Momo-sshi escreveu: @HeimdallEu entendo a logica que você usou e o do LordZero sobre as "regras"
A questão é o que seria canon e o que seria filler em Naruto... pois temos as palavras do Kishimoto e sabemos que existe fillers em Naruto
Por exemplo:
Kishimoto veio a publico e disse Boruto é canon... The last é canon
Mas o Kishimoto não falou que as novels são canon.
É o que você disse..."Não tem a ver com permissão de usar o nome oficialmente, tem a ver com autoria criativa."
No momento que temos o autor que se deu o trabalho de ir na midia dizer que determinada obra faz parte do roteiro dele... sabemos que aquilo é "oficial" na historia.
Se temos materiais com selo mas sem participação do autor ou ele dizendo que aquilo faz parte do roteiro dele... é filler em Naruto
Se o Kishimoto não tivesse ele mesmo oficializado The Last e Boruto eu até concordaria com o LordZero
Mas no momento que ele falou de obra X e Y mas não falou de Z é porque tem uma divisão ai.
Então, o q eu quis passar foi isso mesmo, não sei se ficou claro no meu texto. As regras normais de canon são aplicadas a obras de múltiplas mídias, como Star wars, por exemplo.
Em animes , a terminologia canon tem o papel bem específico de separar o q foi
ideia original do autor e o q foi ideia de terceiros apenas usando o mesmo universo no anime. No caso dos filmes, ele participou no roteiro ao ponto de incluir expressamente em sua história original.
@LordzeroEntão, essa parte do anime Boruto acaba virando uma bagunça, pq temos duas obras diferentes. Então assim, tem duas maneiras de se avaliar:
- A primeira é considerar Boruto uma obra separada com dois co-autores (Kodachi e Kishimoto) e um ilustrador. Estaria usando todo o universo criado pelo Kishimoto pra fazer um spin-off. Nesse caso, Boruto seguiria a regra normal dos animes. Canon é o q tá no mangá, fíler é o q tá no anime.
- A segunda é avaliar como parte da obra Naruto, considerando o anime Boruto como uma sequel q é "canon" pelo q o Kishimoto falou, de estar ativo na produção, analisar os roteiros etc, além de ter feito dois dos principais arcos (Invasão Otsutsuki e Gaiden Sarada) e dois one-shots. Tipo assim, seria canon só por ele ser co-autor, mesmo q a particiapação criativa seja muito baixa. Nesse caso, tanto o mangá Boruto quanto o anime seriam canon, mesmo tendo inconsistências temporais (como o Bog levantou em um tópico, com a revelação do parentesco do Mitsuki).
Qual das duas abordagens adotar vai da pessoa, mas é bem embolado de qualquer forma.
Mas as novels não se encaixam em nenhuma das duas. Elas são material oficial, mas o kishimoto não teve nenhum envolvimento criativo, ele só desenhou as artes. Antes de ter toda essa salada depois do fim do mangá, já existiam jogos com ova, histórias e missões diferentes. Nem por isso esse material é considerado canônico. É oficial, já q foi aprovado pelos detentores dos direitos da obra, mas não é canônico.