Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

A solidão e depressão de Deus

+4
Dante1
Lipert
Wolfgang
Math
8 participantes

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyA solidão e depressão de Deus

more_horiz
Primeiramente antes de analisarem a frase com teor pessoal, vamos o questionamento e as "regras" 
Esse tópico é fazer justamente o que não se faz mais; Filosofar, hoje somente reproduzimos ideais de outros autores objetivadamente. Então tentem ao máximo desapegar de outras ideias de forma direta, tentem questionar com si mesmo (mesmo que indiretamente tenha referencia a outrem) 


Dois filósofos, que eu não lembro o nome por ser muito difíceis, disse que Deus criou os seres porque não aguentava sua solidão; Outro fala também que Deus é um obsessivo por poder. 

Então aí ta o questionamento.  Deus é um cara solitário com necessidade de atenção? Podemos presumir então que o maior problema social (A perspectiva filosófica) é a solidão, se até mesmo o criador é solitário?
Questionem, refutem, discutam, qual a opinião "filosófica" de vocês.


E por favor, tentem ao máximo não levar isso pro lado não questionável. 


dante

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Como Deus sempre existiu, não há como corroborar que Ele criou o universo por ser solitário, pois já havia passado a eternidade ou um período indefinível pela nossa compreensão de tempo solitário, sem ter criado o universo antes. E claro, uma das características mais comuns da relação entre Deus e os humanos é a incompreensão do segundo para com os motivos e razões do primeiro. Portanto, creio que qualquer raciocínio filosófico humano na racionalidade das ações de Deus sempre cairá por terra ou será repleto de incertezas e contradições.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Mas onde que a filosofia prega por certezas e não contradições? 
A ideia é justamente não observar deus como um outrem, mas de forma igual. Mesmo com sua existência longa e indefinida, qual foi o motivo para a criação de seus seres? Em algum momento ele sentiu a necessidade de criar seres para contemplá-lo, então, neste caso ele se sentia sozinho? 
Porque se formos parar e analisar, quando falamos "eternidade" e aplicamos a solidão de deus, muitos vão dizer que ele nunca se sentiu só, mas aí estaria negando a existência humana, outrora; Caso tenha a existência humana, mas não a solidão. Então, essa eternidade é presa em um ciclo do agora?

Compreende?

:jerry:

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Mas onde que a filosofia prega por certezas e não contradições?
A ideia é justamente não observar deus como um outrem, mas de forma igual.


A falha nessa observação é atribuir a Deus essência humana, algo que Ele por definição, não possui, não nas religiões abraâmicas.

Mesmo com sua existência longa e indefinida, qual foi o motivo para a criação de seus seres? Em algum momento ele sentiu a necessidade de criar seres para contemplá-lo, então, neste caso ele se sentia sozinho?


Não acredito que é possível responder essas perguntas sem justamente entrar em uma base frágil e especulativa, pois Deus nunca nos respondeu qual foi seu motivo. O que eu afirmo como impossível é justamente ter sido por "solidão", pois ele já havia passado o infinito na "solidão", então não haveria motivos para subitamente a "solidão" fazer alguma diferença nas ações de Deus.

Compreende?


Mais ou menos, a parte final não fez sentido algum na minha cabeça. Não por eu negá-la, por que não entendi mesmo.

Espera só o Snake ver esse tópico. :nietz2:

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Então, vou explicar com calma. Você não ta captando o sentido da filosofia; Mesmo que ele seja um Deus, olhar por perspectiva humana, vai querendo ou não ter uma base frágil para estudo. Mesmo caso da morte, estudamos a morte, filósofos passam décadas estudando sobre algo que está fora da essência deles e nem por isso é deixado de estudar, entende? 

Mesmo que não possamo compreender ou mensurar, a ideia é fingirmos por um momento que podemos mensurar suas motivações. Atribuir a essência humana é essencialmente necessário para sequer ao menos estudá-lo. Tu meio que respondeu a tua dúvida;

O que eu quis dizer é: Deus passou muito tempo sozinho, se podemos presumir isso, já que ele é eterno. Mas quanto tempo de eternidade há entre no nada e a gente? Entende? 

Se Deus consequencialmente nos criou por se sentir sozinho, foi por sua longa passagem pela solidão, mas se não atribuirmos a solidão, porque deus sempre foi eterno, então, não há tempo, não há eternidade, a eternidade começa só quando existirmos.
Vou simplificar mais pra ti: Vamos lá, abstenha por um momento esse pensamento de outrem, seja mais antropólogo e entre no meu argumento pra compreender o que digo.

Deus nos criou por se sentir sozinho, ok? Então ele é afetado pela solidão (da mesma forma que ele possui senso de compaixão, por isso a humanização não pode ser desvencilhada totalmente.) Mas se ele não nos criou para contemplá-lo por se sentir sozinho, então, Deus tomou só ciência de sua existência, quando nós(seres) passamos a existir? Então ele não seria tão eterno assim, já que a atribuição da sua benevolência e existência só da a partir do momento em que ele nos criou. 

Ou seja, o cara só existe quando ele pensa em nós. Então, ele não passou ciente por tanto tempo assim de solidão. Sei que é difícil entender, mas aos poucos acho que vai compreender o que digo.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Deus nos criou por se sentir sozinho, ok? Então ele é afetado pela solidão (da mesma forma que ele possui senso de compaixão, por isso a humanização não pode ser desvencilhada totalmente.) Mas se ele não nos criou para contemplá-lo por se sentir sozinho, então, Deus tomou só ciência de sua existência, quando nós(seres) passamos a existir? Então ele não seria tão eterno assim, já que a atribuição da sua benevolência e existência só da a partir do momento em que ele nos criou.


Agora entendi o seu propósito criando o tópico. Achei suas ideias top, mesmo que seja, como você disse, a filosofia tentando explicar "coisas que não são de sua área" (pois a filosofia é justamente explicar tudo).

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Qualquer tentativa de chegar a uma conclusão sobre algo que não temos como saber não levará em nada. É como você tentar chutar como uma pessoa está se sentindo sem ter qualquer forma de saber, seria um mero chute. Tudo o que temos como saber é aquilo que se encontra na Bíblia Sagrada. De resto, são meras suposições que as pessoas criam ao tentar atribuir algo humano como se fosse algo universal.

Sobre as citações, elas meio que são exatamente um dos pontos que critico na maioria dos filósofos. Eles falam muito sobre coisas intangíveis, têm muita vontade de criar novas ideias, e acabam perdendo a a ideia daquilo que é ou não tangível para eles filosofarem. É como ficar discutindo o sexo dos anjos.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Mas é justamente esse o ponto. Atribuir uma perspectiva no contexto, se podemos presumir que Deus é criação nossa (não no sentido literal) então, subjetivamente temos sim um ponto alvo de estudo, já que somos a imagem dele, temos referência subjetivas de fragmentos para estudá-lo. Essa ideia de tratar o ato de filosofar como uma matemática é meio problemático. Porque não estamos tratando de uma situação física, sociológica. 

É mais uma razão da nossa existência, por isso se chama filosofar. A ideia é termos algo pra estudar com referencias que temos da nossa perspectiva. A filosofia consequencial de Sócrates, não pode simplesmente ser criticada porque ele não ta estudando um pedaço de pedra, mas sim a ideia imaterial, que por incrível que pareça, foi o ponto alvo para compreendemos praticamente nós e a sociedade.

Mas eu não quero levar o ponto da discussão a outro.

Continuando, eu acho muito mais humanizado essa questão, um questionamento que eu faço agora, se o amor de deus é gigante, seu senso de justiça também, sua ira também, porque não podemos associar sentimentos de "dependência" a ele? Se todos os demais estão incluso ao cara? 

:jerry:

Edit: Transcendam e tente participar do debate. :facepalm: 
E não repetir algo que é a primeira coisa que eu avisei lá em cima.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Anh, vi os posts. Tentar colocar fraquezas em um Ser absoluto por definição é uma contradição, mas ignorando isso:

Estava com um tédio demoníaco e criou um ser com livre arbítrio. Pra ver até onde iria.
Acho que é por aí. :guei:

Estou certo que sou uma de suas melhores criações.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Se ele é tão perfeito, porque manda matar criancinhas? :leo: 
E ele não poderia estar com tédio, já que ele é perfeito. Ele ta mais pra um robocop, isso sim.

:fera: 

Mas entrando na sua onda, se ele estivesse com tédio, então ele tinha outros concorrentes? Ou sua existência total foi um completo tédio? Então, logicamente sua ciência só passa a existir quando nós existirmos.

:neves:

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Eu disse que eu estava sendo contraditorio por que a pergunta só pode levar a uma resposta contraditória. Sua pergunta já foi imbecil: "vamos discutir os angulos de 90 graus de um círculo?"

Eu respondo: "porra se ignorarmos a contradição o circulo deve ter um montão kkk"

"Se tem tantos ângulos de 90 graus como é um círculo?"

Enfim, você deve estar sob efeitos de drogas psicoativas.

E não estou falando do Deus Cristão, mas da definição da palavra Deus que é ato puro, absoluto de existência necessária e irrefutável.

(Apesar de o Deus cristão ser Deus verdadeiro mesmo).

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Quê porra de tópico é esse?

Tipo, é que nem falar: como seriam os aviões se eles não voassem? Não dá pra responder porque por si só a definição de avião já implica num
veículo que voa.
Sou ateu e não vejo como discutir as ideias de Deus de uma forma """lógica""", sem usar a religião no meio. É como querer discutir leis sem falar
de moralidade ou de princípios. Fica raso, abstrato e sem embasamento algum.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
Math escreveu:
Primeiramente antes de analisarem a frase com teor pessoal, vamos o questionamento e as "regras"
Esse tópico é fazer justamente o que não se faz mais; Filosofar,

Sabe, aprendi com o tempo que isso é algo muito perigoso... Não que seja ruim parar e meditar nas coisas. Pelo contrário! Meditar nos ajuda a entender melhor as coisas. Mas este “filosofar” é muito antigo, e é “recheado” de imperfeição, inclinação, erros, orgulho, por vezes ceticismo, ateísmo, falta de conhecimento... e por aí vai, mas... BORA LÁ! Rei do Camarote


Math escreveu:
hoje somente reproduzimos ideais de outros autores objetivadamente. Então tentem ao máximo desapegar de outras ideias de forma direta, tentem questionar com si mesmo (mesmo que indiretamente tenha referencia a outrem)

Dois filósofos, que eu não lembro o nome por ser muito difíceis, disse que Deus criou os seres porque não aguentava sua solidão; Outro fala também que Deus é um obsessivo por poder.

Antes, uma palavrinha do Deus Criador sobre os filósofos humanos, sobre a “sabedoria” deles. Em 1ª Coríntios 3: 18 ao 20, nosso Deus (por meio do apóstolo Paulo) nos ensina a seguinte lição:
- “Que ninguém engane a si mesmo: se alguém entre vocês pensa que é sábio neste sistema de coisas, torne-se tolo, para que se torne sábio. Porque a sabedoria deste mundo é tolice perante Deus, pois está escrito: “Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.” E também: “Jeová sabe que os raciocínios dos sábios são fúteis.””

Ignorar isso, é ir por um caminho tortuoso... (eu disse tortuoso, ok?)

Math escreveu:
Então aí ta o questionamento.  Deus é um cara solitário com necessidade de atenção? Podemos presumir então que o maior problema social (A perspectiva filosófica) é a solidão, se até mesmo o criador é solitário?
Questionem, refutem, discutam, qual a opinião "filosófica" de vocês.

Não, Deus não é um “cara” e muito menos “solitário”. Você quer entender algo partindo de uma “base errada”. É até legal meditar sobre alguns assuntos, mas com a base errada, toda a soma seguinte estará sujeita ao erro. Para começo, vamos ver uma dica dada em Jó 9: 32, onde diz: “[Deus] não é homem igual a mim para eu lhe responder, para entrarmos juntos em julgamento.”
Não temos como relacionar nossas limitadas percepções (como sobre a “solidão”) com nosso Deus. A bíblia diz que Deus é o “Rei da Eternidade” e portanto, SEMPRE existiu. O seu primeiro “mover” ou “criação” foi Seu filho amado, Jesus. Após isso, incontáveis criaturas espirituais foram criadas, e isso há incontáveis eras atrás, muito antes da fundação das coisas físicas. Podemos dizer que o HOMEM é uma das últimas (se não a ultima) criação de Jeová, até agora.

Eclesiastes 11: 5 nos dá outra dica, ao dizer: “Assim como você não sabe como o espírito age nos ossos da criança no ventre da mulher grávida, assim também você desconhece o trabalho do verdadeiro Deus, que faz todas as coisas.”

Entretanto a bíblia nos lança uma luz sobre o assunto:

Sabemos que Deus É AMOR. Esta é a característica principal (por assim dizer) de nosso amoroso Deus. Ele também é JUSTO, SÁBIO e PODEROSO. Com base nisso, e também com base em alguns registros bíblicos, sabemos que Jeová Deus criou a humanidade como expressão do seu amor. E diferentemente do que mente “poluídas” querem filosofar, Ele não se sentiu “solitário” e quis criar, na verdade Ele quis compartilhar a vida e a felicidade com outros, com os humanos, por exemplo.

Sem dúvida, Deus sentiu muita alegria ao criar todo tipo de coisas físicas para que o nós vivêssemos cercados de beleza e fartura. Mas acima de tudo, com base neste propósito de Deus, nós humanos deveríamos ter uma relação achegada com o nosso Criador, conhecendo a Ele e se comunicando com Ele. Pena que o propósito Dele foi temporariamente adiado por nosso inimigo, mas em breve isso VAI se cumprir, pois Ele mesmo prometeu isso.

É relativamente simples, até... :HM*:


Math escreveu:
E por favor, tentem ao máximo não levar isso pro lado não questionável.

Tá, vamos tentar... :gorda:


Wolfgang escreveu:
Espera só o Snake ver esse tópico. :nietz2:

Ri muito aqui... Você fala como se eu fosse alguém... KKK :paola3:


Dante1 escreveu:
Estava com um tédio demoníaco e criou um ser com livre arbítrio. Pra ver até onde iria.
Acho que é por aí. :guei:

E o senhor, pelo visto, está a cada dia pior... falar de noss Deus estava com “tédio demoníaco” é um absurdo! Já lhe disse antes: Você (assim como todos aqui) pagará por suas palavra e ações. Cuidado!

É uma pena que hajas assim... Você ainda tem chance. Pense melhor! :pat:

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
@02snake , nosso menino Dante já se foi. Foi julgado no reino dos humanos dentro desse fórum.

descriptionA solidão e depressão de Deus EmptyRe: A solidão e depressão de Deus

more_horiz
No começo Deus não tinha face e então ele criou sua face e então após criar sua face ele criou o universo que é como um espelho pelo qual ele vê sua imagem refletida .
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos