Lipert escreveu: Cara, eu juro que só por isso eu ia assistir de novo todos os Jornais Nacionais da época, mas aparentemente o canal da Globo no youtube (gnplay) que deixava postado foi excluído por ter sofrido muitas denúncias sobre violação de direitos autorais (também não entendi...), então se quiser realmente saber começa a pagar pelo Globo Play e fuça todos os jornais que tá em um deles. Se te ajuda a acreditar, ele quer sair do acordo de Paris, quer sair da ONU e no geral ele fala mal de tudo que é ambiental, então você deve entender que é bem plausível esse negócio de ele não ir, já que acha a maior bobagem do mundo. Aquele Ernesto que ele chamou pro ministério acha que os problemas climáticos são uma invenção marxista pra controlar a mente das pessoas
Basicamente, Bolsonaro e sustentabilidade não combinam. Ele não quer comparecer e, se for, deve ser pela pressão, porque já nos envergonhou mais do que o suficiente dizendo de última hora que o Brasil não vai mais sediar o evento.
A mim ele não envergonhou, assim como não envergonhou à maioria dos brasileiros. O que nos envergonhou foram os governos anteriores, que desviaram bilhões e que gastaram mais do que arrecadavam (pra fazer esses desvios) enquanto o povo estava passando fome. O Bolsonaro é o primeiríssimo passo para limpar a vergonha do Brasil, para recuperar o orgulho dos brasileiros e lavar a imagem do país. E não vai ser por deixar de ser a sede de um evento desses que ele deixará de ser isso.
Agora, quanto a não ir, eu realmente não vi isso em lugar nenhum (e olha que viraria manchete), por isso estranhei. Acredito que houve algum erro de interpretação ou até um ato falho (porém, nesse caso, a imprensa ainda cairia em cima).[/quote]
Claro que não ia virar manchete já que ele apenas comentou depois de dizer que não faria a COP-25. Não fazer o evento era muito mais marcante e importante. Todos os ambientalistas do Brasil se decepcionaram, os caras das Relações Públicas avisaram que ia dar ruim, que o Brasil ia ficar mal visto, o Ministro do Turismo disse que era uma perda para o turismo no Brasil, que ia aumentar durante o período e ia dar a chance de várias pessoas conhecerem as maravilhas do Brasil e, se tudo der certo, voltarem de novo. Além disso, ele quer mudar a embaixada do Brasil para Jerusalém e nossos maiores parceiros comerciais no Oriente Médio ficaram irritadíssimos, sem falar na China que ele já irritou na época em que visitou os países da Ásia sem nem dar um pulo no país que é nosso maior parceiro comercial. Eu quero muito saber o plano do Bolsonaro para quando perceber que irritar grandes parceiros comerciais e ficar mal visto entre tantos países num período de tamanha globalização é uma péssima ideia e que prejudica nossa economia de múltiplas formas. Só o Trump faz o que ele faz, e sabe porquê ele fica bem? Porque os produtos dos EUA não são algo que você pode simplesmente parar de comprar. Você não pode boicotar a Coca-Cola ou a Apple sem se dar mal por isso. Mas commodities? Os de qualquer país pode substituir o Brasil. Eles podem nos boicotar quando quiserem e nós que vamos ficar mal. E a população não vai nos defender e pedir para voltarem com nossos produtos, pois como patriotas eles se sentem insultados pelas coisas que o Bolsonaro faz. Você já pensou nisso? Sabe o quanto Relações Exteriores são importantes? Lula e Dilma podem ter sido uma vergonha para nós, mas no exterior eles eram até bem vistos. O Bolsonaro é bem visto aqui, mas não no exterior, e pra economia isso é perigosíssimo.