Heimdall escreveu:
Cara, não tem esse tempo todo entre os acontecimentos. Ela iniciou a estratégia com a vila, passa um tempo até ela descobrir q o Kakashi morreu (Cap 427), o choji chega no mesmo capítulo, mostra alguns acontecimentos simultâneos e o Tendo chega lá, ainda no cap 427. Eles conversam, no meio da conversa a shizune morre, e antes dela ter chance de partir pra cima, ele pula e usa o CST.
Por isso eu falei, ou ela curava, ou lutava, não existiu tempo hábil durante a invasão pra ela fazer os dois.
Eu to falando é basicamente isso, o descaso com a Tsunade foi grande o suficiente para o Kishimoto pensar em um jeito de deixa-la de fora das lutas quando para ela teria sido mais interessante ter entrado em ação. Ter curado/protegido a vila ela poderia fazer sendo uma chefe dos ninjas médicos, não vi propósito na Tsunade kage sendo apenas uma curandeira.
To falando em termos de estratégia de batalha. A tsunade não é particularmente rápida, levaria um tempo pra ela chegar em um dos caminhos e caso ela desse trabalho (depende de qual caminho ela encontraria) o Nagato destacaria outros pra ajudar e matá-la, igual fez com o Kakashi. Nesse meio tempo, o restante dos Pains tá matando geral na vila. Pessoalmente, acho q ela fez o cálculo certo pro sucesso de Konoha. Vale lembrar, aliás, q existem situações em q não tem o q fazer. Tipo, se fosse o madara atacando Konoha, não tinha estratégia q fosse salvar. Como o Danzou tacou o foda-se, a chance da vila era o Naruto com a sapolândia. E como vc comentou, ainda contaram com a sorte. O q eu to querendo dizer é q se a tsunade fosse se meter a lutar, ela só teria sido morta. Ela está dois níveis abaixo da formação, não tinha pra onde correr.
Primeiro que ela poderia recorrer a ninjas sensores para saber onde o inimigo mais proximo estava.
E depois que eu não entendi seu raciocínio, se a Tsunade não tentou porque sabia que era inferior ao Pain individualmente ou juntos, o que adianta ela curar um bando de ninja que também não tem chances contra o Pain? Ou esperar pelo Naruto ao qual ela não sabia se teria condições de peitar o Pain, Entende?
É esse o ponto que eu estou falando, ela deveria ter ido para ação pois não havia ninguém na vila capaz de faze-lo fora ela(a mais forte de pé no momento) se tivesse Hiashi, Guy, Lee, Neji na vila ai com certeza valeria a pena se manter na defensiva e deixar que outros ninjas tão poderosos tomassem a frente, mas esse não foi o caso.
Ok, foi um erro, mas fico me perguntando, qual seria o acerto? O q ela poderia fazer contra o Pain? Ela não ia derrotá-lo, isso é bastante claro. Qual estratégia teria salvo Konoha sem contar com o Naruto, a sapolândia e um pouco de sorte? Nem o Gai tava em Konoha, ou seja, só tinha ela de Kage Baixo e o Danzou de kage médio. O resto era Jounin super pra baixo. E o Danzou ainda não se dispos a lutar. A verdade é q pelo poderio do Nagato, Konoha precisaria de um milagre. Fazendo essa leitura, a Tsunade tentou manter o máximo de gente viva enquanto esperando esse possível milagre acontecer. Eu consideraria um erro grave se ela tivesse outra opção pra salvar a vila q não fosse essa. Se vc conseguir imaginar alguma forma, eu mudo meu pensamento nesse assunto.
Acho que você não entendeu o que eu disse desde meu primeiro post aqui no topico, eu não estou dizendo que a Tsunade venceria o Pain eu estou dizendo que a Tsunade foi ignorada pelo enredo.
Tsunade é o tipo de personagem feminina que vemos em vários Shonens, aquela mulher com o hype de ser a fodona da historia que só fica no hype por um bom tempo, mas quando luta, mesmo perdendo vai lá e mostra a que veio, Tsunade não teve isso nesse momento. O momento em que era para ela assumir a posição ofensiva independente se ela viveria ou morreria, mas o Kishimoto simplesmente a jogou para o suporte.
E pior de tudo ainda colocaram ela dependendo totalmente da SORTE, tipo nada haver, todo aquele hype pra chegar na hora a Tsunade tomar o banquinho dela e ser coadjuvante?
Individualmente sim. Mas, como falei, o Nagato juntou dois pra lidar com o Kakashi, era só juntar mais, incluindo invocações, pra lidar com a tsunade.
Olhando para um enredo em que a Tsunade decide ir para o campo de batalha perseguir os Pains, teria outros caminhos.
De um lado teríamos Kakasshi + Chouza + Chouji vs Tendo e o Pain Robô.
Mãe do Kiba + Kiba vs Pain que ler mente.
Konohamaru incapacitaria o Pain que revive os demais.
Só nessa conta ai lá se foram 4, 2 ocupados e dois derrotados(o pain que ler mentes seria derrotado pela mãe do Kiba por sinal).
Logo sobraria 2, o Pain que absorve Ninjutsu que é fraco contra o Taijutsu da Tsunade e o Pain das invocações, considerando que a Tsunade estaria em um lado do vila e Kakashi do outro os únicos que o Pain poderia unir para peitar a tsunade seriam esses 2, mas com a Tsunade com os Anbus ao lado dela ela teria chances de deitar os dois, logo sobraria apenas o Pain tendo, ela venceria ele? Não, mas teria lutado e mostrado resistência contra os demais se mostrando capaz de suprimir o ataque de alguém poderoso como o pain diminuindo assim os danos a vila. Ou seja, a vantagem ainda seria da Tsunade caso ela fosse parar no campo de batalha.
Até porque eu não estou defendendo a tese da Tsunade derrotar o Pain e sim ela ter tido sim a oportunidade de ter sido explorada ofensivamente ao qual o enredo super permitiu isso.
É uma outra situação. O inimigo era só um e os outros ninjas eram tbm de alto nível, bons o suficiente pra conseguir se proteger sem ela curando toda hora. Mas note tbm q o ponto chave dela na batalha foi como suporte, no Mega Jinton e na estratégia de selamento q forçou a mão do Madara em usar o Tengu.
Eu sei, mas ainda assim ela foi para a parte ofensiva, ela até mesmo se privou de curar os Kages mesmo eles tendo dificuldades e sendo atingidos(Mei quando golpeada pelos Susanos) isso só mostra como a Tsunade ofensiva poderia ter se manifestado na invasão do Pain e não apenas a defensiva.
Sobre a outra parte, foi como eu falei no meu primeiro comentário nesse tópico. A parte do descaso vai depender da sua avaliação pessoal do q um Kage deve fazer. Pra mim é o q o Hashirama descreveu, aquele q protege a vila. Ou seja, eu valorizo como Kage aquele q faz o seu melhor pra proteger a vila. Na minha análise dos fatos, a estratégia dela era o melhor pra proteger a vila, com as peças q tinha à disposição e contra a situação q estava enfrentando. Se vc conseguir elaborar uma estratégia diferente, q não dependesse do Naruto, envolvesse ela lutando e com chances razoáveis de sucesso contra o Nagato, eu volto atrás na minha posição.
O q pode ser questionado é se ela é fraca demais pra ser Kage, se o conselho deveria ter forçado o Jiraiya a assumir o cargo ao invés dela ou algo do gênero. Mas isso é outra discussão...
Eu não gosto de criar o meu enredo, o quê eu gosto de ver são oportunidades claramente perdidas/ignoradas pelo autor afim de não explorar os personagens. Por mais que a Tsunade tenha usado suas peças para proteger a vila eu acho falho, quando eu olho para o Hiruzen rodeado de randoms partindo pra cima da Kyuubi, ou Tobirama indo pra cima de 20 ninjas de elite sozinho sabendo que poderia morrer, ou quando eu vejo o Minato enfrentando o Tobi, salvando a vila da Kyuubi e tentando manter sua família protegida, com tantos personagens Kages anteriores indo pra cima de oponentes poderosos e ver a Tsunade apenas sendo a coadjuvante que senta e cura pra mim é um erro, especialmente quando a Tsunade não precisaria ser kage para isso, quando você pensa em Kage é aquele que tem forças para repelir uma invasão ou ao menos lutar para tentar impedir, e não aquele que só fica vendo o circo pegar fogo, e considerando a personalidade da Tsunade ela não seria apenas a que ficaria vendo as coisas sendo destruída ela tentaria agir, mas o quê vimos foi uma Tsunade apenas dependendo da sorte(Naruto) e perdendo uma disputa que bem claramente ela perderia(cura x destruição) sem ao menos ir lá e lutar, foi um descaso do Kishimoto com a Tsunade, pelo menos eu achei.