enéas também era de esquerda. Dizer que Hitler ou o Nazismo eram de esquerda é uma afirmação extremamente ignorante.
ALIÁS, o fascismo não era só conservador (como eu disse, pergunte a qualquer prof de história, inclusive os de direita) como era
reacionário , inclusive pretendia resgatar valores do próprio império romano. Tanto que o
símbolo do fascismo foi inspirada no feixe romano da antiguidade
https://www.google.com.br/amp/s/m.alunosonline.uol.com.br/amp/historia/o-simbolo-fascista.html.
Dizer que fascismo foi "anti-conservador" é muita limitação ou desonestidade intelectual, pqp, foi justamente o contrário. Onde vc leu isso, Deus me livre. Está
ERRADO amigo. Extravagantemente errado.
Sobre a citação do "socialismo" e "social" como eu já disse, o termo outrora havia sido vulgarizado. Socialismo= Social+ismo. Social: concernente a uma comunidade, a uma sociedade humana, ao relacionamento entre indivíduos. Ismo: sufixo com ideia de ideologia. Ou seja, a palavra "socialismo" principalmente na época não tinha necessariamente relação com a esquerda. Poderia auto-proclamar-se assim qualquer regime que julgava governar “para o social” "para o povo" "para o cidadão trabalhador" "para a maioria" etc. Então isso não prova
absolutamente nada só que vc não sabe merda nenhuma mesmo. Aliás, se vc mesmo diz que não teve a ver com esquerda e direita, pq usar como argumento para medi-lo como "de esquerda"?
Outros links https://riorevolta.wordpress.com/2013/05/14/o-marxismo-citado-no-mein-kampf-de-adolf-hitler/
Este é de um de direita, ele mesmo, relacionando o fascismo a valores defendidos pela direita conservadora e repudiados pelo ideal maxista, como família, religião (cristianismo), a própria hierarquização da sociedade opondo-se a ideia de luta de classes e ultranacionalismo->> https://legio-victrix.blogspot.com/2012/04/doutrina-do-fascismo.html
Aqui vemos um blog de direita, ele mesmo, relacionando fascismo a religiosidade, família, cristianismo, ultranacionalismo e outros valores defendidos pela direita conservadora e repudiados pelo ideais marxistas.
E dogao, onde leu que isso é a definição de esquerda? Pqp, erradíssimo também.
https://www.estudopratico.com.br/politica-entenda-o-conceito-de-direita-e-esquerda/
https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/politica-o-que-e-ser-esquerda-direita-liberal-e-conservador
https://www.google.com.br/search?q=esquerda+e+direita+definicao&rlz=1C9BKJA_enBR707BR708&oq=esquerda&aqs=chrome.1.69i57j69i59j69i60l3.2020j0j7&hl=pt&sourceid=chrome-mobile&ie=UTF-8
Monarquismo absolutista é um posicionamento à direita, por exemplo. Luís XIV é um esquerdista por dizer “O estado sou eu”?
Como eu já disse, seguindo esse ponto, Enéas, ídolozinho da direita, era de esquerda.
https://www.youtube.com/watch?v=Jy2IW5st7so
"""DESTRUINDO O ESTADO SEGUE O ESFACELAMENTO DA NAÇÃO"""
É ELE FALANDO, pqp, n tem nada a ver o que vc disse. (OBS; Veja os comentários da reaça "Morte aos VERMELHOS e GLOBALISTAS, etc)
Spoiler :
Fascismo, sentado à direita, também poderia ter sentado na montanha do centro... Estas palavras, de qualquer caso, não tem um significado fixo e imutável: eles têm um assunto variável em localização, tempo e espírito. Nós não damos a mínima para essas terminologias vazias e desprezamos aqueles que são aterrorizados por essas palavras- Benito Mussolini
^^ Dá um google que vc acha isso em diversos artigos ^^
Outros links:
https://www.todamateria.com.br/nazismo/
https://www.bbc.com/portuguese/salasocial-39809236
http://dagobah.com.br/sobre-a-besteira-de-dizer-que-o-fascismo-e-de-esquerda/
http://www.politize.com.br/fascismo-entenda-o-conceito-2/
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/afinal-o-nazismo-era-de-esquerda-ou-de-direita/
https://seuhistory.com/noticias/afinal-o-nazismo-foi-ou-nao-foi-um-movimento-de-esquerda
https://revistagalileu.globo.com/blogs/Maquina-do-Tempo/noticia/2017/08/pos-verdade-ajudou-o-partido-nazista-chegar-ao-poder-na-alemanha.html
Todos que escrevem reportagens da BBC, Galilleu e de outros veículos, de canais de história estudiosos, professores e pesquisadores e os próprios nazifascista estão errados, quem está certo é o zézinho falador de bosta que leu essa porra de nazismo de esquerda no facebook. Os acadêmicos estão errados HAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Enfim, não voltarei aqui, se insistem na mesma ideia depois de tudo, é porque além de ignorantes são limitados e não conseguem realmente absorver conhecimento.